A figueira Estéril
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 153 viewsNotes
Transcript
Uma vida Estéril
Uma vida Estéril
Lucas 13.1–9 (BSAS21)
Naquele momento, estavam presentes algumas pessoas que lhe falaram dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que eles ofereciam.
Jesus lhes respondeu: Pensais que esses galileus, por terem sofrido essas coisas, eram mais pecadores que todos os outros?
Eu vos digo que não; antes, se não vos arrependerdes, todos vós também perecereis.
Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais a torre de Siloé caiu e os matou, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém?
Eu vos digo que não; antes, se não vos arrependerdes, todos vós também perecereis.
E ele passou a contar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; mas, quando foi procurar fruto nela, não achou.
Disse então ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nessa figueira e não encontro; corta-a! Por que ela ainda ocupa a terra inutilmente?
Ele lhe respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, para que eu cave ao redor dela e a adube;
e se no futuro der fruto, muito bem; mas, se não, tu a cortarás.
UMA VIDA ESTÉRIL
UMA VIDA ESTÉRIL
Quem aqui em algum momento da sua caminhada cristã desanimou, ou ficou desaminado, eu pensou em parar. Talvez nesta noite até tenha alguém que entrou aqui pensando em parar, desaminar, talvez você terminou 2023 pensando em largar tudo, ou até mesmo entregou. Acredito que todos nós em algum momento da nossa vida ou da nossa caminhada cristã somos envolvidos por esse sentimento.
Se você se enquadra neste perfil é para você que eu quero falar nesta noite. Você que em algum momento e por alguma razão você parou, ou pensou em parar. Que fez sua vida se tornar estéril.
Quando Jesus ele contava uma parábola, a intenção de Jesus, era não colocar o dedo no nariz da pessoa e dizer, é você. Ele porém contava uma história e a pessoa entrava na história e as pessoas entravam na história onde elas queriam. Ele conta um parábola ou seja (uma alegoria), são história que talvez existiram ou não, tanto faz.
Mas Jesus não é o primeiro a contar histórias, na verdade, ele é o maior contador de histórias da história, ele é o mestre dos mestres, ninguém contou como ele. Mais antes dele os grandes filósofos contaram, a Grécia Antiga era cheia de grandes homens que contavam histórias incríveis, maravilhosas e que são conhecidas. Por exemplo, quem aqui já estudou filosofia sabe que existiu os deuses do Olimpo, que existia na mitologia grega (são histórias, são parábolas).
Então os grandes mestres contavam parábolas. No antigo testamento tem parábolas. Só que Jesus veio de maneira diferente contar essas histórias, Jesus didaticamente é extraordinário, porque Jesus estava conversando, contanto um história, batendo na cara literalmente e sem falar que era ele. Ele só contava a história, e põe a carapuça que quer.
A Bíblia vai nos dizer que algumas pessoas se aproximaram de Jesus e disse: “O Senhor sabia que Pilatos matou uns homens lá da Galiléia, lá do norte, vieram para Jerusalém, foram para o templo, e quando foram para a Galiléia e quando ele pegaram o cordeiro e foram sacrificar no altar Pilatos mandou matá-los e misturar o sangue dele no sangue dos animais que estavam sendo sacrificados”.
Ai Jesus olhou e disse: “Vocês estão assustados com isso? Vocês estão achando que eles são mais pecadores do que vocês, porque viveram isso?" Na verdade a religião ensinava, se tem tragédia tem pecado, a estrutura da religião Judaica ensina: Se alguma coisa aconteceu de errado, é pecado. Podemos observar isso no livro de Jó. Jó não fez nada, o próprio Deus diz: É reto, temente a Deus e se desvia do mal. Porém os amigos de Jó se reunem para procurar onde ele está errado, onde ele pecou.
Na verdade, até hoje nós fazemos isso. Porém Jesus diz: "Vocês estão achando que esses homens que morreram, por causa de uma atitude insana de Pilatos" A bíblia não fala, a bíblia não diz o porque Pilatos fez isso. Pilatos mata os homens e mistura o sangue deles com o dos animais que estavam sendo sacrificado, e a bíblia não fiz a causa, o motiva dessa atitude. Ai Jesus, vira para eles e diz: Vocês estão achando que estes homens são mais pecadores do que vocês? Não são não, se vocês não se arrependerem, vocês vão ter o mesmo fim que eles.
Ai Jesus lembra uma outra tragédia: Tinha dezoito homens lá no tanque de Siloé e a torre caiu sobre eles e os matou. Você acha que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Vo No versículo 5 Jesus vai dizer: Lucas 13.5 “Eu vos digo que não; antes, se não vos arrependerdes, todos vós também perecereis.”
Já parou para pensar que coisas ruins parece que acontece só com pessoas boas? Mais entenda uma coisa nesta noite: Nós não podemos analisar os outros por conta dos fracassos que eles tiveram, nós precisamos parar de usar as lentes das tragédias, as lente da religião, para olharmos para as outras pessoas e nos acharmos melhores do que eles. Nosso filtro as vezes são: porque você teve um divorcio, porque você teve uma queda, porque você teve um abuso, porque você não conseguiu romper em alguma área. Precisamos parar de olhar com essas lentes. Jesus está falando e dizendo: Olha, essas pessoas que viveram tragédias terríveis, vocês não são melhores do que elas. Ai Jesus diz: Se vocês não se arrependerem, vocês vão ter o mesmo fim que elas.
Irmãos, isso é muito sério!
Ai Jesus vai contar uma parábola. Vamos conferir novamente essa parábola?
Lucas 13.7–9 (BSAS21)
Disse então ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nessa figueira e não encontro; corta-a! Por que ela ainda ocupa a terra inutilmente?
Ele lhe respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, para que eu cave ao redor dela e a adube;
e se no futuro der fruto, muito bem; mas, se não, tu a cortarás.
Pensa comigo um pouquinho (precisamos pensar no texto um pouquinho de forma imaginária: É uma plantação inteira com videiras, é uma vinha, ou seja, tem várias árvores que produzem uvas, a uva amassada vira suco, fermentou vira vinho.
O que vale mais? Um figo ou uma garrafa de vinho? O homem da parábola é dono da vinha, e tem uma versão que diz que quando ele chama o funcionário, o texto vai dizer que é o vinhateiro, porque é necessário de alguém para cuidar da vinha, porque? Porque vinha não nasce em qualquer lugar, ela tem que ter a temperatura certa, ela tem que ter o vento certo, ela tem que ter o adubo certo, a terra certo. E a figueira? A figueira não, a figueira nasce em qualquer lugar, de qualquer jeito, planta lá que sai.
Porém no meio desse videira existia uma figueira infrutífera. Ou seja, Sem sucesso! A figueira era estéril.
A lei dizia, está escrito em Levítico: Você não pode colher frutos em nenhuma árvore, no primeiro, no segundo e no terceiro ano. No quarto ano tudo que ela produzia você entregava ao Senhor. É primícias! - O homem só pode comer do fruto de qualquer árvore no quinto ano.
Se ele já está indo a três ano. Isso quer dizer que essa árvore ja tem 7 anos, porque somente do 5º ano em seguida ela que ele poderia comer do seu fruto. (os três primeiros não podia comer do fruto, o 4º era a primícias, ele foi três anos, ou seja no 5º, no 6º e no 7º ano).
Vamos considerar talvez que ela até tenha dado fruto no início e talvez quando ela já estava em idade o suficiente para se utilizar da sua colheita, porém quando ele poderia usufruir de seus frutos, ela já não estava mais produzindo. Pensemos também, ela não estava produzido porque o terreno era ruim, ou a terra era improdutiva, (pouco provável essa hipótese) até porque ela estava plantada em um videira. Então, a terra era boa, a terra, era bem cuidada, bem preparada, certamente o cuidado que o vinhateiro tinha com a sua vinha ele também tinha com a figueira, até porque ela estava plantada no meio da sua vinha. Não é por falta de cuidado, não é por falta de água, então porque que ela não produz?
A pergunta é para você nesta noite: Porque você deixou de produzir?
Porque paramos de cumprir com a nossa missão?
Porque paramos de cumprir com o nosso ministério, com o nosso chamado. Paramos de sermos cooperadores na obra do Senhor através da nossa Igreja. Tem muita gente falando que cansou, que não tem mais idade.
Quais são as suas desculpas? Tem gente que só é bom em desculpas, até porque quem é bom em desculpas não é bom em mais nada.
Como nós somos bons em inventar desculpas. Nesses 69 anos da Primeira Igreja Batista em Água Doce do Norte, quais estão sendo as suas desculpas pela sua infertilidade? Já parou para perceber que até quando caímos, erramos, queremos encontrar um culpado, um álibi. Dificilmente nós olhamos para nós mesmo e reconhecemos que precisamos mudar. Mais entenda uma coisa nesta noite: Todos nós precisamos mudar.
PRECISAMOS PARAR DE DAR DESCULPAS (ou Deus pode contar com você, ou não pode). Sim sim, não não
Se é uma figueira no meio de uma plantação de uvas, de uma plantação de vinha a primeira desculpa poderia ser. Está plantada no lugar errado: Olha só tem videira, só tem uva, não tem como uma árvore solitária produzir.
Tem muito crente assim. Olha tem gente mais importante que eu aqui. Eu não vou servir para nada, estou sozinho - DEUS PRECISA É DE VOCÊ - VOCÊ FAZ O QUE EU NÃO FAÇO, VOCÊ, FAZ O QUE ELE NÃO FAZ.
QUAL É A SUA DESCULPA?
QUAL É A SUA DESCULPA?
Primeira desculpa:
Primeira desculpa:
É porque eu estou plantado no lugar errado.
Porque se fosse para eu frutificar, eu precisaria estar plantando no meio de outras figueiras. Porque um monte de figueira produzindo, ai está tudo certo. Mais eu sozinho no meio da videira? Estou no lugar errado.
Segunda desculpa:
Segunda desculpa:
E não faço nada porque tem gente melhor do que eu para fazer. Eu sou uma figueira no meio de uma produção de uvas. É impossível eu produzir alguma coisa. Tem gente melhor do que eu, tem gente que tem mais valor do que eu.
E você tem razão. Tem gente muito melhor do que você na sua área, tem gente muito melhor do que eu para pregar, tem pastores muito melhores. MAIS DEUS USA OS IMPROVÁVEIS. Deus usa os DAVIS que estão atrás de ovelhas.
Ei se você começar a se comparar: Você sozinho, e olha em sua volta tanta gente produzindo valores, coisas maravilhosas, que pode gerar lucros. E isso pode ser na empresa, na igreja, no ministério. A nossa igreja não é como a Igreja tal, o meu ministério não é como o ministério tal. Entenda uma coisa: A comparação é a mãe da Frustração. PARE DE FAZER COMPARAÇÕES - SE DEUS TE PLANTOU AQUI, É PORQUE AQUI É O LUGAR DE VOCÊ PRODUZIR.
Preste atenção: Quando o dono da vinha entrou, ele não procurou uva, ele nem olhou para as videiras: O texto diz que ele foi várias vezes durante 3 anos na figueira para procurar frutos nele. Ou seja, a expectativa dele não está na vinha, está na figueira.
OU SEJA, A EXPECTATIVA DE DEUS ESTÁ EM VOCÊ.
Hoje pelo poder do Espirito Santo eu estou falando para aqueles que está pensando em desistir ou até mesmo já desistiu, porque acha que não pode, que não tem condições, que não consegue. Tem tanta gente com potencial maior, que pode ser melhor.
Deixa eu te dizer uma coisa. Talvez de todo mundo você seja o pior. Mais entenda uma coisa nesta noite: NÃO TEM HAVER COM O SEU POTENCIAL, não tem haver com o seu tamanho, não tem haver com a sua beleza, tem haver com uma graça que nos alcança, olha para nós e diz: É Inferior, é pequeno, pode até pensar que está sozinho, porém não está porque eu estou contigo.
O que Deus disse para Josué? Josué 1.9 “Não te ordenei isso? Esforça-te e sê corajoso; não tenhas medo, nem te assustes; porque o Senhor, teu Deus, está contigo, por onde quer que andares.”
Não tem haver com potencial, tem haver com a graça de Deus sobre nós. Não tem haver com oratória, desenvoltura, conhecimento teológico, tem haver com obediência. Deuteronômio 28.1 “Se ouvires atentamente a voz do Senhor, teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.”
OBEDIÊNCIA.
Vão tentar te paralisar, te desaminar falando que você, que você está sozinho, que não vai produzir porque tem muita vinha ao seu lado. Tenha sensibilidade para ouvir a voz de Deus e não deixe ser vencido pelo desânimo. Seja obediente.
EXEMPLO: História da nossa Igreja.
Entenda uma coisa: A TERRA É DE DEUS, É ELE QUEM DECIDE PLANTAR E ONDE PLANTA. Não procure entender, só obedeça a sua soberania. E Deus me trouxe aqui nesta noite para deixa essa palavra ao seu coração: PARE DE SE COMPARAR COM COISA GRANDE, COM GENTE GRANDE, PORQUE PRODUZ MAIS, PORQUE TEM MAIS, ele escolheu foi VOCÊ, e se Deus te plantou aqui, aqui é o lugar certo para você frutificar. VOCÊ É O IMPROVÁVEL QUE VAI GERAR FRUTOS, E DEUS VAI HONRAR VOCÊ, PORQUE O COMPROMISSO DELE É COM VOCÊ.
QUAL É A SUA DESCULPA?
QUAL É A SUA DESCULPA?
Quando nós olhamos para a vinha e para a figueira não tem como não notar que a figueira está solitária, sozinha em meia uma plantação de vinha. A vinha é a soma de várias videiras, muitas videiras, e uma figueira.
Tem hora da nossa caminhada cristã é assim que nos sentimos - SOZINHOS. Nós pastores tem hora que perecemos estar sozinho. Hoje o irmão Hélio talvez para não se sentir sozinho tem que fazer apelo (irmãos vem para igreja). É assim irmãos, tem hora que a liderança vai ter esse sentimento de que está sozinho, tem hora que você vai ter esse sentimento de que está sozinho. Vai olhar para o lado e só encontrar videiras.
Mais se eu te disser que o dono da terra, e o viticultor ou vinhateiro na parábola só falam sobre a figueira? Na parábola a figueira, figura-se como você. O viticultor figura-se Jesus, que intercede pela figueira, e propõe mais um tempo de um ano.
Queria te explicar isso mais eu não consigo (porque aos olhos humanos você é um fracasso. Eu estou pregando para gente aqui que está desacreditado de si mesmo). Ai você para de gerar porque não se acha merecedor, acha que não pode, acha que tem gente melhor, que está sozinho.
E você pode estar se perguntado: Porque que ele planta uma figueira? Porque a figueira tem 4 utilidades, 4 propósito aqui no texto:
1. Ela gera frutoS.
1. Ela gera frutoS.
E quanto uma figueira gera fruto, ela alimenta o faminto -
Entenda uma coisa: Tudo que Deus investiu em você, não tem haver com você. É PARA ALIMENTAR ALGUÉM. Você não tem noção do quanto você pode alimentar pessoas, e não estou falando de alimento físico. estou falando de alimento espiritual. Tem gente esperando um fruto que só você pode produzir.
O primeiro propósito de uma figueira é produzir frutos, plantada em um lugar improvável, e que você olha e diz: Tá ai pra que? Para produzir frutos. VOCÊ ESTÁ PLANTADO AQUI NESTA IGREJA PARA PRODUZIR FRUTOS.
2. PROPÓSITO DA VIGUEIRA - GERAR SOMBRA
2. PROPÓSITO DA VIGUEIRA - GERAR SOMBRA
Salmo 91.1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso”
Tem sobra do altíssimo para sua vida, porém você precisa ser sombra de Deus na vida de alguém através da sua vida. Como pastor? Orando por alguém, falando da graça de Cristo para alguém. Quantos vieram para os pés do Senhor em 2023 porque você foi sombra de Deus na vida dele?
Seja balsamo na vida de alguém!
3. Propósito da Figueira - O Texto diz que ela estava no meio da videira. ELA ERA A REFERÊNCIA.
3. Propósito da Figueira - O Texto diz que ela estava no meio da videira. ELA ERA A REFERÊNCIA.
Você tem sido referência de Deus para vida de alguém?.
DEUS PRECISA TE USAR COMO REFERÊNCIA. O que Deus representa na vida de alguém da sua vida?
Se alguém perguntar: Conhece fulano? Qual será a sua referencia? Conheço: Homem de Deus, mulher de Deus. Não sei o que tem nele não: Ele não é grande igual uma vinha: MAIS TEM UMA GRAÇA DE DEUS NA VIDA DELE. Eu vejo Deus na vida dele, eu vejo Deus na vida dela.
Você pode ser um médico plantado em alguém lugar, pode ser um professor, um advogado, um vendedor, um proprietário comercial, pode ser um estudante. Não importa quem você seja profissionalmente, Deus te plantou nessa profissão, Deus te plantou nesse lugar para que você seja referência dele na vida de alguém.
Eu estou dizendo que você pode ser um médico, um advogado plantado em algum lugar. Você está em uma audiência de divorcio, e como advogado você pode dizer: Olha humanamente falando acabou, se vocês quiserem mesmo sendo litigioso, a gente pode tentar fazer algum acordo, alguma coisa, mais antes de dizer o fim deixa eu dizer uma coisa para vocês: Eu conheço um Deus que pode restaurar esse casamento.
Ou você é um médico que vai dar um diagnóstico de câncer, você põe o diagnóstico e diz: A ciência acabou de decretar o seu fim, mais eu como filho de Deus preciso lhe dizer: Há um Deus no céu, há um Deus poderoso, que pode trazer cura para sua vida, que ele pode fazer um milagre na sua vida.
ÍSSO É VOCÊ GERAR FRUTOS ONDE VOCÊ ESTÁ. SER SOMBRA PARA TRAZER ALÍVIO PARA AQUELES QUE ESTÃO EM SUA VOLTA.
DEUS CHAMOU ESSA IGREJA PARA SER AGENTE DE CURA. Tem muita gente doente espiritual. As pessoas estão morrendo. E nós temos a cura para elas. UMA PALAVRA, UMA ORAÇÃO, TRANSBORDAR NA VIDA DE ALGUÉM, QUEM TE AUTORIZOU A PARAR? QUAL É A DESCULPA QUE VOCÊ ESTÁ USANDO ATÉ HOJE PARA VOCÊ NÃO SE ENCONTRAR COM O VINHATEIRO NOVAMENTE? Porque o dia que ele voltar ele não quer saber quantas uvas tem, a videira é dele, a terra é dele, tudo é dele, ele é o dono de todas as coisas.
Mas ele plantou alguém improvável em algum lugar que pode dar sombra, que pode ser referência, que pode gerar frutos. NÓS AS VEZES ESTAMOS SENDO TÃO OMISSOS DIANTE DO CHAMADO QUE ELE TEM PARA NÓS. FUGINDO DO PROPÓSITO. CORRENDO DO QUE DEUS DETERMINOU.
O dono da vinha vai voltar e nós teremos que prestar contas dos frutos.
NA PARÁBOLA DAS DEZ MINAS MINAS, O SENHOR VOLTOU PARA UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS.
NA PARÁBOLA DOS TALENTOS, O SENHOR VOLTOU PARA UM PRESTAÇÃO DE CONTAS.
ELE VAI VOLTAR E NÓS TEREMOS QUE PESTAR CONTAS.
Um dia Jesus encontrou uma figueira na beira da estrada e disse que ela tinha muitas folhas, porque a figueira só abre as folhas quando tem fruto, porque são as folhas que escondem os frutos. Ele tinha as folhas (aparência), porque Jesus procurou e não tinha frutos. Jesus deu uma ordem e ela se secou.
Quantas pessoas em nossa geração vivendo uma vida estéril, espiritualmente falando. Estamos centralizados em nós mesmo, olhando para nosso próprio umbigo. Ai olhamos para algumas figueiras, elas tem folhas lindas, verdes, mais não tem fruto.
Mateus 23.27 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.”
Precisamos ser mais que uma casca (capa) cristã. Precisamos ser transformados por dentro para transformamos pessoas. Muitos de nós estamos vivendo somente de aparência, só temos dons, só temos talentos, porém não temos frutos. A Bíblia diz que o fruto do Espírito Santo em nós são: Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade,”
São virtudes inerentes ao caráter de Deus que são manifestos no nosso caráter. São tributos pertencentes ao eterno e que ele campartilha conosco através do Espírito Santo. Isso pode salvar pessoas, alimentar pessoas, abençoar pessoas, porém as vezes nós preferimos ficar escondidos atrás das folhas, da aparência, fazendo de conta que está tudo bem, que está tudo certo e não tá.
Tem gente aqui que quando vai para casa, quando deita, o deseja as vezes é de morrer, de não acordar mais. Sabe porque? Porque você parou de cumprir o propósito de gerar fruto, e isso faz muito tempo. E não tem como gerar frutos sem uma relação íntima com o Espírito Santo.
Aqui na bíblia o vinhateiro é aquele que vem para intecerder pela videira. Quando o dono disse: Vamos contar, o vinhateiro, aquele que cuida, ele intervem e diz: “Senhor, deixa-a ainda este ano, para que , para que eu cave ao redor dela e adube”.
Eu estou falando hoje para gente que está escondido atrás das folhas, as folhas dos status, as folhas do dinheiro, as folhas da religião. Tem muita gente que olha para você e acha que esta tudo bem, porém a sua relação com Deus não é mais a mesma, foi enfraquecendo, foi fragilizando, você foi perdendo a intimidade com ele e foi parando de gerar frutos.
Entenda uma coisa: Não é você que tem um chamado é o chamado que tem você. Não adianta correr, há um propósito de Deus em plantar você onde você está. há um propósito de Deus em te trazer para cá e não tem haver com você, tem haver com as outras pessoas, tem haver com alguém que Deus colocou em seu caminho e você olho para você, olha para o que você tem que fazer e fica dizendo “eu sou pequeno, eu sou sozinho, eu não consigo, tem gente melhor”.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
QUAL É A SUA DESCULPA?
Que você esta cansado, que você não tem tempo?
Quando foi que você parou de gerar frutos, quando foi que você parou a sua geração com ele?
Quando foi que você desistiu, cansou, desanimou? E hoje está escondido atrás de uma folhagem. E é muito perigoso se esconder atrás das folhas da figueira. A bíblia diz em Gêneses que quando Adão pecou, Deus desceu no Éden, e procurando por Adão, a bíblia vai dizer que Adão fez para si roupas de figueira para se esconder, ou para esconder a sua nudez. QUEM ESCONDE ATRÁS DE FOLHAS: OU ESTÁS ESCONDENDO A FALTA DE FRUTOS, OU ESTÁ ESCONDENDO O PECADO. A gente esconde atrás de tantas desculpas: Há a tentação foi grande, eu não consegui e ai eu desanimei no meio do caminho, fui parando, fui deixando. Mas haverá um dia que quando o dono da videira chegar ele vai procurar frutos.
Sabe o que eu mais gosto no texto? É que o cuidador, o vinhateiro que aqui representa o Espírito Santo de Deus que intercede por nós com gemidos inexprimíveis. A Bíblia vai dizer que ele vai fazer duas coisas: CAVAR EM VOLTA E JOGAR ADUBO.
Porque que ele pediu para cavar em volta? Porque ele sabe que o problema não está na folha, o problema não está na aparência, não está nos galhos, não está nos troncos., a terra é boa. O problema esta na raiz! Ele quer cavar em volta porque ele quer mexer na ESSÊNCIA. Ele quer ir lá no fundo, quer saber onde está o erro, ele quer entrar onde ninguém vê, ele quer mexer onde ninguém mexe. Sabe aquilo que nós escondemos, que ninguém vê: É lá que ele vai mexer. É MELHOR ELE CAVAR EM VOLTA DO QUE A GENTE SER CORTADO.
Tem gente que está aqui dentro nesta noite que está sentindo uma dor terrível porque não há respostas para o que Deus está fazendo, e o Espírito Santo comunica hoje: ESSE É O TEMPO DA GRAÇA, O TEMPO DA OPORTUNIDADE, A ONDE EU ME PERMITO QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS VENHA E ELE ENTRE EM LUGARES EM QUE NINGUÉM VÊ, ELE CORTA, ELE MEXA, ELE ARRANQUE, ELE DESCOBRE PARA VER A MINHA RAÍZ, MINHA ESSÊNCIA, AQUILO QUE ESTÁ NO FUNDO DA MINHA ALMA, DO MEU CORAÇÃO, O QUE NINGUÉM VÊ, A RAÍZ DO PROBLEMA, DE ONDE VEIO TUDO ISSO, PORQUE EU PAREI DE PRODUZIR, PORQUE QUE EU ME AFASTEI DELE, PORQUE QUE EU CORRI DE DEUS, PORQUE QUE EU NÃO QUERO MAIS ME ENVOLVER COM A OBRA, ELE VAI ABRIR E OLHAR SE HÁ ALGUMA FERIDA NA ALMA, SE HÁ ALGUM TRAUMA, ALGUMA COISA QUE VOCÊ PASSOU, QUE VOCÊ VIVEU, QUE VOCÊ FOI CAMUFLANDO, CAMUFLANDO, E O ETERNO VEM E DIZ: HOJE QUE VOU CORTAR EM VOLTA, EU VOU ARAR EM VOLTA, EU VOU ABRIR, EU QUERO VER O QUE TEM LÁ DENTRO E NÃO É PARA TE PODAR, NÃO É PARA TE MATAR, MAIS É PARA COLOCAR ADUBO, FERTILIZANTE, GRAÇA, PODER, FORÇA, INSTRUÇÃO , ALEGRIA, ELE VAI RENOVAR AS TUAS FORÇAS PARA VOCÊ VOLTAR A DAR FRUTOS.
Entenda uma coisa: Você foi cortado? Não! Se você está vivo é porque você está vivendo o ano da graça, o ano da oportunidade!
Você percebeu que essa palavra não tem fim? O que o texto diz? Versículo 9: “e se no futuro der fruto, muito bem; mas, se não, tu a cortarás”.
Percebe que ele não tem coragem de cortar. Parece que a figueira é sozinha, simples, mais ele já relaciona com ela faz 7 anos. Se um dia o Senhor achar que não deu, eu vou tentar, eu vou fazer a minha parte, porém ele não diz: Se ela não der fruto eu corto. Eu vou fazer a minha parte, eu vou tentar, mas, se ela não der fruto, tu a cortarás. Pequena, insignificante, nem frutos tem, não gera nada, não dá lucro, ocupa a terra inutilmente, todas as vezes que eu procuro alguma coisa não tem, eu queria cortar. Mais alguma coisa em mim diz: Corta não, dá mais uma chance para ela.
A bíblia diz que: “Se nós formos infiéis, ele permanece fiel”.
Quando eu subo aqui eu me pergunto: Porque eu? Graça!
Sabe porque você está vivo ainda? Favor, graça!
Ai você olha para a parábola e não vê nenhuma razão para isso, se esta no lugar onde deveria estar, se tem tudo que tem, já fez de tudo e não produz fruto, é simples, arranque logo. Porém é segunda chance, é mais um oportunidade.
E tem gente aqui nesta noite que o Espírito Santo está dizendo para ele: Olha é a sua segunda chance, é mais uma oportunidade.