Ao lado da Carroça

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Texto Base - Atos 8.26-40

CONTEXTO DA PASSAGEM
7.54-60: Estevão (nome de destaque no meio dos Cristãos da época) acabara de ser assassinado com consentimento de Saulo, que se tornaria o Apóstolo Paulo.
8.1-3: Começou uma "grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.”
8.4-8:
“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra". A igreja estava sendo perseguida pelos Judeus. Mas não deixava de anunciar o evangelho. Ao contrário. Parece que a perseguição era o combustível da pregação.
Filipe foi à Samaria. Um povo considerado inimigo dos "verdadeiros Judeus". Até então o evangelho estava sendo pregado apenas para os Judeus. Mas felipe decide romper essa barreira.
Os sinais que Felipe operava serviam para testificar o que ele falava.
8.9-13: Conversão de Simão o mágico.
8.14-25:
João e Pedro vão à Samaria e oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.
Simão o mágico tenta subornar Pedro para receber o poder.
EXPOSIÇÃO
"A cidade de Gaza, uma das cinco cidades importantes dos filisteus, havia sido destruída por Alexandre, o Grande. Como resultado, a estrada que ia originalmente de Jerusalém a Gaza, nessa época, estava quase em completo desuso, porque uma nova estrada naquela direção havia sido construída. Ninguém mais usava a estrada antiga de Gaza, então era praticamente como se Deus estivesse encaminhando Filipe para o meio do deserto, sem nenhuma razão aparente. Mas Filipe obedeceu ao mandamento do Senhor e desceu de Samaria passando por Jerusalém e seguiu ao longo da estrada.” 11 R. C. Sproul, Estudos Bíblicos Expositivos em Atos, trans. Rubens Thomaz de Aquino, 1a edição. (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017), 129.

Quem era o eunuco etíope? Na antiguidade um eunuco era alguém que havia sido cirurgicamente emasculado. A prática, então, não era incomum porque tais homens eram usados para manter a guarda no harém de um rei. A razão para sua emasculação era óbvia: um rei podia confiar num homem incapaz de ser tentado sexualmente. Alguns eunucos galgavam posições elevadas de autoridade. Eram mordomos domésticos para a casa real, camareiros e tesoureiros na comunidade. O eunuco etíope era um homem de grande autoridade sob Candace, a rainha da Etiópia.

Related Media
See more
Related Sermons
See more