Tempo de Transição
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 63 viewsNotes
Transcript
Boa noite a todos.
Eu gostaria de dizer que eu e a bruna estamos muito felizes de participar desta célula, nos sentimos muito acolhidos por todos vocês nesse tempo de transição de igreja em nossa vida.
O jânio lançou o desafio na quarta passada pra mim de trazer o estudo de hoje e eu aceitei, claro com aquele frio na barriga, por que falar de sí é fácil, agora falar da palavra de Deus é uma honra mas também uma imensa responsabilidade e eu agradeço a Deus por esse privilégio e ao jânio e a fê pela confiança.
Dentro do Tema : Tempo de Transição o qual estamos estudando esse período, eu gostaria de relembrar brevemente o que falamos na semana passada, Quem lembra?
Mt 9:14-17 - remendo de pano novo em pano velho, vinho novo em odres velhos.
não podemos vestir a roupa nova por cima de uma velha.
Terminamos falando das transições que já experimentamos e ainda continuamos experimentando dentro do casamento.
Mas seguindo no mesmo tema de Transição eu gostaria que você abrisse sua bíblia no Salmo 37 que é a resposta para três perguntas que surgem em momentos de transição:
O que fazer em um tempo de transição?
Como se comportar de frente as mudanças?
Como se adaptar ao desconhecido?
O salmista responde, vamos ler...
Salmo 37.5 “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” (na Nvi diz : “...e ele agirá.”)
Introdução: Este é um salmo de Davi, onde o conjunto do salmo 34 ao 37 trazem uma reflexão de como os justos devem se comportar quando vêem homens perversos, que os perseguem, prosperando.
Davi utiliza esse salmo com uma perspectiva de sabedoria, uma aplicação da verdadeira sabedoria que vem do alto, uma sabedoria que o livro de Tiago diz no capítulo 3:17 e 18 Tiago 3.17–18 “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.”
E davi aplica essa paz em forma de sabedoria no verso 8 do Salmo 37.8 “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.” (NVI diz : “Evite a ira, deixe a furia; não se irrite: isso só leva ao mal”.)
Entregue o seu caminho ao Senhor!
Entregue o seu caminho ao Senhor!
Quando eu penso em caminho ligado a transição me vem na cabeç a o povo de Israel quando saem do Egito, libertados e guiados por Deus sob a liderança de Moisés, em direção a terra prometida e dentro dessa transição acontecem muitas situações de dificuldade e de questionamento, de incertezas, medo, desobediência e o Apóstolo Paulo em 1Coríntios 10.5–12 faz um resumo de 5 situações de alerta sobre o que não devemos fazer em um período de transição, leia comigo :
“Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”
Quem vai conseguir se desviar desses pecado? quem entrega de verdade o caminho ao Senhor, os planos a direção, os desejos, os sonhos e após entregar
“Tire as suas mãos daquilo que você colocou nas mão de Deus”. (Entrega de vez)
Vou dar um Exemplo com a carteira.... pessoa tentando pegar da sua mão e você segurando.
Por isso davi vai dizer :
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confie nele...
Primeiro devemos entregar, depois de entregar confiar!
Confie nele…!
Confie nele…!
Quando você vai no médico e ele te receita um remédio, o que vc faz?
Toma né, o remédio certo, no horário certo e na quantidade corrreta, pois você confia na palavra dele, ele sabe o que está fazendo, ele sabe mais do que você.
Pergunta tola mas importante: Deus sabe mais que o médico????
Confie Nele! confiar está ligado a tomar atitude de obediência, posicionamento. Se eu confio eu entrego e continuo confiando mesmo depois de entregar, ainda que eu não tenha idéia do que vai acontecer, Eu vou sair do meio da minha Terra, do meio da minha parentela e vou para uma terra que Deus ja me deu(como fez abrão).
Eu imagino abrão sentado à mesa, com seus parentes, alguns pães, água fresca, frutas, copos, vasilhas e todos esperando ele falar a notícia importante que justificava uma reunião feita as pressas:
E ele diz, olha Deus falou comigo e eu estou indo embora.
Mas abrão para onde? com quem? quando você volta? Deus? qual Deus?Como assim?? são muitas mudanças, muitas transições...
Diante das mudanças obedeça a Deus, confie naquele que você entregou o seu caminho!
E Abrão partiu como o Senhor havia lhe ordenado (Gênesis 12:4a)
Mas ainda dentro do tema entrega e confiança temos a terceira atitude que é descançar e você só consegue entender isso se você entender o final do verso 5 do salmo 37:
o mais ele fará.” (na Nvi diz : “...e ele agirá.”)
o mais ele fará.” (na Nvi diz : “...e ele agirá.”)
Se você compreender isso de fato ai você está pronto para ler o verso 7 parte a, que diz:
Salmo 37.7a “Descansa no Senhor e aguarde por ele com paciência;
E quando eu penso em entrega, confiança, descanso e paciência eu lembro de Ana, a mulher estéril que recebia afrontas de Penina, e olha só Penina prosperava como mãe.
Abra comigo 1Samuel 1.5–7 e vamos ler:
“A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril. (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.) E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do Senhor, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia.”
O interessante é que o texto enfatiza a provocação de Penina para com Ana, e esse cenário é o mesmo que Davi descreve nos salmos de 34 a 37, é o que prospera zombando do que não tem nada, e ainda no Salmo 37 o cenário é pior pois Davi cita homens que maquinam o mal sendo mais bem sucedidos que os justos.
Mas Ana com certeza tinha participado da célula aquele ano e tinha aprendido sobre momentos de transição.
E sabe existem transições fáceis na vida sim, mas existem transições que nos levam no limite, exigem o máximo de nós, somos provados até as forças e as lagrimas acabarem e é o que vemos na vida de Ana leia comigo 1Samuel 1.9–11
“Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor, levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”
E isso é fantástico, Abraão entregou isaque, mas depois que ja tinha o recebido, Ana antes mesmo de receber ja disse: Se vier ele ja é teu Senhor, isso que é exemplo de entrega, isso é confiar o futuro nas mãos de Deus, pois o filho era a garantia do sustento e de proteção se o marido morrece, e ela abre mão.
Aompanhe comigo os versículos do 12 em diante, 1Samuel 1.12–20
“Demorando-se ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva mercê(benefício, favor) diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. “
Provérbios 15.13 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.”
Nós conseguimos perceber em Ana a transição de uma mulher atribulada de espírito com excesso de ansiedade e aflição para uma mulher com um semblante melhor, ja não era triste, ela até comeu e continuou seu caminho.
Quando você descança no Senhor verdadeiramente, é perceptível, seu coração se alegra e seu semblante é de tranquilidade, é quando a paz de Deus repousa no seu coração e ai a paciência é só uma consequência do descanso, pois Ana voltou a sua vida comum, ela não saiu dalí grávida.
Vamos ler os versículos 19 e 20:
1Samuel 1.19–20 “Levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram a sua casa, a Ramá. Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o Senhor, ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.”
De Siló (onde foram adorar o Senhor) até Ramá (que é onde Samuel passa sua infância toda) são aproximadamente 35km, não tinha Uber, era a pé ou em lombo de animais.
Elcana teve relações com Ana e ela teve o filho, no devido tempo.
O que eu quero dizer é que dentro da promessa de Deus, do sobrenatural, existem momentos naturais, vida cotidiana, rotina, tempo de amadurecimento, tempos de Transição.
Não tente viver o dia de amanhã antecipadamente.
Jesus Diz em Mateus 6.27 “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”
(na NVI : “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida?”)
Mateus 6.34 “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
E ninguém entregou mais do que Jesus, ele entregou a própria vida, se despiu de sua glória para padecer a morte da cruz e sangrar pelo meu e pelo seu peecado, para nos vida abundante, vida Eterna, perdão, justificação e paz com Deus e deixou o Espírito Santo, nosso melhor amigo que ora por nós com plavras indescritíveis, o mesmo Espírito que ressucitou Cristo dos mortos habita em você.
Portanto ,
O que fazer em um tempo de transição?
Entregue seu caminho ao Senhor.
Como se comportar de frente as mudanças?
Confiando Nele.
Como se adaptar ao desconhecido?
Descansando no agir de Deus, com certeza ele agirá.
Por isso ENTREGUE, CONFIE, DESCANSE E SEJA PACIENTE.
Momento de Abrir para quem quiser falar sobre uma situação que vocÊ viveu de entrega, confiança e descanço em Deus.
Ou uma situação que você precisa aplicar isso e não está conseguindo, para que oremos juntos por isso.