Jonas 8

Jonas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Cena 8

Jonas 4.5–11 BEARA
Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da mesma, e ali fez uma enramada, e repousou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. Então, fez o Senhor Deus nascer uma planta,que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo por causa da planta. Mas Deus, no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou. Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver! Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte. Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?
Na oitava e última cena (4.5-11) pode-se notar que Deus ainda se esforça em ensinar as lições ao seu missionário cabeça-dura. Ele não entendeu as lições da tempestade, dos marinheiros, do peixe e da conversão de Nínive A base bíblica do mandato missionário mundial
porque não quis, e agora Yahwch faz outra tentativa-a árvore miraculosa. Uma trepadeira cresce rapidamente, oferece a Jonas proteção contra o sol forte, mas também logo seca c morre, vítima do ataque de um verme.Jonas fica irritadíssimo.
A essa altura,Deus tenta mais uma vez ensinar seu aluno-missionário, usando a planta como lição objetiva. O próprio Deus, que dirige todo o curso da História, que governa o vento e as ondas do mar e que levou os milhões de ninivitas ao arrependimento, agora pergunta com ternura:
É razoável essa tua ira por causa da planta?Ele respondeu: É razoável a minha ira até à morte.Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho,a qual não fizeste crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de eu ter com-paixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas,que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?
Deus poupa e resgata. O Deus de Jerusalém também é o Deus de Nínive. Ao contrário de Jonas, Ele não tem qualquer “complexo de gentios"e,embora nunca nos constranja, pede-nos que ponhamos nosso coração e nossa alma no trabalho da missão. Deus ainda tem interesse em transformar os Jonas obstinados, indigna-dos, deprimidos e profundamente irritáveis em arautos das boas novas que libertam.
O livro termina com uma pergunta implícita, que jamais foi respondida: Deus alcançou seu objetivo com Nínive, mas o que dizer de Jonas? Ninguém sabe. A pergunta acerca de Israel e da igreja e de sua obediência ainda está em aberto.
É o tipo de pergunta que cada geração de cristãos tem de responder por si mesma.Jacques Ellul encerra o livro que escreveu sobre o assunto com as seguintes palavras:
O livro de Jonas não tem conclusão alguma,e a pergunta última do livro não tem resposta,exceto por parte daquele que percebe a grandeza da misericórdia de Deus e que,de modo factual, e não apenas mítico,trabalha pela salvação do mundo.'
A igreja do Novo Testamento deve dedicar cuidadosa atenção à mensagem do livro de Jonas. Jesus Cristo é aquele que “é maior do que Jonas" (Mt 12.39-41; Lc 11.29-32).Sua morte na cruz, com aquele horrível grito de ter sido abandonado por Deus, e sua ressurreição,com a jubilosa exclamação de vitória, são sinais de Jonas para nós, apontando para o profundo significado da vida de Cristo e confirmando que Deus amou o mundo“de tal maneira”.
Se alguém recebe uma transfusão vital de sangue daquele que é maior que Jonas e assim mesmo se recusa a espalhar as boas novas,ele está,na verdade, sabotando os objetivos do próprio Deus. Jonas é o pai de todos os cristãos que de-sejam os benefícios e as bênçãos da eleição, mas se recusam a aceitar sua responsabilidade.
Thomas Carlisle termina seu poema*Tu,Jonas” com os seguintes versos:
E Jonas se aproximou em silêncio
de seu banco ensombreado
e esperou de Deus
passar a ter seu jeito de pensar.
E Deus ainda espera dos incontáveis Jonas
em suas casas confortáveis
passarem a ter seu jeito de amar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.