O Poder do Evangelho

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 26/11/2023

Texto Base: Rm 1:16-17 “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”
A) INTRODUÇÃO
O Apostólo Paulo em sua carta a igreja de Coríntios escreve: 1Cor 2:7-8 “Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.”
Lutero em sua biografia descreve que em sua juventude foi ensinado sobre um Deus carrasco, e que para se ver livre dos seus pecados era necessário que ele mesmo pagasse o preço. Nos dias de Lutero essa teologia era ensinada, o que nós conhecemos hoje pela história como as indulgências, ou seja, pagamento para perdão dos pecados, e como consequência salvação.
Nos dias de Lutero a maioria das pessoas não tinham contato com a Bíblia, e por esse motivo acreditavam que o que era pregado, era a verdade. Outro agravante era o idioma em que a Palavra de Deus era traduzida, o Latim.
Bem, quando Lutero teve a oportunidade de ter a Bíblia em suas mãos, ele passou a estudar a carta de Paulo aos Romanos, e mais especificamente parou nesse texto em que acabamos de ler essa noite. A história diz que durante muitos dias e noites ele buscou entender esse texto, até que teve seus olhos abertos e compreendeu que o justo viverá pela fé.
Nessa noite quero meditar nesses versículos, afim de compreendermos o Poder de Deus para Salvação, ou seja, o Seu Evangelho.
B) DESENVOLVIMENTO
NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO - Lendo essa semana o livro de Atos em seus últimos capítulos, observei mais uma vez como é impactante a defesa de Paulo diante de governadores, comandantes, reis, judeus. Paulo descreve sua conversão e chamado na estrada de Damasco, como Cristo se revelou. Toda sua defesa para aqueles que não conhecem a Cristo é uma verdadeira loucura, como muitos o rotularam. Paulo escreve sobre isso em 1Cor 1:18 “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” É fato que se passaram muitos anos, e que vivemos em dias diferentes do Apostólo, mas se as pessoas e os dias são diferentes, a Palavra de Deus não. 1Pe 1:24-25 “Pois “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” O seu testemunho, a história de como Deus impactou a sua vida, a transformação visível que as pessoas vêem em você, é loucura para aqueles que não crêem, mas Poder de Deus para os salvos. A nossa responsabilidade é enorme. 2Cor 3:3 “Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.”
PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ - O que pregamos é digno de toda confiança e podemos declarar com toda ousadia. Mas muitos acreditam que o poder para salvar está na sabedoria humana, em algum ser humano que é muito inteligente. Quando paramos para analisar as decisões que são tomadas pela justiça, ou mesmo por nós, fica claro que existem motivações que não são boas. Muitas vezes recebemos pressões e acabamos não suportando. Paulo declara que o Evangelho é o poder de Deus. Em 1Cor 1:24 “mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.” Cristo é o Poder de Deus e a Sabedoria de Deus, loucura para aqueles que não crêem. Paulo não esconde que era um assassino e perseguidor, um homem culto, mas que depois do encontro com Cristo considerava todos os seus títulos como nada. Que poder é esse que transforma a vida de um homem por completo? Que poder é esse que nessa noite pode penetrar de maneira tão impactante em seu coração fazendo com que você descanse nele?
O JUSTO VIVERÁ POR FÉ - Existem muitas maneiras de viver, em nosso tempo o que mais vemos são situações de ansiedade e medo. Opressão de todos os lados, corrupção, injustiça e imoralidade em cada esquina. O final de toda essa podridão estamos vendo todos os dias e isso gera cada vez mais ansiedade. Paulo escreve que o justo viverá por fé. Bem, quem são os justos? Todos aqueles que foram justificados por Cristo, ou seja, não tem mérito nosso, e sim gratuitamente o Senhor Jesus nos justificou através do Seu sangue. O que Paulo está nos dizendo então é que aqueles que são de Cristo, tem sua esperança firmada Nele. Aonde o homem natural olha e vê por exemplo um vale de ossos secos, um justo olha e diz: TU O SABES SENHOR. Porque já não andamos pelo que vemos e sim pelo que cremos, e para Deus não existe impossível em suas promessas.
C) CONCLUSÃO
Muitos são aqueles que estão completamente sem esperança, isso porque estão com seus olhos no alvo errado, não é fácil, mas é possível colocar os olhos em Cristo.
Será que Paulo após sua experiência na estrada de Damasco não foi tentado a desistir? Será que Daniel, José, Asafe, Pedro e tantos outros não tiveram medo? Mas não é interessante pensar que extraordinário foi a transformação proporcionada pelo Evangelho na vida desses homens.
Eles creram e andaram conforme a fé que tinham.
Hb 11:35-39 “Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Uns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior; outros enfrentaram zombaria e açoites; outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more