Reflexão para o Final de Ano
Notes
Transcript
“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” João 7:37
O pano de fundo deste texto é importante, mas o versículo já nos dá uma pincelada sobre. Esta na época da Festa dos Tabernáculos. Uma das celebrações judaicas anuais. Onde eles oferecem ofertas queimadas ao Senhor, vivem em tendas (entende-se que feitas de ramos) durante oito dias — para lembrar do período que os antepassados viveram em tendas no deserto, quando retirados do Egito — e seriam gratos pelo que receberam nas colheitas recentes.
É esta a imagem que passa por detrás das palavras do nosso Senhor. Tempo festivo. Ali Jesus declara estas palavras. Rodeado de pessoas, umas procurando consolo, outras confusas, outras, até mesmo querendo prendê-lo, fazer-lhe algum mal.
Bom, fato é que, este momento registrado não é muito diferente do momento que vivemos estes dias — ou até mesmo hoje.
Dia 31 de Dezembro parece ser um dia mais especial do que o seguinte (01 de Janeiro, Dia Mundial da Paz/Fraternidade Mundial), pois é um dia em que as pessoas festejam – a maioria delas talvez por ensejo mesmo, não por uma ocasião de gratidão – pois pode-se aproveitar para encher a cara.
Bom, talvez até os cristãos não assumam a melhor conduta neste dia, talvez agradeçam aqui e ali numa oração, mas o interesse mesmo é na comilança ou rever aquele parente que não via há meses e colocar a fofoca em dia.
Bem, a despeito de como estão/estarão os nossos corações (nós, os discípulos de Jesus), talvez, num momento surgirá a oportunidade, onde consideraremos melhorias, quem sabe mudanças radicais contra práticas pecaminosas, não cometer os mesmos pecados, erros e mais alguma coisa aqui e ali, enfim.
É certo que refletir é fácil, o “arregaçar as mangas” e empenhar-se nesta guerra, para fazer valer estas mudanças é o grande desafio. Não terminar bem, não é pior do que começar errado e terminar do mesmo jeito. Você já “entra nesse novo momento” cheio de expectativas que logo mais serão frustradas. Se você confiar em si mesmo, no seu próprio esforço, terminará o ano de 2024 igual está terminando hoje.
Agora meus amigos, confiando em quem, poderemos descansar para o que temos planejado para o ano de 2024? Possíveis respostas: No pensamento positivo? Em profetizar vitória na sua vida? Nas minhas boas ações, para então o universo trabalhar em meu favor? Não!
O ano de 2023 foi difícil para muitos, se não para todos, em todos os sentidos. Acredito que ninguém nega os desafios que foram enfrentados. Agora, estamos no último dia do ano, “dia de festa” (culturalmente falando), e neste dia a Palavra do Senhor, do próprio Cristo é oportuna para nós: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
Este dia para você, talvez funcione como uma página de um livro místico e daí quando você virar terá sido premiado na Mega da Virada. Quem lhe disse isso?
Não meus amigos, a vida não funciona assim; não por misticismo, positivismo, profecias extrabíblicas etc.
Bom, para ajudá-lo a se auto-avaliar, vamos observar perguntas extraídas do texto. Espero no Senhor que você seja auxiliado por elas; e creio que, se leva-las à sério, o ajudarão a concluir como você viveu neste ano e o que deve fazer para o ano seguinte. A primeira delas é:
------------------------------
1ª “VOCÊ TEM SEDE?”;
Neste caso, Jesus está usando uma expressão bíblica, registrada nas palavras do profeta Zacarias 14:1-21. Onde o mesmo fala sobre “águas vivas que correram de Jerusalém”, e estas águas percorrerão toda a terra e trarão todos os que restaram, dentre os inimigos de Israel, para adorar o Eterno. O interessante é: o contexto da profecia de Zacarias é também a Festa dos Tabernáculos.
Aqui Jesus cumpre esta profecia. E a partir daqui as águas estão correndo pelas “ruas do mundo”, principalmente através dos que creem (v.38). Estão correndo nos corredores dos templos. Entre os bancos da nossa amada Igreja.
Você viveu este ano com sede? Com algum desejo que não fora saciado em nenhuma das fontes que procurou? Você fez várias metas mas antes do meio do ano mesmo já desanimou? Começou várias atividades este ano, mas não terminou nenhuma?
Porque você tentou tudo isso? Porque você buscou tudo isso?
Você de fato pensava no Senhor quando desejou realizar tais coisas? Ou era somente algo terapêutico? Você ainda está com sede? Ainda deseja algo e não sabe como saciar?
------------------------------
2ª “VOCÊ VAI À JESUS?”;
Jesus diz que aquele que tem sede, deve ir à Ele.
Ele não aponta outro caminho, ele refere-se a si mesmo. Você consegue contabilizar, levantar uma estatística das quantas vezes que você sentiu sede, desejou algo, buscou algo, e dentro destas, em quais você foi até o Senhor?
Claro que Jesus aqui fala de Redenção. De dependência. Algo que ele ensinou na oração dominical. O estar sob o governo do Eterno. Dele que é o cabeça da Igreja. Daquele à quem pertencemos.
Nós que somos discípulos de Jesus, não podemos esquecer disso. Nós somos a sua herança. Nós pertencemos a Ele. Imagine o pecado: você tem um fonte que sacia todas suas necessidades, que governa sobre todas as esperas de soberania (família, igreja, etc.). Imagine...
Se você vai à outra fonte, para encontrar consolo, quando ocorre alguma intempere, o que acontecerá? Certamente você entristecerá o Senhor (Ef 4:30).
------------------------------
3ª “VOCÊ BEBE DA ÁGUA VIVA?”;
Somente esta água pode saciar tua sede. Suas necessidades. Aquelas mais profundas, tais como: O desejo de agradar outros (o que pensam sobre você etc.); A ira (movida pela justiça própria); Os vícios (Tanto os pessoais, como os que envolvem terceiros), etc.
Não substitua a Água Viva por estas fontes imundas. Vá a Cristo!
Ele afirma no versículo 38 que os que creem n’Ele são os que bebem desta água (que é o próprio Senhor), destes então, fluirão rios de água viva.
Se você alimenta-se da Palavra do Senhor, e rumina a mesma, de dia e de noite, como Josué (Js 1:8), não há como este rio não fluir. Para beber da água viva, você tem que ir à fonte.
Hoje em dia, tem uma expressão que circula nas redes sociais, é muito comum em páginas de humor, você encontrar a seguinte expressão: “Quando eu ficar milionário, não contarei a ninguém, mas haverão sinais...” (a imagem fala por si).
Não é diferente com aquele que bebe da água que traz vida.
------------------------------
RECAPITULANDO:
1ª “VOCÊ TEM SEDE?”;
2ª “VOCÊ VAI À JESUS?”;
3ª “VOCÊ BEBE DA ÁGUA VIVA?”;