A Encarnação
Notes
Transcript
Definição
Definição
É a assunção por Deus da natureza humana na pessoa de Jesus Cristo.
A encarnação é a morada física fixa e permanente de Deus no seu mundo, em oposição à manifestação temporária da presença e do poder divinos em uma teofania.
Martin H. Manser, Dictionary of Bible Themes: The Accessible and Comprehensive Tool for Topical Studies (London: Martin Manser, 2009).
Deus o Filho assumiu a natureza humana.
Deus o Filho assumiu a natureza humana.
A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.
A natureza humana pode melhor entendida na pessoa daquele que a exemplificou, o homem Jesus Cristo. Nele, podemos observar que uma existência verdadeiramente humana envolve a aceitação total da vontade de Deus, o senso de vocação a um grandioso empreendimento, total altruísmo e fidelidade até a morte. Juntas, essas características resultam em liberdade, criatividade, comunhão e alegria.
De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.
Jesus tornou-se um de nós para que conhecemos no nosso nível de compreensão quem Deus é e nesse conhecimento conhecermos quem nós somos e como Deus quer que nós sejamos.
A Encarnação teve um custo
A Encarnação teve um custo
Envolveu o sofrimento de Jesus
Filipenses 2.6–11 (NTLH)
Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus.
Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos.
E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz.
Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.
Esse sofrimento foi por nossa causa
2Coríntios 8.9 (NTLH)
Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele.
Ele expressou vividamente a vontade de Deus para a foma como devemos viver a nossa natureza humana agora enrequecida pela sua natureza.
Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.
Neste Natal vivamos genuínamente esta nova natureza qJesus, Deus feito homem nos veio oferecer
A Necessidade da Encarnação.
A Necessidade da Encarnação.
O maior presente que como o humanos podemos almejar, não é nada exterior a nós, mas o suprimento de uma necessidade interior para a qual não encontramos recursos na nossa dimensão.
Isso ficou patente quando a Lei divina entrou em vigor na nossa dimensão.
Então Deus pelo seu muito amor deixou a Sua glória a Sua dimensão e baixou à nossa para nos ofertar este presente interno.
Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana , enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.
E se aceitámos Este presente de Deus então este Natal é significativo para cada um, não pelos presentes ou as comidas ou até a reunião familiar , mas pela grata lembrança que já recebemos o MAIOR PRESENTE que habitou entre nós e que nos assegura que estaremos completos para sempre.
Mas, se Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês porque vocês foram aceitos por Deus.Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês.
Vivamos então o nosso Natal com a certeza que a nossa maior necessidade já foi suprida por Jesus, Deus tornado homem.
Portanto, meus irmãos, nós temos uma obrigação, que é a de não vivermos de acordo com a nossa natureza humana.Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!”
