QUANDO UM SONHO SE TORNA UM PESADELO
Natal, Christmas • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.
Você já passou por um momento de angústia quando um sonho seu se tornou um pesadelo? O sonho pode ter sido um carro, casa, um emprego, um relacionamento, etc. Creio que Todos nós já! Você já se perguntou "Por quê?" ao olhar para os restos destruídos de seusplanos e sonhos? Todos nós já! Esta manhã, quero lhe mostrar uma alternativa melhor do que perguntar "Por quê?". Quero chamar sua atenção para um herói desconhecido do Natal, falamos sobre ele semana passada.
Todos os anos, durante essa época, ouvimos falar muito sobre os vários personagens do Natal. Pessoas como Maria, os pastores, os reis magos (que só apareceram alguns anos depois!)… …anjos,Isabel, Zacarias…… Porem dos principais personagens da historia do Natal é tratado apenas como figurante. Estou falando de José, Marido de Maria e pai adotivo de Jesus.
Nas peças de teatro de Natal. Ele aparece mas não traz presentes, não canta músicas e não faz discursos. Ele apenas fica ali, observando a cena se desenrolar ao seu redor.
Bem, hoje quero esclarecer as coisas! Ao ler a história do Natal, estou convencido de que José possuía certos elementos em sua vida que o fazem se destacar como o herói desconhecido do Natal.
Ele viu todos os seus sonhos despadassar em um milhão de pedaços a seus pés. O que aconteceu em sua vida é digno de nota nesta manhã. Pode ajudar a mim e a você lidar com sonhos despedaçados. Quero pregar sobre o tema: Quando um sonho se torna um pesadelo.
I. V. 18 UMA SURPRESA INESPERADA
I. V. 18 UMA SURPRESA INESPERADA
Matthew 1:18 (NVI)
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, …
A. Foi um tempo de entusiasmo -
A. Foi um tempo de entusiasmo -
Maria e José estavam noivos.
Nessa época para os hebreus noivado era tão importante quanto a um casamento. Certamente eles estavam entusiasmados com seu futuro juntos como marido e mulher.
B. Foi um tempo de expectativa -
B. Foi um tempo de expectativa -
A Bíblia nos diz que isso aconteceu "antes de se unirem". Certamente, ambos estavam contando os dias até que pudessem ficar juntos e viver juntos como marido e mulher.
C. Foi um tempo de vergonha e desonra -
C. Foi um tempo de vergonha e desonra -
Durante esse período de noivado, tanto a noiva quanto o noivo deviam se manter fisicamente puros para o outro cônjuge. Ao contrário de nossos dias, essa era uma época em que se esperava que tanto os homen quanto as mulher fossem para o casamento como virgens puros. Mas foi durante esse período que José descobriu que sua noiva estava grávida. Isso teria sido uma fonte de grande vergonha e desonra para Maria e José, bem como para suas respectivas famílias. Parecia que todos os sonhos que José tinha para o futuro haviam sido destruídos por essa notícia devastadora.
(Aplicação: Não é exatamente assim que a vida é às vezes? Fazemos todos os nossos planos para o futuro e preparamos as coisas do jeito que queremos que elas sejam, então um evento ou outro acontece e vemos nossas esperanças, nossos planos e nossos sonhos desmoronarem ao nosso redor! Quando essas coisas acontecem, ficamos com o coração partido porque são inesperadas e até mesmo indesejadas. Então, assim como José, muitas vezes ficamos cegos para o fato de que Deus está trabalhando nos bastidores. Na verdade, foi Deus quem alterou/destruiu os sonhos de José! Isso pode ser difícil de entender, mas é assim que as coisas funcionam.
A Bíblia é clara a esse respeito! Nosso Deus opera Sua vontade em nossas vidas de maneiras que não podemos começar a compreender, Isa. 55:8-9.
Seus planos para nós raramente são os que planejamos para nós mesmos, Jó 1 a 2. No entanto, Seus planos são sempre os melhores, mesmo quando nos machucam profundamente, Rm 8:28; 2Co 4:15-17.
Podemos não gostar quando o Senhor destrói nossos sonhos e nossas esperanças, mas quando tudo estiver dito e feito, veremos que Seu plano era o plano perfeito o tempo todo!
(Ilustração: José o filho de Jacó - Ele teve um lugar de destaque na casa de seu pai, aos 17 anos de idade é espancado e jogado no fundo de uma cisterna, e vendido como escravo, vai para casa de Potifar e de lá para uma prisão. No final, ele acabou em um lugar de poder. Isso nunca teria acontecido se Deus não tivesse primeiro destruído seus sonhos!)
II. V. 19 UM CARÁTER REVELADO
II. V. 19 UM CARÁTER REVELADO
A. A reputação revela o caráter -
A. A reputação revela o caráter -
Foi-nos dito que ele era um homem "justo".
Isso significa simplesmente que ele era irrepreensível perante a Lei e que andava pela fé no Senhor.
Ele era um homem de Deus antes de esses eventos acontecerem e o que ele tinha em seu coração veio à tona na hora da sua provação.
Em meio à mais difícil das situações, o verdadeiro caráter de José é revelado.
(Aplicação: Os momentos em que a vida dá errado do nosso ponto de vista são os momentos em que podemos conhecer o nosso verdadeiro eu. Pois o que somos nos piores momentos é o que realmente somos em nosso coração!
Exemplo de Jó 1:20-22. O que Jó foi no seu pior momento revelou o que sempre esteve em seu coração!
E isso Deus já sabia sobre ele mesmo antes de as calamidades chegarem, Jó 1:8.
Qualquer pessoa pode se alegrar quando a vida é boa, mas é preciso ter uma vida consagrada para louvar mesmo quando a vida desmorona.
A maneira como você em tempos de crise revela a profundidade de seu compromisso com Deus e com a vontade Dele).
B. As escolhas revelam o caráter -
B. As escolhas revelam o caráter -
Quando tudo é revelado, ele fica com apenas três opções.
1.) Ele pode desonrar Maria publicamente por causa do que ele considera ser a imoralidade dela.
Essa escolha poderia possivelmente levá-la à morte de acordo com a Lei, Deut. 22:13-21.
2.) Ele pode se divorciar dela discretamente e simplesmente abandoná-la, deixando-a criar a criança na vergonha e na pobreza.
3.) Ele pode se casar com ela e criar a criança como se fosse sua. Essa última opção raramente teria sido escolhida por um homem judeu.
(Aplicação: Para José, nenhuma das opções parecia atraente, mas ele teve de escolher uma delas. Muitas vezes, a vida nos apresenta escolhas que não são muito atraentes para nossa natureza humana. Nosso dever nesses momentos é ouvir a voz de Deus e procurar fazer a única coisa que Ele quer que façamos em nossa situação).
C. A compaixão revela o caráter-
C. A compaixão revela o caráter-
A decisão de José é agir com compaixão em relação a Maria.
Essa não foi uma decisão fácil de ser tomada, mas foi uma decisão que atendia aos melhores interesses de Maria.
Em vez de fazer dela um exemplo público e, talvez, até mesmo provocar sua morte, José decide lidar com ela de forma tranquila.
Mesmo tendo certeza de que ela havia sido infiel, ele ainda a ama e quer fazer a coisa certa por ela.
(Observação: Isso diz muito sobre José! Como já disse, a maneira como reagimos em um momento de crise revela muito sobre a profundidade de nossa caminhada com Deus.
A maneira como reagimos àqueles que nos magoaram também é um indicador da profundidade de nossa caminhada espiritual.
Se pudermos aprender alguma coisa com o exemplo de José, é que nunca devemos permitir que a mágoa que os outros nos infligem nos leve a retaliar em um esforço de feri-los em troca.
Precisamos lidar com as pessoas ao nosso redor que nos ferem com compaixão. De fato, o Senhor Jesus nos disse para irmos além disso! Ele disse que deveríamos perdoar sem reservas aqueles que nos ofenderam -
Matthew 18:21–35“21 Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” 22 Jesus respondeu: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete. 23 “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. 24 Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.25 Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. 26 “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. 27 O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. 28 “Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve!’ 29 “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pag…”
1 Jesus disse aos seus discípulos: “É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. 2 Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar. 3 Tomem cuidado.
“Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. 4 Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”
Essa também é a ordem do Espírito de Deus por meio do Apóstolo Paulo, Eph. 4:32
32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.
III. V. 20-23 UMA RESPOSTA NA HORA CERTA
III. V. 20-23 UMA RESPOSTA NA HORA CERTA
(Aplicação: Acho interessante notar aqui que o Senhor não enviou a José a resposta para a direção que ele estava procurando até que ele tivesse tomado uma decisão por conta própria. Às vezes, o Senhor permite que esgotemos todo o nosso raciocínio humano antes de nos dar uma visão divina sobre a situação que estamos enfrentando na vida).
A. V. 20 Foi uma Resposta da providência divina -
A. V. 20 Foi uma Resposta da providência divina -
Enquanto esses pensamentos perturbavam a mente de José, o Senhor enviou um anjo para falar com ele em um sonho.
O anjo trouxe a José uma palavra de explicação, de exaltação e de alegria.
A resposta ajudou José entender a origem da criança que sua noiva carregava no ventre.
A resposta ajudou ele entender que aquele sonho que se transformara em pesadelo em seu coração e mente era, na verdade, uma obra milagrosa de Deus.
(Aplicação: Muitas vezes o nosso ponto de vista trabalha contra nós! Na maioria das vezes encaramos a vida como se estivéssemos assistindo a um desfile na calçada. Tudo o que você consegue ver do desfile é a parte que está passando diretamente à sua frente em um determinado momento. Você tem uma memória do que já passou, mas não tem ideia do que está por vir. Você só tem que esperar o desfile chegar até você. No entanto, se você subisse no topo de uma arquibancada, poderia ver o desfile em sua totalidade. Você poderia ver o início, o meio e o fim, tudo ao mesmo tempo. Não haveria surpresas!
Bem, a vida não é assim para nós? Tudo o que realmente podemos ver é a parte que está passando diante de nossos olhos no momento presente. Temos uma vaga lembrança do que aconteceu antes, mas não temos ideia do que está por vir. Entretanto, Deus está acima de tudo isso. Para Ele, não há surpresas! Ele conhece o fim desde o início.
A melhor coisa que podemos aprender a fazer é simplesmente confiar que Ele trará o melhor para nossa vida, dia após dia.
Mesmo quando nossos sonhos são destruídos e nossas esperanças são despedaçadas nas rochas irregulares da realidade, precisamos confiar na verdade de que nosso Pai ainda está no controle e que Ele cuidará de Seus filhos! Apesar do que você e eu possamos pensar às vezes, Deus sabe o que é melhor para nós!)
B. V. 21 Foi uma resposta com provisões divinas -
B. V. 21 Foi uma resposta com provisões divinas -
José recebe detalhes de um milagre que grande parte do mundo ainda não entendeu: Deus entrou neste mundo por meio do ventre de uma virgem judia!
José é informado de que Maria terá um filho e que esse filho se chamará Jesus.
Também lhe é dito que esse filho será o Salvador dos judeus. Essa é uma revelação e tanto! Em poucas palavras, José fica sabendo que essa criança não é um bebê comum.
Ele é, de fato, o Filho de Deus. Seu nome refletirá isso, pois o nome Jesus significa "Jeová é a Salvação".
Sua vida refletirá isso porque Ele será responsável pela salvação dos perdidos.
Isso Ele realizará por meio de Sua morte na cruz, Sua ressurreição dentre os mortos e Sua ascensão de volta ao céu.
Certamente José não conhece todos os detalhes sobre essa criança milagrosa que sua noiva carrega no ventre, mas ele sabe o suficiente para ter certeza de que essa criança é uma provisão divina para os pecados do mundo.
(Aplicação: Que nunca nos esqueçamos de que é a partir dos destroços de nossas maiores mágoas que Deus muitas vezes constrói para nós a maior das bênçãos!
Só porque o caminho é escuro, não deixe de segurar Sua mão. Ele pode conduzi-lo por alguns lugares desolados, mas nunca o abandonará em nenhum deles, Sl 23:4.
Aonde quer que o caminho dEle o leve, você pode contar com as provisões dEle para que sejam suficientes para a necessidade da hora, 2 Cor. 12:9; Heb. 13:5; Phil. 4:19.
IV. V. 24-25 UMA DECISÃO CHOCANTE
IV. V. 24-25 UMA DECISÃO CHOCANTE
A. A rápida reação de José -
A. A rápida reação de José -
Assim que José entende o que está acontecendo em sua vida, ele reage com fé.
Ele vai e recebe Maria em seu coração como sua legitima esposa.
Sua reação é de pura fé. Ele ainda não sabe como as coisas vão se resolver, mas sabe que Deus está trabalhando e isso é suficiente para José.
A decisão de José deve ter chocado toda a comunidade. Todos provavelmente presumiram que José e Maria não puderam esperar pelo casamento.
Ele estava disposto a suportar a vergonha da gravidez de Maria porque sabia que era a obra de Deus.
(Observação: A verdadeira fé não se esquiva do chamado de Deus só porque os outros não entendem. A verdadeira fé ouve a voz do Senhor e simplesmente faz o que lhe é ordenado).
B. Restrição de José -
B. Restrição de José -
José pode ter levado Maria para sua casa, mas ele se abstém de ter relações sexuais com ela.
Ele respeita o plano de Deus e sabe que ela deverá ser virgem quando Jesus nascer.
Essa também é uma resposta de fé. Em vez de exigir o que era seu por direito como marido dela, ele voluntariamente deixa de lado seus direitos para que a vontade de Deus possa ser cumprida!
(Observação: A verdadeira fé voluntariamente deixa de lado seus próprios desejos para fazer a vontade de Deus. Muitas vezes, o chamado de Deus em nossa vida será difícil de aceitar e de realizar, mas a fé não busca o caminho mais fácil. A fé sabe que Deus já examinou o caminho e sabe onde quer que Seus servos estejam. A fé diz: "Eis-me aqui, envia-me!" Isa. 6:8).
C. A determinação tranquila de José -
C. A determinação tranquila de José -
José esperou pacientemente até que Maria desse à luz seu filho.
Sem dúvida, José cuidou da futura mãe da melhor maneira que pôde. Quando chegou a hora e o bebê nasceu, José fez o trabalho do pai: deu ao menino o nome de Jesus.
Dar nome à criança era responsabilidade do pai, Lucas 1:63.
José está dizendo que está disposto a abraçar o plano de Deus para sua vida, mesmo que não o compreenda totalmente.
Ele está disposto a criar essa criança como se fosse sua, mesmo sabendo que o bebê não é seu filho.
José está dizendo o seguinte: "Eu tinha minha vida toda planejada! Maria e eu iríamos nos casar e viveríamos juntos por muitos anos. Teríamos muitos filhos e seríamos muito felizes. Então, descobri que ela estava grávida. Eu sabia que o bebê não era meu, mas não sabia de quem era. Fiquei magoado! Todos os meus planos e sonhos foram destruídos. Mas, então, o Senhor me mostrou que tinha um plano melhor para minha vida! Ele me chamou para ser o pai humano do Messias! O que eu pensava ser uma grande tragédia foi, na verdade, a maior bênção da minha vida!"
(Observação: Se você não entender mais nada desta mensagem, por favor, entenda o seguinte: o que você acha que é a pior coisa que já lhe aconteceu, muitas vezes acaba sendo a sua maior bênção!
Acho que a diferença entre aqueles que experimentam o melhor de Deus nas tragédias da vida e aqueles que não experimentam se resume a uma palavra: fé.
Algumas pessoas simplesmente não confiam em Deus para nada e, como resultado, são sempre derrotadas e nunca conseguem superar suas circunstâncias. Outras confiam Nele, sabendo que Ele sabe o que é melhor. Essas pessoas experimentam o melhor de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis da vida que se possa imaginar)
Conclusion:
Você já teve um sonho que se transformou em um pesadelo diante de seus olhos? Todos nós já tivemos, em um momento ou outro. A maioria de nós enfrentará isso novamente antes que a vida termine. Gostaria apenas de lhe fazer esta pergunta: Quando seus sonhos se transformam em pesadelos, o que você faz a respeito?
Algumas pessoas tentam consertá-lo sozinhas. Amigo, isso não vai funcionar! Você só vai piorar a situação. Algumas pessoas simplesmente desistem. Isso também não vai funcionar, pois, quer você participe ou não, a vida continua. Outras ainda ficam com raiva de Deus e de seus semelhantes e tentam fazer com que os outros paguem por seus próprios danos. Essa atitude não é nada boa! A única pessoa que você realmente machuca é a si mesmo. É claro que há alguns poucos preciosos que conseguem pegar os pedaços de seus sonhos desfeitos, colocá-los aos pés do Senhor e dizer: "Senhor, não entendo por que isso aconteceu comigo. Eu nunca quis isso, mas, mesmo assim, aconteceu. Estou aqui diante do Senhor agora para pedir sua ajuda. Mesmo que eu não consiga ver, sei que o Senhor tem algo melhor para mim do que eu planejei para mim mesmo. Por favor, dê-me graça para acreditar nisso e fé para ver". Essas são as pessoas que caminham em vitória, mesmo em meio a seu pior pesadelo.
Que tipo de pessoa você é? O que está fazendo com seus sonhos desfeitos? Eu o convido a levar sua vida a Jesus, com toda a bagunça. Deixe que Ele a tenha e faça com ela o que Ele quer fazer. Ele tem algo melhor planejado para você, a maneira de recebê-lo é responder a Ele com fé.
Maria e sua filha, Christina, moravam em um bairro pobre nos arredores de uma vila brasileira. O marido de Maria havia morrido quando Christina era bebê e ela nunca se casou novamente. Os tempos eram difíceis, mas finalmente Christina tinha idade suficiente para conseguir um emprego para ajudá-la.
Christina sempre falava em ir para a cidade. Ela sonhava em trocar seu bairro empoeirado por avenidas emocionantes e pela vida na cidade. Só de pensar nisso, sua mãe ficava horrorizada, pois sabia exatamente o que Christina teria de fazer para viver. Foi por isso que seu coração se partiu. Foi por isso que ela não acreditou quando acordou em uma manhã e encontrou a cama da filha vazia. Sabendo para onde sua filha estava indo, ela rapidamente jogou algumas roupas em uma bolsa, juntou todo o seu dinheiro e saiu correndo de casa.
No caminho para o ponto de ônibus, ela entrou em uma farmácia e comprou uma última coisa. Fotos. Ela se sentou na cabine fotográfica, fechou a cortina e passou todo o tempo que pôde tirando fotos de si mesma. Com a bolsa cheia de pequenas fotos em preto e branco, ela embarcou no próximo ônibus para o Rio de Janeiro.
Maria sabia que Christina não tinha como ganhar dinheiro. Ela também sabia que sua filha era teimosa demais para desistir. Quando o orgulho encontra a fome, o ser humano faz coisas que antes eram impensáveis. Sabendo disso, Maria começou sua busca. Bares, hotéis, casas noturnas, qualquer lugar que tivesse a reputação de ter andarilhos de rua ou prostitutas. Ela foi a todos eles. E em cada lugar, Maria deixou sua foto - colada no espelho do banheiro, no quadro de avisos de um hotel, em uma cabine telefônica de esquina. E no verso de cada foto ela escrevia um bilhete. Quando o dinheiro e as fotos acabaram, Maria voltou para casa.
Algumas semanas depois, a jovem Christina desceu as escadas do hotel. Seu rosto jovem estava cansado. Seus sonhos haviam se tornado um pesadelo. Mas, ao chegar ao final da escada, seus olhos notaram um rosto familiar. Ela olhou novamente e, em um espelho do saguão, havia uma pequena foto de sua mãe. Os olhos de Christina arderam e sua garganta se apertou quando ela atravessou a sala e retirou a pequena foto. No verso estava escrito um convite convincente: "O que quer que você tenha feito, o que quer que você tenha se tornado, não importa. Por favor, volte para casa". E ela voltou.
Se os seus sonhos estão em pedaços ao seu redor neste momento e se transformaram em pesadelos, por favor, leve-os a Jesus e deixe que Ele os transforme em uma fonte de glória e alegria. Independentemente do que aconteceu em sua vida, você pode levá-la a Jesus agora mesmo.