Se Não Tiver Amor…

Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:

Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Introdução:
Como foi o seu ano na presença do Senhor? Você viveu os seus melhores dias na presença d’Ele? Termina o ano transbordante de alegria por ter conhecido mais de Deus ou lamentado por, mais uma vez, não conseguir fazer aquilo que tanto planejou?
Não termine o ano com culpa, mas receba o perdão e decida, não em fazer algo pra Deus, mas em ser mais íntimo(a) de Deus. Deus quer mais o seu coração do que a sua mão.
No sermão de hoje vamos ver que:
O AMOR POR DEUS DEVE SUPLANTAR O AQUILO QUE FAZEMOS E SUPORTAMOS POR CAUSA DE DEUS.
Sem amor, nada vale. Sem amor não há brilho. Sem amor a igreja está descaracterizada. Sem amor não dá pra igreja ser reconhecida como igreja. O amor por Deus é o âmago da vida cristã, da espiritualidade verdadeira e contagiante.
À guisa de introdução eu gostaria de ressaltar como o Senhor Jesus é apresentado aqui na nossa passagem. O primeiro e o segundo versículo apresenta Jesus como aquele que:
Concede Instrução - ao anjo da igreja de Éfeso escreve. Duas questões a se ressaltar aqui:
O anjo. Provavelmente o mensageiro da igreja, ou seja, o pastor da igreja. Ele se dirige ao pastor, mas a mensagem é para a igreja. O pastor deve ser sempre apenas o transmissor da mensagem que foi entregue. Pastor nenhum tem autoridade para criar uma mensagem.
Igreja de Éfeso.
Era uma cidade do continente que ficava a cerca de 5 quilômetros do mar, mas a ampla desembocardura do rio CAister permitia acesso e favorecia a existência do maior porto da Ásia Menor.
Quatro grandes vias comerciais passavem por Éfeso; portanto, essa cidade tornou-se conhecida como portão de entrada para a Ásia.
Era o centro do culto a Artemis (Grega) ou Diana (romana), cujo templo constituía uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Paulo ministrou em Éfeso durante tres anos (At 20.31);
Mais tarde, Paulo se reuniu com os presbíteros de Éfeso no caminho para Jerusalém (At 20);
Timóteo, Tíquico e o apóstolo João serviram a essa igreja.
João estava em Éfeso quando foi preso por Domiciano e exilado 80 km adiante, em Patmos.
Garante a Preservação - conserva na mão direita as sete estrelas. Consevar é a tradução de uma palavra grega que significa “tomar posse", “agarrar com firmeza”.
Está em constante Supervisão- anda no meio dos sete candeeiros de ouro.
Qual a mensagem de Jesus a essa igreja?
Uma mensagem de exaltação
A igreja trabalhava
Tuas obras / teu labor (intenso trabalho unido a aborrecimento e fadiga).
A igreja perseverava
Suportaste prova por causa do meu nome. “O cristão que não defende o nome de Jesus é igualmente culpado aos olhos do Senhor. Os crentes em Éfeso zelavam pelo nome de Jesus e eram incansáveis em promover a sua honra. Opondo-se ao lema “César é o Senhor”, eles corajosamente afirmavam que “Jesus é o Senhor”. Honrando o nome de Cristo e prontamente suportando perseguições e dificuldades, os efésios demonstraram que não haviam esmorecido em sua vida espiritual” (Simon Kistemaker, p. 155–156).
Não te deixaste esmorecer
Durante 40 anos, a partir da sua fundação, essa igreja havia permanecido fiel à Palavra e ao Senhor. Apesar de dificuldades e da perseguição, os membros perseveravam, sempre impulsionados pelo motivo correto, ou seja, pelo nome e reputação de Cristo.
A igreja disciplinava
Não pode suportar homens maus - Um cristão que faz boas obras mediante o labor externo e paciência interior é incapaz de suportar em seu meio as obras de pessoas ímpias (Simon Kistemaker, Apocalipse, trans. Jonathan Hack, Markus Hediger, e Mary Lane, 2a edição., Comentário do Novo Testamento São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014, 153).
Tens a teu favor que odeias as obras dos nicolaitas as quais eu também odeio. Existe espaço para o ódio na vida do cristão. O cristão ama e odeia na mesma proporção. Quem ama a justiça e regojiza-se na justiça, aborrece a iniquidade e a injustiça. Quem ama o que Deus ama, odeia o que Deus odeia. Eles odiavam as obras, não os nicolaítas, assim como o Senhor também odiava. Quem eram os nicolaítas? “Seita (Ap 2:6, 15), acusada de manter o erro de Balaão, tornando-se um pedra de tropeço na igreja de Deus por obstruir a liberdade dos cristãos, bem como por cometer e estimular a fornicação” (James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Puseste a prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos.
A igreja de Éfeso exercia discernimento espiritual. Sabia como avaliar homens que reinvindicavam liderança espiritual por meio de sua doutrina e comportamento (cf. 1Ts 5.20-21)
Uma mensagem de exortação
A igreja havia perdido o seu primeiro amor.
Ser cristão significa amar ao Senhor Jesus Cristo (Jo 14.21,23; 1Co 16.22). Mas a paixão e o fervor dos efésios por Cristo haviam se tornado ortodoxia fria e mecânica. Sua pureza doutrinária e moral, seu imenso zelo pela verdade e seu disciplinado serviço não eram substitutos para o amor a Cristo, que eles haviam abandonado.
Quando Jesus diz que os efésios haviam perdido o seu primeiro amor, ele não está dizendo que os efésios estavam vivendo e trabalhando sem amor por Deus ou pelos seus próximos. Ele enfatiza o adjetivo primeiro. Uma tradução literal seria: “Você abandonou o seu amor, o primeiro [amor]”. O verde vigoroso da primavera havia desaparecido da congregação e os tons desbotados que caracterizam o outono estavam predominando na igreja” (Simon Kistemaker, p. 156–157).
Michael Reeves disse que “se você vive e cresce em seu conhecimento sobre Deus, mas não cresce em seu deleite nele, você está apenas endurecendo no pecado e na hipocrisia” (Ministério Autêntico, p.12)
O puritano Richard Baxter advertiu sobre o profissionalismo cristão - usar as Escrituras e o conhecimento de Deus simplesmente para preparar o próximo artigo ou sermão com esta dolorosa analogia: "Muitos alfaiates podem andar vestido de trapos, enquanto confeccionam roupas caras para outros. Muitos cozinheiros podem ficar a lamber os dedos, tendo preparado os pratos mais suntuosos para outros comerem. Quantos líderes se aproximam da Palavra de Deus somente para trabalhar e não para se deleitar?
A atitude correta que conduz a vida e a restauração
Lembra-te de onde caíste
Arrepende-te
Volta a prática das primeiras obras.
A atitude errada que conduz a disciplina e remoção
Conclusão:
Concluo a mensagem citando Reeves. Ele disse que “Às vezes nos encontramos cansados de Jesus, imaginando que vimos tudo o que havia para ver e esgotamos todo o prazer que há nele. Ficamos espiritualmente entediados. Mas Jesus satisfez a mente e o coração do Deus infinito por toda a eternidade. Nosso tédio é simples cegueira. Se o Pai pode ser infinita e eternamente satisfeito nele, então ele deve ser infinitamente todo-suficiente para nós - em todas as situações, por toda a eternidade. E é por isso que não falta nada no evangelho, porque em Deus nada falta.
Related Media
See more
Related Sermons
See more