A CRIANÇA, SUAS FAIXAS E A MANJEDOURA. SINAIS DO MILAGRE MAIOR!

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

Luke 2:12 ARA
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
Lembro-me como ontem o nascimento dos dois meninos. Dedé a gente morava na Vila Isa e tivemos o chá de bebê com a Igreja, no dia 18/12/1997 acordamos cedo e um irmão do Igreja nos levou. Coração a mil. Parecia que todo mundo estava ligado na gente. O João Marcos nós morávamos na Ilha, e um dia antes lembro dos cunhados e sogra chegando, a barriga maior, mexendo muito. No dia, um irmão querido levou a gente. Jacilda demorou mais a sair da sala. Lembro das fichas de orelhão para ligar para as pessoas. Enfim! Parece que acontece tudo naquele momento. É muito intenso!
O nascimento de Jesus foi um evento muito mais intenso, em que aconteceram muitas coisas espetaculares. Foi anjo anunciando gravidez a uma virgem, fazendo o companheiro compreender a situação e definindo o nome da criança. No período de dar a luz, o imperador promove um censo que agita todo império, magos aparecem na história, pastores, anjos cantando em louvor. A criança nasce, não em um palácio, mas no local onde ficavam os animais. Foi enfaixada e deitada num cocho onde os animais eram alimentados, não num lindo berço. Tudo isso para expressar a pobreza, a privação, a humilhação, e acima de tudo para servir de sinal que o MESSIAS PROMETIDO HAVIA NASCIDO.
A CRIANÇA, SUAS FAIXAS E A MANJEDOURA. SINAIS DO MILAGRE MAIOR!
O Messias de Deus nasceria na pequena Belém.
Micah 5:2 ARA
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
E no capítulo dois de Lucas vemos Deus organizando tudo para que essa promessa se cumprisse. A primeira situação seria de levar o casal para Belém, já que eles moravam na Galiléia, a 140/170 km de Belém. Para esse fim, Deus usa um governante humano e o faz decretar um censo que faria que as pessoas se dirigissem às suas cidades de origem. A primeira lição que o MILAGRE MAIOR DO NATAL nos traz é que
1 - DEUS PAI É O SOBERANO SOBRE TUDO E TODOS
Luke 2:1 ARA
Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.
Esse César Augusto era um imperador pagão, que adotou o título de AUGUSTO para mostrar que ele era soberano, sublime, supremo, mas na verdade, ele foi servo nas mãos do verdadeiro soberano de todo universo para cumprir Seu propósito eterno.
Luke 2:3 ARA
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
Deus, através do Imperador, promove peregrinações em massa. Esse é o nosso Deus! Em meio a esses Judeus que foram ao censo, estavam os pais de Jesus, indo de Nazaré para Belém.
Luke 2:4 ARA
José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,
Foram exatamente para o lugar da promessa. DEUS É SOBERANO, PERFEITO EM SEUS PLANOS.
O recenseamento que promoveu César Augusto colhia informações como nome de cada cidadão, idade, posição social, nome da esposa e dos filhos, do patrimônio e da renda com o objetivo de calcular os impostos e ter real visão do poderio do império. Segundo alguns comentaristas o resultado do recenseamento de César Augusto foi de 60 milhões de pessoas. Isso significava: um imenso reino, uma enorme potência. DECRETAVA A SOBERANIA DO IMPERADOR EM TODA AQUELA RICA REGIÃO. Mas no recenseamento divino, TODOS estão perdidos, e com a finalidade de salvar Seus escolhidos, DEUS SOBERANAMENTE USOU O SOBERANO LÍDER HUMANO. Todo poder está nas mãos de Deus. O coração do rei...
Proverbs 21:1 ARA
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina.
A primeira lição do MILAGRE DO NATAL é que TUDO COMEÇA EM DEUS, O SOBERANO CRIADOR. Podem tentar ofuscar esta verdade com teorias evolucionistas que afirmam que a vida veio de modificações ao longo de milhões de anos, mas sabemos que tudo veio de Deus. Podem tentar ofuscar esta verdade com filosofias antropocêntricas que colocam o homem no centro de tudo, mas sabemos que o homem é criação de Deus e é governado por Deus. Tanto que o censo que levou José e Maria para Belém foi propósito de Deus e não de César Augusto, para cumprir a promessa que o Salvador nasceria em Belém.
Toda nossa vida está nas mãos de Deus! Do maior ao menor, do mais poderoso ao menos favorecido, tudo e todos estão debaixo da soberania de Deus.
2 - O FILHO SE HUMILHOU DIANTE DE TUDO E DE TODOS
José e Maria foram levados por Deus para o lugar e momento certos. Chegaram a Belém e, como não encontraram lugar na estalagem, Jesus nasceu de forma inusitada (incomum, estranha).
Lucas 2.5–6 (ARA)
a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,
Lucas 2.7 (ARA)
e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Rejeição é a palavra para o final da gravidez de Maria. No lugar em que as pessoas se hospedavam, não havia lugar para um casal prestes a dar a luz. Aconteceu de terem que ficar em uma espécie de estábulo, um local que ficavam os animais, e ali nascer o Salvador. A humilhação de Cristo não começa no nascimento, mas quando Ele deixa Sua glória para viver entre nós.
Philippians 2:7 ARA
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
A humilhação de Cristo se estende ao modo simples que nasceu. Envolto em faixas, para ficar mais firme, aquecido, é colocado em um local que servia para os animais se alimentarem, a manjedoura. A criança, suas faixas e a manjedoura, mostram que o Rei dos reis veio humilde e rejeitado para ensinar que rejeição e humilhação acompanharão Sua vida e a vida dos que crerem Nele. Porque andar em soberba se o Rei dos reis se humilhou? Porque lutar por aceitação e reconhecimento fútil, se o Rei dos reis foi rejeitado? Se alguém se achar superior a outra aqui por conta de situação financeira, conhecimento intelectual, pela atuação de liderança na Igreja, por cantar, lecionar. QUEBRE AGORA ESSA ARRAGÂNCIA. Busque a humildade, piedade, amabilidade. Siga o exemplo de Cristo, que se humilhou diante de tudod e de todos!
3 - A HUMILHAÇÃO DE CRISTO É O SINAL QUE A SALVAÇÃO CHEGOU
Luke 2:12 ARA
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
A palavra sinal significa uma ocorrência incomum, um milagre. Foi usada para pastores simples e cerimonialmente impuros, pois lidavam com cadáveres e por isso eram privados da convivência cerimonial do Templo. A criança, suas faixas e a manjedoura apontavam para esse milagre que transformou a humanidade: JESUS NASCEU! A SALVAÇÃO CHEGOU!
Percebam que a expressão envolto em faixas e deitado em manjedoura já havia sido usada no versículo 7, e é repetida pelo anjo aos pastores.
Luke 2:7 ARA
e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Luke 2:12 ARA
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
O sinal era esse! O MILAGRE ERA ESSE! O Rei dos reis enfaixado e deitado em um lugar de humilhação. Esse é o sinal maior de que a salvação chegou aos que Nele creem. Um sinal anunciado a pastores simples, escolhidos por Deus e cerimonialmente separados. Esses foram os primeiros a receberem a nova de salvação.
A imagem do menino enfaixado, deitado em lugar de humilhação é a mesma que seria vista 33 anos após, quando Jesus chegaria ao mais alto grau de humilhação, enfaixado e deitado em um túmulo, morto por nossos pecados.
mt27.58-60
Matthew 27:58–60 ARA
Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou.
A humilhação de Cristo vai do momento em que Ele desce, passa pelo nascimento envolto em faixas e deitado em uma manjedoura, até a morte na Cruz e o seu sepultamento, deitado em um sepulcro enfaixado em linho. Jesus cumpriu sua missão de buscar e salvar o perdido. ELE TUDO CONSUMOU COM SUA MORTE. A boa nova de alegria é anunciada a nós, que como os pastores, fomos separados de um relacionamento íntimo com Deus por conta do pecado. Agora, em Cristo, somos salvos.
Philippians 2:7–10 ARA
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
Sua humilhação teve fim no sepulcro, pois ao terceiro dia Ele ressurgiu e foi exaltado no céu. Ao Seu Nome todo joelho se dobrará nos céus, na terra e debaixo da terra.
O NATAL NÃO É SÓ UMA CRIANÇA, SUAS FAIXAS E A MANJEDOURA. O Natal é o sinal do maior milagre da vida: JESUS VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO, e cumpriu tudo na Cruz, sendo DEITADO E ENFAIXADO EM UM TÚMULO HUMILHANTE, mas ressurgiu com poder.
Related Media
See more
Related Sermons
See more