Fechados para balanço
Final de ano • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Fechados para balanço
Fechados para balanço
Existirão muitos que vão dizer que este ano passou a voar, outros tantos estão a pensar nas próximas férias ou dias festivos. Nestes momentos acredito que como Igreja do Senhor devemos recolher dados, analisar dados e projetar o que temos na nossa frente. Encontramos essa exortação em Efésios 5:15-17
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,
remindo o tempo, porque os dias são maus.
Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
Saber remir o tempo é não dormir porque o dia tem 25 horas e também não se esfolar porque o dia tem 23 horas, o dia tem 24 horas e é perfeito para tudo o que o homem necessita fazer.
Só um exercício de matemática
se dormirmos 8 horas ficamos com 16, se trabalharmos em média 8 horas ficamos com 8 horas para o restante das coisas e já não considero sábado e domingo que por norma varia um pouco, mas considerando que seria assim de 2ª feira a Domingo temos:
56 horas por semana que não estamos a dormir ou a trabalhar
2928 horas por ano para 2024.
Visto assim parecem muitas horas não é
Gostava então que neste ultimo dia fechássemos para fazer um balanço de 2023.
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação,e o tempo da minha partida é chegado.
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
No versículo 6 Paulo apresenta a sua situação no momento que está a escrever. Ele apresenta a sua situação de prisioneiro politico, e diz que é chegada a sua partida, e tem por ideia o levantar da ancora de um navio que leva os passageiros para outro lado. Não é uma despedida para um final triste, mas, para um inicio face a face com Deus.
Para Calvino, a palavra partida contém um testemunho da imortalidade da alma, pois a morte é apenas uma separação da alma do corpo. Assim, a morte não é outra coisa senão a partida da alma quando se separa do corpo. Para o apóstolo Paulo, a morte dos crentes equivale a partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor Fp 1.23
Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
Será que conseguimos perceber que Paulo faz uma despedida feliz, parece que é um lamento, mas, ele fala de forma a revelar a gratidão que vai no seu coração.
8Já agora a coroa da justiça g me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
O apóstolo abandonado pelos homens, não por Deus
vemos no verso 6 Paulo apresenta o seu quadro no presente, fim de linha.
no verso 8 vemos Paulo a apresentar a sua esperança futura, a eternidade
no verso 7 vemos Paulo a apresentar a fundamentação da sua esperança, missão completada.
esta evidência é encontrada nos 3 artigos definidos do versículo 7, são eles que fazem e marcam a diferença em tempo de balanço.
Olhemos para este balanço de Paulo e vejamos que respostas nos vêm á nossa mente, individualmente, enquanto família e enquanto igreja.
Paulo fala combati o bom combate - esta não é a primeira vez que diz isto desta forma.
1Timóteo 1.18–19 (BEARA)
Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profeciasde que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
Quando olhamos seriamente para este ponto encontramos vários aspetos a ter em conta.
existem vários combates - quantas lutas travámos (individualmente, família ou como igreja) que não deveríamos ter dado tanta importância, gastando energias e recursos e no final se resumiu a uma mão cheia de nada. 1Co 9.25-26
Todo atleta em tudo se domina;aqueles, para alcançar uma coroa corruptível;nós, porém, a incorruptível.
Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
O bom combate - o nosso problema é não saber qual o combate somos chamados a travar, vemos ao longo do novo testamento várias cartas, para que os irmãos as igrejas tivessem cuidado com as heresias, este é sem sombra de duvida o combate que Paulo nos apresenta, zelar pela sã doutrina nas igrejas, famílias e individualmente.
.Bom combate não quer dizer que ele é por si só bom, mas, que é o combate correto a travar.
QUE COMBATES TRAVÁMOS EM 2023 QUE NÃO NOS LEVARAM A NADA, neste período de balanço devemos parar para pensar neste aspeto da nossa vida.
APLICAÇÃO:
DEPOIS DE AVALIAR OS COMBATES DE 2023 PROJETEMOS 2024 QUE COMBATES NÃO VAMOS FAZER E QUAL O COMBATE TERÁ O NOSSA ENTREGA TOTAL
Paulo fala combati o bom combate
Paulo fala que completou a carreira - Paulo não diz que ganhou a carreira, mas, que completou, terminou, chegou ao fim
Este ano tinha traçado ler a bíblia toda durante o ano, comecei bem, como muitos de nós começamos bem o ano a fazer o que nos propomos no primeiro dia do ano, mas, manter se torna mais difícil, cheguei a Agosto e caiu por terra, ficaram a faltar 4 meses, não completei a tarefa que tinha planeado.
A ideia apresentada por Paulo é uma prova longa, onde a perseverança é importante.
Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Quem já fez provas de atletismo sabe que a prova tem um inicio e um fim, o atleta normalmente segue pelo trajeto mais curto, não vai aos “Ss” posso pegar assim no que diz Jesus ser “ Eu sou o caminho a verdade e a vida” João 14:6. Quem quer completar a carreira além de perseverança tem de estar em Jesus que é o caminho.
lembro-me também de quando era criança o meu avô dizia que íamos apanhar a carreira e é engraçado como ela anda sempre no mesmo circuito persistentemente.
QUE CARREIRAS FOMOS PERCORRENDO EM 2023 E PARECE QUE ANDÁMOS PERDIDOS O TEMPO TODO, neste período de balanço devemos parar para pensar neste aspeto da nossa vida.
APLICAÇÃO:
DEPOIS DE AVALIAR OS NOSSOS CAMINHOS DE 2023 PROJETEMOS 2024 QUE DEIXEMOS TODOS OS CAMINHOS PARA SEGUIR O CAMINHO QUE JESUS VEIO PARA NOS MOSTRAR QUE NOS LEVA A COMPLETAR A CARREIRA E DESFRUTAR DO DESCANSO NA PRESENÇA DE DEUS
Paulo fala que combateu o bom combate
Paulo fala que completou a carreira
Paulo fala que guardou a Fé - Paulo nos deixa um aviso claro sobre a perca de fé
Na jornada, são muitos os momentos que nos castigam, a idade, doenças, as crises, se a fé se centra em nós, no que temos, no que Deus faz por nós( nosso bem estar), iremos esmorecer
O significado da afirmação que guardei a fé variará dependendo de como a fé é interpretada. Se a fé é interpretada como "doutrina", então o que Paulo diz aqui é que ele preservou no ensinamento cristão ou a mensagem cristã e a manteve livre de qualquer erro. Se a fé é interpretada como "confiança", isto é, como algo confiado a alguém, então o que Paulo está a dizer é que ele foi fiel a este ministério que lhe foi confiado. No entanto, é possível que ser fiel ao ministério inclua de fato a primeira alternativa. Uma declaração como "Fui fiel até o fim" seria, então o que Paulo está a transmitir. Não sendo então descabido dizer "Tenho pregado fielmente a Boa Nova (ou, a mensagem de Deus)".
A FÉ NAS PROMESSAS DE JESUS FORAM EVIDENTES NAS DECISÕES QUE TOMÁMOS EM 2023, neste período de balanço devemos também analisar o estado da nossa fé, temos como Paulo esta convicção forte de que temos guardado a fé.
APLICAÇÃO:
AO FINALIZAR MAIS UM ANO DEVEMOS ANALISAR COMO ESTÁ A NOSSA FÉ E ONDE ELA ESTÁ COLOCADA, QUE TANTO INDIVIDUALMENTE COMO EM FAMÍLIA E NA IGREJA BUSQUEMOS SER FORTALECIDOS NA FÉ NAS DOUTRINAS DE JESUS.
CONCLUSÃO
Acima de tudo e em todas as coisas, Paulo lutou em prol do evangelho, a grande luta da sua vida, seu bom combate. O apóstolo poderia morrer tranquilo porque havia concluído sua carreira, e isso era tudo o que lhe importava (At 20.24).
24Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. v
Mas ele também deixa claro que nesta luta jamais abandonou a verdade nem negou a fé.
Não morre bem quem não vive bem. A vida é mais do que viver, e a morte é mais do que morrer.
2024 está aí 366 dias para fazer com que a nossa vida seja vivida para a Glória de Deus que neste novo ano individualmente, em família e como igreja, lutemos o bom combate, concluamos a carreira traçada e guardemos a fé em Jesus Cristo. é Ele o autor e consumador da nossa fé.