Nunc Dimittis - O Cântico de Simeão

SERMÕES DE NATAL  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
TEXTO BASE
Luke 2:28–32 ARA
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel.
INTRODUÇÃO

Os cânticos em Lucas 1 e 2 são cânticos de esperança profética, ansiosa expectação e jubilosa ação de graças. A grande obra redentora de Deus se move rumo ao seu clímax com o nascimento do Salvador, Jesus, o Filho do Altíssimo. “O Evangelho da encarnação”, escrito por Lucas, eram boas novas a todos os que, como os representantes do antigo Israel, aguardavam o primeiro advento do Messias; são boas novas a todos os que, hoje, aguardam o segundo.

ENCERRAMENTO DA SÉRIE
No Magnificat, de Maria, vimos que Deus fez uma promessa, por isso nos alegramos.
No Benedictus, de Zacarias, vimos que Deus cumpriu sua promessa, por isso nos alegramos.
No Nunc Dimittis, de Simeão, vimos que Deus nos permite ver o cumprimento de sua promessa, por isso nos alegramos.
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito O Nunc Dimittis – o Cântico de Simeão (2.25–35)

O cântico de Simeão é o cumprimento da salvação preparada por Deus desde a eternidade. Aquilo que foi proclamado aos ouvidos agora pode ser visto pelos olhos. Rienecker diz que aquilo que Maria indicara no Magnificat, que Zacarias deixara transparecer no Benedictus, que o Gloria in excelsis, o louvor dos anjos, já proclamara – isso agora é expresso de modo completamente nítido e irrestrito no Nunc Dimittis de Simeão, isto é, “Agora, despede a teu servo… porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos, gentios e judeus”. Vejamos alguns pontos aqui.

SOBRE SIMEÃO

Simeão = “ouvinte”

Simeão era como Melquisedeque e Elias. Não se sabe muito sobre seu passado.
Simeão era um homem comum.
Hebrews 7:1–4 ARA
Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente. Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos.
1 Kings 17:1 ARA
Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.
TRANSIÇÃO: Simeão era um homem comum que ouvira a respeito do Messias que libertaria o seu povo.
SOBRE AS PROFECIAS A RESPEITO DE CRISTO
JESUS PROFETIZADO NO GÊNESIS
Genesis 3:15 ARA
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
JESUS NASCEU DE UMA VIRGEM
Isaiah 7:14 ARA
Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
Matthew 1:23 ARA
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).
JESUS NASCEU EM BELÉM
Micah 5:2 ARA
E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Matthew 2:6 ARA
E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.
JESUS ESTEVE NO EGITO
Hosea 11:1 ARA
Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho.
Matthew 2:15 ARA
e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: “Exalte a Deus e se alegre no Salvador. Ele permitiu você ver a PROMESSA do Messias”
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: 3 motivos na vida de Simeão que o fizeram experimentar uma alegria sem precedentes em Jesus, por Jesus e para Jesus.
Primeiro, Simeão ESPERAVA Jesus.
Luke 2:25–27 ARA
Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
EXPLICAR
Justo e Piedoso
JUSTO
1) justo, que observa as leis divinas 1a) num sentido amplo, reto, justo, vituoso, que guarda os mandamentos de Deus 1a1) daqueles que se consideram justos, que se orgulham de serem justos, que se orgulham de suas virtudes, seja reais ou imaginárias 1a2) inocente, irrepreensível, sem culpa 1a3) usado para aquele cujo o modo de pensar, sentir e agir é inteiramente conforme a vontade de Deus, e quem por esta razão não necessita de reticação no coração ou na vida 1a3a) na verdade, apenas Cristo 1a4) aprovado ou aceitado por Deus 1b) num sentido mais restrito, dar a cada um o que merece e isto em um sentido judicial; emitir um juízo justo em relação aos outros, seja expresso em palavras ou mostrado pelo modo de tratar com eles
PIEDOSO
1) segurar bem 1a) firme e cuidadosamente 1b) cautelosamente 2) que reverencia a Deus, piedoso, religioso
A. O uso não cristão. a. Esse grupo de palavras denota uma atitude de “cuidado” e “circunspecção”, p. ex., consideração por kairós, vigilância, provisão, preocupação; posteriormente, ser consciencioso; em religião, escrupulosidade e admiração; geralmente, medo ou ansiedade. b. Na LXX o verbo significa “estar em guarda”, mas principalmente “temer”, especialmente o temor de Deus. c. Em Josefo e Filo o grupo é usado para “estar nervoso”, “cuidado”, “temor”, “prudência”, “admiração religiosa”.
B. O uso no NT. O grupo é raro no NT. Ele caracteriza Simeão em Lc 2.25, os judeus em At 2.5, aqueles que enterraram Estêvão em At 8.2; e Ananias, em At 22.12, sempre no sentido de “devoto” ou “piedoso”. Em Hb 12.28 eulábeia provavelmente significa “ansiedade” (cf. Fp 2.12). Em Hb 5.7 ele pode significar “temor de Deus”, sendo que aqui apó significa “por causa de”. Outra possibilidade é que a referência seja ao livramento da “ansiedade”, mas isso está longe de fazer justiça à filiação do v. 8. O grupo é talvez o mais usado para o judeu devoto, pelo elemento emocional de cuidado, que é mais apropriado onde se deve mostrar respeito pela lei. Mais tarde o termo ganha maior proeminência na religiosidade da igreja oriental e no monasticismo.
Esperava a Consolação
ESPERAVA:
1) receber para si mesmo, admitir, dar acesso a si mesmo 1a) admitir alguém, receber alguém em relação e companheirismo 1b) receber alguém (vindo de algum lugar) 1c) aceitar (não rejeitar) algo oferecido 2) esperar: o cumprimento das promessas.
prosdéchomai. Esse termo tem dois sentidos: a. “receber alguém” ou “aceitar algo” e b. “aguardar”. O último é o sentido principal no NT. 1. Ele é usado para aqueles que aguardam o reino de Deus; José em Mc 15.43, Simeão em Lc 2.38. O evangelho é que o Messias veio e que a espera acabou. 2. Também é usado para a expectativa cristã da ressurreição (At 24.15), da glória eterna (Tt 2.13) e da misericórdia de Cristo no julgamento (Jd 21). Jesus ordena que seus discípulos sejam como aqueles que aguardam o seu mestre (Lc 12.36).
“Prosdéchomai” não significa esperar, mas aguardar. Aguardar diz respeito a uma espera bem específica, i. é, a pessoa que espera dirige o olhar e toda a atenção àquilo que vem, que há de suceder
CONSOLAÇÃO:
convocação, aproximação, (esp. para ajuda) 2) importação, súplica, solicitação 3) exortação, admoestação, encorajamento 4) consolação, conforto, solaz; aquilo que proporciona conforto e descanso 4a) portanto, da salvação messiânica (assim os rabinos denominavam o Messias, o consolador, o confortador) 5) discurso persuasivo, palestra estimulante 5a) instrutivo, repreensivo, conciliatório, discurso exortativo poderoso
Ele não se movia por indignação, por revolta ou por Rancor, mas, sobretudo, por uma expectativa de que o único que poderia fazer algo por Israel era Deus.
O Espírito estava sobre ele
Luke 2:26–27 ARA
Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
REVELARA-LHE O ESPÍRITO
2. Na LXX ela corresponde ao hebraico para “falar” em Jr 26.2, ou “declarar uma revelação” em 29.23; 30.2. 3. a. No NT o verbo denota instrução divina mediante revelação. Uma ordem está implícita em Mt 2.12, 22; At 10.22. Moisés recebe instrução sobre como construir o tabernáculo em Hb 8.5. Noé recebe instrução sobre coisas ainda não vistas e aceita isso como uma advertência, em Hb 11.7. Uma simples comunicação é o ponto em Lc 2.26. Moisés dá instrução (sobre a terra) em Hb 12.25, mas a ênfase aqui encontra-se na instrução mais excelente que vem do céu com Jesus. b. Em At 11.26 os discípulos aparecem pela primeira vez como cristãos (ou seja, são chamados como tais) e, em Rm 7.3, a mulher que vive com outro enquanto seu marido ainda está vivo é publicamente considerada adúltera.
dar resposta àqueles que consultam um oráculo, dar uma ordem ou admoestação divina, ensinar a respeito do céu 2a) ser divinamente ordenado, admoestado, instruído 2b) ser o porta-voz das revelações divinas, promulgar os mandamentos de Deus
MOVIDO PELO ESPÍRITO
Conduzido, impelido.
em nome do Espírito Santo ele foi ao templo
ILUSTRAR
1. SOBRE A ESPERA
Poucos de nós reivindicariam ser mestres na disciplina de esperar. A maioria de nós sabe o que significa ir a um lugar como um consultório médico, assinar alguns papéis no balcão da recepcionista e então sentar e esperar. Ou talvez tenhamos tido o privilégio de ir a alguma repartição pública, “pegar uma senha”, e esperar que nosso número fosse chamado. E assim, alguns de nós estão familiarizados com idas a entrevistas de emprego; sentados, o que parece ser uma eternidade, esperando que alguém venha e nos pergunte porque eles deveriam nos contratar. Esperando.
APLICAR
Esperar em Deus é adora-lo. Quem o aguarda está com o coração aquecido pelo Rei.
Aprendemos com a vida de Simeão que Deus tem seus fiéis até mesmo nos piores lugares e nas horas mais escuras.
Quando Jesus nasceu, a religião em Israel estava em grande decadência. A fé exercida por Abraão havia sido corrompida pelas doutrinas dos fariseus e dos saduceus. O ouro refinado tornara-se deploravelmente opaco. Todavia, mesmo nessas circunstâncias, encontramos em Jerusalém um homem “justo e piedoso”, um homem sobre quem estava o Espírito Santo.
Sentimo-nos encorajados ao pensar que Deus nunca se deixa ficar completamente sem testemunho. Por menor que sua igreja venha a ser em determinadas épocas, as portas do inferno nunca conseguem prevalecer contra ela.
A verdadeira igreja pode ser levada a atravessar um deserto, tornando-se um pequeno rebanho disperso, mas nunca morre. Havia um Ló em Sodoma e um Obadias na casa de Acabe, um Daniel na Babilônia e um Jeremias na corte de Zedequias; e, nos últimos dias dos judeus fiéis, quando o cálice de sua iniquidade estava quase completo, existiam pessoas piedosas até mesmo em Jerusalém, como é o caso de Simeão.
Os verdadeiros crentes de todas as épocas devem lembrar isso e sentir-se confortados. Trata-se de uma verdade da qual podem esquecer-se, e isso os levará ao desânimo. “Eu fiquei só”, disse Elias, “e procuram tirar-me a vida”. Mas qual foi a resposta de Deus para ele? “Também conservei em Israel sete mil” (1Rs 19.14, 18). Aprendamos a ser mais otimistas. Creiamos que a graça pode viver e florescer até mesmo nas circunstâncias mais desfavoráveis. Neste mundo, há mais Simeões do que supomos.
Esperar em Deus é confiar
Psalm 27:14 ARA
Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.
Espere no Senhor para obter resposta de sua oração.
Quanto tempo Simeão esperou?
Espere no Senhor para guiar seus passos.
Impaciência fez com que Abraão e Sara tomassem a frente da vontade de Deus para eles.
Uma incapacidade de esperar completamente no Senhor e confiar somente nEle privou Moisés de acessar a Terra Prometida.
Separe um tempo todos os dias para ficar a sós com Deus e curve sua cabeça e leia Sua Palavra. Diga: “Eu confio minha vida hoje a ti, Senhor”.
Nós devemos esperar no Senhor.
“que Deus nos livre dos caminhos do nosso coração e nos faça confiar plenamente nEle”
REPETIÇÃO
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: “Exalte a Deus e se alegre no Salvador. Ele permitiu você ver a PROMESSA do Messias”
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: 3 motivos na vida de Simeão que o fizeram experimentar uma alegria sem precedentes em Jesus, por Jesus e para Jesus.
Primeiro, Simeão ESPERAVA Jesus
Segundo, Simeão VIU Jesus.
Luke 2:28–30 ARA
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação,
EXPLICAR
DESPEDIR
1) libertar 2) deixar ir, despedir, (não deter por mais tempo) 2a) um requerente ao qual a liberdade de partir é dada por um resposta decisiva 2b) mandar partir, despedir 3) deixar livre, libertar 3a) um cativo i.e. soltar as cadeias e mandar partir, dar liberdade para partir 3b) absolver alguém acusado de um crime e colocá-lo em liberdade 3c) indulgentemente conceder a um prisioneiro partir 3d) desobrigar um devedor, i.e. cessar de exigir pagamento, perdoar a sua dívida 4) usado para divórcio, mandar embora de casa, repudiar. A esposa de um grego ou romano podia pedir divórcio de seu esposo. 5) ir embora, partir
OLHOS
Olho; olhos da mente; faculdade do conhecer
Ephesians 1:18 ARA
iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
SALVAÇÃO
O salvador
1) aquele que salva, que traz salvação
2) que expressa esta salvação, ou através de quem Deus está a ponto de executá-la
3) esperança da salvação (futura)
ILUSTRAR
O encontro de uma mãe com um filho que havia estado longe por muito tempo.
APLICAR
Todos aqueles que foram salvos, VIRAM com os seus olhos a SALVAÇÃO. O SEU SALVADOR.
Se por algum motivo você não se sente dessa maneira, eis o convite: VEJA, O SEU SALVADOR JÁ VEIO, O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS E SE ENTREGUE COM TUDO QUE TENS A ELE. EXPERIMENTARÁS UMA ALEGRIA SEM PRECEDENTES.
NÃO FIQUE O EXERGANDO DE LONGE, VENHAM E SE APROXIMEM TODOS. VEJAM O CRISTO, ELE ESTÁ DIANTE DE NOSSOS OLHOS.
REPETIÇÃO
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: “Exalte a Deus e se alegre no Salvador. Ele permitiu você ver a PROMESSA do Messias”
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: 3 motivos na vida de Simeão que o fizeram experimentar uma alegria sem precedentes em Jesus, por Jesus e para Jesus.
Segundo, Simeão VIU Jesus.
Terceiro, Simeão ADOROU Jesus.
Luke 2:28–35 ARA
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel. E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
EXPLICAR:
Simeão LOUVOU a Deus
1) louvar, celebrar com louvores 2) invocar bênçãos 3) consagrar algo com solenes orações 3a) pedir a bênção de Deus sobre algo 3b) pedir a Deus para abençoar algo para o uso de alguém 3c) pronunciar uma bênção consagratória sobre 4) de Deus 4a) fazer prosperar, tornar feliz, conferir bênçãos a 4b) favorecido por Deus, abençoado
Simeão ABENÇOOU a família
1) louvar, celebrar com louvores 2) invocar bênçãos 3) consagrar algo com solenes orações 3a) pedir a bênção de Deus sobre algo 3b) pedir a Deus para abençoar algo para o uso de alguém 3c) pronunciar uma bênção consagratória sobre 4) de Deus 4a) fazer prosperar, tornar feliz, conferir bênçãos a 4b) favorecido por Deus, abençoado
Simeão abençoa Maria e José e diz a Maria que seu filho será o motivo pelo qual muitos cairão, muitos serão levantados e ainda será alvo de contradição, pois ao mesmo tempo está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel (1.34). Concordo com Rienecker quando ele diz que até o dia de hoje a humanidade se divide e continuará a dividir-se diante de Jesus. Enquanto alguns enaltecem o evangelho, o poder de Deus para a salvação de todos os que nele creem, para outros o Cristo crucificado é estorvo, escândalo, tolice e absurdo.
Simeão também diz a Maria que a alma de seu filho será traspassada por uma espada, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações, como a traição de Judas, a autoconfiança de Pedro, a hipocrisia dos fariseus, a covardia de Pilatos e a volubilidade do povo de Israel que oscilou entre o “hosana” e o “crucifica-o”. Essa espada, rhomphaia, era a espada longa, semelhante a uma lança. A palavra aparece na Septuaginta em referência à espada de Golias (1Sm 17.51). O privilégio de Maria de ser mãe de Jesus é marcado, assim, por uma dor indizível, a dor de contemplar seu filho pregado na cruz. Assim, Simeão passa a tratar do custo que Maria pagará. A espada que traspassará a alma de Maria é a morte de Jesus. O sofrimento dele não a deixará incólume. As palavras finais de Simeão apontam, outrossim, para a função revelatória da obra de Jesus.
ILUSTRAR
Luke 2:36–38 ARA
Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
APLICAR
Tanto Simeão quanto Ana, encontraram uma certa alegria em ter um salvador.
Encontre alegria nisso, VOCÊ TEM UM SALVADOR?
REPETIÇÃO
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: “Exalte a Deus e se alegre no Salvador. Ele permitiu você ver a PROMESSA do Messias”
SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: 3 motivos na vida de Simeão que o fizeram experimentar uma alegria sem precedentes em Jesus, por Jesus e para Jesus.
Terceiro, Simeão ADOROU Jesus.
CONCLUSÃO
O que SABER ou ACREDITAR?
O que SER, SENTIR ou EXPERIMENTAR?
O que FAZER ou RESPONDER? (Escreva passos práticos; Dê uma palavra de ordem; Faça um chamado à ação)
O que SABER? Abra os ouvidos para o Espírito de Deus e Confie no futuro que Deus reservou para os seus filhos.
O que EXPERIMENTAR? Fixe os olhos nas promessas de Deus em Jesus
O que FAZER? Use os lábios para louvar a Deus, você tem um salvador. Amanhã antes de fazer qualquer coisa, elogie a Deus por 10 minutos.
FELIZ NATAL!
Related Media
See more
Related Sermons
See more