Cuidado com os falsos profetas
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
O apóstolo João é o autor dessa carta, devido a semelhança com o evangelho de João. Ele escreveu por volta de 90 a 95 d.C. Na cidade de Éfeso, onde estava pastoreando a igreja em seus últimos dias de vida.
João não escreveu para uma igreja específica, é nítido ver que ele usa as expressões “Filhinhos” ou “Amados”. Ele escreveu para as igrejas do século I, isso significa que é uma carta circular e geral.
O propósito dessa carta era para que os cristãos tivessem a certeza da salvação, isto é, não ficassem com dúvidas.
13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
A igreja do século I estava sendo atacada com falsos ensinos, onde um grupo herético chamado “gnosticismo” estava ensinando:
1. Salvação é dada pelo conhecimento.
2. Negavam a encarnação de Jesus, pois eles acreditavam que a matéria era mau. No entendimento dos gnóstico Cristo era uma espécie de “fantasma”, por isso ele andou sobre o mar.
3. Deus é um ser transcendental que está acima de qualquer conhecimento, por isso não se relaciona com os homens.
4. Eles negavam a divindade de Jesus, pois de acordo com eles Cristo recebeu poder para perdoar os pecados no batismo, mas perdeu na crucificação.
João escreve para combater esse falso ensino.
26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
Ideia Central
Ideia Central
Os falsos profetas ensinam coisas contrárias a palavra de Deus, por isso os cristãos precisam identificar esses ensinos e ficar atentos para não serem enganados.
Transição
Transição
Veremos duas verdades importantes sobre os falsos profetas.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Os falsos profetas são conhecidos pelas suas crenças
1° Os falsos profetas são conhecidos pelas suas crenças
1João 4.1–3
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;
3 mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
João dá três passos para identificar um falso profetas:
1. Buscar discernir os espíritos (v. 1)
1. Buscar discernir os espíritos (v. 1)
João deixa uma ordem bem claro nesse versículo, a qual é para não acreditar em todo o espírito, ou seja, não podemos acreditar que todo o ensinamento vem da parte de Deus. É preciso examinar o que está sendo ensinado para certificar que o ensinamento vem da parte de Deus, para isso é preciso buscar discernimento da parte do Senhor em oração e nas Escrituras Sagradas.
2. Examinar o que está sendo ensinado (v. 2)
2. Examinar o que está sendo ensinado (v. 2)
João orienta a igreja a fórmula para examinar os espíritos a qual é verificar se o espírito reconhece Jesus Cristo como o Deus encarnado. A heresia gnóstica ensinava que Cristo Jesus não se encarnou, mas a igreja sempre ensinou que Jesus morreu e ressuscitou.
3 Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
O apóstolo Paulo ensinou que a pessoa que fala pelo Espírito de Deus amaldiçoa a Jesus, ou seja, se o espírito fala da parte de Deus ele jamais negará a humanidade de Cristo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Os testemunho de Jeová dizem que Jesus é Deus, mas sim, que ele foi criado como todos os seres humanos.
3. Observe a crença dele a respeito de Cristo (v. 3)
3. Observe a crença dele a respeito de Cristo (v. 3)
João deixa bem explícito que o espírito que não reconhece Jesus como o Deus encarnado não provém da parte de Deus, mas é o espírito do anticristo e o apóstolo já havia alertado em sua carta
18 Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
Este espírito age desde da época da igreja primitiva e ele vai se opor contra Jesus Cristo. O povo de Deus precisa estar alerta e buscarmos a discernir os espíritos, pois o espírito do anticristo já se faz presente nos nossos dias e ele engana a muitos.
A palavra de Deus deixa bem clara que Jesus Cristo se encarnou:
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.
2° Os falsos profetas têm origem mundana
2° Os falsos profetas têm origem mundana
1João 4.4–6
4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 5 Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
6 Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.
1. Eles não pertencem a Deus (v. 4)
1. Eles não pertencem a Deus (v. 4)
Os falsos profetas não fazem parte da igreja de Cristo, mas somente os verdadeiros cristãos salvos em Jesus. E eles são a igreja de Cristo, que não será enganada pelo anticristo, pois ela pertence a Deus e o Espírito Santo habita em seu povo e Ele é maior que o anticristo. O cristão genuinamente salvo por Cristo não será enganado pelas obras que o anticristo realiza. João tranquila a igreja da Ásia dizendo que o Espírito Santo que habita no cristão é maior do que o maligno que habita no mundo.
2. Eles pertencem ao mundo (v. 5)
2. Eles pertencem ao mundo (v. 5)
Os falsos profetas pertencem ao mundo, pois as suas opiniões, os valores, os ensinamentos são iguais aos do mundo, no qual satanás é príncipe.
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
O mundo ouve os ensinamentos dos falsos profetas, eles dão crédito para as suas palavras e por isso o mundo é afastado da presença de Deus. Por isso que muitas pessoas estão no lamaçal do pecado e cada vez mais longe da presença do Senhor.
3. Eles são o espírito do engano (v. 6)
3. Eles são o espírito do engano (v. 6)
Os cristãos pertencem a Deus, são filhos de Deus por meio de Cristo Jesus.
26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
Mas um Deus vivo, um Deus poderoso, onipotente e que habita no meio do seu povo.
João deixa claro que os cristãos genuinamente salvos conhece a Deus e ouve o verdadeiro evangelho pregado pela igreja. Mas quem não conhece a Deus vivem em rebeldia e não obedecem a palavra de Deus.
47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”.
Tristemente existem pessoas que estão no meio do povo de Deus, mas não pertencem a Deus e por isso não ouve a Palavra de Deus. Quem ouve a Palavra de Deus tem o Espírito da verdade, mas quem não houve está sendo enganada pelo espírito da falsidade.
Mas os falsos profetas tem o espírito do engano, parece até um cristão verdadeiro, porém, é um bode disfarçado de ovelha, pois não conhece a Deus e nem ouve a Deus.
Conclusão
Conclusão
O filho de Deus não aceita aquilo que aparentemente é bom, mas examina cada palavra que é dita. Ele procura discernir os espíritos para não ser enganados por aqueles que pregam heresias. É muito fácil sermos enganados pelos falsos profetas, por isso João deixa bem claro a importância de buscarmos discernir os espíritos e o está sendo ensinado.
Jesus disse que nem todos os que chama ele de Senhor é de fato uma pessoa de Deus.
21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Aplicação
Aplicação
Busque saber se o que estão ensinando está de acordo com a Bíblia;
Fique atento com os falsos profetas e não deixe que eles enganem a vocês.
Busque dá ouvidos a bons pregadores na internet, não fica ouvindo falsos ensinos e conteúdos heréticos.