AVAREZA E A GRAÇA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

CUIDADO COM A AVAREZA DO CORAÇÃO.

INTRODUÇÃO

podemos dizer que, ao longo do seu ministerio jesus se preocupou em nos alertar acerca dos perigos da riqueza, da avareza, o apego essecivo as riquezas.
Mateus 6.19–21“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
filho prodigo
Lc. 15 11-32
administrador infiel, ou o gerente desonesto que é esperto por adiquirir riquezas e é elogiado por conta disso, ele era alguem que de fato empreendia em ganhar riquezas. no final jesus diz que não pode servir a deus e a riqueza.
Lc. 16.1-13
jesus fala da avareza do coração cheio de si, quando conta a historia do rico e o lazaro. um rico que possuia de tudo e a sua porta estava lazaro o mendigo. na vida estao distantes, na morte as coisas se invertem.
Lc.16 19-31
Jesus fala uma parabola do fariseu e do publicano, o fariseu cheio de si que ora de si para si, que se acha superior a todos a ponto de dizer obrigado porque não sou como estes outros, mas Jesus coloca na historia um publicano miseravel que se ve alvo da misecri de deus ao bater no peito e dizer Jesus tenha misericordia de mim que sou pecador
Lc. 18.9-17
jovem o rico
ele chega para Jesus com uma proposta indecente, ele tem a audacia de propor a jesus que ele tinha condiçoes de compra a vida eterna
jesus repreende aquele jovem pergunta se ele esta em dias com o mandamento de deus, a segunda tabua, mandamentos relacionais, jesus deixa de for a o decimo “ nao cobicaai”, aquele jovem diz que tem cumprido todos os mandamentos mas jesus lhe diz, ainda te falta alguma coisa, vai vende tudo o que vc tem de aos pobres e ai vc tera um tesouro no ceu, depois vc vem e me segue.
Jesus aqui resume a sua tese sobre o coração do homem ao longo dessas historias sobre as riquessas que dominam e controlam o homem, chega a um determinado momento que não é o homem que controla as riquezas e sim as riquezas que controlam o homem.
esse jovem a despeito de ter sido alvo do amor de Jesus como diz marcos a biblia vai dizer que ele se retirou muito triste porque ele era riquissimo.
essa fala de jesus não se repete em outros contextos, fique tranquilo que vc não vai precisar vender tudos os seus bens, desde que, os bens nãotenha ocupado o lugar decristo em seu coração, se isso aconteceu ai não, vc precisara se desfazer urgentemente de tudo e sew voltar por completo ao Senhor!
O jovem rico, chegou ate jesus e se retirou triste, com isso Jesus queria ensinar algo aos discipulos, o porque da partida triste desse jovem e o quandto é dificil entrer no reino de Deus.
Marcos 10.23“Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!”
Jeus que ensinar aos discipulos o porque da tristeza daquele jovem e o quao dificil é conquistar a vida eterna.
Marcos 10.24“Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!”
Marcos 10.26“Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo?”
Para entendermos esse versiculo, precisamos analisar a maneira erronea pela qual as ideias em relação a prosperidade (saúde e riqueza) eram divulgadas naqueles dias..
Israel tinha recebido a promessa de que, se desse ouvido, a voz do Senhor receberiam uma abundancia de bençãos espirituais, bem como materiais?
Deuteronômio 28.1“Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.”
No entanto, muitas pessaos haviam chegado a conclusao errada, entendendo que a prosperidade individual era um favor e uma virtude divina e as adversidades pessoais, um sinal do seu desprazer bem como da pervesidade humana.
os amigos de jo entendiam assim.
Jó 15.29 “Por isso, não se enriquecerá, nem subsistirá a sua fazenda, nem se estenderão seus bens pela terra.”
Jó 4.7 “Lembra-te: acaso, já pereceu algum inocente? E onde foram os retos destruídos?”
João 9.1–3“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.”
indica claramente que os discipulos haviam sido contaminados por esse entendimento.
È diante do entendimento incorreto dos discipulos que podemos entender o porque eles ficaram maravilhados ao ouvir jesus declarar que é impossivel um rico entrar no reino de Deus.
Marcos 10.23–25“Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.”
esse ditado do camelo passar no buraco de uma agulha deve ser interpretado de maneira literal.
um camelo nunca passara pelo fundo de uma agulha.
um rico avarento nunca entrara no reino de Deus, mas precisamos ser verdadeiros !
um pobre avarento nunca entrara no reino de Deus.
avareza não esta na sua condiçao finaceira, avareza esta no que domina ou control o seu coração!
aprovação popular,
agradar os outros
talvez vc mesmo seja seu idolo.
SALVAÇÃO NAO É PRERROGATIVA HUMANA!
AO HOMEM ISSO É IMPOSSIVEL!
Salmo 37.39“Vem do Senhor a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação.”
João 5.24“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”
Efésios 2.8–9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Algo que vc precisa ter em mente, o Evangelho não diz respeito a vc! A graça não depende de vc!
Deus é Soberano 1. Deus Exerce sobre Seus Eleitos uma Influência ou Poder Vivificante

O novo nascimento consiste em muito mais do que somente derramar algumas lágrimas de remorso temporário por causa do pecado. É muito mais do que mudar o curso da vida; é mais do que substituir maus hábitos por bons costumes. É algo diferente do mero prezar e praticar ideais nobres. Vai infinitamente além do ato de vir à frente e apertar a mão de algum evangelista popular, assinar um cartão de compromisso e filiar-se a uma igreja. O novo nascimento não é apenas uma renovação de boas intenções e virar uma nova folha; é antes o início e a recepção de uma nova vida. Não é uma simples reforma; é uma completa transformação. Em poucas palavras, o novo nascimento é um milagre, o resultado da operação sobrenatural de Deus. É algo radical, revolucionário, duradouro

Marcos 10.28“Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.”
Com este “eis!” ele esta apontando para um milagre. Não estamos falando somente da incapacidade humana da qual o rico justo foi um exemplo , mas também do discipulado operado pelo poder de Deus!
O versiculo 28 é o cumprimento do versiculo 27!
O evangelista Marcos, tinha claramente a intensão de acrescentar uma prova a grande palavra do v.27.
Em Mateus 19.27“Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?”
Alguns comentaristas afirmam que Pedro demontra uma ganancia mesquinha por recompensa caindo no mesmo pecado de avareza do jovem rico.
mas o que podemos dizer é que o Senhor Jesus demonstra compaixão e adverte a Pedro dizendo:
Marcos 10.29“Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,”
Este “deixar” é sustentado por paz e alegria!
jesus esta ensinado que pedro nao deixou tudo porque ele gosta de sofrer (masoquista) , porque ele gosta de ver outros sofrendo (sadismo), nem tão pouco isso é uma atitude proveniente do seu coração pecaminoso!
esta renuncia pelo contrario, são resultado do chamado amoroso de Jesus!
“Por amor de mim”.
e da necessidade da missão - “e por amor do evangelho”
me lembro desse texto:
Mateus 13.44“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.”
jesus é o nosso tesouro escondido, quem tem Jesus abre mão de tudo na vida, por isso essa ideia de vender o que tem e dar aos pobre siginifica “ não tenha outros deuses no seu conraão. não tenha outro senhor
Marcos 10.30 “que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.”
Nós temos a promessa de vida eterna mas ja desfrutamos do reino nesse tempo, aqui nós temos a promessa da manifestaçaõ de uma nova vida social!
Atos dos Apóstolos 16.15“Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.”
Romanos 16.13“Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.”
Filipenses 2.22“E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.”
com persiguição…
Mateus 5.10–12“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”
Marcos 10.31“Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.”
Este versiculo aparece nos sinoticos em contextos variados...
Mateus 20.16“Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos].”
Lucas 13.30“Contudo, há últimos que virão a ser primeiros, e primeiros que serão últimos.”
O sentido aqui de Marcos é de consolo, quando todas as coisas forem subvertidas um dia, os mortos serão ressucitados, os pobres consolados, os faminos saciados, os tristes alegrados, os pequenos engradecidos, os doentes curados, os presos libertos, em resumo, os ultimos serão os primeiros!
Ilustrção
Um homem muito rico parecia ter uma vida muito boa, a vida que qualquer pessoa pediria a Deus. Ele tinha um filho pequeno, seu único filho, futuro herdeiro. Ele queria incutir naquele menino desde pequeno o desejo pelo status, aquela valorização das coisas, do dinheiro, das terras, das casas, propriedades. Enfim, sobre os bens realmente valiosos da vida. E ele disse ao seu filho:
– Meu filho hoje nós vamos viajar para a fazenda de um primo meu que é muito rico, e naquela fazenda moram também pessoas muito pobres e nós vamos passar um final de semana diferente. Vamos ficar hospedados na casa da família mais pobre da fazenda. Eu quero que você veja o quê é riqueza e o que é pobreza e aprenda a valorizar as coisas.
E eles foram aquele homem muito rico e seu filho pequeno. Quando chegaram à fazenda, foram recebidos na casa sede pelo primo milionário, que logo em seguido os levou para a casa mais pobre do lugar. Era uma casa de barro batido feita com pau-a-pique, o telhado era feito de capim, o chão a terra bruta e o forno era a lenha. O dono da casa morava ali com sua mulher, mais quatro filhos e quatro cachorros.
Foi naquele lugar muito humilde que eles passaram o fim de semana. Não tiveram nenhuma facilidade, do mesmo modo que aquela família vivia o homem muito rico e seu filho também viveram. Terminado o final de semana, o menino se despediu dos quatro amiguinhos, o pai milionário se despediu do pobre colono. E eles voltaram para a vida na cidade. Foi quando o pai perguntou para o filho:
– E então meu filho, o quê você achou da viajem? E o menino disse:
-Muito boa papai!
– Viu só meu filho! Você viu a diferença entre viver na riqueza e viver na pobreza?
– Vi sim papai.
– E o quê foi que você aprendeu meu filho?
– Papai eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança até o meio do jardim, e eles têm em frente de casa um riacho que não dá para ver o fim. Papai eu vi que nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas, e eles têm as estrelas e a lua. Papai o quintal da nossa casa vai até a rua, mas o deles é uma floresta inteira, que não tem fim.
E quando o menino disse isso o pai ficou olhando surpreso, e o menino concluiu:
– Obrigado papai, por me mostrar o quanto nós somos pobres!
Com a palavra daquele menino o homem rico parou para pensar. E de fato, qual era a verdadeira riqueza e qual era a verdadeira pobreza? Quem era mais feliz? O colono que depois de um dia de trabalho, jantava satisfeito com muito apetite e dormia a noite toda, ou ele que chegava em casa e tomava whisky e calmante para dormir e mesmo assim acordava super cansado no dia seguinte. Quem era mais feliz? Os filhos daquele colono que podiam brincar no quintal, correr, nadar no riacho, ou seu filho que tinha horário pra tudo e uma vida tão difícil e controlada. Quem era mais rico e quem era mais pobre?
Jesus Cristo disse o seguinte, e você confere no evangelho de Lucas cap. 12 verso 15:
“[…] Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more