Fé para crer que milagres acontecem
Notes
Transcript
O que é um Milagre?
O que é um Milagre?
“Pela etimologia das palavras, “milagre” e “maravilhas” referem-se ao assombro e espanto causados por um evento incomum ou inexplicável.”
A Defesa Cristã dos Milagres
A Defesa Cristã dos Milagres
“Nessa discussão sobre milagres, o pressuposto inicial é a existência de Deus”
SL14:1,Salmo 53.1 “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniquidade; já não há quem faça o bem.”
“...os milagres provam a interferência de Deus na ordem natural em que Ele mesmo age. Sendo o cristianismo um sistema sobrenatural,”
“Há que se considerar que diversos ramos da moderna ciência tiveram como fundadores ou divulgadores cientistas cristãos, entre os quais figuram Louis Pasteur, Isaac Newton, Johannes Kepler e Robert Boyle, para mencionar uns poucos. Outro ponto a ser lembrado é que a academia moderna sempre abrigou, ainda que em pequeno número, cientistas cristãos de renome que não viam conflito entre sua fé e sua labuta investigativa. Entre eles constam ganhadores de prêmios Nobel, como alguns citados por Karl Kienitz
Nicodemus, Augustus. Polêmicas na Igreja: Doutrinas, práticas e movimentos que enfraquecem o cristianismo (Portuguese Edition) (p. 178). Editora Mundo Cristão. Edição do Kindle.”
Pesquisa no Google “Cientistas Famosos que Criam em Deus”
“Os milagres são maravilhas, tipos, forças e obras de Deus (Dt 11.3; Sl 78.7,11,12; Mc 9.39; Lc 23.8; At 2.22),”
Exemplos de milagres no Novo Testamento
Exemplos de milagres no Novo Testamento
“A Bíblia está repleta de relatos de milagres, desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus Cristo...Lado a lado com os milagres registrados no Antigo Testamento, podemos citar vários milagres e curas operados por Jesus, tais como: libertação de demônios, cura de leprosos, de cegos, de coxos, de surdos-mudos, mortos ressuscitados (a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim e Lázaro), além de oito milagres chamados de “milagres da natureza” (a tempestade que Ele acalmou; a multiplicação de pães e peixes; Jesus andando sobre as águas; a figueira que não possuía frutos e secou; a moeda na boca do peixe; a grande pesca; a água transformada em vinho, cf. Mt 8.18,23-27; 9.18-26; 14.22,23; 21.18,19; Mc 4.35-41; 5.21-43; 6.32-44, 45-52; Lc 5.1-11; 8.22-25; 9.11-17; 13.6-9; Jo 6.5-13,15-21, etc.).”
Observações
Observações
Oração e Confissão de pecados como principal instrumento de cura, não somente ir a frente no Templo da Igreja: Tiago 5.14–16 “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”
O perigo de vivermos em função dos milagres: 2Co 5:7 “Porque andamos por fé, e não por vista”
HAB 2:4; Hebreus 10.38 “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.”
Somos um extraordinário milagre: 2Coríntios 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
A importância do Espírito Santo na santificação do crente: Ezequiel 36:24-31; 2Cor3:3; Jer 31:33-34; Heb10:16
O perigo da motivação errada: Gênesis 1.26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Se temos qualquer motivação maior ( dinheiro [ascensão na carreira e etc], serviço a igreja [ações sociais, evangelismo, etc] ) que a nossa santificação e comunhão com Deus para avançar a Reino dos Céus e viver a vida cristã alguma coisa está fora do lugar.
Atentar a santidade, e não aos milagres (e outras manifestações): Mateus 7.22–23 “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” (e relembrar sobre O perigo da motivação errada)
Encorajamento à santidade! : MT7:7-11; LC11:9-12;Lucas 11.13 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
2Reis 4.29–37
Conclusão
Conclusão
“Cremos em milagres, mas a Igreja deve ter uma mensagem Cristocêntrica, pois a salvação permanece sendo o maior milagre de Deus para o ser humano”
Leitura adicional:
Leitura adicional:
William Bates - The Divinity of the Christian Religion (Argumentos a favor da fé cristã)