OS COMPROMISSOS DE UM CRENTE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 19 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO:
# Uma das coisas que mais fazemos no ano novo é compromissos
# Adeus: (a saudação grega significa, literalmente, “regozijem-se”
I. O COMPROMISSO DO CRENTE COM A ALEGRIA.
# O termo irmãos, que inclui as mulheres da igreja de Corinto, comunica seu profundo amor pelos destinatários de sua carta.
# Isso remete ao fato de que somos da mesma família. Os compromissos que temos aqui no texto, são compromissos familiares.
# O adeus de Paulo tem um sentido mais profundo do que uma mera palavra de despedida, pois a palavra grega chairete transmite uma certa alegria (ver Fp 4.4; 1Ts 5.16).
# Em primeiro lugar, a alegria deve ser a marca do crente (13.11). Paulo escreve: “Quanto ao mais, irmãos, adeus!” (13.11). Simon Kistemaker diz que o adeus de Paulo tem um sentido mais profundo do que uma mera palavra de despedida, pois transmite a idéia de alegria (Fp 4.4).557 A expressão “adeus” na língua grega é chairete, que significa “regozijai-vos”.558 É mesma expressão que aparece em 1 Tessalonicenses 5.16: “Regozijai-vos sempre”.
# O equivalente disso em nossa região é “seja feliz de viagem”, uma despedida bem comum na cidade de Pilões.
# “Quanto ao mais, irmãos, alegrai-vos.” Ou seja, a alegria pela existência cristã do indivíduo, bem como pela vida de uma igreja verdadeiramente cristã, continua tendo importância tão séria para uma pessoa como Paulo!
# A alegria deve ser a marca do crente. Isso porque o evangelho é a boa nova de grande alegria.
# O reino de Deus é alegria. O fruto do Espírito é alegria, e a ordem de Deus é: “Alegrai-vos”.
# A alegria não é coisa automática, ela requer preservação e fomentação.
# a alegria não pode morrer, nem mesmo nessa igreja problemática em Corinto que passou por amargas experiências
# A alegria é uma das características que o cristão sincero demonstra mesmo em tempos de dificuldade, opressão, tristeza e pesar.
II. O COMPROMISSO DO CRENTE CONSIGO MESMO.
# A linguagem literal é: seja perfeito. Não é só seja bom ou seja feliz. Seja perfeito. Isso é duro.
# As implicações são surpreendentes, pois se as Escrituras dizem a você e a mim que devemos ser perfeitos, fazer o que é certo, isso deve significar que em cada situação há o certo e o errado.
# O modo imperativo na tradução, “corrijam seu proceder”32
Simon Kistemaker, 2 Coríntios, trans. Helen Hope Gordon Silva, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2014), 558.
# O mesmo verbo é usado para “consertar redes” em Mateus 4:21 e também pode significar “endireitar seus caminhos”. Os coríntios deviam deixar de lado as brigas e o pecado e viver em harmonia uns com os outros.
# Muitas vezes temos muita disponibilidade de concertar o mundo, menos a nós mesmos.
# Assim, ele declara que sua preocupação é o aperfeiçoamento deles e seu desejo é obter o conforto deles.
# O crente não pode ficar estagnado. Ele precisa crescer na graça e no conhecimento de Cristo
# A igreja não deve ficar paralisada e permanecer atolada em um estado semipronto.
III. O COMPROMISSO DO CRENTE COM OUTRO CRENTE.
# A instrução consolai-vos também pode ser entendida como “encorajai-vos” ou “exortai-vos”. Depois de admoestá-los com severidade ao longo dessa carta, Paulo os instrui a receber as admoestações com uma disposição favorável e a tomar as providências necessárias.
# Precisamos ser bálsamo de Deus na vida uns dos outros nessa jornada. Precisamos ser aliviadores de tensão, tornando o fardo dos irmãos mais leve.
# Isso envolve nossa disposição de sermos encorajados, numa cultura indivualista do cada um por si.
# “Niguem se intrometendo na minha vida?”. Fuja de uma igreja saudavel.
IV. O COMPROMISSO DO CRENTE COM A VERDADE.
# Crentes que estavam flertando com um falso evangelho, acreditando nas mentiras de falsos apstolos, rejeitando o apostolado de Paulo e permitindo a mentira etica e moral no meio deles, normalizando o pecado.
# Os coríntios só poderiam pensar da mesma forma se tivessem a mente de Cristo. Ter a mente de Cristo significa pensar como ele e sujeitar-lhe todo pensamento e raciocínio.
# estar de acordo Paulo exorta os crentes a terem a mesma mentalidade e propósito. Isto não significa que concordarão em tudo, mas devem viver em harmonia uns com os outros
# Sede do mesmo parecer e vivei em paz são idéias distintas. A segunda é produto da primeira; a primeira tem a ver com um consenso de opiniões; e a segunda, com a benevolência e a união de corações.
# Uma igreja onde os crentes vivem em conflito, alimentando suas vaidades pessoais, brigando por opiniões pessoais, o testemunho da igreja é prejudicado.
# Na realidade Paulo está dizendo: “Tenham em mente a mesma coisa” ou “vosso pensamento intencional seja voltado para a mesma coisa”.
# Pensar pelas mesmas linhas de ensino bíblico significa unidade na fé cristã, mas não necessariamente uniformidade. Os Reformadores do século 16 permitiam liberdade na interpretação da Escritura, mas observaram que a igreja nunca pode vacilar sobre as doutrinas cardeais da Palavra de Deus.
V. O COMPROMISSO DO CRENTE COM A PAZ.
# A desarmonia era um problema serio na igreja de corinto desde quando ele escreveu a sua primeira carta.
# A unidade de pensamento precisa desembocar em unidade de relacionamento
# A unidade interna de uma igreja sempre representou uma preocupação importante para Paulo.
# Como 12:20 deixa claro, havia discórdias e contendas entre os coríntios, uma consequência comum da infiltração do legalismo
# estar em paz Para viver em relacionamento harmonioso uns com os outros.
# E por fim, o apóstolo instrui os coríntios a que vivam em paz. Tendo em mente a dissensão na igreja, Paulo segue Jesus ao exortar os cristãos a viverem em paz com todos (Rm 12.18; 2Co 13.11; ver Mc 9.50). É a paz que vem de Deus. Isso fica evidente pela bênção aarônica dada a seu povo. “O Senhor sobre vocês levante o rosto e lhes dê a paz” (Nm 6.26).
VI. A RECOMPENSA DO CRENTE COMPROMISSADO.
# Se o fizerem, o Deus de amor e de paz estará com eles. É evidente que, em certo sentido, o Senhor está sempre com seu povo. O significado nesse caso é que ele se manifestará de maneira particularmente clara e afetuosa se as instruções do apóstolo forem obedecidas.
# O único lugar no NT onde Deus é descrito como “o Deus de amor”.
# Deus é diferente do que imaginamos. Involuntariamente traçamos sua natureza de acordo com nosso próprio modo de ser duro e autoritário. A natureza de Deus, porém, é caracterizada pelo amor que ele concede e pela paz que ele institui. Ele é o Deus de amor e paz!
# E o Deus de paz. Ele diz isto com o fim de reforçar sua exortação e ao mesmo tempo afirmar que Deus será conosco, se cultivarmos a paz doméstica, porque os que causam desarmonia entre si estão, na verdade, longe de Deus
# Por essa razão ele também pode estar unicamente com aqueles que preservam a paz e têm o mesmo parecer em amor.
# Os seres humanos pecaminosos recebem diariamente o amor e a paz de Deus. Deus é bom para todos (Sl 145.9); ele faz seu sol brilhar sobre os bons e os maus, e a chuva cair sobre justos e injustos (Mt 5.45). Mas quando as pessoas se recusam a ouvir sua Palavra e continuam a viver em ódio e conflito, deixam de obter o amor e a paz de Deus. Portanto, depois que Paulo os mandar viver em paz, ele logo dá sua bênção do amor e paz de Deus. Sua ordem e sua bênção devem ser entendidas como causa e efeito, pois o amor cria uma atmosfera de paz.
# Temos aqui o conhecido paradoxo cristão. A presença de Deus produz amor e paz, e nós precisamos ter amor e paz a fim de ter sua presença. Deus dá o que ele ordena”
# estará com vocês”. As palavras ecoam a promessa de Jesus na conclusão da Grande Comissão: “E certamente estarei com vocês sempre, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
# A bênção não é uma promessa vaga para o futuro; é uma garantia sagrada de validade permanente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more