Onde estão os outros nove?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Intrudoção:
Jesus passa mais uma vez pelo meio de Samaria. Ele visita os desprezados pelos judeus. Suas ações são subversivas e cheias de compaixão.
Não sabemos ao certo a razão para uma rota tão tortuosa, mas, comparando os evangelhos, parece que se passou algum tempo entre os versos 10 e o verso 11. A ressurreição de Lázaro parece encaixar-se nesse período de tempo. A passagem de Jo 11.54 afirma que depois de ressuscitar Lázaro, para evitar as autoridades que procuravam matá-lo, Jesus para uma cidade chamada "Efraim", situada ao norte de Jerusalém, perto da fornteira com Samaria. Dali, ele apraentemente viajou para o norte por Samaria e pela Galileia mais uma vez, possivelmente para se juntar a amigos e familiares que iriam para Jerusalém por ocasião da Páscoa.
Enquanto Jesus passava por Samaria, 10 leprosos não deixam passar a oportunidade de apresentar ao Senhor as suas demandas.
A respeito da lepra:
A lepra, também conhecida como hanseníase, era considerada uma doença grave e contagiosa na época, e a lei fornecia instruções específicas para lidar com os leprosos e proteger a comunidade. De acordo com a lei, quando alguém tinha suspeita de lepra, ele deveria ser levado ao sacerdote para ser examinado. O sacerdote era responsável por fazer uma avaliação da condição da pessoa e determinar se ela estava realmente leprosa.
Se o sacerdote confirmasse que a pessoa tinha lepra, ela era considerada impura e era obrigada a viver fora do acampamento ou da cidade, isolada dos outros. A lei estabelecia que os leprosos deveriam raspar a cabeça, cobrir o lábio superior e vestir roupas rasgadas para sinalizar sua condição de impureza.
Os leprosos eram excluídos da comunidade e deveriam habitar em lugares específicos, chamados de leprosários ou leprosarias. Eles eram proibidos de entrar em contato com pessoas saudáveis, e qualquer pessoa que se aproximasse de um leproso era considerada impura. Essas medidas foram tomadas para evitar a propagação da doença.
O que acontecerá em seguida nos ensina sobre o poder da fé, a graça transformadora de Cristo e a importância de se dar glória a Deus pelas bênçãos recebidas.
S.I.:
Quais as suas lutas? Você as apresenta a Cristo?
Você realmente crer que o Senhor é poderoso para transformar a sua realidade se Ele desejar?
Você demonstra fé em Jesus por meio da obediência à Sua Palavra? Você sabia que fé e obediência andam juntas?
Qual tem sido a sua atitude diante das bênçãos de Deus? A gratidão faz parte da sua vida?
Nosso texto nos mostra que...
A gratidão é um ato raro mesmo dentro aqueles que demonstram fé e experimentam o poder transformador de Cristo.
S.T.: O nosso texto nos mostra o 6 questões comuns aos 10 leprosos:
Percepção - todos estavam afetados por essa terrível enfermidade.
Decisão - todos estavam decididos a fazer algo a respeito.
Convicção - todos tinham ouvido sobre Jesus e criam que ele poderia curá-los, ou pelo menos teria piedade deles.
Oração - todos apelam para Jesus, reconhecendo-o como Mestre ou rabino.
Submissão - todos, em obediência à ordem de Cristo, seguem rumo aos sacerdotes. De acordo com a lei, quando alguém tinha suspeita de lepra, ele deveria ser levado ao sacerdote para ser examinado. O sacerdote era responsável por fazer uma avaliação da condição da pessoa e determinar se ela estava realmente leprosa. A lei também estabelecia que, uma vez curados, os leprosos deveriam passar por um ritual de purificação antes de serem reintegrados à comunidade. O sacerdote realizava uma cerimônia que envolvia a oferta de sacrifícios e a aplicação de sangue ritual para purificar a pessoa.
Transformação - todos são curados.
A atitude de Jesus também encanta:
Jesus não esconde o rosto daqueles que viviam com os rostos escondidos por causa da doença.
Jesus não ignora a dor, mas estende a eles o seu amor - compaixão
Jesus, diferentemente do que fez com o leproso que veio ao seu encontro depois do sermão da montanha, testa a autenticidade da fé deles. Eles deveriam exercer fé para receber as bênçãos da fé. "ide e mostrai-vos aos sacerdotes".
Entretanto, o ponto alto da passagem, é a atitude do único que voltou para agradecer.
Questões que me encantam no texto:
Percepção - não mais da lepra, mas da cura. Ele poderia afirmar: "Eu estou curado!"
Conversão - mudar o rumo. Ele teria desobedecido a Cristo? Ele na verdade se mostou ao grande Sumo-sacerdote. Voltou para aquele que não seria só o ofertante, mas a oferta pela cura dos homens.
Gratidão - a Deus. Reconhecimento de que o que havia acontecido tinha sido por obra graciosa de Deus.
Exaltação - em alta voz ele glorificava. Ele pôde gritar para ser curado, agora ele podia gritar para agradecer e exaltar o nome de Deus. Ele não tinha nenhuma vergonha de se indentificar como um regenerado.
Adoração - o que estava longe, agora pode se aproximar. Pode ser prostrar com rosto em terra e reconhecer que Jesus é Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more