O Deus conosco

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Is 9.1-7; 7.14.
Introdução
‌1. Todo cristão sabe, sem um pingo de dúvida que Isaías está proclamando a vinda do Messias. Ele é o UNGIDO de Deus.
‌2. No cap. 7.14, temos outra nomenclatura - Emanuel, no hebraico quer dizer “Deus conosco”.
‌3. No cap. 9, o menino traz consigo nomes que mostram predicados, e não só nomenclatura. São predicados, virtudes específicas de uma criança que Isaías já enxergava pelo Espírito, que receberia a missão de governar para sempre o povo escolhido, o Israel da promessa em Abraão. E além disso esse menino viria da dinastia do Rei Davi.
‌4. Agora, quero chamar sua atenção para o texto anterior, cap Isaías 8.14 “Ele vos será santuário; mas será pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de Israel, laço e armadilha aos moradores de Jerusalém. 15 Muitos dentre eles tropeçarão e cairão, serão quebrantados, enlaçados e presos.
‌5. É dentro desse contexto, Em que o Rei de Judá, Acaz, se encontra em apuros, porque Efraim havia se aliado com a Síria e estava pronto para atacar Judá. E Isaías e seu filho vão ao encontro do Rei, para dizer que isso não havia de prevalecer. No entanto Acaz, não dá ouvidos (v.12), finge uma humildade, mas, falta credulidade à Palavra de Deus. Mas assim mesmo, Deus revela um governo eterno, que é a profética vinda de Cristo.
‌6. Quero enxergar com vocês, ) O escândalo do Deus eterno na dimensão humana; ) Como os nomes proféticos de Jesus carregam perspectivas vitais para produzir vida em abundância naqueles que tem fé nEle; ) Como a vida de Jesus nos ensina na prática diária.
I - O escândalo do Deus eterno na dimensão humana.
‌7. Vamos começar vendo como Deus Todo poderoso veio ao mundo. Jesus veio ao mundo, e nasce num estábulo, seu berço não foi confortável como de todas as crianças. Não teve um hospital, mas um estábulo, não teve um berço. Sua mãe teve que se arranjar com as palhas dos animais e uma bacia de madeira, onde os bois usavam. E as imagens do presépio mostra os bois junto com aquela família pobre.
‌8. Essa visão do nascimento pobre de Jesus produz em nós um sentimento de romantismo. Movidos por esse sentimento, somos levados até a sentir uma certa piedade por uma criança que nasce de forma tão vulnerável. Em síntese - sem recursos, sem conforto e arriscado a contaminações por causa do lugar.
9. Agora preste atenção em Is 7.14- A virgem conceberá, e dará à luz um filho - seu nome é Deus conosco.
‌10. O QE João está afirmando que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Mas também diz que o mundo não o conheceu.
‌11. João quer dizer - Ele, o próprio Deus, Criador de todas as coisas, inclusive de você. Deus que é eterno, que é Todo poderoso, sai da sua condição de glória e nasce do jeitinho que está na Bíblia?
‌12. Um congregado que frequentou a igreja por mais de um ano disse: Jesus quando cumpriu as Escrituras, na verdade, seguiu o que estava escrito! Eu tive que dizer, NÃO! O que Deus fez foi revelar o seu plano de salvação aos profetas. Jesus não ficou olhando na Bíblia todo o dia para agir como estava lá. Outra feita esse moço disse: Judas fez a vontade de Deus! eu tive que dizer, NÃO! Judas cumpriu a vontade do diabo, que opera nos homens. Esse moço foi embora da igreja, esfacelou o casamento por causa da sua dureza de se submeter ao Espírito de Deus, resistia ao batismo, resistia ao aconselhamento, seus pensamentos não mudavam. Ele nunca perguntava com a intenção de aprender, mas fazia seus comentários.
13. Veja o cap. 9.1 - Tudo o que é desprezado por nós é a experiência de vida de Jesus. Natanael disse - de Nazaré pode vir alguma coisa boa? Ele era um homem temente a Deus!
‌14. Paulo diz que a presença do Deus Encarnado era um escândalo para os judeus e loucura para os gentios (1Co1.23). Pois era inconcebível um Deus ser crucificado!
II - Como os nomes proféticos de Jesus carregam perspectivas vitais para produzir vida em abundância naqueles que tem fé nEle (9.6).
‌15. Os nomes do AT se alinham com a tradição do Oriente em que as pessoas recebiam nomes conforme características particulares, e Jesus é enxergado com diversos nomes.
‌16. O primeiro é o DEUS CONOSCO - O Deus do Monte Sinai, que se revelou através de Trovões, relâmpagos, nuvens, coluna de fogo, promete que haveria um dia que esse Deus se tornaria SERVO, mas que também iria estabelecer juízo e justiça. E se Deus promete, está prometido e se cumprirá. E Ele veio habitar no meio da sua criação, sofreu com os que sofrem, revelou a glória de Deus Pai, trouxe esperança e vida para os que esperam por salvação. Enfim, o Deus conosco, literalmente nasceu, cresceu e viveu como qualquer humano, foi para a cruz, ao túmulo e ressuscitou ao terceiro dia como prometido. Jesus falou isto - ninguém subiu ao céu a não ser aquele que de lá desceu (Jo 3.13).
‌17. Aqui em Isaías é dado a Jesus nomes significativos que revelam virtudes especiais como MARAVILHOSO CONSELHEIRO - Eu recordo a explicação de como NSJC estava descrito no espírito de Isaías 42.3“ Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito.” Perceba que Jesus não tratava todas as pessoas de igual modo. Ele conhecia o coração aflito e o soberbo. Detectamos vários modos. Quando Maria chorou, Jesus chorou, quando fizeram um espetáculo e expuseram uma prostituta para apedrejá-la, ele a defendeu. Mas quanto aos hipócritas fariseus, ele foi inflexível e declarou maldição a estes. Esse título diz ser Jesus o único que nos aconselha ao arrependimento.
‌18. DEUS FORTE - não se espera que o Criador dos céus e da terra e tudo que nela existe seja um deus fraco. É inconcebível e impossível. Não temos um Deus no diminutivo. Preste atenção - mesmo que todas as nações se levantem e juntem suas mãos e se levantem contra Deus, Ele se ri, Ele zomba deles. Mesmo que se enfureçam com todo ódio, estes serão despedaçados. Sabe porque os que não estão com Cristo ainda não estão queimando no fogo do inferno? Porque Deus tem uma forte mão de misericórdia que os segura, até o dia do furor da sua ira fazer a sua mão deixar cair a poderosa mão que contém a
*. Ele é FORTE a tal ponto que disse a Paulo - dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. Mas também é FORTE para abrir a cela onde Pedro estava preso por Herodes para ser morto, e fazê-lo passar sem ser visto por vinte guardas. Ele é muito mais PODEROSO que a nossa mente alcança.
‌Ele é O Rei supremo onipotente.
‌ 19. PAI DA ETERNIDADE - Jesus não disse que era Pai, e não disse porque a sua humanidade também foi gerada. Mas aqui Jesus é chamado de Pai, e Pai da eternidade. Aqui Ele já está sendo revelado como Deus, a sua natureza humana passou pela morte e foi novamente exaltado à sua posição anterior, glorificado - foi assim que Ele se manifestou aos mais de 500 irmãos (1Co 15.6), e continua visitando as suasovelhas que estão sendo salvas.
‌*. Ele é Pai da eternidade - porque por Pai ele é Fonte da vida. Ele não é só a fonte de onde procede a existência, mas Ele próprio é a Vida. Por isso Ele é capaz de dar vida eterna a todos que depositam a fé nele. Ele habita na eternidade, mas possui a eternidade.
20. PRÍNCIPE DA PAZ - Aquele que enfim traria a paz ao mundo. Que produziria no interior do coração a verdadeira paz. A paz se revelaria através da cruz, onde Cristo concederia um coração contrito, para manifestar o seu perdão, e reconciliaria uma multidão de salvos, lhes daria a vida eterna lhes porá no coração um cântico novo - glória, honra e louvor ao Cordeiro que foi morto, mas vive para sempre.
III - Como a vida de Jesus nos ensina na prática diária.
21. Irmãos, Eu sei que Natal é lindo, o nascimento de Jesus deve ser lembrado. Mas, temos urgência de enxergar a vida de Jesus na nossa vida. Porque temos jovens próximo do casamento, pais que precisam lidar com uma cultura antibíblica, futuras mães que precisam se sujeitar aos princípios práticos do ensino bíblico. Não vai adiantar estar todos os domingos ouvindo de obediência, se não tivermos coragem de enfrentar nossa carnalidade. Hoje todos desprezam uma vida simples, e concluem que ninguém merece nascer e viver com dificuldades. Preste atenção - Jesus se esvaziou da sua glória para como humano, em condições difíceis, aprender através das dificuldades. E nos dar exemplo de força por meio da experiência.
‌22. Hb 5.7-9. Quase sempre enxergamos Jesus como alguém super-humano. Errado! Jesus era humano igual a mim e a você. É esse lado humano que o texto se refere.
‌23. Agora, o Pai deu uma vida fácil ao seu filho? Não. Foi pela obediência e sujeição às dificuldades, que APRENDEU (v.8).
‌24. Eu assisti uma cena no Mercado - Como um pai desgraça a vida do filho. Como Pai ou mãe podem por serem estúpidos e complacentes, achando que deve se dar tudo que o filho quer, podem destruir a capacidade e a coragem de um filho/a enfrentar as dificuldades deste mundo - o filho berrava de forma exagerada, e o pai dizia - filhinho o papaizinho vai comprar pra você. A vovozinha está te esperando… O que você quer filhinho...
‌25. Um Pai forte - é aquele que protege, que te dá segurança. Mas que ensina o filho a enfrentar as dificuldades. E te deixa passar por elas para que você aprenda pela experiência.
26. A VIDA É DURA P/QUEM É MOLE. Ouvi quando muito cedo estava levando sobre a caminhonete várias vigas de Guarujá p/Juqui
Related Media
See more
Related Sermons
See more