Especial de Natal 2023

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Apresentação do grupo
Mensagem de reflexão sobre o natal
Boa noite queridos irmãos e irmãs. Hoje damos início em nossa igreja a uma séria de celebrações ao Natal. Hoje, a primeira delas terá a participação do conjunto vocal jovem, que é esse grupo bonito que os irmãos estão vendo aqui! Eles irão apresentar 4 músicas, e entre essas 4 músicas, eu irei trazer para os irmãos uma reflexão sobre o Natal. Que Deus possa nos abençoar e falar aos nossos corações, que seja noite de salvação!

Filho de Deus

Nascimento de Jesus homem, mas Ele já existia há muito tempo
O Natal para nós é a celebração do nascimento de Jesus, ali em Belém, a cerca de 2030 anos atrás, ali ocorre o nascimento do Jesus homem, mas Jesus já existia há muito tempo, desde a eternidade e é isso que o texto escolhido para essa noite fala.
João 1.1–5
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.”
Nascimento do “Verbo Encarnado”, por Ele foram criadas todas as coisas
Jesus estava com Deus desde o princípio e é. O que celebramos no dia 25/12 é o nascimento do Verbo Encarnado. Através de Cristo todas as coisas foram criadas e é exatamente sobre isso que a primeira música nos fala.
Queria destacar o termo traduzido aqui como “Verbo”, em outras traduções como “Palavra”. No grego é o termo “Logos”, que é difícil de encontrarmos uma tradução que representa o que ele quer dizer.
Logos - Princípio impessoal superior que ordenava e regia o universo
Universo, natureza, moralidade do ser humano, tudo aponta para a existência de um Ser supremo que comanda tudo isso
Na cultura e filosofia grega, esse termo representava a existência de um princípio impessoal superior que ordenava e regia o universo. Ou seja, segundo eles, por ver a complexidade do universo, a magnitude da natureza, a consciência moral do ser humano, só podia existir algo superior e soberano a tudo isso.
João aponta que isso que eles enxergavam era “Jesus”, ele era o “logos”
O que João fala é: Essa “força” que vocês falam, ela tem nome, ela viveu entre nós, pudemos tocá-la e viver com ela, é Jesus.
O grande Deus soberano se fez homem por mim e por você.
Deus soberano que governa e criou todas as coisas se fez homem, se fez mortal por mim e por você
Esse Deus é um Deus relacional, que nos criou para nos relacionarmos com Ele e com os outros
Assim como na trindade vemos o principio relacional, Deus nos fez para sermos seres relacionais também. Nos criou para nos relacionarmos entre nós e com ele.

O Rei Nasceu

Música fala que “Nada se compara a glória revelada de Jesus.
A próxima música irá falar que “Nada se compara a glória revelada de Jesus.
- E o versículo 14 também fala sobre a glória. João fala o quão privilegiados eles foram ao poder ver a expressão da glória de Deus pessoalmente. Hebreus 1.3
“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,”
Os antepassados não tiveram o privilégio que eles tiveram de ver a glória de Deus manifestada claramente.
João estava mostrando para os seus que os seus antepassados não tiveram o mesmo privilégio que eles, antigamente eles não podiam ver a manifestação dessa glória, tinham acesso apenas a manifestações no templo ou tabernáculo. Mas eles puderam conviver com Jesus.
Nós temos acesso a essa glória através das Escrituras e de um relacionamento pessoal com Ele
E nós podemos ter acesso a essa glória através das Escrituras. Através do conhecimento que podemos ter da sua história. E principalmente através do nosso relacionamento com Ele.
O profeta Isaías fala que fomos criados para a glória dele
Isaías 43.7 “todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.”
- Assim como Jesus é a expressão exata da glória de Deus, como somos criados a imagem e semelhança Dele, também devemos ser contínuas expressões da glória de Deus, é para isso que fomos criados, esse é o nosso propósito de vida.
Ou seja, assim como Jesus é a expressão exata da glória de Deus, como somos criados a imagem e semelhança Dele, também devemos ser contínuas expressões da glória de Deus, é para isso que fomos criados, esse é o nosso propósito de vida.

Por ser Natal

- Então até aqui chegamos a conclusão que fomos criados por Deus para sua glória e para nos relacionarmos com Ele.
Versículo 10-11 mostra que devido ao pecado esse relacionamento foi rompido, dependendo de sua graça e infinito amor
Então até aqui chegamos a conclusão que fomos criados por Deus para sua glória e para nos relacionarmos com Ele. Porém devido ao pecado esse relacionamento foi rompido e não tínhamos mais acesso direto ao Pai, dependendo da sua graça e infinito amor. O versículo 10-11 nos mostra isso.
E é exatamente sobre isso que a próxima música fala.
O versículo 14 que lemos nos mostra que Jesus veio a nós cheio de “graça e verdade”. João também nos fala em sua primeira carta que Deus é amor:
1João 4.8 “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”
João 3.16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Ou seja, para reestabelecer a nossa ligação com o Pai, precisamos do infinito amor de Cristo.
Quando há esse reconhecimento, há Natal em nosso coração e a vida passa a fazer sentido
E a partir do momento onde há esse reconhecimento, há natal em nosso coração e a vida passa a fazer sentido realmente.
- Quantas vezes não parecemos viver uma vida sem sentido?
Quantas vezes trabalhamos, trabalhamos e não encontramos sentido para aquilo. Não adianta, por mais que façamos as coisas do nosso próprio jeito, com as nossas próprias forças, enquanto não houver um reconhecimento da dependência de Cristo, nada irá fazer sentido e não haverá Natal em nosso coração, que é o que essa próxima música fala.

Deus conosco

A última música que ouviremos enfatiza duas grandes expressões: Hosana e Emannuel
Hosana é um clamor por salvação. Hosana nas alturas significa: Salva-nos Senhor que habita no mais alto céus!
A partir do momento que reconhecemos que nossa vida não faz sentido sem Cristo como cantamos, precisamos clamar pela salvação de Cristo. Hosana nas alturas significa: Salva-nos Senhor que habita no mais alto céus!
Precisamos pedir para que Jesus nasça em nossos corações.
A segunda expressão que ouviremos é Emanuel, que significa Deus conosco.
A partir do momento que clamamos por salvação ao Deus de amor, com certeza Ele estará conosco a todo momento.
João 1.12 “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,”
João nos mostra que a todos que crerem será dada a oportunidade de se tornar Filhos de Deus.

Conclusão

Depois de ouvir toda essa história de amor e graça. Precisamos assumir uma posição
Irmãos, depois de ouvir toda essa história de amor de Jesus por nós. De salvação e graça. De saber que Ele está conosco a todo momento e que nossa vida só fará sentido se for com Ele, precisamos assumir uma posição.
Um grande pensador disse que não é possível conhecer a história de Jesus como ela é e permanecer indiferente. Ou você se prostra diante Dele, ou o rejeita ofendido.
Hoje ouvimos de maneira muito linda a história do Natal, a história de Jesus e precisamos assumir uma posição.
Pode ser que para você o Natal esteja indiferente, que você esteja passando por uma situação ruim, com problemas de relacionamento e não está no “clima” do Natal.
Mas ao ouvir toda essa história, não é possível permanecer indiferente ao amor de Jesus. É necessário que vivamos para a glória de Deus e que Ele assuma o lugar de prioridade em nossas vidas.
E pode ser que você não tenha tido ainda a experiência de ter Natal em seu coração, em Jesus nascer verdadeiramente em sua vida para que você possa encontrar o sentido dela. Como disse, não há como ouvir essa história toda e permanecer indiferente.
Por isso quero fazer 2 perguntas para vocês.
A primeira delas é para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de encontrar o verdadeiro sentido para a vida.
Se você reconhece que Jesus é seu salvador, eu quero que você levante a sua mão.
A segunda pergunta é para aqueles que tem levado um relacionamento “indiferente” com Cristo.
Pode ser que esteja passando por um momento difícil e deseja reestabelecer esse relacionamento com Ele. Poder agradecer diariamente a Ele pelo seu milagre de Natal e viver realmente para glorificá-lo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more