No deserto Deus fala com pecadores

Êxodo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Texto: Êxodo 3:1-6
Título: No deserto Deus fala com pecadores
--------------
Introdução:
[Leitura do texto]
INTRODUÇÃO:
Um dia um pai deu um presente para o seu filho, pois conhece o seu menino e sabe o que ele necessita. Mas ele escolheu fazer surpresa para o mesmo. O filho, por outro lado, não pensou nas suas necessidades, mas nos desejos e pequenos sonhos. Ele viu um lindo pacote escondido. Ali o seu presente. Ele aproveitou que o pai não estava perto e abriu o presente, ficando então totalmente decepcionado, pois não compreenderá o motivo pelo qual o pai não havia comprado o brinquedo da moda, mas sim o que o filho precisava.
E se o pai tivesse dado um vale presente para o filho, o que ele compraria?
Muitas vezes estar no deserto é estar na presença do Pai e parecer que ele não está fazendo a coisa certa; por tê-lo levado ao deserto. Pois você precisava de outro “presente”.
O deserto é o lugar que simboliza privações, pois de fato ali somos privados de muitas.
---------------------
No nosso texto não é diferente. Moisés já estava ali há um tempo, aqui como genro de Jetro, trabalhava com o mesmo. Mas não podemos esquecer o que o levou ao deserto, e como ele viveria ali durante muito tempo. E como seria desafiador estar naquele lugar com essas pessoas.
---------------------
1º O PROBLEMA: A pressa para compreender os mistérios de Deus;
Moisés não teve pressa. Mas alguns de nós podemos ter. Ele foi levado por um propósito que não dizia respeito a sua história, mas sim o que o Senhor estava fazendo na história do seu povo.
A antítese proposta no texto para a pressa é compreender que no deserto tu estás em lugar santo, pois o Senhor está ali e fala; o Eterno se comunica conosco. Ele fala com pecadores.
---------------------
2º A GRAÇA MANIFESTADA: Deus o chamou e advertiu;
A ideia de chamar aqui vai além do chamado vocacional, onde versículos mais para frente o temos descrito bem especificado. Ele avia se aproximado para compreender o que havia ali. Curiosidade? Talvez. Mas creio que não posso reduzir este caso desta forma.
"Onde quer que Deus se revele, ali é terra santa." (BBE) Moisés ia na direção de algo que não sabia ao certo do que se tratava, ia em direção a um lugar santo. Ele como pecador, sujo, que desconhecia o Deus de seus antepassados estava diante daquele que é todo santidade. Ali, se continuasse sujo teria - provavelmente - sua vida encerrada.
Deus manifestou sua maravilhosa graça: chamando-o e advertindo sobre sua condição.
---------------------
3º O EVANGELHO MANIFESTO: Eu sou o Deus do pacto;
Deus se apresenta a Moisés, trazendo a memória dele algo que talvez ele havia escutado (v.6). Amados irmãos, o Senhor lembra do pacto que fizera com seu povo, através dos patriarcas. Moisés fazia parte do povo pactual. O povo escolhido pelo Senhor. Povo que do meio deste sairia o Ungido, o Filho de Deus: Jesus Cristo. Deus traz esta boa notícia a Moisés: Eu sou o Deus do pacto! Do qual seu pai fazia parte e os patriarcas também. Pacto este que alimenta a esperança do povo ser liberto.
---------------------
CONCLUSÃO:
No Deserto o Senhor fala conosco. Ele se manifesta e comunica graça, a boa notícia de quem Ele é e de como podemos confiar n'Ele. E se nos apressarmos? O que acontecerá? Bom, o Senhor chamou Moisés e o advertiu ali, mas será que, se formos apressados em compreender o mistério do Senhor no deserto ao qual nos levou, Ele nos chamará? Nos advertirá? Creio que o texto bíblico por si fala, pois é a resposta do próprio Deus a estas perguntas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more