Conheça o Senhor Sl 23. 1-4

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 58 views
Notes
Transcript

O Senhor deixe-me conhece-lo mais Sl 23.1-4

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justa por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Sinopse
Você sabe que estamos sempre chegando ao fim das coisas aqui — o fim da semana, o fim do mês, o fim do ano, o fim dos dias letivos. É fim, fim, fim o tempo todo. Mas, graças a Deus, Ele vai nos satisfazer com vida longa; sem um final para ela, uma vida sem fim.
Dwight L. Moody
A cada ano que termina, as pessoas formulam projetos para o ano que virá. Cheias de esperanças sinceras, objetivos nobres e determinação. Se você fosse pedir para Deus em 2024 o que você pediria? Se eu pudesse fazer apenas um pedido ao Senhor nesse ano que se inicia eu pediria SENHOR DEIXA-ME CONHECER MAIS!
Por que a maior benção que o homem pode ter é conhecer a Deus. É contemplar a glória de Deus refletida na face de Cristo com os olhos da fé por causa da grande salvação que Deus nos deu por intermédio do Senhor Jesus. E, é isso que o Senhor vai nos dar nesta manhã na exposição deste Salmo a benção de conhecer mais.
Esse salmo foi composto por aquele homem chamado homem segundo o coração de Deus. Davi que enfrentou inúmeras visitudes em sua vida desde a sua adolescência, na sua juventude, na sua idade adulta em todas elas Deus lhe deu grande vitória. E até nos seus pecados Deus o confroutou e humilhou bastante mas ele foi o homem segundo o coração de Deus e usado por Deus.
Composto esse salmo maravilhoso que é um dos textos mais belos da história da humanidade e provavelmente depois de Jo.3.16 o texto mais conhecido da Sagradas Escrituras.
Preposição: Conheça ao SENHOR
(Breve Contextualização)
Neste salmo maravilhoso o Ri Davi nos apresenta o Senhor como Pastor, como sustentador, como guia e como protetor. E nessa manhã então o Senhor quer brilhar a glória de Deus na face de Cristo diante dos nossos olhos.
Minha oração é que o Senhor retire toda a vend dos seus olhos. Que o Senhor lave o seu coração pecaminoso com o sangue de Cristo e que nada faça separação entre o Senhor nosso Deus e nós para que nós tenhamos a benção de conhecê-lo mais por meio da exposição da sua santa Palavra.
Por que Ele é nosso Pastor (v.1a)
a. Explicação
I. Ao apresentar o Senhor como o seu pastor. Observem que Davi passou por algmas tristezas antes. Veja, ele pecissou de restauração da alma (v.3). Visitou o “vale da sombra da morte”; ele enfrentou o mal (v.4). E ele tinha inimigos (v.5). Ou seja, ele era o crente bem testado. Em outras palavras, com uma longa experiência com Deus.
II. Mas eu chamo a sua atenção para peceber que Davi não estava apostando tudo simplesmente em sua propria experiência. Porque Davi não foi a primeira pessoa na Bíblia a dizer o “Senhor é o meu Pastor”.
III. O que está acontecendo aqui é que Ele está simplesmente aplicando a si mesmo algo que aprendeu como por exemplo com Jacó. Veja em Gn 48. 15-16 registra a cena em movimento no final da vida de Jacó quando ele abençoa José e seus dois filhos:
Gênesis 48.15–16 ARA
E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia, o Anjo que me tem livrado de todo mal, abençoe estes rapazes; seja neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e cresçam em multidão no meio da terra.
IV. Jacó não tinha sido a mais agradável das ovelhas. Mesmo depois de seu encontro com o anjo em Jaboque, ele precisava de mais correção. Sua triste repetição da loucura de seus pais de ter filhos favoritos levou a disfunção familiar, ciúme, pecado e tristeza. Mas agora ele olhava para trás com uma visão clara e se maravilhava com a maneira como o Pastor o acompanhara e o preservara, o havia ferido apenas para protegê-lo e lhe proporcionara tanto bem. Seu filho José já tinha visto isso Gn 45.5-8, e mais tarde confirmaria: o que os outros intentaram para o mal, Deus o tornou em bem Gn 50.20.
V. Davi havia aprendido que o que era verdade para Jacó também era verdade para ele. Ele descreve o pastoreio do Senhor de uma forma que mostra como isso é aplicável a todas as situações em nossas vidas também. Por isso ele diz: O SENHOR é o meu Pastor (v.1a).
VI. A palavra Senhor, em hebraico É impronunciável YHWH em português, fala do Deus que é autoexistente, que era, é, e sempre será. A marca central de Deus é que ele é pessoal, onisciente, onipotente, onipresente, o Deus todo-poderoso.
VII. É o mesmo nome com qual Deus se revela a Moisés para salvar o seu povo da escravidão no Egito. Então sig. que Ele é salvador. Além de ser esse Deus Eterno, Infinito, Imutavél, incomparável Deus, ele é o Deus que me ama e o Deus que me salva.
IX. E, por essa razão Davi por confiar nesse Grande Deus Maravilhoso diz para nós que Deus para ele não é somente o Deus que está longe lá nos céus sem se importar conosco ele diz: “Yhaweh é meu”. Davi está dizendo que Deus deu a ele a benção maravilhosa de ter um relacionamento íntimo e pessoal. Davi é ovelha do grande Deus.
X. Davi pinta essa metáfora diante de nossos olhos porque na sua juventude, você sabe ele foi pastor de ovelhas cuidando das ovelhas do seu pai.
b. Aplicação
I. E ficava noites ao relento no deserto sozinho isolado compondo os salmos. E naquela solidão do deserto no calor do dia, no frio da noite.
II. Nas lutas contra Ursos e Leões e Mercenários. Davi teve o privilégio de ser pastoreado pelo o próprio Deus Eterno.
III. E, ali começou a ter um relacionamento íntimo e pessoal com o SENHOR. Então se lembrando do cuidado que tinha com as suas ovelhinhas entendeu que ele próprio é uma ovelha do SENHOR. E diz: Yhaweh é o meu pastor.
c. Aplicação
I. Que na pespectiva, e balanço para o próximo ano você perça ao Senhor - Senhor que eu conheça mais de ti.
II. Há uma frase meus irmãos, bem popular que diz Ano Novo, vida Nova. Penso que Ano Novo é novos desafios. E para vencer ou suportar os desafios você venha depositar toda a sua confiança ao Senhor, porque o Senhor é o nosso pastor.
O Pastor é aquele que cuida, O pastor é aquele que apascenta, o pastor é aquele que alimenta, o pastor é aquele que protege, o pastor é aquele que disciplina, consola e restaura as ovelhas. Jesus é o nosso pastor!
III. Jesus é apresentado nas Escrituras meus irmãos como o bom pastor, o grande pastor, o Supremo pastor. Como bom pastor ele deu a sua vida pelas ovelhas; como grande pastor ele vive para as ovelhas e como o supremo pastor ele voltará para as ovelhas.
IV. Que você meu irmão e minha irmã possa almejar conhecer mais o Senhor. A maior benção que o homem possa alcançar é conhecer o Senhor.
Venham, meus queridos irmãos — voem, voem, voem por suas vidas para Jesus Cristo, voem para um Deus sangrando, voem para um trono de graça; e implorem a Deus para quebrantar vossos corações, implorem a Deus para convencê-los de seus pecados reais, implorem a Deus para convencê-los de seu pecado original, implorem a Deus para convencê-los de sua justiça própria — implorem a Deus para lhes dar fé, e para capacitá-los a estar próximos a Jesus Cristo.
George Whitefield
VI. Conheça o Senhor. Porque ele é o nosso pastor. E quando meu irmão e minha irmã você sabe que o Senhor é o seu pastor, pode ter certeza de que não lhe faltará nada. Se em primeiro o lugar conheça o Senhor porque ele é o nosso pastor. Em segundo lugar então conheça o Senhor porque ele é nosso provedor.
2. Por que Ele é nosso Provedor (v.1b)
a. Explicação
I. O verbo que Davi usa aqui (“nada faltará”), ocorre em outro lugar. Como por exemplo, Durante as peregrinações no deserto, as pessoas “não tinham falta” (Ex 16.18).
Êxodo 16.18 ARA
Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco, pois colheram cada um quanto podia comer.
II. Moisés poderia dizer: “Estes quarenta anos o Senhor teu Deus tem estado contigo. Nada te faltou” (Dt 2.7).
Deuteronômio 2.7 ARA
Pois o Senhor, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor, teu Deus, esteve contigo; coisa nenhuma te faltou.
III. Deus prometeu que isso também seria verdade na terra que ele estava dando a eles (Dt 8. 9).
Deuteronômio 8.9 (ARA)
terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela;
IV. Assim, Davi provavelmente também estava pensando em como Yahweh havia conduzido a multidão através do deserto (Sl 77.20) e provado ser o “Pastor de Israel” (Sl 80.1).
Salmo 80.1 (ARA)
Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; […].
Salmo 77.20 (ARA)
O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão.
V. Ou seja, se Yahweh pôde sustentar aquele enorme rebanho, concluía Davi, então certamente Ele poderia sustentar uma ovelha. Eu não se você sabe mais o sonho de consumo da ovelha é pasto verde e água.
VI. Você talvez sonha no ano de 2024 em comprar uma casa ou reformar. Talvez você sonha em passar num concurso publico. Talvez esteja planejando uma viagem, talvez você projetou em comprar o carro do ano. Sabe qual é o sonho da ovelinha? pastos verdejantes. E, Davi diz me faz repousar em pastos verdejantes.
V. Davi está dizendo que o Senhor alimenta a alma dele. Ele me “leva para junto das águas de descansos” (v.2). O homem que teve uma vida de tantas guerras atribulada sabe que somente a Palavra de Deus pode alimentar a sua alma. Só a Palavra de Deus pode descendentar a sede e satisfazer o vazio do seu coração. O senhor lhe dar descanso quando mata a sede da sua alma com o seu Espírito Santo.
VI. Por isso Davi disse: “Ele refrigera-me a alma.” (v.3). Esse verbo usado para “refrigerar” aqui é o mesmo verbo usado no (Sl 126.4).
Salmo 126.4 (ARA)
Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.
b. Ilustração
c. Aplicação
I. Sig. que o Senhor é quem reaviva a nossa alma. É quem nos dar restauração. É quem renova a nossa alegria. É quem renova as nossas forças.
II. Para que vivamos cheios de esperança, de alegria e de força durante todos os dias da nossa vida restaurados pelo o próprio Deus.
III. O Deus que é o nosso pastor é o nosso provedor.
IV. Ele alimenta a nossa alma com a sua Palavra. Ele nos descendente com o seu Espírito Santo. Ele nós dá a sua restauração. Louvado seja o nome do Senhor!
V. há meus irmãos, o que você tem buscado?
Os homens mundanos imaginam que exista verdadeira excelência e verdadeira felicidade nas coisas que buscam. Eles pensam que, se pudessem obtê-las, seriam felizes; e quando as obtêm e não conseguem encontrar a felicidade, procuram a felicidade em outra coisa, e ainda estão em busca. Mas Cristo Jesus tem verdadeira excelência, e tão grande excelência que, quando eles vêm para ver, não procuram mais, mas a mente repousa ali.
Jonathan Edwards
VI. Meus irmãos, quantas vezes nós temos interpretado essa declaração de Davi: “Nada me faltará” de forma errada. Muitas das vezes como se tudo que desejamos e pensamos não irá faltar. E por isso quantos planos, nessa época de ano, muitas espectativas, planejamento, sonho, e que não é pecado desde que você obedeça o que (Tg 4.15), que diz:
Tiago 4.15 ARA
Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
VII. Entretanto, alguns estudiosos afirmam que a expressão “nada me faltará” pode ser traduzida como “isso me basta’’, ou “isso é suficiente para mim”. É como se Davi dissesse: “Deus, ter você é tudo o que eu preciso.” A maior satisfação de Davi não está nas bênçãos de Deus. Porque a maior satisfação de Davi é Deus, que não é apenas o nosso provedor. Deus é a nossa melhor provisão na jornada da vida.
Deus é o bem supremo da criatura razoável; e a satisfação dele é a única felicidade com a qual nossas almas podem ficar satisfeitas. Ir ao céu plenamente para desfrutar de Deus é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis aqui. Pais e mães, maridos, esposas, filhos ou a companhia de amigos terrenos são apenas sombras. Mas o gozo de Deus é a substância. Estes são apenas raios dispersos, mas Deus é o sol. Estas são apenas riachos, mas Deus é a fonte. Essas são apenas gotas, mas Deus é o oceano.
Jonathan Edwards
VIII. Que em nome de Jesus você possa bucar em conhecer o Senhor. Por que ele é o nosso Pastor. Por que ele é o nosso provedor. Deus é a nossa melhor provisão na jornada da vida. Mas também nosso guia.
3. Por que Ele é o nosso guia (v.3)
a. Explicação
I. Deus te guia por caminho reto irmão. Ele não vai te guiar por caminho tortuosos. Ele não vai te levar a pecar. Ele vai trazer você de volta para a presença dele. Ele vai te guiar pela vereda da justiça. Por que ele vai fazer isso?
II. Porque você é a coisa mais linda do mundo. Ou como diz por ai coisinha de Jesus? Não! Ele vai te guiar por amor do nome dele. Porque ele se comprometeu em te salvar. Ou seja, O divino pastor procura e salva os perdidos. Ele não é apenas o restaurador de suas almas; ele é também aquele que os guarda, cuida deles, os mantém na fé, os traz de volta quando vagam longe e os conduz em caminhos de justiça. A obra de Deus na salvação é abrangente. A ovelha resgatada não tem mérito algum de que se orgulhar.
b. Ilustração
I. Esse salmo 23, irmãos nos faz lembrar Lc cap 15, a parte mais memorável do capítulo e que vem no final de um discurso extenso que começa com uma parábola muito curta que é a parábola da ovelha perdida Aqui um pastor deixa seu grande rebanho em campo aberto para buscar e resgatar uma ovelha solitária perdida. “Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo”. (Lc 15.5) – e a leva para casa.
c. Aplicação
I. As ovelhas representam criaturas caídas que, por conta própria, nunca seriam capazes de encontrar ou percorrer com sucesso os caminhos da justiça.
II. “porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida” (Mt 7.14). Mas por onde mais o grande pastor poderia nos conduzir?
III. Ele guia suas ovelhas e as protege do mal. Mesmo quando elas passam pelos vales sombrios e profundos, o pastor está com elas.
IV. O grande pastor oferece direção segura às suas ovelhas, pois as guia pelas veredas da justiça.
V. Esculta meus irmãos, Deus não te guia em falcatrua.
VI. Deus não te guia em corrupção.
VII. Deus não te guia em mentira.
VIII. Deus não te guia em inveja em difamação, em fofoca.
IX. Deus não te guia em adultério. Deus te conduz por caminhos retos. Que 2024 para você seja um ano de caminhos retos para honra e para glória do nome de Jesus. Amém!
X. Conheça ao Senhor. Por que ele é nosso pastor. por que ele é o nosso provedor e nosso guia. E, por último nosso protetor.
4. Por que Ele é o nosso protetor (v. 4)
a. Explicação
I. O vale da sombra da morte é uma realidade para o crente. Todos nós vamos passar pelo o vale da sombra da morte. Mas o vale da sombra da morte não é razão de desespero porque a morte para nós é só uma ponte para que nós nos encontramos mais intimamente com Jesus.
II. E, é por isso que Davi vai dizer: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum porque tu estás comigo” (v.4)
III. Quando nós passarmos pelo o vale da sombra da morte o Senhor estará conosco. E ele diz: “a sua vara e seu cajado me consolam” (v.4b).
IV. O que é o bordão ou a vara? Era um pedaço de pau pontiagudo. E com a vara o pastor protegia o rebanho. Ou seja, naquele dia em que o Leão veio e tomou a ovelhinha de Davi. Davi correu em direção ao Leão, pegou pela barba dele e subiu e e com a vara fincou no pescoço.
V. Ou, quando veio o Urso em que levava uma das suas ovelhas, ele corre em direção ao Urso sobe nas costas e finca a vara nas costa do Urso. A vara é para defender as ovelhas. Mas além, da vara o texto fala do cajado.
VI. O cajado já é um pedaço de madeira maior curvilinho e eu não sei se os irmãos sabe ovelha tem problema de visão. Ovelha vê mal e é por isso que quando o pastor vai guiar a ovelha ele bate o cajado no solo a ovelha ouve a batida do cajado e segue o pastor.
VII. Mas por que o cajado tem uma curvinha? Porque como ovelhas vê mal, as vezes elas tem a tendência de s desviar e quando ela vai se desviar ela pode cair no precipício e quando o Pastor vai salvar então ele toma aquele cajado grande e puxa a ovelha pelo o pescoço. E ai então a ovelha é livrado da morte.
VIII. O cajado é para dirigir, é pra livrar mas também serve para disciplinar. Porque ovelha é um animal maravilhoso da lã da leite mas as vezes morde e da coiçe. Então quando a ovelha fica rebelde de mais o pastor pega o cajado bota na coxa da ovelha e desloca a perna dela. E aí ela não pode andar. Ai então o pastor coloca a ovelha no colo e ela sente o cheiro do pastor, ela sabe quem cuida dela e ela vai ser curada para nunca mais se tornar uma ovelha rebelde.
b. Ilustração
c. Aplicação
I. Deus nos defende com a sua vara quando nos defende com a sua Palavra.
II. Deus nos consola com o seu cajado mostrando-nos o caminho que devemos seguir livrando-nos dos precipícios da existência e corrigindo-nos da nossa maldade e do nosso pecado.
III. O senhor nos protege ainda no vale da sombra da morte.
VI. Portanto meu irmão e minha querida irmã não se desspere se você está vivendo momentos difícies o Senhor é o seu protetor. O Senhor é o seu pastor e nada va te faltar. Louvado seja o Senhor!
Conclusão:
Irmão eu me lembro de Lutero depois que saiu do tribunal de Worms. Sequestrado por Federico, está agora no Castelo de Waterburg traduzindo o NT o faz em três meses, depois o AT. Cercados de muralhas naquele Castelo, adota o codinome do Irmão Jorge deixa a barba crescer e a reforma está enfretando grande luta na Alemanha e ele então traduzindo as Escrituras ver aquelas muralhas, olha para o salmo 46 e compõem um hino maravilhoso que diz:
Castelo forte é nosso Deus Espada e bom escudo Com seu poder defende os seus Em todo transe agudo
Com fúria pertinaz Persegue Satanás Com ânimos cruéis Mui forte é o Deus fiel Triunfa na batalha.
Se o diabo se levantar contra você o Senhor é a tua defesa. O Senhor é o teu protetor. O Senhor é o teu castelo forte. Portanto coragem meu irmão! coragem minha irmã! Conheça o Senhor, porque ele é o Seu Pastor. E como seu pastor Ele é Seu provedor é o teu guia é o teu protetor.
Não tenha medo do diabo, não tenha medo de demônios, não tenha medos de homens, não tenha medo de enfermidades, não tenha medo da morte. Porque Paulo diz: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8.38-39).
Conheça o Senhor porque ele é o teu pastor. E por ser o teu pastor ele é o teu provedor, o teu guia e o teu protetor. Que em 2024 você se comprometa a buscar a face do Senhor. A ter um relacionamento vivo e pessoal com ele para ser pastoriado por ele mesmo e crescer espiritualmente e ser vitorioso em todas as situações.
Que em 2024 Deus te de abenção de conhecê-lo mais e mais o nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more