Um convidado muito especial (João 2:1-10)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 112 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Este foi o primeiro milagre de Jesus. O autor deste Evangelho, João, mostra que as atitudes de Jesus são para mostrar que Ele é o próprio Deus que veio ao mundo para trazer a salvação aos pecadores.
Eu agradeço imensamente o convite dos noivos, da dona Neusa, enfim, de toda a família para fazer parte desta celebração. Eu e minha esposa Maiara nos sentimos muito honrados. Mas há um convidado muito mais especial que está entre nós e é quem proporciona a vocês a bênção da união conjugal. Este convidado é Jesus.
Assim como no texto que lemos, Ele Se torna um convidado de honra que vem para abençoar e transformar. E mais, Ele vem para abençoar não somente agora, mas para ser um companheiro de vocês todos os dias. O tema que eu quero falar a vocês é este: UM CONVIDADO MUITO ESPECIAL.
Dobradiça: Quando Jesus está entre nós:
1. NÓS RECORREMOS A ELE (v. 1-4)
1. NÓS RECORREMOS A ELE (v. 1-4)
1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. 2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
Explicação: O texto fala que, três dias depois de Jesus ter recebido Filipe e Natanael para serem Seus discípulos, Ele, Sua mãe Maria e Seus primeiros seis discípulos (André, João, Pedro, Tiago, Filipe e Natanael) são convidados para um casamento na região de Caná da Galileia.
Muitas vezes, as festas duravam cerca de sete dias, e muitos anfitriões convidavam pessoas conhecidas de todos, ilustres, mestres famosos, mas nem todos os convidados permaneciam até o final.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. 4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Vemos que, a certa altura da festa, acaba o vinho e a situação se torna preocupante. Seria uma vergonha que todos soubessem que a festa está sem vinho, seria até motivo de piada por muito tempo, a festa ficaria marcada por esta situação embaraçosa. Mesmo a festa durando sete dias, deveria ter vinho suficiente para todos os presentes até o encerramento. Esta foi a preocupação de Maria.
E no v. 4, Jesus não foi desrespeitoso com Sua mãe, mas apenas deixou claro que Seu momento ainda não havia iniciado. Esta hora a que Jesus Se refere é a preparação para Sua crucificação e morte. Ele sabe que, a partir do momento que realiza o primeiro milagre, opositores e perseguidores surgiriam. Mas Ele também sabe, aqui, que há urgência na resolução do problema.
Aplicação: Pergunto, em especial aos noivos, mas também a todos os presentes: a quem recorremos quando encontramos uma situação que precisa de solução urgente? Para uma doença, recorremos a um médico, para um problema financeiro, recorremos a um contador, para um problema em nosso computador, contratamos um profissional da área de Tecnologia da Informação.
E quando é um problema no relacionamento, no casamento, a quem pedimos auxílio? Um psicólogo pode ajudar, mas há coisas que, mesmo com os melhores estudos, não se pode conhecer: a alma humana.
Eu estou conhecendo vocês hoje, então há preferências e opiniões a respeito da vida que não sei sobre os dois, mas vocês se conhecem. Os conflitos são ineviáveis na vida, são duas pessoas diferentes estabelecendo um relacionamento. Nós, homens, muitas vezes nos sentimos perdidos porque parece que não entendemos as mulheres por causa da forma como reagem, suas emoções e expectativas.
E elas desejam que a gente as compreenda mesmo quando parece que não tem nada fazendo sentido. Com o tempo, vamos aprendendo a reconhecer os desejos e as expectativas que elas desejam que seja suprido.
Mas as mulheres também precisam entender que somos diferentes delas, temos nossas dificuldades e nossas habilidades. Devemos aceitar que homens e mulheres possuem características que nos diferem, e a compreensão e o diálogo são o melhor caminho para viverem em paz.
Pequenos conflitos, se não forem resolvidos, se tornam grandes conflitos. Recorram Àquele que conhece muito bem vocês: Jesus Cristo. Ele transformou a água em vinho, acalmou a tempestade, curou muitos doentes, até ressuscitou pessoas e a Si mesmo.
Ele é o único capaz de trazer a paz em meio a brigas e desentendimentos, Jesus conhece nosso coração, pois foi Ele mesmo quem o criou, já que é o próprio Deus.
Ele é poderoso para transformar tristeza em alegria, brigas em paz, rancor e mágoa em perdão, ódio em amor. Ele é o verdadeiro Conciliador, foi Ele quem nos reconciliou com Deus.
Dobradiça: Quando Jesus está entre nós, pedimos Seu auxílio, mas também:
2. NÓS OBEDECEMOS A ELE (v. 5-8)
2. NÓS OBEDECEMOS A ELE (v. 5-8)
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
Explicação: Pode-se dizer que, nesta história, o vinho representa a alegria de duas famílias que se unem por meio de propósitos, alianças.
Então, naquele casamento, garantir a bebida para todos seria como manter as coisas no seu devido lugar. Assim, em um ato de fé, Maria ordena aos empregados que eles sigam tudo conforme a orientação de Jesus. Foi um ato de fé porque Ele ainda não havia realizado milagre algum, e outra, como os empregados obedeceriam a ordem de um simples convidado?
Maria não sabe como vai ser, mas mesmo assim, confia que Jesus vai solucionar o problema. O texto continua relatando o ocorrido:
6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. 7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
Estes recipientes possuíam uma unidade de medida chamada metreta que equivale a pouco mais que 32 litros. Ou seja, quando o texto diz que cada uma poderia conter duas ou três metretas, está afirmando que ali comportaria 60 e 100 litros de água. Seis destes recipientes, no total, dariam entre 360 e 600 litros.
Seria necessário desta maneira pois muita gente poderia ficar sem vinho. É necessário que os serventes sejam ágeis nesta missão.
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
Quem seria o mestre-sala? E por que levar primeiro a ele? Ele é o encarregado da festa. Ele é quem controla a distribuição do vinho para evitar excessos e escândalos que poderiam arruinar toda a celebração. Este homem seria responsabilizado por eventuais transtornos. Por isso, os empregados obedeceram a Jesus em tudo.
Aplicação: Bem, quando pedimos a ajuda de um especialista em algo, precisamos seguir as instruções que ele nos passa, não é mesmo? Ele faz a parte que cabe a ele, e nós cumprimos a nossa. Precisamos confiar que ele sabe o que está fazendo. E este especialista em nossa vida é Jesus.
E Ele deixou bem claro Suas instruções em situações onde parece que tudo vai desmoronar, quando parece que a união conjugal não tem mais solução e o melhor a fazer seria ir cada um para o seu canto. Quando o casamento se torna um peso, quando o relacionamento está cansativo, Jesus diz:
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
A união de vocês não precisa ser um peso, não precisa ser feita de cobranças irreais um ao outro, não permitam que seja assim. E, quando acontecer, obedeçam a Jesus deixando nos ombros dEle todo o fardo que possa, um dia, estar sobre os ombros de vocês.
Pedro Henrique, tem dias que ela vai precisar que você a compreenda quando ela passar pelos difíceis dias de TPM. Ana Caroline, não pense que só ele vai precisar compreender você, pois como eu falei, homem e mulher são diferentes.
Vocês dois precisarão ter momentos de, antes de brigar e cobrar, respirar fundo e avaliar se vale a pena, se não é uma briga por motivo fútil, e se a consequência pode ser os dois sem se falar o dia todo e até dormirem brigados.
Vocês estarão construindo uma vida juntos, e é diferente de quando apenas namoram ou estão noivos, pois a partir de hoje, vão viver sobre o mesmo teto.
Saber o que o outro gosta e o que não gosta é fundamental para não causar atritos desnecessários. Para manter a alegria do casamento, como um bom vinho que está sendo utilizado na festa, Jesus convida sempre vocês a utilizarem seus recursos para proporcionar momentos de bênção, alegria, contentamento.
Certa vez, aconselhei um casal que ainda não estava morando junto porque preferem ter seus momentos de lazer e descanso de forma que não ofenda o outro, pois tinham medo de, ao estarem juntos, hábitos fossem desestabilizar o relacionamento, trazer o caos.
Não sei quais são os hábitos de vocês dois, mas, por exemplo, você gosta de assistir futebol e ela uma novela ou um programa que tratasse de assuntos de mulher. Ou então, você gosta de jogar video-game e ela tocar piano. Hábitos de um podem tirar a paz do outro?
Se haveria conflito nessas situações, é importante o diálogo para que possam combinar horários e locais que tudo pode ser feito. Também é possível um se envolver no programa do outro às vezes, se interessar e respeitar é um ato de amor. Se não há exageros, não há motivos para brigarem.
Mais do que estas práticas, aconselho vocês: invistam, juntos, na vida espiritual do casal. Orem juntos, leiam a Bíblia juntos. Não pensem que somente o amor um pelo outro é que irá sustentar o casamento. Sem Cristo, não há vida, não há alegria. O amor de Cristo em seus corações é que vai fazer a diferença. É como o vinho novo que está sendo oferecido no fim da festa:
9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo 10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
CONCLUSÃO: Quem Jesus vai ser na vida de vocês? Ele tem de ser não apenas o convidado de honra, mas o companheiro diário do relacionamento de vocês. Ele é a base de todas as coisas. Ele é o primeiro que devemos pedir auxílio quando as coisas não estão bem.
Ele é quem devemos ouvir e obedecer, ainda que às vezes pareça não fazer sentido num primeiro momento, mas Ele conhece bem vocês dois. Ele renova todas as coisas, Ele restaura relacionamentos quebrados, manchados. É o amor dEle que vai manter vocês de pé. Que Jesus abençoe a vida de vocês, individualmente, e a união conjugal. Que Ele faça parte de cada momento da família de vocês.