MEDITAÇÕES SALMO 84

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 41 views
Notes
Transcript

SALMO 84

Salmo 84 ARA
Ao mestre de canto, segundo a melodia “Os lagares”. Salmo dos filhos de Corá Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião. Senhor, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó! Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade. Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

INTRODUÇÃO

Este é um cantico de um peregrino cujo objetivo é quase atingido. Através de todo ele ha um sentimento de paz e comunhao que trancende o ritual e outros aspectos externos do culto. Embora o poema reflita os sentimentos dos peregrinoss de qualquer periodo, parece que vem do periodo da monarquia em uma ocasião quando Templo ainda estava de pé.
Esse salmo como outros salmos de peregrinação (Salmos 120-134), expressa a alegria de um peregrino viajando para Jerusalém e depois para o templo, a fim de celebrar uma de suas festas. O peregrino concentra sua atenção especialmente no pensamento de estar na preseça de Deus. O crente-sacerdote do NT, de uma forma ainda marcante, pode entrar na presença de Deus.
Hebreus 4.16 ARA
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Hebreus 10.19–22 ARA
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
“é antibiblico e arrogante tentar adorar a Deus por qualquer outra razao que nao o prazer de estar nele.” JOHN PIPER
Todos os homens buscam a felicidade. Isso sem exceção. Quaisquer que sejam os diferentes meios que empreguem, todos tendem a esse fim. A causa de alguns irem para a guerra, e de outros evitá-la, é o mesmo desejo em ambos, acompanhado de visões diferentes. A vontade nunca dá o menor passo senão para esse objeto. Este é o motivo de cada ação de cada homem, mesmo daqueles que se enforcam.
Blaise Pascal
O homem já teve a verdadeira felicidade, da qual agora resta nele apenas o sinal e o espaço vazio, que ele tenta em vão preencher com as coisas ao seu redor, procurando em coisas ausentes a ajuda que não obtém nas coisas presentes. Essas, porém, são todas incapazes, porque o abismo infinito pode ser preenchido somente por um objeto infinito e imutável, ou seja, apenas pelo próprio Deus.
Blaise Pascal
Apocalipse 1.12–16 ARA
Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
A presença de Jesus que esta no meio dos 7 candeeiros de ouro.

AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: PERMANEÇA na presença de Deus porque nela há PLENITUDE DE ALEGRIA

NA PRESENÇA DE DEUS HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA. O LUGAR DA PRESENÇA DE DEUS É A SUA IGREJA.
Salmo 16.11 ARA
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
O prazer cristão é uma filosofia de vida baseada nas cinco convicções seguintes: 1)O anseio por ser feliz é uma experiência humana universal, e é algo bom, não pecaminoso; 2) Jamais devemos tentar negar ou resistir ao nosso anseio por ser felizes, como se isso fosse um impulso mau. Pelo contrário, devemos tentar intensificar esse anseio e alimentá-lo com tudo que proveja a satisfação mais profunda e permanente; 3) A felicidade mais profunda e permanente encontra-se apenas em Deus. Não com origem em Deus, mas em Deus; 4) A felicidade que encontramos em Deus atinge sua consumação quando compartilhada com outros nos multiformes caminhos do amor; 5) Na mesma medida em que tentamos abandonar a busca do prazer próprio, deixamos de honrar a Deus e de amar as pessoas. Ou, para usar termos afirmativos: a busca do prazer é parte necessária de toda adoração e virtude. Ou seja, “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus AO gozá-lo plena e eternamente. John Piper

Sentenca de Transição: 3 motivos de o porque devemos PERMANECER na Presença de Deus onde há PLENITUDE DE ALEGRIA

Na Presença de Deus existe DESCANSO

Salmo 84.1–4 ARA
Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
Não encontraremos um Pai frustrado, sombrio, irritadiço que quer ser deixado em paz, mas um Pai cujo coração está tão cheio de alegria que transborda para todos os que estão sedentos (e buscam o prazer cristão). John Piper
Explicação
O Tesouro de Davi Versículo 2

A palavra aqui traduzida como “exultam” vem de “Ramag” que significa bradar, gritar agudamente ou exclamar como os soldados fazem no início da batalha quando bradam “Abate, abate, abate”, ou quando bradam após uma vitória “Vitória, vitória, vitória!”. A palavra hebraica indica um forte clamor, ou clamar como uma criança chorando quando está entristecida de fome, pois agora todas as partes da criança choram, as mãos choram, o rosto chora e os pés choram. —THOMAS BROOKS

Ilustração
Como um bebê chorando e faminto que encontra DESCANSO no leite materno.
Aplicação
Uma vida de ALELUIAS nos leva ao DESCANSO

Louvar significa «magnificar», «aprovar», «honrar», «glorificar», «oferecer ações de graças», «elogiar», «adorar», «aclamar», e, quando não há sinceridade no louvor, «lisonjear». O louvor brota do coração que sente gratidão, ação de graças ou admiração, o que então é vocalizado. Assim, o que é dito torna-se parte da adoração, particular ou pública. O homem que se regozija em seu coração, profere palavras de louvor. O homem que sente a majestade de Deus expressa isso por meio de sua linguagem. Apesar do louvor ser um dever humano (ver Jó 1:21), mui naturalmente, origina-se no coração do homem espiritual, e não precisa ser algo forçado.

Na Presenca de Deus existe FORÇA

Salmo 84.5–7 ARA
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
“Abraão saiu, sem saber para onde ia; mas sabia com quem ia” Idoso Puritano
Explicação
Quando um homem encontra sua força em Deus, os seus caminhos são endireitados e mesmo que nos levem a lugares dificeis, ali há alegria.
Vale de lágrimas: lugares dificeis; secos; dolorosos.
Ilustração
Gênesis 12.1 ARA
Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
Aplicação
No vale de lágrimas tenham uma certeza: DEUS SABE O QUE FAZ! Nesse lugar têm alegria pra quem deseja.

Na Presença de Deus existem CERTEZAS

Salmo 84.8–12 ARA
Senhor, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó! Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade. Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Ó Senhor dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.
Explicação
Feliz é o homem que pode confiar o seu caminho a Deus. Para estes existe um certeza grandiosa: a salvação eterna.
Se Jesus não for o nosso Senhor, Ele nunca foi nosso salvador.
CERTEZAS:
Ele ouve nossa oração
Ele nos vê
Ele tudo sabe
Se Ele é nosso Senhor, ele é digno de nossa total confiança.
Ilustração
Aplicação
A nossa CERTEZA deve estar na confiança que temos EM JESUS

CONCLUSÃO

O QUE EU ESPERO DE QUEM ME OUVE?
O que SABER ou ACREDITAR
O que SENTIR ou EXPERIMENTAR
O que FAZER ou RESPONDER
Permaneça na Presença de Deus em 2024
Se livre do peso de dar certo, segundo o mundo. Apegue-se a certeza de ser feliz com Jesus. Fomos feitos pra esse lugar.
Encontre DESCANSO, FORÇA E CERTEZAS!!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more