Jesus Tem Todo Poder
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1 viewNotes
Transcript
Marcos 1.29-34.
V.29-31: 29 E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então, aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.
Temos aqui Jesus saindo da sinagoga e junto com seus discípulos vão até a casa de Pedro e André, onde se encontrava ali a mãe da esposa de Pedro, sua sogra, e a mesma estava de cama com febre.
No evangelho de Lucas, que era médico (Cl 4.14), nos diz que ela “estava tomada de febre alta”, ou “estava sofrendo um severo ataque de febre”. Sem demora, Jesus foi informado sobre a situação, ao chegar na casa ou mesmo um pouco antes. Os discípulos não somente – sem dúvida, especialmente Pedro e André – contaram a Jesus sobre ela, mas, como Lucas menciona, eles pediram ao mestre para ajudá-la. Lucas ainda afirma que Jesus se debruçou sobre ela, e deu ordem a febre que a deixasse
Jesus se aproximou então dessa mulher e sem dizer nenhuma palavra, Jesus a tomou pela mão e ajudou-a a ficar em pé, e a febre a deixou. E exerceu completo controle sobre todos eles. Então aqui ele repreende a febre da mesma maneira que repreendera as ondas agitadas e com os ventos ferozes, no original, usando o mesmo verbo em cada caso. E a febre deixou aquela mulher, de forma que ela se levantou logo e começou a servi-los.
Assim, rapidamente começou a se espalhar as notícias do que Jesus fez na sinagoga expulsando um demônio e também curando a sogra de Pedro. De modo que muitos ficaram esperançosos de terem seus parentes curados das enfermidades que eles estavam acometidos, e por isso, muitos começaram naquela mesma tarde vir muitos até Jesus trazendo os enfermos e endemoninhados.
V.32-34: 32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era.
Eram muitos os que vieram até Jesus, de modo que toda a cidade de Cafarnaum estava ali reunida à porta da casa de Pedro e André.
Jesus ali os curou, curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; mas também expeliu os muitos demônios, e não permitiu que eles falassem, porque sabiam quem era Jesus.
Lucas, como era de se esperar de um médico, descreve a cena dos doentes sendo trazidos um a um a Jesus, que, dando a devida atenção e colocando amorosamente a mão sobre cada um, curou a todos (4.40). Marcos, em harmonia com Mateus e Lucas, diz que Jesus, da mesma maneira, expulsou muitos demônios. Mateus acrescenta que era com “uma palavra”, a saber, uma palavra de ordem, e os espíritos saíam (8.16).
Quando Marcos agora acrescenta mas não permitiu que os demônios falassem, porque sabiam quem ele era, isso não deve ser interpretado como significando que os espíritos maus nunca falaram nenhuma palavra. Lucas explica o significado disso. Inicialmente, os demônios gritavam: “Você é o filho de Deus”. Cf. anteriormente, sobre Marcos 1.24. E imediatamente eles eram repreendidos por Jesus e impedidos de falar mais.
Ora, o que esses demônios, por meio dos órgãos de fala do possuído, estavam dizendo era a verdade. Eles realmente sabiam quem era Jesus, a saber, o Filho de Deus, o tão esperado Messias.
E é exatamente para isso que Jesus curou aqueles homens e mulheres, pois, enquanto Marcos e Lucas finalizam essa passagem com a proibição de Jesus aos demônios.
O evangelho de Mateus (8.17) vê nas curas feitas pelo Mestre o cumprimento da profecia de Isaías 53.4: “Certamente, nossas doenças ele carregou, e nossas dores [ou: tristezas] ele levou”.
Aplicações:
Jesus tem poder para nos curar de todas enfermidades
Jesus tem poder sobre os demônios (mal)
Jesus é a verdadeira libertação
Jesus não veio apenas nos libertar do poder do maligno, mas, das mãos do pecado e nos dá a salvação deles por seu amor sacrificial na cruz.