DEUS PROMETE A LIBERTAÇÃO A SEUS POVO.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript

DEUS SE REVELARÁ COMO LIBERTADOR NA PESSOA DE SEU FILHO QUE ASSUMIRÁ O TRONO DE DAVI IS.9.1-7.

O livro de Gênesis começa nos contando a história da criação, no capitulo três nós temos a narração da queda de nosso representante federal Adão, a partir do capitulo três de Gênesis nós passamos a ver a narrativa do trama da redenção que Deus planejou conceder a seu povo.
nas histórias narradas, nos livros poéticos e nos proféticos nós acompanhamos um ciclo vicioso do ser humano, ele peca, Deus disciplina, ele se arrepende, deus perdoa e restaura.
toda essa narrativa que nós chamamos de revelação progressiva de Deus, progressiva porque ela vai se ampliando, cada vez ficando mais claro o plano de Deus de nos resgatar por meio de seu Filho Jesus Cristo.
o livro do profeta Isaías é escrito cerca de cem anos antes do cativeiro onde Deus promete disciplinar seu povo, usando seus inimigos, um povo impio.
mas o Senhor também promete restauração a seus povo.
o nosso texto em questão vai nos falar dessa promessa, Deus fala ao povo que o livramento prefigurado no momento presente se concluirá quando a semente prometida vier e se revelar como o Deus libertador, ele será o herdeiro do trono de Davi e governará para sempre. IS 9.1-7.
V.1 nos diz: Mas a aflição dos que estiverem sofrendo vai acabar. No passado, Deus humilhou a terra das * tribos de Zebulom e de Naftali, mas no futuro ele tornará famosa essa região, que vai desde o mar Mediterrâneo até a terra que fica no lado leste do rio Jordão, isto é, a Galiléia dos pagãos.
a terra humilhada no passado, no futuro se tornará famosa.
esta Galileia é a terra onde Jesus cresceu.
1º O SENHOR PROMETE LUZ AO QUE ESTÃO NAS REGIÕES SOMBRIAS DA MORTE V.2.
o povo esta perdido nas regiões sombrias da morte, não sabe como escapar, alias, não tem como escapar dali sem uma intervenção divina. Deus promete intervir e tirar seu povo da escuridão.
essas trevas sombrias são resultado do pecado do ser humano, se Deus não intervir na vida do homem ele continuará perdido, continuará em trevas, continuará nas regiões sombrias da morte.
era assim que estávamos, era assim que vivíamos, tatiando no escuro procurando saída.
Deus no tempo oportuno enviou seu Filho e João vai nos dizer que ele é a luz dos homens JO 1.1-5.
2º O SENHOR PROMETE LIBERTAR SEU POVO DA OPRESSÃO V.3-5.
o Senhor promete um novo futuro, o presente é de tristeza, é de opressão, é de angustia, mas o Senhor aponta para um futuro, onde ha melancolia, haverá agora uma nova alegria.
a alegria que Deus trará a seu povo com a libertação é comparada a alegria de uma colheita e da distribuição de despojos depois de uma guerra. é a alegria de poder desfrutar das dadivas da vida.
para o nosso contexto é quase impossível vislumbrar essa alegria da colheita. mas para quem mora no campo que depende da terra frutificar e produzir, a alegria da boa colheita tem o sentido de viver e ter meios de sustentar a família.
é essa alegria que o Senhor promete aos que se chegam a Cristo.
quando se reparte os despojos a alegria é diferente, essa alegria acredito que seja ainda mais intensa, é a alegria de ter vencido uma batalha, uma guerra, a alegria de ter sobrevivido.
o profeta está nos dizendo que ainda que em meio a fome e o caos do mundo nós podemos ter esperança por causa do Cristo.
a alegria é ainda maior quando o povo se vê livre do jugo do opressor, Deus promete quebrar esse jugo, quando Deus fala assim por meio do profeta a esperança de Israel é renovada não porque se firmava em um pensamento positivo ou declarações de palavras positivas. a esperança ressurge porque em passados ressentes houve situações de desgraça e que foram transformadas pela ação de Deus.
3º DEUS PROMETE ENVIAR UM REI PARA ASSUMIR O TRONO DE DAVI PARA SEMPRE V.6-7.
Deus promete que seu Filho será luz, será libertador e será rei para sempre.
as vitórias prometidas anteriormente serão cumpridas com o nascimento de um monarca, este monarca tem a capacidade de garantir paz e justiça a seu povo, ele concentra seu poder nas qualidades que possui 9.6.
primeira coisa: ele é humano e divino: “um menino nos nasceu”, “um filho se nos deu”. aqui nos é apresentado as suas duas naturezas, homem e Deus em uma só pessoa.
a primeira oração aponta para sua humanidade e a segunda para sua divindade.
a parte seguinte aponta para a segunda vinda de Cristo.
“o governo esta sobre seu ombros”. Ele é rei e por fim reinará soberanamente como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
maravilhoso conselheiro: aponta para sua sabedoria em governar e sua capacidade de realizar os planos divinos.
Deus forte; ou poderoso, pode ser entendido como o Rei supremo e poderoso que vence todas as batalhas, o valente de guerra.
Pai da eternidade: pode ser traduzido também para fonte da eternidade, ele é eterno e tem poder para conferir eternidade àqueles que creem nele. ele habita a eternidade, possui a eternidade e comunica eternidade.
Príncipe da Paz: ele traz paz ao mundo atribulado, essa paz aponta não só para a ausência de conflito, esta paz aponta para o zelo do Senhor, ela não se iniciará com a segunda vinda, ela se inicia quando cremos nele, pois sabemos que seu zelo nos garante a vitoria final.
por fim o verso sete nos mostra que seu governo será vasto, pacifico e infinito, ele reinará para sempre e o fará com juízo e com justiça.
hoje os governos que vemos são todos injustos em certo grau, corrompidos em suas esferas, indistintamente todos o são. o pecado é uma desgraça, e se nós assumirmos também seremos injustos pois somos pecadores.
mas o rei dos reis é justo, governa com justiça e estabelecerá seu Reino tão logo se cumpra a vontade de Deus o Pai, todos os que creem nele estarão com ele em seu reino de justiça.
implicações:
estamos próximo amais um natal, data em que comemoramos com alegria entre familiares e amigos, damos e recebemos presentes.
será que paramos ao menos por um momento para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal.
o natal precisa trazer a nós o sentido d necessidade de um salvador, de um redentor, sem ele não há alegria, sem ele não há vida, sem ele é só trevas e solidão.
somos pecadores, e como pecadores precisamos de um salvador.
este salvador já veio, ele já nasceu, parte da profecia de Isaías já se cumpriu.
mas a segunda parte ainda falta se cumprir.
a você que não descansa em Cristo e nas obras dele na cruz do calvário, só existe uma maneira de você quebrar o jugo que é sobre você, é olhar para ele, crer nele e o mais ele tudo fará.
a você que é cristão, a nossa esperança é viva e é poderosa, hoje ainda sofremos as nuances do pecado, mas a vitoria é certa porque quem prometeu foi Deus e seu filho já veio e já inaugurou o reino, logo retornará para reclamar aquilo que é dele e nós estaremos com ele em seu reino para todo o sempre.
natal é sentido de esperança para todos os homens.
Related Media
See more
Related Sermons
See more