NÃO ANDEIS ANSIOSOS FP.4.6-7.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 25 viewsNotes
Transcript
VENCENDO AS ANSIEDADES.
VENCENDO AS ANSIEDADES.
Esse texto é um dos textos que mais gosto de refletir, e pensar, pois o mesmo nos conduz a uma analise de como temos nos conduzido diante de Deus. todos, indistintamente todos nós professamos crer em Deus, sejam cristãos ou não cristãos.
mas eu quero chamar a atenção em primeiro lugar para mim e para você que professa a fé em Cristo, que professa que Deus é soberano e tem o controle da história nas mãos.
será que nossas ações corroboram com aquilo que nós professamos? será que de fato eu confio em Deus e em sua vontade que é boa perfeita e agradável?
se alguém pedisse a nós para fazermos uma retrospectiva do ano de 2023 e contar quantas vezes nós questionamos ao Senhor pela maneira como ele estava guiando a nossa vida, será que conseguiríamos contar?
o que nós precisamos entender é que nossa confiança em Deus é expressada pela oração que nós fazemos a Deus, esta oração precisa nos conduzir ao centro de sua vontade e deve nos levar a saber que em tudo Deus está produzindo o bem RM 8.28
diante dos problemas que a igreja de Filipo está enfrentando Paulo exorta aos irmãos a não se entregarem as preocupações, Paulo orienta a igreja a substituir as preocupações pelas orações.
PAULO COMEÇA COM UM MANDAMENTO QUE ALGUNS TEÓLOGOS O CHAMAM DE IMPOSSÍVEL V.6.
“NÃO ANDEIS ANSIOSOS”.
a preocupação é um mal do ser humano, só de citar esta passagem eu em particular já começo a me preocupar, não sei você, mas a mim me traz pensamentos variáveis sobre como esta minha vida, sobre o que como pode ser o meu amanhã. mas veja que em varias passagens bíblicas somos instruídos a não termos preocupação com o dia de amanhã ou com o que esta acontecendo a nossa volta MT 6.25-31.
observe que Cristo nos diz que Deus tem cuidado da criação e se Deus cuida da criação inanimada, ele também cuidará de nós, além de sabermos que a história caminha para seu desfecho final (FP 4.5) tudo se move a nosso favor, visto sermos filhos de Deus (EF 1.4-5; RM 8.31-33).
Paulo então nos orienta a não nos entregarmos as nossas preocupações, antes devemos faze-las conhecidas diante de Deus, coloca-las aos pés da Cruz, deposita-las nas mãos daquele que pode dar solução.
PAULO RESUME A TEOLOGIA DA ORAÇÃO EM POUCAS E SABIAS PALAVRAS.
CADA SITUAÇÃO POR MAIS QUE PAREÇA DIFÍCIL DEVE SER COBERTA POR UMA ORAÇÃO.
os problemas quando vem parece que se alinham e nos ataca de todos os lados e sempre de uma forma inesperada, a escritura nos instrui a como devemos enfrentar essa situações (Tiago 1.2-4; 1Pedro 1.6-7), toda situação é planejada por Deus com o fim de fortalecer a nossa fé, a nossa fé é fortalecida pela oração e se tivermos vida boa e regalada não iremos a oração, essas situações são portanto fortalecedoras e nos ensina a esperar em Deus por meio da oração.
PAULO USA TRÊS PALAVRAS PARA FALAR DE ORAÇÃO.
não que ele esteja querendo distinguir aspectos separados de oração, ele quer sim, enfatizar a necessidade para a vida cristã. a oração modelo de Cristo em (MT 6.9-13) nos instrui a como devemos iniciar nossa oração, a oração verdadeira nunca se inicia com nossas necessidades, isso seria egocentrismo, antes, ela deve se iniciar como qualquer conversa, expressando o prazer de estar na presença do outro.
em relação a Deus que é o nosso Pai cheio de amor e sabendo que ele tem um cuidado com seu reino, devemos saber que nossa dificuldades tem seu lugar apropriado, e o que nos conduz a oração é saber que Deus esta mais envolvido com nossas questões do que nós mesmos. pedro nos instrui a “laçarmos sobre ele nossas ansiedades, porque ele cuida de nós”. 1PE 5.7.
PAULO NOS DIZ QUE A AÇÕES DE GRAÇAS DEVE GOVERNAR AS NOSSAS ORAÇÕES.
logicamente que em algum momento as tribulações nos trarão tristeza HB 12.11, no entanto a ações de graças nasce porque recebemos a Assistência de Deus sobre nós. Tiago 1.2-3 instrui a igreja a se alegrar por passar por varias provações.
quando olhamos para Atos e enxergamos a igreja sofrendo e mesmo assim não existe reclamação, as varias crises que a igreja primitiva passou, e eles passam essas crises com oração e o Senhor agiu. devemos ser gratos pelo Deus trino e por saber que ele esta envolvido com as nossas aflições, saber que ele esta produzindo o bem em nós e para nós.
porém, precisamos saber que as coisas não virão como queremos que virão, elas virão da maneira que deveriam vir, segundo a vontade de Deus que é boa perfeita e agradável, podemos morrer de uma doença que nos aflige, ou em um assalto, um acidente, o que deve nos levar a gratidão é que Deus confirmará a nossa vitória sob qualquer circunstancia.
ACIMA DE TUDO O FOCO DESSA ORAÇÃO É DEUS E NÃO NÓS POR NÓS MESMO.
“APRESENTEM A DEUS”.
Deus é o centro de toda a vida, ele se faz conhecido por meio de nossas necessidades, não porque não nos conheça e não sabe o que precisamos, mas porque nós precisamos trazer nossas necessidades a ele de forma ativa. se retemos nossas ansiedades somos consumidos por elas, mas quando trazemos ao Senhor ele nos concede um resultado extraordinario.
V.7, A PAZ DE DEUS VOS GUARDARÁ.
O resultado de uma vida de oração é que ele traz paz que nos guarda, que nos preserva,
quando nós oramos a Deus por algo, nós podemos ouvir três respostas: sim, não e espere. seja qual for a resposta, ele trará paz ao nosso coração, porque entendemos que o Pai esta envolvido
veja que Paulo contrasta a ansiedade com a paz de Deus.
o cristão que não leva suas aflições ao senhor vive ancorado neste mundo e ainda que ele por certo tempo encontre alguma paz ela sempre será incerta, doentia, pecaminosa, a paz que alcançamos por meio da oração é diferente, não simplesmente o oposto da ansiedade, antes ela remove a ansiedade e nos faz enxergar Deus controlando a história.
Paulo usa uma palavra de termo militar para falar sobre guardar, Paulo faz a igreja usar a mente e pensar em uma guarnição militar, o batalhão de uma cidade em posição de guarda.
Filipo era uma cidade fortificada nos moldes romanos, era uma das localidades mais seguras do império.
os irmãos logo entendem que a paz que deus nos traz constrói um forte em nosso redor.
observe que Paulo não diz que os problemas cessarão, o que ele diz é que esses problemas jamais vão nos derrotar.
devemos entender que todos podem passar pelo vale da sombra da morte SL 23.4, mas o ponto é que ele estará conosco nesses momentos e não seremos derrotados.
implicações:
orar é um meio de graça, é por meio da oração que nos aproximamos de Deus e somos preservados em meio as aflições.
estamos findando mais um ano, todos nós fazemos nossas retrospectivas e percebemos que não alcançamos tudo o que queiramos alcançar.
olhamos para o ano que esta por se iniciar e para o cenário geo politico de nossa nação e começamos a nos preocupar.
o conselho de Paulo a nós hoje é: não andem preocupados demais, não vivam ansiosos, antes, apresentem a Deus a vossas preocupações que ele nos dará paz no ano por vir.