AS BODAS DO CORDEIRO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 21 viewsNotes
Transcript
AS BODAS
AS BODAS
Texto Bíblico: Mateus 22.1–14 “De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir. Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas. Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram. O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade. Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes. E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados. Entrando, por…”
Introdução: Bodas (Celebração de casamento que consistia de um período festivo, banquete…). Comparação do reino dos céus. Jesus conta uma parábola e faz cuma comparação de uma casamento onde o rei, o Pai do noivo envia vários convítes aos seus (Israel) e eles não atenderam ao convite e, uns ainda maltrataram e mataram os seus servos. o rei ficoi irado e mandou que os que mataram os seus servos fossem destruidos e levados cativos. e estendeus o convite a todos que estavam a beira do caminho.
Preposição: O convite as Bodas do Cordeiro.
Oração interrogativa: A quem foi enviado esse convite?
I- Convite as bodas enviado para Israel. v.1-3 Não quiseram ouvir. (Profetas)
- Israel não deu ouvido aos profetas que os repreendiam para que se arrependecem dos seus erros e voltacem para Deus.
II- Convite as bodas que já estava preparado (Jesus sendo anuciado por João Batista (degolado) e pelos discípulos todos mortos), estavam todos ocupados em seus afazeres. V.4-6
- Novamente Israel não deu ouvido a João Batista e aos Discípulos, degolando João Batista e matando os discípulos.
III- O Rei ficou irado. V.7
-Enviou suas tropas e exterminou aqueles assacinos e lhes encendiou a cidade (Jerusalém) Reino do norte.
IV- O convite as Bodas a todos pelo caminho. V. 8-10
-Está pronta a festa mas os convidados não eram dignos (os que rejeitaram o convite do rei) V. 8
-O rei estendeu o convite para os de fora, que estavam de fora oelo caminho (gentios). v.9-10
V- A entrada do Rei para ver quem estava à mesa do banquete. V.11-12.
-Notou que ali um homem que não vestia vestes nupciais ( vestes brancas lavadas pelo sanque do cordeiro). V11
-E perguntou como ele tinha entrado sem veste nupsial. ele ficou calado. v.12
-Então ondenou o rei aos seus servos que: amarrai pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. v.13
VI- Muitos são chamados, mas poucos escolhidos. V. 14
Apocalipse 19.7–8 “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.”
Conclusão: O convite as bodas do Rei continua. Seu filho está a espera da noiva. a noiva está ateviada a espera do noivo. o grande dia está chegando. A palavra de Deus está sendo anunciada assim com foi anunciada. Quem rejeitar será destruido. Quem não estiver comas vestes de núpsias será lançado fora.
Aplicação: Você que rejeitar o convite ja sabe o que vai acontecer. mas aqueles que aceitarem o convite e se vestirem de vesvtes de núpsias serão bem vindos pelo rei.
Mateus 25.34 “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”
Mateus 25.41 “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”