Aula EBD | ESDRAS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Baseada na revista História de Israel - do Reino Dividido ao Exílio (editora Cristã Evangélica)

Notes
Transcript

Chegando quase ao fim de nossa revista sobre a história de Israel - do Reino Dividido ao Exílio, hoje vamos falar sobre a segunda parte da volta do povo, com Esdras.
PERGUNTA INICIAL
VOCÊS JÁ VIRAM AQUELAS CENAS DE CIDADES ATACADAS, MUITO COMUNS EM GUERRAS. O QUE É CARACTERÍSTICO NESSES LOCAIS NESSAS CENAS?
A situação de Jerusalém era catastrófica após o Exílio do povo na Babilônia. Os templos, os muros e a vida espiritual, bem como a social estavam destruídos.
Como vimos na aula passada, Zorobabel, de Judá, que ficou responsável por voltar a Jerusalém com a primeira leva dos exilados.
Qual foi a missão de Zorobabel? (Reedificar o templo)
Esdras, nosso personagem central desta aula, foi escolhido por Deus para levar a Lei de Deus a Jerusalém e a ensiná-la ao povo.
Esdras foi escolhido porque...
Ele era idôneo para o serviço;
Em Esdras 7.10 diz:
Esdras 7.10 BS:NVT
Pois Esdras tinha decidido estudar a lei do Senhor, obedecer a ela e ensinar seus decretos e estatutos ao povo de Israel.
Estava no coração dele ensinar o povo e evidenciar a Lei de Deus às pessoas;
Era preciso no manejar a Palavra (Esdras 7.6)
Esdras 7.6 BS:NVT
Esdras era escriba, conhecedor da lei de Moisés, dada ao povo pelo Senhor, o Deus de Israel. Esdras foi da Babilônia a Jerusalém, e o rei lhe deu tudo que ele pediu, porque a mão do Senhor, seu Deus, estava sobre ele.
Da mesma forma que foi com Esdras, quem é designado por Deus a trabalhar como mensageiro, precisa ter vida com Deus, buscar sempre o preparo para ensinar com cuidado, temor e seriedade a Palavra. Manejar bem significa não reinterpretar a Bíblia como eu quero, mas se dedicar a entender, de fato, o que o texto diz porque a vontade de Deus deve sempre prevalecer.
A ordem do imperador
Na aula passada, vimos que Zorobabel voltou a Jerusalém sob a ordem de Ciro, imperador da Pérsia, para a reconstrução do templo.
Oito décadas depois, Artaxerxes, imperador persa da vez, deu a permissão para que Esdras e mais alguns judeus retornassem com uma tarefa muito específica: ensinar a Lei de Deus. Esdras seria também o responsável pela Justiça.
Vamos ler a carta. Esdras 7.11-26
Esdras 7.11–26 (BS:NVT)
O rei Artaxerxes tinha dado uma cópia da seguinte carta a Esdras, o sacerdote e escriba que estudava os mandamentos e decretos do Senhor e os ensinava a Israel:
“De Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, mestre da lei do Deus dos céus. Saudações.
“Eu decreto que qualquer israelita em meu reino, incluindo os sacerdotes e os levitas, que desejar regressar com você para Jerusalém, poderá ir. Eu e meus sete conselheiros o instruímos a investigar a situação em Judá e em Jerusalém, com base na lei de seu Deus, que está em suas mãos. Também o encarregamos de levar consigo a prata e o ouro que lhe entregamos voluntariamente como oferta para o Deus de Israel, que habita em Jerusalém.
“Além disso, você levará toda prata e todo ouro que obtiver na província da Babilônia, bem como as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes para o templo de seu Deus, em Jerusalém. Use esses recursos para comprar novilhos, carneiros, cordeiros e as respectivas ofertas de cereal e ofertas derramadas. Tudo isso será oferecido no altar do templo de seu Deus, em Jerusalém. A prata e o ouro que restarem poderão ser usados como parecer melhor a você e a seu povo, conforme a vontade de Deus.
“Quanto aos utensílios que lhe confiamos para o serviço no templo de seu Deus, entregue-os todos diante do Deus de Jerusalém. Se precisar de mais alguma coisa para o templo de seu Deus, ou para qualquer necessidade semelhante, use recursos da tesouraria real.
“Eu, o rei Artaxerxes, envio o seguinte decreto a todos os tesoureiros da província a oeste do rio Eufrates: ‘Deem a Esdras, sacerdote e mestre da lei do Deus dos céus, tudo que ele requisitar. Deem-lhe até 3.500 quilos de prata, 100 cestos grandes de trigo, 100 tonéis de vinho, 100 tonéis de azeite e sal à vontade. Tenham o cuidado de providenciar tudo que o Deus dos céus ordenar para seu templo; afinal, por que provocar a ira de Deus contra este império do rei e de seus filhos? Também decreto que nenhum sacerdote, levita, cantor, guarda das portas, servidor do templo, nem qualquer outro trabalhador no templo será obrigado a pagar tributos, impostos e taxas de qualquer tipo’.
“E você, Esdras, use a sabedoria que seu Deus lhe deu para nomear magistrados e juízes que conheçam as leis de seu Deus para governarem todo o povo na província a oeste do rio Eufrates. Ensine a lei a todos que não a conhecem. Qualquer um que se recusar a obedecer à lei de seu Deus e do rei será castigado de imediato com a morte, com o exílio, com o confisco dos bens ou com a prisão”.
Três dias acampados
Esdras e os que estavam consigo ficaram acampados por três dias no canal Aava, cerca de nove dias de distância da Babilônia.
Foi neste momento que Esdras descobriu que no grupo que ele conduzia não havia nenhum levita. (Qual o papel do levita segundo a Bíblia? - Levitas vêm da tribo de Levi e eram responsáveis pelo templo, pela adoração a Deus e por zelar pelas coisas do Senhor. Em Esdras 3.8 observamos que os levitas foram muito úteis na parte administrativa da reconstrução do templo.
Esdras 3.8 BS:NVT
A construção do templo de Deus começou no segundo mês do segundo ano depois da chegada a Jerusalém. O grupo de trabalhadores era constituído de todos que haviam regressado do exílio, incluindo Zorobabel, filho de Sealtiel, Jesua, filho de Jeozadaque, e seus colegas, os sacerdotes, bem como todos os levitas. Os levitas de 20 anos para cima foram encarregados de supervisionar a construção do templo do Senhor.
Esdras então pede que homens levitas sejam trazidos e o pedido foi atendido conforme lemos em Esdras 8.18-20
Esdras 8.18–20 BS:NVT
Visto que a bondosa mão de nosso Deus estava sobre nós, eles nos enviaram Serebias, junto com 18 de seus filhos e parentes. Era um homem inteligente, descendente de Mali, descendente de Levi, filho de Israel. Também nos enviaram Hasabias, junto com Jesaías, dos descendentes de Merari, 20 de seus filhos e parentes, e 220 servidores do templo. Os servidores do templo eram assistentes dos levitas, um grupo de trabalhadores do templo instituído pelo rei Davi e por seus oficiais. Todos estavam registrados por nome.
Cuidado financeiro
Esdras apresenta uma importante lição com relação à responsabilidade financeira na obra de Deus. Se na atualidade, a gente fica chocado com o tanto de pastor, padres e outros líderes envolvidos em supostos desvios de recursos, Esdras nos mostra que aquele que tem o coração no Senhor age com seriedade na gestão do recurso da obra de Deus.
Esdras pesou todas as ofertas para o templo. Uma grande quantidade deste recurso foi colocada sob responsabilidade dos 12 principais sacerdotes. Eles foram fieis, com tudo sendo devidamente registrado. Não houve nada por debaixo dos panos.
Em resumo, os recursos são para a obra do Senhor. Aqueles que cuidam destes recursos também devem ter o coração totalmente voltado a Deus porque se não correm o risco de tropeçar na própria vontade.
Chegam a Jerusalém
Em agosto, Esdras e comitiva chegam a Jerusalém. A Bíblia diz em Esdras 8.35 qual foi uma das primeiras atitudes deles depois do período de descanso de três dias:
Esdras 8.35 BS:NVT
Os exilados que haviam regressado do cativeiro ofereceram holocaustos ao Deus de Israel. Apresentaram 12 touros por todo o povo de Israel, 96 carneiros e 77 cordeiros. Também apresentaram 12 bodes como oferta pelo pecado. Tudo isso foi oferecido como holocausto ao Senhor.
Ministério de Esdras em Jerusalém
A Bíblia vai nos apontar no capítulo um desafio de Esdras em seu ministério: quem arrisca?
O povo estava casando com estrangeiros (Esdras 9.1-2):
Esdras 9.1–2 (BS:NVT)
Depois que essas coisas foram feitas, os líderes judeus vieram e me disseram: “Muitos israelitas, e até mesmo alguns sacerdotes e levitas, não se mantiveram separados dos outros povos que habitam nesta terra. Adotaram as práticas detestáveis dos cananeus, dos hititas, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus. Os homens de Israel se casaram com mulheres desses povos e as tomaram como esposas para seus filhos. A descendência santa se contaminou por meio desses casamentos mistos. E, pior ainda, os líderes e os oficiais foram os primeiros a cometer essa infidelidade”.
À luz de Deuteronômio 7.3-4, o casamento com estrangeiros era proibido porque contaminaria o povo de Deus por causa das crenças e práticas corruptas.
Deuteronômio 7.3–4 BS:NVT
Não se unam a elas por meio de casamentos. Não deem suas filhas em casamento aos filhos delas, nem tomem as filhas delas como esposas para seus filhos, pois farão seus filhos se afastarem de mim para adorar outros deuses. Então a ira do Senhor arderá contra vocês e os destruirá rapidamente.
PERGUNTA: PARA VOCÊS, QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE O FILHO DE UM CASAL NESTA CIRCUNSTÂNCIA (ALGUÉM QUE ESTÁ NO SENHOR E ALGUÉM QUE NÃO É CRENTE) PODE ENFRENTAR?
ESDRAS REAGIU
Quando viu o que estava acontecendo, Esdras reagiu. Em Esdras 10.1, ele confessa o pecado. Muitos israelitas foram impactados e reconheceram o seu erro.
Esdras 10.1 (BS:NVT)
Enquanto Esdras orava e fazia essa confissão, chorando e com o rosto no chão diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas — homens, mulheres e crianças — se reuniu e chorou amargamente com ele.
Houve um pacto com o Senhor no qual ficou acertado que os israelitas se separariam das estrangeiras e as mandariam embora com os filhos nascidos.
Com Esdras, a gente compreende a seriedade de se viver a Palavra de Deus.
Ele foi designado para reaviver a Palavra no coração do povo e, no momento de crise, fez com que todos olhassem para o que Deus já havia ensinado em DT 7.3-4.
Esdras no ensina sobre a importância de ler a Palavra (publicamente);
A Palavra tem que ser examinada porque ela é o nosso parâmetro para compreender se a nossa vida está de acordo com o que Deus quer.
Que a gente possa ter em mente o valor da Palavra de Deus para o seu povo e de obedecer a Lei, além de influenciar (da forma correta) os outros a fazerem o mesmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more