Supreendidos pela Esperança

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript

Surpreendidos pela Esperança

CITAR TIM KELLER
Ninguém pode viver sem esperança! Mas como é possível ter esperança em tempos de Medo? E não se trata apenas do indivíduo. Como pode uma sociedade viver sem esperança em relação ao seu futuro?

O crescimento da Esperança cultural

Muitos creem que a geração seguinte à sua terá uma vida melhor, econômica, tecnológica, social e pessoal, do que a da geração anterior.
O Cristianismo sempre ofereceu uma esperança de futuro, mas com a chegada do Iluminismo, a esperança começou a se secularizar por volta de 1750 a 1790.
Fundamentados da razão humana, da grandeza do ser humano, a sociedade começou a colocar sua esperança no progresso humano.
Para Hegel, a história do mundo consistia em uma série de grandes estágios ascendentes. Todo estágio novo decorria de uma síntese de forças concorrentes da era anterior.
Para Karl Marx a história se movia em uma direção mais justa através da luta de classes entre o proletariado e a burguesia.
Por fim, Charles Darwin ensinava que todas as formas de vida estão progredindo através da adaptação biológica.
E, assim, as sociedades ocidentais entraram no século 20 com uma esperança confiante na história. As pessoas acreditavam que o futuro seria melhor do que o passado e que a vida seria melhor para seus filhos do que fora para seus pais.
E toda essa esperança estava fundamentada na fé na Razão humana.
O problema, é que essa esperança foi dolorosamente destroçada!
O mundo testemunhou duas grandes Guerras com milhões de mortos, a gripe espanhola, a grande depressão. As coisas pioraram, e pioraram muito.
Os pensadores iluministas acreditavam que fazer guerras, explorar raças e classes era simplesmente irracional, e que todos os que fossem sensatos entenderiam isso e estariam de acordo. Contudo, depois de duas guerras mundiais e de episódios reiterados de genocídio étnico, ficou claro que a razão e a ciência não eram capazes de mudar o que quer que fosse na natureza humana, que levava à violência e à opressão.
Após a primeira guerra, as pessoas colocaram de lado o fiasco da ciência e da razão que não conseguiram evitar a Primeira Guerra Mundial dizendo que a solução é simplesmente mais método científico.
A literatura se tornou mais sombria no tocante às perspectivas humanas, conforme se observa na obra de autores existencialistas como Jean-Paul Sartre e Albert Camus, cujo romance A peste descreve a decadência da vida humana na direção de uma derrota sem fim na luta contra a morte.
Isso também é refletido na cultura popular.

Um renascimento da esperança

Com a chegada da Pós modernidade, houve um certo renascimento da esperança em nível popular em algumas áreas sociais.
Esperança na esfera política. “Estamos do lado certo, uma lutra do bem contra o mal”
Pertidos de esquerda colocam a esperança em uma sociedade mais tranquila e justa.
A esperança na tecnologia. “A igreja do tecno-otimismo”. Com isso ela se referia “à crença de que a tecnologia e os tecnólogos estão construindo o futuro […] Coloque um computador em cada mesa e viabilize a comunicação em rede, acreditava [o Vale do Silício] e, assim, seria possível remediar os fracassos e as injustiças da sociedade”.
O problema é que muitos de nossos problemas são causados pela tecnologia. Foi a tecnologia que ajudou a covid19 chegar ao mundo todo.
A perda cultural da esperança é palpável e crescente. Os filmes de ficção científica não nos dão mais cenários otimistas do futuro. Os jovens, ao entrar na fase adulta, têm menos probabilidade de se casarem, de ter filhos ou de votar. Todas essas coisas são indicadores de falta de esperança.

Crítica da Esperança secular

Porque a esperança secular fracassou? Basicamente há falhas fundamentais no projeto.
Em primeiro lugar, O PROBLEMA DA NATUREZA HUMANA
Karl Marx acreditava que fôssemos produto de forças sociais, da estrutura de poder e que as pessoas se entregavam ao crime devido à injustiça sistêmica que as levava a agir daquela forma. Marx acreditava que o crime e a pobreza acabariam quando todos fossem igualmente donos dos meios de produção econômicos. Insistimos, porém, que atribuir o genocídio em massa de Auschwitz a pessoas vitimadas por forças sociais é minimizar o mal ocorrido. De fato, é perder uma categoria para o mal humano.
A única resposta viável é que há algo profundamente errado com a natureza humana. Mesmo que a gente comece uma sociedade do zero, traremos a corrupção dentro de nós.
C.E.M. Joad era um socialista, ateu, professor de filosofia.
Joad acreditava que se pegássemos um homem e o “colocássemos em um ambiente sadio […] fazendo com que se sentisse importante, mas não importante demais, evitando-se oprimi-lo ou limitá-lo, evitando cuidadosamente de inculcar nele sentimentos de culpa ou de inferioridade, ele se tornará […] um adulto sadio, alegre, eficaz, equilibrado e intrépido”.
Ele se converteu ao cristianismo e disse o seguinte:
Foi por termos rejeitado a doutrina do pecado original que nós, à esquerda, sempre nos decepcionamos; nos decepcionamos com a recusa das pessoas de agirem pela razão […] com o fracasso do advento do verdadeiro socialismo, com o comportamento das nações e dos políticos […]e, sobretudo, com o fato recorrente da guerra.
Há um outro grande problema com a esperança SECULAR. Ela não acredita em nada além desse mundo.
C.S Lewis disse em Vivendo em uma era atomica:
“Quais eram suas perspectivas sobre o futuro derradeiro da civilização antes da bomba atômica? Em que você achava que todo esse esforço da humanidade acabaria resultando no fim das contas? A verdadeira resposta é conhecida de quase todos os que têm algum conhecimento de ciência […] A história toda vai acabar em nada”.30 Ele acrescentou: “Se a natureza for tudo o que existe, isto é, se não há Deus e nenhuma vida de um tipo bem diferente em algum lugar fora da natureza”, disso se segue que a civilização humana acabará morrendo com a morte do sol, e desse modo a humanidade nada mais terá sido do que “uma cintilação acidental […] infinitesimamente diminuta em relação aos oceanos de tempo morto que a precede e continua depois dela […] e não haverá nem mesmo alguém que se lembre dela”.
Pense bem, se hoje você descobre que vai morrer semana que vem, você perceberá que seus projetos não fazem sentido. O mesmo podemos dizer de toda a sociedade.
C.S Lewis:
Você não pode mais desfrutar seriamente da música se sabe e se lembra, que o ar de importância que ela ostenta é pura ilusão, que você gosta dela só porque seu sistema nervoso está condicionado irracionalmente a gostar dela. Você ainda poderá, em um sentido menos exigente, “divertir-se” […] [mas] será forçado a sentir a desarmonia desesperadora entre suas emoções e o universo em que realmente vive.
A Menos que haja um Deus que tenha prometido um novo começo, uma nova esperança.
Apocalipse 21.1–8 NAA
E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Surpreendidos pela Esperança

Não estamos nos referindo no momento à esperança individual, esperança para a vida depois da morte. Estamos falando sobre esperança coletiva, 2 social, esperança para o futuro da sociedade, da raça humana, esperança de uma boa direção para a história.

1 - A esperança cristã é vedadeira

Existem evidencias conviventes de que Jesus Ressuscitou dentre os mortos.
NT Wright diz que a ressurreição de Jesus apresenta evidencias que exigem uma explicação de historiadores e cientistas.
Ele diz: “Até onde entendo o método científico, quando surge alguma coisa que não se encaixa no paradigma com o qual estamos trabalhando, uma opção […] é trocar o paradigma”.
Não apresentar outra explicação historicamente plausível para os relatos oculares e para a mudança revolucionária e súbita de visão de mundo de milhares de judeus não é ser mais científico; é ser menos.
Nossa esperança, não é do tipo “espero que sim”.

2 - A esperança Cristã é Plena

As religiões do mundo oferecem às pessoas uma esperança de vida após a morte. Uma ideia de alma vivendo no paraíso, ou uma alma passando para todas as almas.
Outras religiões são ESPIRITISTAS, no sentido de que ensinam que a matéria não é importante e que no fim, tudo o que existe haverá de existir no espírito.
O Cristianismo difere muito! Ele não oferece uma perspectiva futura de céu espiritual. Mas a renovação do mundo.
Apocalipse 21.1–5 NAA
1 E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. 3 Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. 5 E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Será um mundo em que habita a justiça, em que toda lágrima será enxugada, em que a morte e a destruição serão banidas para sempre, em que o lobo se deitará com o cordeiro — estas são formas líricas e poéticas de dizer que este mundo será reconstruído, renovado, liberto de sua escravidão à morte e à degeneração.
Romanos 8.18–23 NAA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.
Essa esperança não é uma quimera, mas está fundamentada na história, cujo sinal é o Cristo ressuscitado. O Jesus ressurreto disse que não era “um fantasma” (Lc 24.39); nosso futuro não é uma existência etérea em algum outro mundo, mas uma existência renovada, ressurreta neste mundo.
É a esperança em sua plenitude. A ressurreição de Cristo nos promete não apenas algum consolo futuro para a vida que perdemos, mas a restauração da vida que perdemos e infinitamente mais do que isso. Promete um mundo e uma vida que sempre desejamos, mas que nunca tivemos.
Pesadelo com Minha esposa (Ilustração)

3 - A esperança Cristã é realista

Se olharmos para a morte e subsequente ressurreição de Jesus, veremos um modelo divino muito diferente. A Bíblia “nos oferece um paradigma para compreendermos a história do mundo que não se reduz à dialética hegeliana nem tampouco à sucessão disjuntiva de Nietzsche/Foucault […] A Bíblia nos oferece uma versão não linear, em forma de “V”, da história, cujo padrão é a encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo”.
A história está se movendo na direção de um destino maravilhoso, mas não em uma série de eras sucessivas cada vez melhores, de força em força. Não é assim que Deus opera.
Atos dos Apóstolos 14.22 NAA
22 fortalecendo o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus.

4 - A esperança Cristã é eficaz

No novo testamento, quando a esperança se refere ao ser humano, ela é sempre relativa e incerta.
Se você faz um empréstimo a alguém, você o faz na esperança de que a pessoa lhe pague (Lc 6.34); se aramos a terra e debulhamos o grão, nós o fazemos na esperança de que haja colheita (1Co 9.10).
MAS quando o objeto da esperança não é um agente humano, mas Deus. Então a esperança se torna confiança, certeza e plena segurança.
Hebreus 11.1 NAA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.
Se creio na ressurreição de Jesus, isso confirma que há um Deus que é bom e poderoso, que faz das trevas faz brotar a luz, e que está pacientemente pondo em prática um plano para sua glória, para nosso bem e para o bem do mundo (Ef 1.9-12; Rm 8.28).]
Esperança cristã significa descansar nele.
Em Isaías 40.31, lemos que aqueles que “esperam no Senhor” não se entregam a uma expectativa ansiosa, mas sempre “renovam suas forças” e, inclusive, “subirão”. A esperança em Deus faz com que “[corramos] e não [nos cansemos]” e que “[caminhemos] e não nos fatiguemos”.
Salmo 30.5 NAA
5 Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Conclusão

A morte apenas é um outro caminho que todos temos que tomar, a cortina cinza desde mundo se enrola e tudo se transforma em vidro prata, e aí você vê, praias brancas e o além, os campos verdes longínquos sobre um belo amanhecer! Gandalf Para pipin tuk em Minas Tirith (primos merry e pipin
“Ele expressou muitas vezes por meio da oração seu desejo de ir para casa para estar com Jesus”, diz o tuíte. “Sou grato por todas as pessoas que oraram por mim ao longo dos anos. Sou grato por minha família, que me ama. Sou grato pelo tempo que Deus deu eu, mas estou pronto para ver Jesus. Mal posso esperar para ver Jesus. Me mande para casa”
Related Media
See more
Related Sermons
See more