OFENDIDO EU?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Igreja Batista Logos 17/12/2023

Texto Base: Mateus 11.2–6 “João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem: “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?” Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.”
A) INTRODUÇÃO
Estamos nos aproximando de mais uma virada de ano, 2023 passou bem rápido. Lembro-me aqui mesmo na igreja quando saiu o resultado das eleições presenciais, parece que foi ontem. Graças a Deus a misericórdia do Senhor nos sustentou e chegamos ao final de mais um ano. Se fizermos uma pequena retrospectiva provavelmente identificaremos coisas boas e ruins que aconteceram nesse período.
Nessa noite gostaria de meditar nesse texto que acredito ser de grande valor para o planejamento do seu próximo dia, não digo nem ano.
A ofensa é um sentimento que se não for cortado em seu início se torna raiva, depois ódio e amargura. Tem um potencial altamente destrutivo e não existe ninguém que esteja livre dos seus ataques.
O texto dessa noite tem o seu contexto com a prisão de João Batista, e uma pergunta: “VOCÊ É AQUELE QUE ESTAVA PARA VIR OU DEVEMOS ESPERAR OUTRO?”
Agora pense comigo, quem é a pessoa que está fazendo essa pergunta. João Batista havia dado testemunho a respeito de Jesus em muitas ocasiões, e havia batizado o Mestre. Será que João Batista tinha entrado em crise durante o período de prisão?
A resposta de Jesus, foi ainda mais surpreendente. Jesus começa a demonstrar na prática os sinais que acompanhariam a vinda do Messias, já profetizado pelos profetas. Isaías 35.5–6 “Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.” Isaías 61.1 “O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros ,”
“E BEM AVENTURADO É AQUELE QUE NÃO ACHAR EM MOTIVO DE TROPEÇO”
Essa palavra na Bíblia tem algumas traduções, como por exemplo: Escandalizar, abandonar, obstáculo no caminho, ofender, seduzir ao pecado, isca.
Essa noite quero falar sobre a ofensa e como precisamos tomar cuidado.
DESENVOLVIMENTO
PERCA A OPORTUNIDADE: A todo tempo somos bombardeados por todos lados como mensagens dizendo não perca essa oportunidade, mas quando se trata de ofensa não podemos aceitar. O sentimento de ser ofendido mina muitas áreas em nossas vidas, porque como rapozinhas em uma plantação, como traça em um tecido, ferrugem no metal, esse sentimento vai nos corroendo por dentro.
É certo que todos os dias teremos oportunidades de nos sentirmos ofendidos, é incrível. E o mais complexo é que muitas vezes as pessoas que de alguma maneira nos ofenderam nem sabiam.
Vejam aguns exemplos: Alguma palavra de alguém próximo já pela manhã, as vezes em uma loja que algum vendedor tenha te tratado com descaso, as vezes dentro da igreja, quantas vezes chegam pessoas novas que possuem facilidade de se entrosar e logo já estão dominando o ambiente, sendo convidado para um monte de coisas, e em alguns casos nos sentimos ofendidos , porque no fundo alimentamos algum sentimento. São muitas as situações.
Se sentir ofendido são situações que precisamos rejeitar, é como um presente que precisamos dizer não.
Acredito que enquanto estou falando você tenha pensado em alguma situação, isso porque são muitas as possibilidades.
Ex: do bife ao fazer unha.
2. NÃO CAIA NA ARMADILHA: A ofensa é como uma isca de satanás, é o queijo na ratoeira. Como disse somos bombardeados a todo instante e precisamos estarmos alertas. Nesse ponto é que encontramos maior dificuldade, temos lutas em muitas áreas das nossas vidas e nem sempre estamos com a vida espitual como deveríamos.
Pense se João Batista você uma pessoa orgulhosa: “João 3.22–30Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judéia, onde passou algum tempo com eles e batizava. João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado. (Isto se deu antes de João ser preso.) Surgiu uma discussão entre alguns discípulos de João e um certo judeu, a respeito da purificação cerimonial. Eles se dirigiram a João e lhe disseram: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele”. A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua.”
Gálatas 5.16 “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”
Ex: O vizinho amargurado. Nesse exemplo você pode colocar o irmão da igreja, amigo de trabalho, etc....
3. EXERCITE-SE DIARIAMENTE: Existem coisas que são essenciais fazermos todos os dias, desde alimentação e descanso, como responsabilidades no trabalho, família, filhos, etc.. É interessante quando desenvolvemos o hábito de alimentação saudável eexercícios físicos, que o fato de faltarmos uma vez na semana já nos deixa mal.
Espiritualmente não é diferente, se você não sente falta de uma vida com mais intimidade com Deus e sua Palavra tem algo errado. Infelizmente sem uma vida com Deus somos presas facéis para satanás. Onde está o seu coração, ali vai estar o seu tesouro. O seu coração será uma terra em que as preocupações dessa vida vão sufocar a palavra.
C) CONCLUSÃO
RESIGNIFIQUE-SE! Provérbios 4.23–27 “Acima de tudo, guarde o seu coração , pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”
Ressignificar é atribuir um novo significado. Importante você saber que existem situações que não temos como alterar, não temos o poder para mudar. O que faremos com que aconteceu conosco isso tem a haver com cada um de nós.
Ex: Do aluguel da Renascer.
Ex: Da câmera de Segurança
Ex: Autismo
1. Há algo nessa situação que esteja fora do controle de Deus? Não.
2. Deus poderia ter evitado que isso acontecesse a Andrew e a nós se assim ele o tivesse escolhido? Sim.
3. Deus nos dará algo maior do que podemos suportar? Não.
4. Deus pode usar essa situação para a glória dele e para o nosso bem? Sim.
5. Deus prometeu estar conosco enquanto tentamos criar nosso filho para ele? Sim.
6. Iremos aceitar essa responsabilidade e procurar nos submeter ao seu plano para a nossa família com alegria? Absolutame
Jesus respondeu para João, para os discípulos de João, para os seus discípulos e para o povo. E hoje Ele responde para nós.
Jesus eu estou preso, será que o Senhor é o Messias?
Jesus a minha casa ainda não se converteu será que o Senhor é o Messias?
Jesus, eu tenho isso ou aquilo, será que o Senhor é o Messias?
“E BEM AVENTURADO É AQUELE QUE NÃO ACHAR EM MIM MOTIVO DE TROPEÇO”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more