A CARREIRA QUE DEVEMOS ZELAR

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Hebreus 12.1–2 ARA
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
O povo brasileiro é bastante atraído pelo esporte. Várias competições acontecem em todo território nacional, sejam de forma amadora nas escolas, quartéis, presídios, igrejas, como no campo profissional, com grandes ligas profissionais de futebol, voley, basquete, esporte especializado. O esporte contribui com a saúde física, socialização, disciplina e tantas outras contribuições. No primeiro século, época que os leitores de Hebreus viveram, o interesse era igual e até maior. Não a toa a Bíblia apreswenta várias metáforas envolvendo competições
2Timóteo 2.5 ARA
Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.
2Timóteo 4.7 NTLHE
Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.
1Coríntios 9.24–25 ARA
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
O texto que acabamos de ler e que serve de base para nossa reflexão está colocado em um contexto esportivo.
Os atletas competiam em um estádio local, enquanto os espectadores, sentados na arena, os assistiam.
No versículo 1 o autor diz que NÓS estamos RODEADOS de TESTEMUNHAS.
É como se estivéssemos competindo e os expectadores nos observando e incentivando. Essa torcida é que nos anima e nos inspira na competição. Como bons atletas, tiramos tudo que PESA para termos um desempenho melhor, e largamos na CORRIDA olhando para o alvo, a fita de chegada, JESUS CRISTO.
Vejamos quem são esses torcedores que nos observam, animam e inspiram. Que peso é esse que precisamos deixar, e qual o real significado de manter os olhos no alvo que é Cristo.
1 - A TORCIDA
Essa torcida que é apresentada como “grande nuvem de testemunha”, são os heróis da fé do capítulo anterior.
São os mortos que ainda falam.
Hebreus 11.4 ARA
Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.
O texto está se referindo a pessoas que foram fiéis, como Abel, correram a carreira cristã e alcançaram, pela graça, a coroa eterna. Por isso começa com “PORTANTO”. Depois de falar dos heróis da fé, começa a se referir a nós, vivos, atuais corredores, que temos a rodear-nos na arena da vida, a grande nuvem de testemunhas, a vida de pessoas inspiradoras na fé cristã.
Precisamos seguir buscando nos inspirar em pessoas como Enoque, que AGRADOU A DEUS
Hebreus 11.5 ARA
Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
Como está sua vida? Entra ano, sai ano, e tem agradado a Deus?
Tem sido obediente e temente a Deus como Noé?
Hebreus 11.7 ARA
Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Noé nunca havia visto uma chuva, acreditou em Deus e obedeceu. Como está sua cida de obediência e temor? Noé é referência que te rodeia.
Abraão é outra testemunha que grita e precisa te incentivar. Ele deu ofereceu o que mais amava
Hebreus 11.17 ARA
Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas,
Se amarmos mais as bênçãos, como filho, família, emprego, etc que a Deus, não entendemos o Evangelho.
Os mártires, que entregaram suas vidas por amor a Cristo, precisam nos inspirar
Hebreus 11.37–38 ARA
Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Nós temos a rodear-nos essa torcida, essa “nuvem de testemunhas”. Isso precisa nos incentivar a competir na arena da vida com perseverança.
2 - PREPARATIVOS PARA A COMPETIÇÃO
Como nos prepararmos para a competição?
Desembaraçando-nos do peso. Quando disputamos uma corrida, vestimos uma roupa esportiva apropriada para nos dar o máximo conforto com o mínimo de peso. E, para ser qualificado como corredor, lutamos para perder a gordura corporal extra mediante o fortalecimento de nossos músculos. Tudo o que é demais em nosso corpo deve desaparecer, pois nos atrapalha na corrida que disputamos.
Que peso é esse que precisamos deixar?
Colossenses 3.8 ARA
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
São coisas que estão dentro de nós, não necessariamente agimos, mas carregamos.
E O PECADO? É o que devemos evitar, pois pecado é errar o alvo. O alvo é Cristo, e o pecado nos leva a outros alvos. Cuidado! Ano a ano carregando pesos e pecados que embaraçam nossos pés, impedindo uma corrida segura e firme.
3. CONDUTA NO PERCURSO
Corramos perseverantes a corrida proposta por Deus para nós. Foi Ele quem determinou o trajeto, os obstáculos, a duração, os pontos perigosos, os pontos de parada para hidratação. ELE ESTÁ CONOSCO. PERSEVERE! A certeza de Sua presença é o ponto motivador da jornada.
O exemplo dos que passaram por aqui e foram perseverantes é importante, mas não é o ponto central. Não é o alvo final, a linha de chegada. O ponto renovador, restaurador, motivador que nos faz perseverar na arena da vida é AQUELE QUE CORREU ANTES DE TODOS E VENCEU ANTES DE TODOS. É aquele que gerou fé em todos os que vieram antes de nós, e que gera a fé em nós. O alvo nessa corrida é JESUS CRISTO, AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ.
Hebreus 12.2 ARA
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Deus propôs uma corrida amarga a Ele, que no final havia uma Cruz. Ele correu, perseverante, e por amor a nós, chegou ao final. Trocou a alegria da Glória pela Cruz, mas alcançou a vitória e está assentado a direita do Pai. Com Ele estão os que servem de exemplo a nós, que foram fortalecidos por Cristo enquanto estavam na terra. Com Ele estarão os que hoje correm perseverantes a carreira proposta.
Estamos finalizando uma etapa da grande corrida na arena da vida. Chegamos até aqui, graças ao autor e consumador da nossa fé. Chegaremos ao final vitoriosos no céu, se nos rendermos a Ele, e deixá-Lo comandar toda corrida da vida. Pela graça chegamos ao céu, por meio da fé em Cristo. Uma fé gerada por Ele mesmo em nós. Permita que Ele gere essa fé em você. Abra o coração para Ele, o Salvador, que não há outro com Ele. Diga a Ele: FORMADO QUE ESTÁ, E SEMPRE TE AMAR.
Related Media
See more
Related Sermons
See more