PREPARADOS PARA A JORNADA ATÉ A CIDADE CELESTIAL?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsCulto de Ano novo - 2024
Notes
Transcript
Texto base:
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
1 – ONDE JÁ ESTAMOS
1 – ONDE JÁ ESTAMOS
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
- A melhor forma de começarmos uma fornada é fazendo uma avaliação de como nós nos encontramos no momento atual. Quando não sabemos a situação fica muito mais fácil de fazermos um planejamento e avaliarmos as vantagens e as necessidades para dai então começarmos a jornada.
1.1 A situação atual
1.1 A situação atual
Justificados
- Imaginemos uma o inicio de uma corrida oficial, há algo que se não tivermos em nosso poder nem sequer podemos ter acesso a prova, chamados de “inscrição”. O competidor precisa de algo para poder ser considerado um competidor.
Precisamos ser colocador para dentro jornada
- Somo colocados para dentro da jornada “Mediante a fé que há em Cristo”
Romanos 4.19–25 “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça. E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” ‘
Temos paz com Deus
- O motivo pelo qual não podíamos entrar na jordana é que antes da justificação proposta em Cristo, estávamos em guerra com o Deus, ou seja, em guerra contra o Criador todo poderoso. Em diversos trechos bíblicos há uma verdade expressa, se o homem não está na fé em Cristo ele não tem a justiça de Deus, e não está habilitado para entra na jordana para a cidade Celestial.
A santidade de Deus impedia o homem de chegar a Ele.
Agora o caminho é aberto, e a grande dadiva da Paz com Deus é um dos grandes benéficos daqueles que tem fé em Cristo.
João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Obtivemos acesso
- Que boa noticia, temos acesso pela fé ao trono da graça, estamos dentro da jornada, não somente temos paz, mas também temos acesso livre a Deus, e estamos caminhando em direção a cidade celestial.
Hebreus 10.19 “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,”
Brado 1: E gloriamo-nos na esperança da glória de Deus
Reconhecimento do que fez para termos acesso a Ele.
2 - O QUE PASSAREMOS (PARA ONDE VAMOS)
2 - O QUE PASSAREMOS (PARA ONDE VAMOS)
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
- Somos convidados para uma jornada que certamente está cheia de grandes e difíceis desafios. Quando John Bunyan no clássico “O peregrino” descreve em sua narrativa, todas as personagens e lugares que o peregrino deparou-se (como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc.), ele nos trouxe uma boa ideia do que seria essa jornada.
2.1 Os obstáculos da jornada
2.1 Os obstáculos da jornada
Tribulações
2Timóteo 3.12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”
João 16.33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
- Durante a jornada uma das marcas de que o caminho é o verdadeiro e é o mesmo caminho que nosso Senhor Jesus percorreu, são os sofrimentos e as tribulações.
“Toda a vida de Cristo foi uma cruz e um martírio, e tu procuras para ti descanso e alegria? Tu és errado, tu és errado, se tu procuras a não ser sofrer tribulações, pois toda esta vida mortal é cheia de misérias, e cercada de cruzes. E quanto mais alto o homem progrediu no espírito, mais pesadas vezes encontrará as cruzes mais pesadas, porque a tristeza de seu banimento aumentará com a força de seu amor.”
Thomas à Kempis
- As tribulações e provas da vida são uma grande oportunidade de nos identificarmos com Jesus em seu caráter de dependência do Pai.
Filipenses 1.29 “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,”
Perseverança
“A paciência também pode ser descrita como o suportar passivo; a perseverança, pelo contrário, é a determinação ativa do crente cuja fé triunfa em meio às aflições.”
Simon J. Kistemaker
- A marca de um crente depende e vigoroso de espirito, é a perseverança, ou seja, é a atitude de confiança em Deus que leva o crente adiante, é o vislumbre do que já foi conquistado por Cristo, e isso reflete em seu modo de agir.
Tiago 1.2–4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
Experiência
2Coríntios 4.8–12 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.”
Esperança
Romanos 8.37–39 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
3 – COMO PASSAREMOS (COMO IREMOS)
3 – COMO PASSAREMOS (COMO IREMOS)
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
3.1 Preparados para a jornada
3.1 Preparados para a jornada
O amor de Deus
Comunhão do Espírito Santo
A graça Cristo
4 – CONSCIENTES E OLHANDO A FIRME ESPERANÇA
4 – CONSCIENTES E OLHANDO A FIRME ESPERANÇA
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
4.1 Protegidos durante a jornada
4.1 Protegidos durante a jornada
Salvos da ira
Fomos reconciliados
Salvos pela sua vida