A BENÇÃO DA UNIÃO (B)

VIDA CRISTà •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views

Reflexão sobre a união e a unidade

Notes
Transcript

Texto: Salmo 133

Salmo 133 NVI
Cântico de Peregrinação. Davídico. Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
INTRODUÇÃO
Ao Rei Davi escreveu provavelmente 74 dos 150 Salmos ( louvor 14, Confiança adoração 11, Sabedoria e gratidão 6 e de lamento 43).
Apesar de ilustrarmos Davi como sendo um grande vencedor, como vemos nos textos:
1Samuel 17.48–50 “Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu para a linha de batalha para enfrentá-lo. Tirando uma pedra de seu alforje, arremessou-a com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou.”
1Samuel 18.7 “As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares”.”
E tantas outras histórias de vitória. Mas, Davi teve muito inimigos, vários acordos militares não foram honrados, enfrentou resistência entre seus comendados e teve uma família bem complicada, ele próprio tinha histórias de se envergonhar, foi traído por seu próprio filho Absalão.
Davi sabia bem a importância de viver um união, para ele a união era uma benção na esfera nacional e na privacidade do lar.
Quando Davi assume o trono, ele precisa trilhar um longo caminho para unir o povo.
Neste Salmo ele parece estar agradecendo a Deus por poder contemplar o povo unido e abençoado.
ILUSTRAÇÃO:
Um pai estava de cama, velho e doente. Ele sabia que ira morrer. Então ele manda chamar todos os filhos, do mais velho ao mais jovem. Os filhos imaginavam que ouviriam do pai muitas palavras e conselhos. mas, ele apenas pega um feixe de gravetos, e um a um pele pede que tentem quebrar os gravetos amarrados. Mesmo os mais fortes não conseguem. Então ele pede para sim o feixe, o desamarra e começa a quebrar graveto por graveto...
EXPLICAÇÃO DO TEXTO
v1 - Salmo 133.1 “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!”
Bom - Ausente de algo ruim, não há contraindicação a união, ela é boa por completo. Agradável - Mesma palavra usada para descrever em outros salmos o sabor do mel. A união entre os irmão é prazerosa, não desgasta.
v2 - Salmo 133.2 “É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.”
Davi, atribui de forma figurada, a união uma origem, e a partir desta origem que é justamente DEUS, a união abrange a totatilidade do povo.
v3 - Salmo 133.3 “É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.”
Davi, usa outra figura de linguagem, aqui fazendo menção a terra fértil, produtiva, verde e abençoada. Para afirmar que a união gera Frutos, a união trás vida e vida verdejante!
A família e a Igreja que convivem em união, irá experimentar 06 bençãos que podemos destacar deste maravilhoso salmo de Davi:
1- Benção de viver uma coisa boa.
Eclesiastes 4.9–10 “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”
2- Benção de viver algo prazeroso.
Não sei se a “vitória tem sabor de mel”. Mas, Davi diz que viver em união é tão prazeroso quanto o sabor do mel (aqui tomando emprestado o sentido que a palavra usada para “agradável”).
Ilustração: Na ultima edição da nossa festa da amizade, ao final as pessoas estavam exaustas e ao memos tempo muito felizes e gratas por estarem ali. Foi muito prazeroso realizar aquilo juntos. As irmãs fizeram a despedida do ano essa semana e o assunto não acabava...
3- Benção da Unção de Deus.
A unção era um simbolo usado para entre outras coisas: a) Separar alguém para o sacerdócio, e b) Simbolizar que o ES estava sendo derramado sobre aquela pessoa.
Atos dos Apóstolos 2.1–2 “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.”
Atos 4:32 teremos que “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração”.
4- Benção da fertilidade (Orvalho)
Alguns perguntam como uma igreja cresce? ou Como uma família permanece unida mesmo passando por vários problemas?
A resposta é “a terra de seus corações é fértil, é regada, tem nutrientes que vem dos montes do Deus”.
É algo cíclico: União gera fertilidade e fertilidade gera união!
Ilustração: Uma árvore frutífera sozinha em uma região, muitas vezes será infértil, ela precisa estar cercada de Outras árvores da mesma especie para que uma torne a outra fertil.
5 - Benção da aprovação de Deus.
Salmo 133.3 “É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.”
Um povo de vive unido, uma família que vive unida tem a aprovação de Deus.
6- Benção da vida eterna.
Um povo unido, era falar sobre o Deus que de onde se origina essa união e inevitavelmente irá contagiar utras pessoas a desejarem também ter comunhão com esse Deus.
CONCLUSÃO:
A união da igreja local, aponta para a união da igreja dos salvos na eternidade com Cristo.
A união da família, aponta para uma unidade mais perfeito onde Cristo é o cabeça, nós os membros vivendo em um harmonia perfeita.
A união do casal, aponta para a união da igreja como noiva e cristo como noivo em um matrimonio perfeito.
Viver em união e trabalhar para isso, é treinar como será na eternidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more