NABUCODONOSOR PENSA QUE CRIA UM DEUS PARA SER SEUS SUDITO. DN. 3.1-12.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
DEUS CHAMA SEUS SERVOS A SEREM HUMILDES.
DEUS CHAMA SEUS SERVOS A SEREM HUMILDES.
Humildade é uma palavra que tem um significado interessante, ela tem origem em uma palavra latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber sementes.
o contrario de humildade é orgulho, a pessoa orgulhosa é uma pessoa que se sente superior a todos os demais, que se acha mais melhor do que os demais naquilo que faz.
a escritura nos diz que Deus dá graça aos humildes e rejeita os soberbos (orgulhosos) Tiago 4.6 “Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.””
No nosso texto em questão nós temos Deus abatendo mais uma vez o orgulho de um rei que se achava acima de tudo e de todos, Deus usa três jovens judeus que são fieis a Ele para destruir todo orgulho e presunção de Nabucodonosor.
no final do capitulo 2.46-49 temos uma declaração de Nabucodonosor exaltando ao Deus de Daniel e seus companheiros, alguns vão dizer que o rei se converteu, só que o inicio do capitulo três deixa claro para nós que não houve qualquer arrependimento por parte de Nabucodonosor, a sua atitude no final do capitulo dois aponta mais para um politeísta, um cidadão que acredita em vários deuses.
O inicio do capitulo três nos confirma que não houve qualquer arrependimento por parte do rei v.1-7.
ele faz uma estatua de ouro, não sabemos se esta estatua tinha sua aparência ou era de alguma divindade que existia ou que o rei estava criando, a informação que temos é que esta estatua era grande, tinha a altura de um prédio de dez andares aproximadamente, o rei queria com esta estatua mostrar que tinha autoridade sobre as divindades.
ao fazer a estatua, ele convoca as autoridades, os sábios das províncias para que se prostrem ante sua estatua, a desobediência levaria a condenação de morte v.6.
Há muitos pregadores em nossos dias que criaram um deus segundo o seu coração, um deus em que eles mandam, um deus que se submete a sua autoridade e faz aquilo que eles ordenam.
mas pior ainda, somos nós que confessamos ser de tradição reformada, professamos a soberania de Deus, quantas vezes nós deixamos que o orgulho tome conta do nosso coração, e este orgulho maquia nosso cristianismo, nos achamos melhores do que outros e ainda oramos como se fossemos de fato melhores.
precisamos entender que Cristo se humilhou até a morte e morte de cruz para resgatar miseráveis pecadores dentre os quais nós somos os principais.
MAS NÃO ERA SÓ O REI QUE ERA ORGULHOSO.
dos versos 8-12, nós temos alguns homens a quem Daniel chama de caldeus, esses são os sábios, os astrólogos que não conseguiram revelar o sonho do rei, que foram desdenhados por Deus e querem se vingar dos companheiros de Daniel.
eles denunciam os três jovens que não se curvaram ante a estatua que o rei levantou, observe a acusação como é cheia de vingança v.12.
eles estão inconformados porque os jovens tem lugar de proeminência no reino, eles pensam: agora chegou a hora de nos vingarmos!
o orgulho nunca aceita a benção do outro, o orgulho nunca se alegra com as dadivas que o outro recebe, sempre vai procurar um meio para dizer: não é tudo isso, olha ai, eu sabia, não passa de um trairá, aproveitador .
IMPLICAÇÕES PARA NÓS;
eu quero começar essas aplicações praticas trazendo a nossa mente Tiago 4.6
Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.”
o orgulho é o principio da derrota do ser humano, seja humilde, reconheça as dadivas de Deus sobre sua vida e sobre a vida do outro. saiba que tudo que somos e temos é fruto da boa mão do Senhor sobre nós.
um coração humilde está sempre pronto a aprender, a crescer, a ser cheio da boa graça de Deus e do seu Santo espirito.
um coração humilde sabe que só esta de pé diante de Deus por causa de Cristo e não porque ele é bom. ele sabe que se permanece fiel é porque Deus o tem conduzido em fidelidade.
o nosso maior exemplo de humildade é Cristo que deixou sua gloria para se fazer homem para nos resgatar, ser humilde não é negociar princípios, mas é saber que tem alguém no trono conduzindo a história de homens falhos como nós e de quem nós somos todos de igual modo dependentes.