"MATIAS, O SUBSTITUTO" (PARTE 1) Atos 1.12-26

TIME DE JESUS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views

O Reino de Deus é um reino de servos. Apenas servos, e nada mais.

Notes
Transcript
Grande ideia: O Reino de Deus é um reino de servos. Apenas servos, e nada mais.
Estrutura: Preparação em oração (vv. 12-14), pregação de Pedro (vv. 15-22) e eleição de Matias (vv. 23-26).
Aramis de Barros:
(…) o grande historiador Eusébio reitera a ideia de que o suplente de Judas estava entre aqueles setenta discípulos enviados por Jesus. Se for assim, talvez a missão registrada em Lucas 10.1 tenha sido a ocasião perfeita para Matias passar de incógnito e distante aprendiz a discípulo cujas evidente virtude espiritual e qualidades, mais tarde, fariam seu nome despontar como a escolha mais coerente para o posto deixado por Judas.
McBirnie:
Como um dos primeiros seguidores de Jesus, tornou-se proeminente dentre os setenta. Ele parece ter acompanhado os doze em numerosas ocasiões e pode muito bem ter sido, a princípio, mais um dentre os discípulos de João Batista, assim como João e André. Com razão, foi eleito para ocupar o lugar de Judas imediatamente após a ascensão de Jesus. Portanto, Matias estava presente em Jerusalém no dia de Pentecostes, participando ativamente dos turbulentos dias de expansão da Igreja primitiva. Como judeu, Matias provavelmente deixou Jerusalém para dirigir-se à distante parcela judaica da diáspora.
Preparação. (vv. 12-14)
(a) Os onze estavam no “monte das oliveiras”, desde a orientação de Jesus:
Lucas 24.49 NAA
Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
(b) Eles haviam assistido Jesus ser recebido nos céus.
Atos dos Apóstolos 1.6–11 NAA
Então os que estavam reunidos com Jesus lhe perguntaram: — Será este o tempo em que o Senhor irá restaurar o reino a Israel? Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. Depois de ter dito isso, Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fixos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: — Homens da Galileia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o céu virá do modo como vocês o viram subir.
(c) De volta para a cidade de Jerusalém, os discípulos e discípulas e a mãe e irmãos de Jesus reúnem-se em oração.
Atos dos Apóstolos 1.14 NAA
Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4342 προσκαρτερεω proskartereo

προσκαρτερεω proskartereo

de 4314 e 2594; TDNT - 3:618,417; v

1) aderir a alguém, ser seu partidário, ser dedicado ou fiel a alguém

Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 3661 ομοθυμαδον homothumadon

ομοθυμαδον homothumadon

de um composto da raiz de 3674 e 2372; TDNT - 5:185,684; adv

1) com uma mente, de comum acordo, com uma paixão

Singular palavra grega. Usada 10 de suas 12 ocorrências no livro de Atos. Ajuda-nos a entender a singularidade da comunidade cristã. Homothumadon é um composto de duas palavras que significam “impedir” e “em uníssomo”. A imagem é quase musical; um conjunto de notas é tocado e, mesmo que diferentes, as notas harmonizam em grau e tom. Como os instrumentos de uma grande orquestra sob a direção de um maestro, assim o Santo Espírito harmoniza as vidas dos membros da igreja de Cristo.

Mateus 10.1–4 NAA
Tendo Jesus chamado os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre espíritos imundos para os expulsar e para curar todo tipo de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.
(d) Acerca de Judas:
Hernandes Dias Lopes:
Judas teve o maior dos privilégios e perdeu a maior das oportunidades. Judas traiu seu nome, seu apostolado e seu Senhor. Vendeu Jesus por míseras moedas de prata, pelo preço vil de um escravo. Judas não se arrependeu, por isso se enforcou. Arrependimento e vida, ou remorso e morte.
Concordo com Calvino: “Judas não pode ser justificado pelo fato de sua ação ter sido profetizada, já que ele caiu não por causa da compulsão da profecia, mas devido à iniquidade de seu próprio coração”.
2. Pregação. (vv. 15-22)
(a) O grupo havia crescido, de doze para cento e vinte. É a proporcionalidade da graça.
Hernandes Dias Lopes:
Ali estava o colégio apostólico, a família de Jesus, outras mulheres e outros irmãos. Não havia entre eles nenhuma supremacia de Pedro ou Maria. Todos estavam reunidos na mesma condição e com o mesmo propósito.
(b) Pedro começa citando as Escrituras: ele é bíblico.
Lucas 22.47 NAA
Enquanto Jesus ainda falava, eis que chegou uma multidão. E um dos doze, que se chamava Judas, vinha à frente deles e se aproximou de Jesus para o beijar.
(c) Pedro reafirma que Judas era um dos “doze”.
João 6.70 NAA
Então Jesus lhes disse: — Não é fato que eu escolhi vocês, os doze? Mas um de vocês é um diabo.
(d) A história de Jesus é recontada, e com detalhes que Mateus não quis salientar:
Mateus 27.5 NAA
Então Judas, atirando as moedas de prata para dentro do templo, retirou-se e se enforcou.
(e) Seu local de morte era conhecido por todos em Jerusalém:
Mateus 27.6–8 NAA
E os principais sacerdotes, pegando as moedas, disseram: — Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros. Por isso, aquele campo é chamado, até o dia de hoje, Campo de Sangue.
(f) Pedro cita mais uma vez as Escrituras: nos Salmos, o livro das orações do povo de Deus.
Salmo 69.25 NAA
Fique deserta a sua morada, e não haja quem habite nas suas tendas.
Salmo 109.8 NAA
Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu encargo.
Eugene Peterson:
Os Salmos são a escola para as pessoas aprenderem a orar. Basicamente, a oração é nossa resposta ao Deus que fala conosco. A Palavra de Deus sempre tem a primazia. Ele sempre fala primeiro. Nós respondemos. Vivemos num mundo ao Deus fala. Devemos aprender a responder, de verdade- não apenas dizer “Sim, senhor”, “Não senhor”- com todo o nosso ser. Somos muito pouco desenvolvidos nesse mundo ao qual Deus fala. Aprendemos bem como falar com nossos pais, passar nos exames em nossas escolas e conferir o troco na loja, mas e falar com Deus? Vamos nos contentar com tentativas e erros? Vamos nos satisfazer com o que ouvimos nas ruas? Israel e a Igreja colocam os Salmos em nossas mãos e dizem: “Aqui, esse é o nosso texto. Pratique essas orações e aprenderá toda a vastidão e profundidade de nossa vida em resposta a Deus”.
(g) É estabelecido qual seria o perfil do novo apóstolo: tinha de ser alguém que havia acompanhado a caravana de Jesus desde o início e que havia testemunhado de sua ressurreição.
Lucas 24.48 NAA
Vocês são testemunhas destas coisas.
3. Eleição. (vv. 23-26)
(a) Dois nomes: José Barsabás, Justo e Matias.
(b) Mais uma oração: o que aconteceria entre nós, se acreditássemos mais no poder da oração?
Eugene Peterson:
É por isso que tantos mestres antigos aconselham cautela: “Vá devagar com a oração”, pois ela não é um empreendimento no qual se possa entrar levianamente. Ao orar, estamos usando palavras que nos levam à proximidade de outras que despedaçam cedros, fazem tremer os desertos e desnudam os bosques (Sl 29.5-9). Usamos as palavras que podem deixar-nos trêmulos, de espírito quebrantado: “Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros…!” (Is 6.5). Ao orar, temos grandes oportunidades de ir parar em um lugar no qual, definitivamente, nunca quisemos estar. Protestamos com raiva, preferindo morrer a ter o tipo de vida que Deus insiste em, imprudentemente a empurrar sobre nós: “`Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” (Jn 4.3). Desejamos viver de acordo com nossas condições, e a oração coloca-nos sob o risco de envolvermo-nos com as condições de Deus, as quais não queremos. Vá devagar com a oração, porque, na maior parte das vezes, ela não traz aquilo que aspiramos, mas o que Deus quer, que pode ser bem diferente do que entendemos como sendo nosso melhor interesse. E, quando percebemos o que está acontecendo, comumente é muito tarde para voltar atrás. Vá devagar com a oração.
(c) Matias é escolhido, o método pode ter sido humano, mas o resultado foi divino.
Provérbios 16.33 NAA
Para fazer um sorteio são lançados os dados, mas toda decisão procede do Senhor.
Hernandes Dias Lopes:
Concordo com Marshall quando escreveu: “A verdadeira escolha foi deixada para o Senhor, sendo que o apostolado não era um cargo humanamente ordenado. A assembleia, portanto, orou no sentido de Deus exercer sua escolha em virtude do seu conhecimento dos corações humanos”.
4. Outras aplicações:
(a) A igreja não pode tomar nenhuma decisão sem antes se prostrar em oração. Na oração, a igreja busca a sensibilidade necessária para se ouvir a voz de Deus.
Lucas 6.12–16 NAA
Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
Leonardo Ravenhil: (1907-1994)
“Se somos fraco na oração, nós somos fracos em toda a parte.”
Um homem pecador pára de orar, um homem de oração pára de pecar”
Nenhum homem é maior do que sua vida de oração. O pastor que não está orando está brincando, as pessoas que não estão orando estão desviando. O púlpito pode ser uma vitrine para mostrar os talentos de uma pessoa; já o quarto de oração não permite nenhum exibicionismo.”
Algumas mulheres vão passar trinta minutos à uma hora se preparando externamente para a igreja (colocando maquiagem e roupas especiais, etc.). O que aconteceria se todos nós gastássemos a mesma quantidade de tempo nos preparando internamente para a igreja – com oração e meditação?
Não se pode negar que a maior preocupação da igreja de hoje são as finanças. E, no entanto, esse problema que tanto inquieta as igrejas modernas era o que menos pertubava a do Novo Testamento. Hoje damos mais ênfase à contribuição; eles a davam à oração.
Em nossos dias são poucos os que estão dispostos a assumir a responsabilidade de orar inspirados pelo Espírito, e para esse tipo de oração não há substitutos. Temos que orar, senão pereceremos!
(b) Na obra de Deus, temos de estar preparados, como Matias a assumir a dianteira na missão, mesmo que para isso, sejamos conhecidos apenas como “substitutos anônimos”.
Aramis de Barros:
A história da milenar igreja da Armênia aponta também Matias como um dos evangelistas pioneiros naquela região, ao lado dos tão celebrados André, Bartolomeu, Judas Tadeu e Simão Zelote. Outras lendas mencionam ainda possíveis campanhas missionárias do apóstolo a Damasco, na Síria, e a várias regiões da Macedônia. Uma antiga citação martirológica afirma que, após ter retornado dali, Matias fora apedrejado e depois decapitado por mãos judaicas em Jerusalém, entre 61 e 62 d.C.
Doroteu, bispo de Tiro, registra em sua Synopsis (Sinopse), que o martírio do apóstolo deu-se em Sebastopolis, nas proximidades do templo do sol. O local hoje transformou-se na grande cidade de Sevastopol, na Ucrânia, às margens do mar Negro, na costa da Península da Criméia. A campanha de Matias àquelas regiões pode ser também confirmada nos escritos do historiador Nicéforo, outro testemunho de importância milenar. O patriarca de Constantinopla afirma que o apóstolo pregou aos canibais da “Etiópia”, termo empregado para significar a região de Colchis, no Cáucaso, onde hoje estão situadas a Ucrânia e a Geórgia.
1Coríntios 1.26–29 NAA
Irmãos, considerem a vocação de vocês. Não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more