Deus não habita em templos humanos
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Texto: Atos 17.16-34
Texto: Atos 17.16-34
Silas, Timóteo e Paulo estavam em seu ministério no mundo grego.
Nova Versão Internacional (17.16 Em Atenas)
16 Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.
17 Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.
>Sua religiosidade lhes impedia de ver e entender as boas novas de JC.
18 Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela?” Outros diziam:
“Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.
Atos, Volumes 1 e 2 (a. Cenário (17.16–18))
seguidores de Epicuro (342–270 a.C.), que ensinavam que a morte não deve ser temida; até a alma chega ao seu fim quando o corpo morre. Além disso, Epicuro ensinava que todo ser se esforça para conseguir prazer, evitando o sofrimento e a tristeza, porém buscando a satisfação e a felicidade.
Os estoicos, seguidores d o pensador Zeno (332–260 a.C.). Esse filósofo ensinava que o homem atinge sua mais alta aspiração quando se sujeita ao curso dos eventos, controlado pela necessidade divina. Ao se submeter à sua sorte, ele atinge a condição de felicidade.
> mas, eles tinham prazer em conhecer:
19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: “Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? 20 Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam”.
Atos, Volumes 1 e 2 (b. Pedido (17.19–21))
O termo areópago na verdade significa “colina de Áries”; a colina, localizada a noroeste da Acrópolis, era onde o concílio do governo de Atenas se reunia. Finalmente o nome areópago passou a ser usado para o local das reuniões e para o concílio.
Acrópole (em grego clássico: ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, "extremo, alto", e πόλις, "cidade") é a parte do estado construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico (elevar e enobrecer os valores humanos) como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida. Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais como os templos, e era conhecida como lugar sagrado.
21 Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não se preocupavam com outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.
22 Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,
23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.
24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.
26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.
27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
28 ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.
29 “Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. 30 No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. 31 Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.
32 Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”. 33 Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. 34 Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.