Confie no pastor que está com você todos os dias

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Leitura/ilustração/introdução

Talvez nenhum salmo seja tão conhecido como esse, e essa familiaridade, por muitas vezes, aumenta a dificuldade de ler o salmo de novo e entendê-lo de uma forma mais profunda.
Quero lembrá-los, que os Salmos não foram compilados de uma forma desorganizada, pelo contrário, há uma organização, há uma intenção em colocar cada salmo em seu devido lugar. Do ponto de vista literário, o salmo é uma resposta adequada aos temas introduzidos no Salmo 22, onde o narrador apela ao Israel contemporâneo para que reconheça a sua dependência de Javé (22,23.27-29).. Com relação ao contexto histórico, quando os Israelitas liam esse salmo, vinha em sua mente todo o contexto do trabalho de um pastor de ovelhas, nós sabemos em partes, mas é algo muito raso. Para nós é mais claro o trabalho de um Uber por exemplo.”. Essa é a vida dura de um pastor, e a figura do pastor aparece ao longo das escrituras, é algo muito importante.
Como podemos ver Deus em nossa vida, nos dias normais, no cotidiano de cada dia. Deus está com você, confie que Deus está com você nesses dias.

TEMA: Confie (encontrando satisfação) no pastor que está com você todos os dias

Satisfaça-se todos os dias com a presença de Cristo

1.O pastor está conosco nos dias normais (ele pensa no seu rebanho) satifaça-se (satisfaça-se nos dias normais [com sua presença providente])

O salmo é uma confissão, o rev. Daniel Santos afirma que o salmo é a confissão de uma ovelha. E a confissão do salmista inicia com essa expressão, o SENHOR, repare que SENHOR está em caixa alta, significando que é o Deus pactual, o Deus da aliança. O Deus da aliança é o meu pastor.
O que é um pastor? “De manhã cedo ele conduziu o rebanho para fora do aprisco (um curral de pedras), marchando à sua frente até o local onde deveriam pastar. Aqui ele os observou o dia todo, tomando cuidado para que nenhuma das ovelhas se desviasse, e se alguma delas por um tempo escapasse de sua vigilância e se afastasse das demais, procurando diligentemente até encontrá-la e trazê-la de volta. Nessas terras, as ovelhas precisam ser abastecidas regularmente com água, e o pastor, para esse fim, tem de guiá-las a algum riacho corrente ou a poços cavados no deserto e providos de cochos. À noite, ele levava o rebanho para o redil, contando-os enquanto passavam sob a vara na porta para se certificar de que não faltava nenhum. Nem sempre seus trabalhos terminavam com o pôr do sol. Muitas vezes ele teve que proteger o redil durante as horas sombrias do ataque de feras ou das tentativas astutas do ladrão rodante. O pasto está sempre presente, cuidando, conduzindo e provendo.
Davi Diz, o Senhor é o meu pastor, ou seja, é assim que Ele cuida de mim, é isso que o SENHOR é para mim.
A tradução da NVI "de nada terei falta" consegue clarificar o verdadeiro significado da frase. Tenho tudo que eu necessito. O salmista não quer dizer que Javé nos apascenta dando-nos tudo o que desejamos, a ideia é que as ovelhas nunca terão falta de tudo o que precisam.
Os versos 1-4 são uma espécie de explicação, do que é o SENHOR ser o nosso pastor.
Davi descreve o pastor conduzindo suas ovelhas para lugares cheios de vida (quem está lendo esse salmo, o leitor primeiro, não tem água encanada em casa, não tem um aplicativo de delivery onde ele pede o que come, as terras são áridas, são secas) , suprindo as reais necessidades de vida de suas ovelhas: pastos verdes, águas tranquilas, isto é, águas fáceis de beber. Isso que Davi descreve não é o padrão das terras bíblicas, pelo contrário, a terra lá, costuma ser um conjunto seco e rochoso de colinas ondulantes cobertas por uma erva escassa e dura. Obviamente, a erva e a água são o sustento das ovelhas, e o pastor sabe como encontrá-las e conduz as ovelhas famintas e sedentas até elas.
Davi está descrevendo um pastor que cuida, presente e uma ovelha satisfeita em seu pastor. E ele segue descrevendo a ação desse pastor.
O Senhor refrigera-me a alma, ou seja, restaurar o vigor, não um revigorar físico simplesmente, mas um revigorar profundo.
Então chegamos nos "caminhos de justiça", de forma bem curta e grossa no "caminho certo", o pastor nos leva onde precisamos de ir. A ambiguidade da linguagem e do contexto permite, no entanto, que uma qualidade moral se insinue. O pastor conduz as ovelhas no "caminhos da retidão", correspondendo às expectativas de Deus para o seu seguidor. As ovelhas não são deixadas à sua sorte, mas são guiadas pelo pastor, - aquele que leva as ovelhas para onde elas precisam ir.
Por amor do seu nome. O pastor (Deus) age de forma a revelar e confirmar o seu carácter e natureza.
O pastor age em benefício das ovelhas, não apenas para preservar o seu carácter ou reputação, mas de uma forma que é consistente com a natureza que o nome revela.
Talvez você diga: tem algo errado, ou talvez não seja ovelha, pois me falta muita coisa. Eu não tenho tudo, tem sim.
APLICAÇÃO: Perceba que em sua confissão o salmista está satisfeito em Deus no cotidiano da vida, um dia extraordinário, ele percebe o cuidado desse pastor e está satisfeito com isso. Talvez você diga: tem algo errado, ou talvez não seja ovelha, pois eu estou vivendo os meus dias normais, a minha semana e me falta muita coisa. Eu não tenho tudo, eu não vejo esse pastor presente no meu dia a dia, eu não estou satisfeito.
A alguns dias eu experimentei algo parecido, eu comecei a desejar a compra de um aparato tecnológico, algo que iria me ajudar em meus estudos, então comecei a pesquisar, a me informar e aquele desejo começou a tomar conta do meu coração, e de um desejo, aquilo tornou-se uma necessidade, e como eu não tinha, isso gerou uma insatisfação. Talvez você esteja experimentado isso na sua vida, na sua rotina, eu necessito daquele computador, eu necessito daquele emprego ou cargo, eu necessito que essa situação se resolva, eu necessito de cura. E essa necessidade que você criou, o cega, e rouba a sua satisfação no pastor presente, você não vê o que o pastor tem te dado, você não vê o pastor presente ao seu lado provendo para você, você só enxerga o que você não tem, e isso cansa, isso desgasta.
1 Pedro Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 1)
3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade.
Meu amado irmão, minha amada irmã, arrependa-se volte-se e satisfaça-se no pastor? É Cristo.

Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

Ele disse, eu sou o bom pastor. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 10)
a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.
Cristo é o pastor, volte-se para o pastor que é Cristo, peça a ajuda dele para que você enxergue toda essa abundância que está aí, todo os dias em sua vida, para que você enxergue isso no seu cotidiano e esteja satisfeito nele.

O pastor está conosco nos dias difíceis (o vale da sombra da morte é um dos caminhos no qual o pastor nos conduz, a presença de Cristo vence o temor da morte) O senhor está guiando mesmo nesse caminho. (satisfaça-se nos dias difícieis) {com sua presença protetora)

Mas a vida não é só de dias normais, a vida é também de momentos de perigo, de agonia, de uma vida de abundante tranquilidade (dias normais), o salmista passa a uma descrição de temível ameaça. Na migração em busca pastagem e da e água, o rebanho tem de passar, por vezes, dentro e através dos profundos vales. O ar no fundo destes vales é pesado com o calor crescente do dia, e as profundezas dos envoltas em sombras escuras, à medida que as paredes dos penhascos que se erguem excluem o sol distante. Neste momento, ao atravessar o fundo do vale, as cenas agradáveis de pastos verdes e águas calmas parecem muito distantes. Esse caminho ainda é um caminho que o pastor está conduzindo a sua ovelhaa.
é provável que o autor do Salmo 23 tenha usado a frase propositadamente para enfatizar o perigo e a ameaça que o rebanho enfrentava ao atravessar estes vales. Apesar do perigo o salmista diz que não temerei nenhum mal. Apesar do cenário opressivo e ameaçador, o salmista/ovelha não tem medo. As circunstâncias difíceis ofereciam todas as razões para ter medo.
Mas ele diz não temerei porque Cristo está comigo. E o seu bordão e o seu cajado, me consolam. Aqui são instrumentos que o pastor utiliza tanto para defender a ovelha, quanto para discipliná-la. A vida com Cristo é segura, é isso que Davi está dizendo, a vara e o cajado de Cristo irão protegê-lo, não há o que temer.
CRISTO ESTÁ COM VOCÊ NOS DIAS NORMAIS, MAS ELE TAMBÉM ESTÁ COM VOCÊ NOS DIAS DIFÍCEIS.
Não há como garantir proteção. Um pastor estava conversando com um rapaz da área da segurança, e ele falou, nós não vendemos tanto a proteção, mas muito mais a sensação de se estar protegido, pois não há como garantir que bandidos entrem em sua casa e te roubem e te matem. O ponto é, não tem como garantir proteção, talvez um bom filme que ilustre isso seja premunição, onde as pessoas morrem de formas inusitadas, porque não há proteção, há uma sensação de proteção, momentos que apresentam menos perigo, mas que ainda assim apresentam perigo.
Há situações em filmes que os atiradores querem matar (lembra do Batman?)
ILUSTRAÇÃO:
Eu não sei se você está enfrentando neste momento um momento na sua vida de perigo, de aflição. Cristo está com você, se você é uma ovelha de Cristo, ele está com você e o protegerá.
Isso não significa que você não passará por aflições ou por dificuldades, lembre que é ele que está te conduzindo, o ponto é que diante isso ele estará com você.

Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os

Lucas 12.3 “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.”
Eu quero que isso passe logo, lembre-se, ele está com você e estará sempre com você.

O pastor estará presente no futuro (com sua presença eterna)

Agora há uma nova cena, com a figura do anfitrião. A ideia não é ser de ser recebido, mas de ser recebido de forma triunfante, vitoriosa. Aqui Davi está evocando a sua vida de Rei.
A ideia é de uma celebração de vitória na qual os inimigos estão presentes como prisioneiros; A unção com óleo era costume do anfitrião ao receber o seu convidado (lembre de lucas 7).
O meu cálice transborda é abundância.
Só que quem prepara essa mesa é o anfitrião, é o mesmo o pastor, que aqui é um anfitrião, ou seja, Cristo.
O salmista não só é recebido, como também anseia com confiança por habitar para sempre com o Senhor.
Essa imagem, é uma imagem escatológica. A imagem é a da realização da comunhão final com o Cristo.
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 19)
17 Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus.
Apocalipse 7 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, 17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Ap 7.16–17.
Veja! O salmista está satisfeito com a presença de Cristo nos dias normais, está satisfeito com a presença de Cristo na aflição e a grande satisfação da eternidade é Cristo.
Algumas pessoas não se satifazem
Cristo tornou-se uma ovelha.
Related Media
See more
Related Sermons
See more