ORGULHO NOSSO DE CADA DIA! Tiago 4.13-17

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views

O orgulho é a tentativa estúpida do homem de se colocar no lugar de Deus, é “disputar com Deus por supremacia e exaltar o coração contra Ele”.

Notes
Transcript
Grande ideia: O orgulho é a tentativa estúpida do homem de se colocar no lugar de Deus, é “disputar com Deus por supremacia e exaltar o coração contra Ele”.
Provérbios 16.5 NAA
O Senhor detesta todo aquele que é orgulhoso; é evidente que este não ficará impune.
Stuart Scott:
Todos nós temos a tendência de pensar muito sobre nós mesmos e a respeito de nós mesmos. Amy Carmichael disse: “Aqueles que pensam muito a respeito de si mesmos, não pensam suficientemente”. O orgulho é evidência de tolice e de infantilidade! Charles Swindoll disse: “o menor pacote do mundo é um homem empacotado em si mesmo”.
Provérbios 26.12 NAA
Você viu alguém que é sábio aos seus próprios olhos? Há mais esperança para um tolo do que para ele.
Andrew Murray disse que o orgulho é a “raiz de todo pecado e de todo mal” (…). Ele estava certo- o orgulho e o começo de todo pecado.
Nossa carne se inclina ao orgulho. O orgulho é uma armadilha fácil de ser usada por Satanás. O puritano Thomas Watson disse: “O orgulho é uma embriaguez espiritual; ele sobe à cabeça como um vinho e intoxica o cérebro. É idolatria. Um homem orgulhoso é um adorador de si mesmo”.
O orgulho é a mentalidade centralizada no “eu” (a mentalidade de um senhor, em vez da mentalidade de um servo); é ter o foco voltado para o “eu” e para a sua satisfação; é uma busca de auto-reconhecimento, auto-exaltação e um desejo de controlar e usar todas as coisas em benefício de si mesmo.
C. J. Mahaney:
Por que Deus odeia tanto o orgulho? Eis a razão: Orgulho é quando seres humanos pecadores desejam o prestígio e a posição de Deus, e se recusam a reconhecer sua dependência dEle.
Provérbios 18.12 NAA
Antes da ruína, o coração humano se gaba, mas a humildade precede a honra.
1. Pensa ter o controle sobre a vida. (vv. 13-17)
(a) Tiago usa uma expressão de chamada: “agora, prestai atenção” (e ele repete em 5.1):
(Tg 4:13 [NVI])
Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".
O mundanismo (4.4) se expressa por guerras e contendas (4.1-3), soberba (4.5-12) e pela pretensão de que se tem controle do futuro (4.13-17).
BÍBLIA REFORMADA: Tiago repreende a pessoa que leva a vida e faz planos futuros sem qualquer consideração primária em todo planejamento futuro é a vontade do Deus soberano.
(b) A imagem aqui é de homens de negócios, fazendo seus planos para o dia:
(Tg 4:13 [KJA])
Agora, prestai atenção, vós que aclamais: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro”.
Douglas J. Moo:
Aqueles homens de negócios, a quem Tiago se dirige, eram caracterizados como planejadores deliberados e autoconfiantes. Eles decidem aonde e quando irão, quanto tempo vão permanecer, e têm absoluta certeza de que obterão lucro desta operação.
Augustus Nicodemus:
Não é errado planejar o futuro e os negócios. Errado é fazê-lo como se tudo estivesse sob nosso controle. Errado é contar antecipadamente com o sucesso, como se tivéssemos poder sobre nossa vida e sobre as circunstâncias. Errado é nos gabarmos e gloriarmos desses planos, declarando-os certos diante dos outros.
Gênesis 11.4 NAA
Disseram: — Venham, vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue até os céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Isaías 56.12 NAA
Eles dizem: ‘Venham! Vou trazer o vinho! Vamos nos encharcar de bebida forte! O dia de amanhã será como este e ainda maior e mais famoso.’ ”
(c) Tiago expõe aqui a questão mais séria da vida: “o que é a vida?”.
(Tg 4:14 [NTLH])
Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece.
Provérbios 27:1
1 - NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.
Jó 7:7
7 - Lembra-te de que a minha vida é como o vento; os meus olhos não tornarão a ver o bem.
Jó 7:9
9 - Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.
Jó 7:16
16 - A minha vida abomino, pois não viveria para sempre; retira-te de mim; pois vaidade são os meus dias.
Salmos 39:5-6
5 - Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.)
6 - Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará.
Eclesiastes 1:2
2 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
(d) Na realidade, o que se passa aqui é o princípio da transitoriedade da vida: quer seja por doença, acidente, ação humana ou sobre humana, a vida aqui na terra não é infinita.
Atos 18:21
21 - Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
I Coríntios 4:19
19 - Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.
Salmos 139:16
16 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
(e) Por isso a sugestão de usarmos sempre o “deo volente”.
https://iqaraislam.com/in-sha-allah
“In sha Allah” é uma expressão em árabe cujo significado é “se Deus quiser”, e é utilizada com frequência para invocar bençãos, para expressar um desejo ou até para manifestar uma vontade de maneira mais branda.
Deus diz no Alcorão Sagrado que os muçulmanos devem cultivar o hábito de dizer “in sha Allah” para que Ele os ajude a se encaminharem da melhor forma.
Esta expressão não é usada somente por muçulmanos. Todas as pessoas que são falantes da língua árabe dizem a frase “in sha Allah” com os mesmos motivos que os adeptos do Islam têm para proferi-la. No Oriente Médio, os cristãos e judeus também pronunciam esta frase quando têm esperança de que alguma coisa boa possa acontecer em suas vidas.
Douglas J. Moo:
O que Tiago incentiva não é a constante verbalização da forma “Se o Senhor quiser”, a qual facilmente pode se tornar um chavão e uma recitação sem sentido, mas uma sincera consideração do controle que Deus tem sobre os negócios de sua vontade específica para nós.
(f) Olha a expressão de “orgulho” exposta aqui no verso 16: “Mas vos orgulhais da vossa arrogância. Todo orgulho como esse é maligno”.
αλαζονεια alazoneia
de G213; TDNT - 1:226,36; n f
1) fútil, conversa de fanfarrão.
2) uma certeza insolente e vazia, arrogância, que confia em seu próprio poder e recursos, que despreza e viola vergonhosamente a lei divina e os direitos humanos.
3) uma presunção ímpia e vazia, pretensão, que confia na estabilidade das coisas terrestres.
1Coríntios 4.7 NAA
Pois quem é que faz com que você sobressaia? E o que é que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se gloria, como se não o tivesse recebido?
Augustus Nicodemus:
Em vez de dizerem “se Deus quiser, realizaremos estes planos”, aqueles cristãos estavam se jactando de tais planos como se o sucesso deles dependesse inteiramente de sua esperteza e habilidades para os negócios. Ou seja, opecado deles eram maior do que simplesmente omitir a vontade de Deus quanto ao futuro. “Podemos aprender destas palavras que Tiago está condenando mais do que simplesmente uma fala equivocada. Eles estavam se gloriando em suas vãs pretensões. Não somente roubavam de Deus o direito de governar, como também se gloriavam disto” (J. Calvino).
(g) O verso 17 parece fora de lugar, mas apenas parece: fazer o bem é abandonar o orgulho! (BÍBLIA REFORMADA: Os pecados de negligência e de omissão estão em vista aqui).
I João 2:16
16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
Comentário Judaico NT:
Nesta situação específica da carta de Ya’akov, o pecado está em anunciar planos como se pudéssemos controlar todas as circunstâncias, falando em reconhecer que Deus está no comando e que nossos planos dependem da vontade dele.
(h) Em suma:

Devemos reconhecer Deus nos assuntos do futuro, porque primeiro, existe uma vontade divina que rege todas as coisas. Creio que nada acontece fora das resoluções e decretos divinos. Mesmo as pequenas coisas na vida não são ignoradas pelos olhos que tudo veem. “Até os cabelos de sua cabeça estão todos contados”. A posição de um junco à margem do rio é tão fixa e conhecida como a posição de um rei. E a palha da mão do ceifeiro é guiada tanto quanto as estrelas em seu curso. Tudo está sob controle e tem um lugar designado no plano de Deus — e nada acontece no fim, senão o que Ele permite ou ordena. Sabendo disso, não diremos todo o tempo: “Se o Senhor quiser”, entretanto sempre sentiremos assim. Seja qual for o nosso propósito, existe um poder superior que devemos reconhecer sempre — e há um propósito supremo diante do qual devemos nos curvar com a reverência mais humilde, dizendo: “Se o Senhor quiser”.

2. Outras aplicações:
(a) Nem tudo em sua vida está sob o seu controle. Posso até ousar em dizer que nada está sob o seu controle. Tudo está no controle de Deus! Quando Ele quer, acontece. Quando Ele não quer, não acontece.
Joel Beeke:
“Como o pecado, o orgulho é singular. Muitos pecados nos afastam de Deus, mas o orgulho é um ataque direto contra Deus. Eleva o nosso coração acima de Deus e contra Ele. O orgulho procura destronar a Deus e entronizar a si mesmo”.
Isaías 40:13-14
13 - Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou?
14 - Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?
(b) Não seja amante de seu orgulho. Mate-o enquanto há tempo. Deixe o seu orgulho morrer na cruz de Jesus. É impossível ser santo e orgulhoso ao mesmo tempo.
Tiago 4:6-7
6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
C. S. Lewis:
Não pense que, se você conhecer um homem verdadeiramente humilde, ele será o que as pessoas chamam de “humilde” hoje em dia: não será nem uma pessoa submissa ou bajuladora, que vive lhe dizendo que não é nada. Provavelmente, o que você vai pensar dele é que se trata de um camarada animado e inteligente, que realmente se interessou pelo que você tinha a lhe dizer. Se você não simpatizar com ele, será porque sente um pouco de inveja de alguém que parece contentar-se tão facilmente com a vida. Ele não estará pensando sobre a humildade; não estará pensando em si mesmo de modo algum.
Se alguém quer adquirir a humildade, creio poder dizer-lhe qual é o primeiro passo: é reconhecer o próprio orgulho. Aliás, é um grande passo. O mínimo que se pode dizer é que, se ele não for dado, nada mais poderá ser feito. Se você acha que não é presunçoso, isso significa que você é presunçoso demais.
Ilustr.:
O CORVO E A RAPOSA
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa.
Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse: “Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros”.
Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro: Cróóó!
O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo: “Olhe, senhor Corvo, estou vendo que voz o senhor tem, o que não tem é inteligência!”.
Moral da história: Cuidado com quem muito elogia!
Charles Spurgeon:
Então, se quisermos nos livrar do orgulho, não devemos prosseguir para organizar nossa vestimento, adotando algum traje especial, ou somente domar nossa língua, mas vamos procurar Deus, para que Ele purifique nossos corações do orgulho, e então com certeza, se o orgulho for retirado do coração, nós seremos humildes. Torne a árvore boa, e então o fruto será bom; purifique a fonte, e o riacho será doce. Assim seja, para que Deus nos conceda graça, para que nossos corações sejam guardados com diligência, para que o orgulho nunca entre lá e para não sermos altivos em nossos corações, e assim descubramos que depois do orgulho vem a destruição.
Related Media
See more
Related Sermons
See more