É chegado a hora de atravessar

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 49 views

A presença de Deus na igreja Arca da aliança Atravessar o Jordão

Notes
Transcript

É chegado a hora de atravessar

Joshua 3:1–17 BSAS21
Josué levantou-se de madrugada e, partindo de Sitim com todos os israelitas, chegou ao Jordão; e ficaram ali, antes de atravessá-lo. E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do acampamento, e ordenaram ao povo: Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, sendo levada pelos sacerdotes levitas, partireis do vosso lugar e a seguireis. Contudo, conservai entre vós e ela uma distância de dois mil côvados, e não vos aproximeis dela. Assim sabereis o caminho pelo qual haveis de ir, porque por esse caminho nunca passastes. E Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. E Josué falou aos sacerdotes: Levantai a arca da aliança e passai adiante do povo. Eles levantaram a arca da aliança e foram andando adiante do povo. Então o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a honrar-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como estive com Moisés, estarei contigo. E tu ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da aliança: Quando chegardes à beira das águas do Jordão, aí parareis. Então Josué disse aos israelitas: Aproximai-vos e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus. E acrescentou: Desse modo sabereis que o Deus vivo está no meio de vós e que certamente expulsará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Atenção! A arca da aliança do Senhor de toda a terra passará adiante de vós para o meio do Jordão. Tomai agora doze homens das tribos de Israel, um homem de cada tribo. Assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pisarem nas águas do Jordão, elas serão interrompidas, isto é, as águas que descem pararão e ficarão amontoadas. Quando o povo partiu das suas tendas para atravessar o Jordão, os sacerdotes foram levando a arca da aliança adiante do povo, e quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os seus pés entraram nas águas (o Jordão transbordava em todas as suas margens durante todos os dias da colheita), as águas que desciam pararam e ficaram amontoadas, muito longe, à altura de Adã, cidade que está junto a Zaretã; e as águas que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo interrompidas. Então o povo passou bem em frente de Jericó. Os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor pararam em seco no meio do Jordão, e todo o Israel fez a travessia a pé enxuto, até que todo o povo acabou de atravessar o Jordão.

INTRODUÇÃO

É óbvio que o raiar de novas fases, de novos estágios, é óbvio que raiar, o nascer de uma nova página, de um novo tempo de uma comunidade, sempre descortinará também novos desafios. É óbvio que não tem como fazer a travessia do Jordão sem emoção. Não tem como viver a aventura de seguir a visão que Deus deu, sem adrenalina, sem emoção. Vida Cristã sem emoção, não é vida cristã.
E aqui esta um texto bíblico que na minha opinião reflete muito bem o momento em que nós estamos vivendo.
Nesta noite eu quero ser bíblico, assertivo, ortodoxo, verdadeiro, profundo, pontual, intencional, mais também quero ser profético nesta noite.
Eu olho para esse texto e não encontro um texto melhor para descrever a fase atual que nossa comunidade está sendo levada. Por conta de tudo que Deus está nos proporcionando, por conta de tudo que estamos vivendo, algo que é resultado do favor de Deus sobre nós, nós já sabemos e semana após semana eu estou repetindo isso. Deus tem sido benevolente para conosco.
Antes de entrar propriamente no texto e fazer dois destaques proféticos que vamos fazer nesta noite, eu quero destacar algumas lições que saltaram aos meus olhos.
Primeira lição está no versículo 3, quando a bíblia diz que o povo recebeu a seguinte orientação: "Quando virdes a arca da aliança do Senhor, vosso Deus, sendo levada pelos sacerdotes levitas, partireis do vosso lugar e a seguireis".
Enquanto eu estava estudando o texto para destacar o que vou destacar, quando eu cheguei nesse versículo, o Espírito Santo falou comigo o seguinte: "O que autoriza o movimento do povo de Deus, é exatamente a presença do altíssimo". Porque aqui está escrito: Vocês vão ficar parados, mais quando a arca que representa a presença, quando vocês perceberem que a arca se movimentou, vocês vão também se movimentar.
NÓS NÃO NOS MOVIMENTAMOS PELA NECESSIDADE, NÓS NOS MOVIMENTAMOS PORQUE VEMOS A PRESENÇA DE DEUS SE MOVIMENTAR.
Ou seja, nós somos movimentados pela presença de Deus.
O que autoriza o movimento é a presença de Deus. A arca movimentou, a gente se movimenta, ou seja, se Deus autorizou a gente vai.
Tem uma segunda característica aqui, e diz assim no versículo 4: "Contudo, conservai entre vós e ela uma distância de dois mil côvados, e não vos aproximeis dela. Assim sabereis o caminho pelo qual haveis de ir, porque por esse caminho nunca passastes".
O que o texto está dizendo? (Quem não era sacerdote, se tocasse na arca o que acontecia? Morria. Então o que tinha que haver por parte daquele povo? Temor). Então Deus esta falando o seguinte: "Vocês vão ser movimentados pela presença, mas não percam o? Temor". Não se aproximem! Mantenham uma distância considerável. A questão é: Não percam o temor.
Olha para cá: Eu disse que seria profético e estou sendo. "Me parece que se existe algo de que o nosso tanque esta esvaziando, se chama; TEMOR". O excesso de familiaridade com o que Deus esta fazendo, ou com a presença da arca entre nós, está arrancando de nós o TEMOR.
Ex: Só tem muita gente que só vem na Igreja quando quer, ou quando tem algum compromisso. Na verdade isso não é compromisso. Só se conectar quando quer, não é temor, não é compromisso, não é prioridade. "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas". Isso é temor.
Lembram da última mensagem do Filho pródigo? Filhos que estão em busca do pai somente no relacionamento do dá-me. Só quando precisa que ao Pai e na função do dá-me. O Pai quer estreitar o nosso relacionamento além da condição do dá-me.
Falta de temor - MANTENHA CERTA DISTÂNCIA - MANTENHAM O TEMOR. Aproveitem as oportunidades, não desperdicem.
O final do versículo 4 vai dizer: "Mantenham a distância "temor" assim sabereis o caminho pelo qual haveis de ir, porque por este caminho nunca passartes". Ou seja, É O TEMOR A DEUS QUE ESTABELECE DIREÇÃO PARA A NOSSA CAMINHADA.
Terceiro destaque que eu quero fazer, versículo 11 "Atenção! A arca da aliança do Senhor de toda terra passará adiante de vós para o meio do Jordão".
Sabe o que isso significa? NÃO SE ATREVA A COLOCAR OS PÉS, A ONDE A ARCA AINDA NÃO ESTÁ". Não se atreva colocar os pés onde a presença do Senhor não está. Vocês só vão entrar para atravessar, depois que a arca estiver. Só vamos dar o próximo passo depois que a presença de Deus já estiver.
Por último, lembrando que ainda estou na introdução. Versículo 13 "Assim que as plantas do pés dos sacerdotes que a arca do Senhor, (ou seja, assim que a planta dos pés do povo que carrega a presença de Deus, pisar nas águas do rio Jordão, no terreno desconhecido), as águas serão interrompidas, isto é, as águas que descem pararão e ficarão amontoadas (e o propósito da travessia será concretizado)".
Tem uma promessa aqui no texto para nós. Eu penso que assim como aconteceu com o povo de Israel é chegada a hora de avançarmos. Existe uma comunidade a ser conquistada (você crer nisso?) Existem pessoas para serem transformadas (concordam comigo?) Existem realidades que necessitam ser modificadas inclusive dentro das nossas próprias casas, e nós não podemos desperdiçar.
O contexto histórico mostra que o povo de Israel aguardava por aquele momento com grande expectativa, o povo de Israel aguardava por aquele momento desde a promessa feita a Abraão. Os historiadores dizem que mais de 500 anos haviam se passado e agora chegou o momento, agora chegou a hora do povo dar o próximo passo, ou seja, depois de 500 anos de espera, o tempo da oportunidade bateu à porta do povo. O tempo oportuno de Deus havia chegado, era hora daquele povo que havia recebido a promessa tomar posse da herança que havia sido prometida por Deus. Foram quantos anos? E você por muito menos esta pensando em desistir. Não é hora de desistir, é hora de atravessar!
Para aquele povo existia um problema. Qual problema? O problema é que o líder Moisés não estava mais entre eles, aquele povo para dar o próximo passo,  para entrar na próxima fase, no próximo estágio, aquele povo para alcançar o cumprimento da promessa, precisou vencer em si mesmo a dependência de um único líder. Imagina se aquele povo dissesse: "Não Moisés não está mais entre nós. Nós somos discípulos de Moisés". Moisés havia morrido, o grande líder não estava mais entre eles. Moisés, o grande libertador, o grande legislador, o grande intercessor, estava morto. Só que aquele povo precisou ser lembrado que embora Moisés estivesse morto, Deus continuava vivo e reinando no trono. ISSO AQUI ME ENSINA QUE A NOSSA CONFIANÇA JAMAIS PODERÁ ESTÁ DEPOSITADA EM OUTRO PESSOA, OU EM OUTRO LUGAR, SE NÃO, NO PRÓPRIO DEUS.
A nossa vitória nunca virá dos homens. A nossa conquista nunca será resultado da habilidade humana, a nossa vitória sempre virá de Deus, Deus está vivo, Deus continua no trono, sobre Ele está todo o governo - É CHEGADO A HORA DE ATRAVESSAR.
Por isso quero fazer dois destaques. Eu chamo de dois destaques proféticos.

1. DEUS DÁ A ORDEM, MAS SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE TOMAR A INICIATIVA DE ATRAVESSAR.

Porque eu estou dizendo isso? Porque eu e você precisamos des-romantizar a vida. Eu e você porque estamos tão acostumados com esse peso de glória que Deus decidiu manter sobre a nossa comunidade, nós estamos vivendo de forma muito romântica.
Precisamos voltar para a realidade, e sabe porque precisamos voltar para a realidade? Porque tem gente dizendo assim: "Deus já prometeu" e porque Deus já prometeu, cruzam os braços.
Preste atenção: O fato de Deus ter dado a ordem não nos isenta de colocarmos os pés nas águas. DEUS DÁ A ORDEM, MAIS É NÓS QUE PRECISAMOS TOMAR A INICIATIVA. Entre a promessa dada por Deus, e a conquista, existe um processo e esse processo deve ser vencido por nós. Entre a promessa e a conquista, a concretização da promessa existe um processo. Quem é que cumpre esse processo? Somos nós!
O fato de Deus garantir que nós vamos chegar do outro lado, não nos isenta da obrigação de atravessarmos. O problema é que a gente está tão romântico que nós estamos querendo ter a experiência do arrebatamento; "Senhor me arrebata daqui e me faz aparecer lá".
Entre nós e os nossos sonhos deve ter sempre uma iniciativa a ser tomada, porque? Porque sempre existirão desafios a serem vencidos. Sempre existirão batalhas a serem conquistadas para tomarmos posse das promessas que nos foram liberadas. Des-romantiza a vida: NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA. Lembre-se de que Deus sempre nos promete força e consolo e não ausência de lágrimas.
Tem um fato interessante aqui no texto: Deus mostrou o Jordão e Deus deu a aquele povo a ordem para atravessar o Jordão. Deus mostrou o Jordão "O Povo ficou três dias acampado à margem", Deus deu ordem para o povo atravessar o Jordão. Agora o fato mais interessante. "Embora Deus tenha mostrado e tenha dado a ordem", Deus não disse como seria a travessia. Olha que coisa sensacional. E você achando que Deus vai mostrar para você como serão as próximas fases assim de imediato? Nós vamos viver o processo! É óbvio que eu estou sendo intencional aqui no Espírito Santo para alinhar você para o início na sua próxima fase, ou do seu próximo ciclo.
Deus mostrou o Jordão, Deus deu a ordem, mais Deus não disse como seria a travessia. "Deus não mostrou uma ponte, Deus não mostrou um viaduto". Deus mostrou o Jordão, Deus deu a ordem, mais não apontou uma ponte. Sabe porque? Porque no mundo Espiritual, a FÉ é a ponte para vencer qualquer desafio. É PELA FÉ QUE A GENTE VENCE OS DESAFIOS.
Você saberá o que Deus colocou em seu coração antes mesmo de saber como Deus pretende realizar isso. (Abraão, sai da tua terra, do meio da tua parentela, do meio dos seus pais, e vá para uma terra que eu lhe mostrarei).
Onde é, Senhor?
Abraão, você esteve na aula da norma gramatical brasileira "Sintaxe - Sintáce"; "Tempo verbal". "EU TE MOSTRAREI", não estou te dizendo que eu vou te mostrar.
Mas como eu vou me movimentar se o Senhor não me mostrou - VOCÊ NÃO SE MOVIMENTA PORQUE VOCÊ VIU, VOCÊ SE MOVIMENTA PORQUE TEM CERTEZA EM ACREDITAR QUE AQUELE QUE TE CONDUZ NÃO ERRA.
Deus mostrou o Jordão, mais não disse como. O como nunca foi e nunca será um problema para Deus. Como será? Como será? Não precisamos saber como será, precisamos confiar. Precisamos saber que a arca esta indo, e irmos atrás. O "como" é um problema para nós, porque nós desconhecemos o futuro, mas para Deus nunca será, porque o ontem para ele é tão presente quanto o futuro. Nós seremos surpreendidos pelo eventos futuros, porque Deus já sabe como nos livrar de cada desafio que irá surgir em nossas vidas. O como é a especialidade de Deus.
A Bíblia diz que não existe nada demasiadamente difícil para Deus, o que Deus cria, Deus controla, porque? Porquê o como nunca será problema para Deus.
Como será a travessia do Jordão? Foi Deus quem determinou - não teve ponte - teve que colocar os pés. QUANDO DEUS COLOCA ALGO EM NOSSO CORAÇÃO PARA SER REALIZADO, ELE MESMO TRABALHA NOS BASTIDORES PARA GARANTIR QUE ISSO ACONTEÇA.
Se o "como" é uma especialidade de Deus; preste atenção: Ele sabe como alcançar seu marido, sua esposa e seu filhos. Se o como é uma especialidade de Deus, Deus sabe como proteger a sua vida, Deus sabe como amparar a sua família, Deus sabe como colocar em ordem o seu planejamento, se o "como" é especialidade de Deus ele sabe como livrar o seu negócio de falência, ele sabe como restaurar a sua família, ele sabe! Se o "como" é especialidade de Deus, ele sabe como arrancar você desse cenário de dor, Deus sabe providenciar recursos para as suas necessidades.  Deus sabe como restaurar a sua espiritualidade, Deus sabe como criar cenários para curar a sua enfermidade, trazer saúde para o seu corpo, por que? Porque o "como' é um problema para nós, mais é uma especialidade para Deus.
Quando Deus diz para Josué liderar aquela travessia, parece que Deus estava dizendo o seguinte: "Josué, para o povo que tem os olhos presos em mim e o coração rendido a minha soberania, nenhuma missão será grande demais que não possa ser realizada, nenhum monte será alto demais que não possa ser atravessado, nenhum problema será complexo demais que não possa ser vencido".
Se existe uma palavra que nós precisamos pegar nesta noite é: A VITÓRIA QUE NÓS TEREMOS, SEMPRE VIRÁ DE DEUS E JAMAIS DA NOSSA PRÓPRIA FORÇA. Deus dá a ordem, mais somos nós que tomamos a decisão de atravessar.
A pergunta que faço neste momento é: Deus deu a ordem, vamos atravessar, ou vamos permanecer onde estamos? É você que decide!

2. A DEPENDÊNCIA DE DEUS NOS TORNARÁ VITORIOSOS.

Está claro na bíblia que fé não tem relação com ver. Fé significa crer!
O autor aos Hebreus diz: "Fé a certeza do que esperamos, e a prova de receber as coisas que não vemos". Isso é lindo demais - EU ESPERO E TENHO CERTEZA QUE RECEBEREI, ANTES MESMO DA BENÇÃO CHEGAR. Isso é fé. Fé é de alguma forma provar das coisas que eu não consigo ver.
A dependência de Deus nos torna vitoriosos. Quando o assunto é fé, não é necessário ver para crer.
Paulo quando escreve a sua carta aos Coríntios ele diz que: "Nós não somos daqueles que se movem por vista, nós não somos guiados pelo que vemos, nós somos guiados por aquilo que não vemos". Paulo diz: "Porque aquilo que vemos é transitório, efêmero, passageiro, temporário, mais o que não vemos é ETERNO".
Se você perguntasse a algum daqueles Israelitas sobre a travessia do Jordão, por certo que você ouviria deles, lamento, murmuração, desânimo, palavra de derrota. Até porque Deus deu a ordem, mais não mostrou "como", eles precisaram ser revestidos de FÉ. Quer a prova? Versículo 5: "Santifiquem-se hoje, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós" - Vocês tem que crer que Deus vai aparecer. Se Deus vai aparecer isso me dá a certeza de que eu posso me movimentar, ele não falha, ele é invencível, ele é indestrutível, o poder dele não pode ser superado, ele é soberano, ninguém se assenta no trono que ele está, ninguém pode abatê-lo. - NÓS NÃO SEREMOS CAPAZES DE VIVER A PRÓXIMA FASE, SEM FÉ. Todo nosso relacionamento com Deus passa necessariamente pelo terreno da fé. A Bíblia diz que: "O justo viverá pela fé". Hebreus diz que: "Sem fé é impossível agradar a Deus".
A questão é: A arca foi adiante? Não entre sem a arca estar lá.
Conclusão:
Existe um texto bíblico que eu quero concluir com ele. É um texto que na minha opinião não é muito bem compreendido. Eu estou falando do texto em que muitos não entendem o que Jesus disse para os discípulos. Eu me refiro ao texto quando Jesus diz que os discípulos deveriam ter fé como um grão de mostarda.
Eu não sei se você consegue se lembrar do texto, mais tudo começou com um pedido dos discípulos. Os discípulos pediram: "Senhor, aumenta-nos a fé". Foi um pedido dos discípulos. O interesse dos seguidores de Jesus era por uma fé maior.
Jesus havia ensinado - Eu não sei se você está familiarizado com o contexto, mais Jesus havia ensinado para os discípulos sobre a prática do perdão. É no contexto desse texto que Jesus diz que os discípulos deveriam perdoar 70x7, que não tem haver com uma matemática puramente realizada, mas tem haver com a capacidade de perdoar enquanto houver necessidade de perdão.
Olha que coisa interessante: Jesus está falando sobre a prática do perdão e os discípulos em resposta ao ensinamento de Jesus sobre o perdão diz: "Aumenta-nos a fé". E Jesus agora porque os discípulos pedem para que a fé seja aumentada por causa do ensinamento sobre o perdão, Jesus diz: "Se vocês tiverem fé como um grão de mostarda". É como se os discípulos estivesse dizendo que o nível de fé que eles possuíam, não era capaz de alcançar o tamanho do ensino que Jesus ministrava - (O Senhor está nos ensinando sobre a prática do perdão, mais a fé que nós temos é tão ínfima, é tão pequena, que não somos capazes de colocar em prática o ensinamento que o Senhor está dando), por isso nós queremos pedir - AUMENTA A NOSSA FÉ. Para perdoarmos como o Senhor esta nos orientando perdoar. Foi exatamente neste contexto que Jesus diz: "Se vocês tiverem fé como grão de mostarda", a expressão no original que aparece é um advérbio de comparação. Quando Jesus diz: "Se vocês tiverem fé como um grão de mostarda". Essa expressão não se refere a tamanho, se refere a semelhança.
QUE SEMELHANÇA PODE HAVER ENTRE FÉ E UM GRÃO DE MOSTARDA? Porque os discípulos pedem fé, e Jesus ilustra com um grão de mostarda.
Que semelhança pode haver?
Eu não sei se você já viu um grão de mostarda? Mais se você já viu, você reconhecerá que o grão de mostarda não é suficiente para produzir o que você precisa, a não ser que você tenha coragem de plantar esse grão de mostarda para através do plantio colher muito mais. Ou seja, toda semente plantada se multiplica e se o plantio for se repetindo, a mostarda vai aumentando e a colheita vai se tornando ainda maior.
O que eu estou me esforçando para dizer para você é que Jesus está se utilizando da lei da semeadura e da colheita para ensinar aos seus discípulos, que da mesma forma que acontece com o grão de mostarda, também acontece com a fé, não importa se você tem pouco. Segundo as palavras de Jesus, mesmo se tiver pouco poderá ser aumentado. Segundo as palavras de Jesus, mesmo se houver pouco poderá crescer, porque? Porque a responsabilidade de aumentar a fé não é de Deus, é nossa. Quando os discípulos dizem, Senhor aumenta-nos a fé, Jesus poderia na hora dizer - eu determino que a sua fé seja aumentada. Mais não foi assim. Jesus ilustrou com o grão de mostarda dizendo: A fé que vocês tem, embora que vocês identifiquem como uma fé pequena, que não é capaz de motivar vocês a cumprirem o ensinamento que eu estou ministrando. Mas se vocês fizerem como um plantador faz com o grão de mostarda, ainda que a sua fé seja pequena aos seus olhos, uma vez plantada, cultivada, será aumentada e multiplicada.
Porque eu estou terminando dessa forma? Porque Josué recebeu uma visão clara sobre o que fazer. Josué recebeu uma visão clara de onde ir, e Josué recebeu uma visão clara de quem levar. Deus disse para Josué o que fazer, para onde ir, e quem levar. O chamado de Deus para Josué foi claro, foi evidente. Deus não estava chamando Josué para outra coisa, se não atravessar o Jordão e liderar o povo em direção a Canaã.
O que eu devo fazer? Atravessar!
Quem eu vou levar? O povo!
Qual é o meu senso de destino? A terra prometida!
Aquela era a meta de Deus para Josué.
Josué não tinha que fazer qualquer outra coisa.
Josué tinha a absoluta certeza sobre o que Deus queria da sua vida!
Agora eu pergunto a você: E você? Você tem convicção do que Deus tem para sua vida?
Uma nova página pode ser escrita em sua vida. Você vai ficar limitando o que Deus vai fazer, ficando de braço cruzado do lado de cá do rio Jordão? Essa noite você tem oportunidade de colocar o pé na água. Você precisa ter coragem. É hora de atravessar - Deus está dando a ordem, mais você precisa tomar a iniciativa.
Se dependermos exclusivamente da intervenção de Deus, pode ter cananeus, heteus, heveus perizeus, girgaseus, amorreus, jebuseus, igual no texto que lemos. Mas eles serão abatidos pelo poder de Deus. Nós não precisamos ter medo, nós precisamos ter fé. A fé confronta o medo, o medo abafa a fé.
Ou a gente se alimenta da fé e vence o medo e triunfa ou o medo vai sufocar a fé e a gente vai desistir.
VAMOS ATRAVESSAR? SIM OU NÃO?
Related Media
See more
Related Sermons
See more