GRATIDÃO (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 38 views
Notes
Transcript

O QUE TENHO PARA OFERECER A DEUS?

Salmo 116.12 -12 Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?
INTRODUÇÃO
AMO O SENHOR...
PORQUE DAVI AMA O SENHOR?
PRIMEIRO: PORQUE ELE ME AMOU PRIMEIRO
1João 4.19 - 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Efésios 2.4–5 (ARA) — 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,
SEGUNDO: PORQUE DEUS ME ESCUTA:
Salmo 116.2 - 2 Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.
Salmo 116.4 - 4 Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma.
O estado do salmista angústia, tribulação e tristeza.
Ele se sentia cercado pela morte e pelo inferno, e sofria com a mentira e a traição dos homens
Ele estava em uma situação de perigo e aflição, que ameaçava a sua vida.
1. angústia (estado) — opressivo de adversidade física, mental, social ou econômica - Perseguição; Dor; Tribulação
salmista apresenta TRES atitudes que demonstram o AMOR PARA DEUS, EXPRESSANDO ATITUDES DE GRATIDÃO PELOS BENEFICIOS RECEBIDO DE DEUS...
Introdução:
Apresentar o contexto histórico e literário do Salmo 116, que faz parte do Hallel Egípcio, um conjunto de salmos que eram cantados nas festas judaicas.
Explicar o significado e a importância da pergunta do salmista: Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?
Mostrar que essa pergunta revela a gratidão, a humildade e a dependência do salmista em relação a Deus, que o ouviu e o livrou da morte, da tristeza e da angústia.
Destacar que essa pergunta também nos desafia a refletir sobre a nossa resposta a Deus, que nos salvou e nos abençoou em Cristo Jesus.
Desenvolvimento:
cinco atitudes do salmista como uma forma de agradecer a Deus pelos seus benefícios, e aplicá-las à nossa vida cristã.
As atitudes são:
PRIMEIRA É: Invocar o nome do Senhor: Mostrar que o nome do Senhor representa o seu caráter, a sua autoridade e o seu poder.
invocar e demostrar atitude, à nossa confiança e à nossa dependência de Deus em todas as circunstâncias.
Pedir a Deus para agir, por necessidade por vezes desesperada.
Invocar a Deus na hora da necessidade
ASAFE - Salmo 50.15 - (ARA) — 15 invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
DAVI - Salmo 18.6 (ARA) — 6 Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.
DAVI - Salmo 55.16 (ARA) — 16 Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.
SALMISTA - Salmo 120.1 (ARA) — 1 Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.
Invocar a Deus como um ato de adoração
Por aqueles que dependem dele e proclamam seu nome
Salmo 116.17 (ARA) — 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor.
SEGUNDA atitudes que demonstra o AMOR PARA DEUS, EXPRESSANDO ATITUDES DE GRATIDÃO PELOS BENEFICIOS RECEBIDO DE DEUS…
SEGUNDA - Cumprir os seus votos ao Senhor:
Mostrar que os votos eram promessas voluntárias que os israelitas faziam a Deus, geralmente em situações de aflição ou de gratidão.
Aplicar essa atitude à nossa fidelidade, à nossa obediência e à nossa gratidão a Deus, honrando a nossa palavra e o nosso compromisso com ele.
Votos - Não havia exigência de que nenhum israelita fizesse votos, mas, uma vez feitos, eram obrigatórios e tinham que ser mantidos.
Votos eram obrigatórios
Eclesiastes 5.4–6 (ARA) — 4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. 5 Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. 6 Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?
Motivos para fazer votos
Para obter a ajuda de Deus
1Samuel 1.11 (ARA) — 11 E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhoro darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Salmo 66.13–14 (ARA) — 13 Entrarei na tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, 14 que proferiram os meus lábios, e que, no dia da angústia, prometeu a minha boca.
2. Para expressar gratidão
Salmo 116.12–14 (ARA) — 12 Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. 14 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.
Salmo 50.14 (ARA) — 14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;
Salmo 56.12 (ARA) — 12 Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças.
Salmo 116.17–18 (ARA) — 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. 18 Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo,
3. Para louvar a Deus
Salmo 22.25 (ARA) — 25 De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem.
Salmo 61.8 (ARA) — 8 Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos.
É Oferecer sacrifícios de louvor: Mostrar que os sacrifícios de louvor eram ofertas de animais ou de frutos que os israelitas apresentavam a Deus como uma forma de agradecimento e de reconhecimento.
NOSSA atitude à nossa alegria, à nossa humildade e à nossa generosidade a Deus, glorificando-o com os nossos lábios e com os nossos bens.
TERCEIRA atitudes que demonstra o AMOR PARA DEUS, EXPRESSANDO ATITUDES DE GRATIDÃO PELOS BENEFICIOS RECEBIDO DE DEUS...
TERCEIRA É Andar perante a face do Senhor na terra dos viventes:
Salmo 116.9 - 9 Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.
Andar na presença do Senhor significa viver em comunhão com Ele
reconhecendo Sua soberania, bondade e fidelidade, e obedecendo aos Seus mandamentos.
Significa também louvar a Deus continuamente, oferecer sacrifícios de gratidão e cumprir os votos feitos a Ele.
Andar na presença do Senhor implica em confiar nEle em todas as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis e angustiantes, e invocar o Seu nome para receber socorro e salvação. O salmista usa essa expressão no versículo 9 do Salmo 116, quando diz: “Andarei na presença do SENHOR, na terra dos viventes”.
Ele afirma isso depois de relatar como Deus o livrou da morte, das lágrimas e do tropeço (versículos 6-8).
Ele mostra que sua vida foi preservada por Deus para que ele pudesse continuar a adorá-Lo e servi-Lo.
Ele também mostra que sua comunhão com Deus não se limita ao templo ou aos momentos de culto, mas abrange toda a sua existência na terra.
Andar na presença do Senhor é um ESTILO DE VIDA
Salmo 23, o salmista diz que Deus é o seu pastor, que o guia por veredas de justiça, que o consola com a sua vara e o seu cajado, e que prepara uma mesa para ele na presença dos seus inimigos.
Ele conclui dizendo: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre” (Salmo 23:6).
Esse é um exemplo de alguém que anda na presença do Senhor, desfrutando de Sua proteção, provisão e bênção. Outro exemplo é o de Enoque, que foi um dos primeiros homens a andar na presença do Senhor. A Bíblia diz que “Enoque andou com Deus; e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24).
Enoque teve uma vida tão íntima e agradável a Deus que ele foi arrebatado, sem experimentar a morte. O autor de Hebreus elogia a fé de Enoque, dizendo que “pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus” (Hebreus 11:5). Portanto, andar na presença do Senhor é um privilégio e uma responsabilidade de todo aquele que crê em Deus e deseja agradá-Lo.
É um estilo de vida que reflete o amor, a gratidão e a confiança em Deus, e que resulta em paz, alegria e esperança. É um caminho que conduz à vida eterna, onde veremos a face de Deus e estaremos para sempre com Ele.
Mostrar que andar perante a face do Senhor significa viver na sua presença, sob o seu olhar e de acordo com a sua vontade.
essa atitude à nossa vida, à nossa esperança e ao nosso testemunho, desfrutando da comunhão com Deus e proclamando as suas obras aos outros.
Conclusão: Resumir as principais ideias do sermão, enfatizando que a melhor forma de agradecer a Deus é dedicar-lhe a nossa vida, o nosso louvor e o nosso serviço.
Fazer um apelo aos ouvintes para que respondam à pergunta do salmista com as mesmas atitudes que ele demonstrou. Orar agradecendo a Deus pelos seus benefícios e pedindo a sua ajuda para vivermos de forma grata e fiel.
Related Media
See more
Related Sermons
See more