Família
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Pecados que destroem a família (At 5.1-11) .
Pecados que destroem a família (At 5.1-11) .
Introdução
Preposição: Pecados que destroem a família
Primeiro Ponto: A Inveja
a. Explicação
I. Uma das grandes característica do avivamento em Jerusalém é que as pessoas deixam de adorar o Deus do dinheiro. E adoram somente o Senhor. E quando há necessitados na Igreja, então os irmãos sem que haja imposição dos pastores, dos apóstolos ou do Estado mas o compartilhar era voluntário.
II. Ou seja, eles vendem suas propriedades e depositam aos pés dos apóstolos significando que estão ofertando integralmente o valor da aquilo que venderam para que não haja nenhum necessitado na Igreja para da testemunho de Cristo. O que não era exigido de ninguém.
II. No texto que nós lemos conta a história de um homem que vendeu sua propriedade e deu cada centavo do valor da venda para ser distribuído entre povo. Seu nome era José, e ele era da tribo de Levi e nasceu na Ilha de Chipre. Ele também era um homem de alguma condição econômica, pois "possuía um pedaço de terra" (Atos 4:37 NVI) - mas era generoso, pois vendeu sua terra e deu o dinheiro aos apóstolos.
III. José era um membro proeminente da igreja de Jerusalém que os apóstolos colocaram o nome dele de Barnabé que poderia ser traduzido como "filho do encorajamento", "filho do conforto" ou "filho da exortação".
IV. Barnabé foi companheiro do apóstolo Paulo nos primeiros anos de seu ministério. Barnabé apresentou Paulo aos outros apóstolos após sua conversão. Ele também levou Paulo para Antioquia, que serviria de base para a missão deles aos gentios. Barnabé também acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária e se juntou a ele na defesa do verdadeiro evangelho contra aqueles que exigiam que os gentios fossem circuncidados.
V. Barnabé então vendeu o que tinha e alegremente depositou-o aos pés dos apóstolos. Ele não fez isso para receber aplausos, meus irmãos, ele não fez isso para ser exaltado. Mas toda a multidão ao ver a atitude piedosa de Banarbé, saiu dizendo que moço crente esse Barnabé. Onde você já se viu alguém vender uma fazendo e depositar tudo aos pés dos apóstolos, e povo dizia que Deus levante Cristãos tão sinceros como Barnabé.
VI. E no meio desse entusiasmo, nos deparamos com Ananias e Safira, membros da Igreja de Jerusalém conspirando juntos, tramaram um esquema para vender sua propriedade e dar parte dos valores para a igreja, mas reter parte para si próprio. Olha o que diz o versículo 1 do cap 5 - “Entretanto”. Ou seja, uma conjunção adversativa que revela contrariedade. Ou seja, uma atitude diferente e contrária a atitude de Barnabé.
VII. “Certo homem, chamado Ananias” - cujo o nome sig. “Deus é cheio de graça”. Um homem crente, membro da igreja da Igreja de Jerusalém. “Com sua mulher Safira” - cujo nome em aramaico sig. “linda”. Eles “vendem uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher” - ou seja, nós não precisamos doar tudo para a igreja, vamos fazer o seguinte a gente vai ficar com uma parte, só eu e você estamos sabendo. E a gente faz o seguinte eu vou chegar e colocar aos pés dos apóstolos e vai parecer que vendemos o terreno e demos toda a oferta e todo mundo vai nos reconhecer igual reconheceu Barnabé.
VIII. Irmãos, está na cara que Ananias e Safira deixaram a inveja tomar conta do seu coração. A inveja acontece irmãos, e é revelada quando pessoas fazem boas obras não para a glória de Deus mas para exaltação de si mesmas.
IX. Porque vem Deus usando, levantando, exaltando a vida de seus irmãos, essas pessoas também querem aparecer e brilhar para que recebam a glória e o aplauso humano.
X. E aqui esse casal, em lugar de alegra-se com Barnabé , ao ver o seu testemunho, queriam glórias pessoais. A dádiva deles não era produzida pelo o amor. O amor deles era falso. Estavam cheios de inveja. Buscavam louvores dos homens e reconhecimento por parte das pessoas. E nós vemos que a vida deles foram destruida por causa desse pecado a inveja.
b. Ilustração
c. Aplicação
I. A inveja irmãos, é um pecado antigo da história da humanidade.
II. A inveja é um sentimento mesquinho.
III. É desejar ser como o outro e possuir o que é do outro. É querer assentar-se no lugar do outro sem ser igual ao outro.
VI. A inveja é filha da ingratidão e padroeira da infelicidade.
V. Por inveja Caim matou Abel. Por inveja os irmãos de José o venderam para o Egito como escravo. Por inveja Saul perseguiu loucamente Davi. A inveja destrói os relacionamentos.
VI. Preste atenção, meu irmão! Em geral, quando uma grave tormenta se abate sobre o lar, tal como um acidente com um dos familiares ou uma doença grave e repentina, a tendência é de os membros da família se unirem e estreitarem seu relacionamento para lutar, com todas as forças, contra aquele “inimigo” indesejável. Muitas vezes situações ameaçadoras, vindas de fora, ajudam a despertar os membros da família, que, nesses tempos, passam a se posicionar, de forma mais firme.
VII. Difícil mesmo é lutar contra as raposinhas que surgem pouco a pouco e vão minando, destruindo a beleza da vida familiar. E a inveja e uma delas. Esse tipo de raposinha quando entra no seio da família, faz um estrago grande. A inveja é um misto de ódio e desgosto pela prosperidade ou alegria do próximo. Geralmente quem sofre desse mal não consegue “alegrar-se com os que se alegram…” (Rm 12.15).
VIII. Meu irmão, você tem deixado a inveja assolar o seu coração? A inveja revela uma tremenda em gratidão contra Deus. Quando você deixa a inveja assolar o seu coração você está dizendo no íntimo de que Deus é mal, que Deus não é bom, que ele não te deu o melhor, quando ele diz na sua Palavra “que a vontade dele para a sua vida é boa perfeita e agradavél.
IX. A inveja mata meu irmão. A inveja matou o primeiro mártir da história Abel. A inveja matou Jesus. A inveja mata pessoas até nos dias de hoje. A inveja não busca a glória de Deus. A inveja busca a glória pessoal.
XI. E preste atenção! você foi criado para a glória de Deus. E, Deus não divide o lugar dele na sua vida com ninguém, nem com você mesmo. A inveja é um sinal de que você não está buscando a glória de Deus, de que a coisas estão mal na sua vida, a inveja pode matar seus relacionamentos, pode acabar com amizades, pode gelar o seu coração, pode fazer de você uma pessoa triste e deprimida.
XII. Que o Senhor tenha miséricordia de você em nome de Jesus. Se você tem deixado a inveja assolar o seu coração, assolar o seu casamento, assolar os seus relacionamentos, arrependa-se hoje o Senhor tem perdão para a sua vida. Porque um pecado que destroí relacionamentos, destroí a sua vida, destroí a igreja, destroí a família é a inveja. Que Deus nos livre da inveja em nome de Jesus.
2. Segundo Ponto: A mentira (v.2-5)
a. Explicação
I. Outro pecado, irmãos, que destroí a família, que destroí os relacionamentos é a mentira.
II. O texto da palavra é muito claro amados irmãos, todas as vezes que você escolhe e opta pela mentira você está em acordo com Satanás. A Bíblia diz que ele é o pai da mentira (Jo 8.44).
III. Observem irmãos, que Pedro esclarece que não lhes foi exigido que fizessem o que Barnabé fizera, a saber, dar ao povo de Deus tudo o que conseguissem com a venda de sua propriedade. Veja o que diz o texto: At 5.3-4 “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder?”.
IV. Ou seja, a propriedade é sua, está no seu poder. Ananias, irmãos, não teria cometido nenhum pecado se não vendesse sua propriedade; ou se vendessse e não desse nada ou só a metade.
V. O pecado de Ananias, e o texto deixa claro “que Satánas, encheu o seu coração, para que mentisses ao Espírito Santo” (5.3). E literalmente este diz: “Ananias, como é que Satanás encheu o teu coração para falsificar o Espírito Santo?”.
VI. O pecado de Ananias foi mentir ao Espírito Santo mas também, apresentar as suas ações fraudulentas como se fosse uma ação de Deus, uma obra do Espírito Santo. A mentira não foi contra Pedro. A mentira não foi contra a igreja. Foi contra o Santo Espírito do Senhor. Pedro vai dizer no v.4 “Não mentiste aos homens, mas a Deus”.
VII. Irmãos, nós não deveriamos mentir porque a mentira ofende ao Nosso Senhor. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim”. Jesus é a verdade nós não somos da mentira.
VII. E obervem que Pedro vai dizer no v.3 que eles reteve parte do dinheiro - “reservando parte do valor do campo”. Esse verbo “reservando” sig. “apropriar-se indevidamente”. É a mesma palavra em Tt 2.10 “não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.” Ou seja, esse verbo sig. “roubar”.
VIII. John Stott diz que o problema de Ananias e Safira foi falta de integridade. Eles não eram apenas avarentos, mas também ladrões e mentirosos. Queriam o crédito e o prestígio da generosidade sacrificial, sem terem de arcar com as inconveniências. Assim, a motivação do casal, ao dar, não era aliviar os pobres, mas inflar o próprio ego.
IX. Irmãos, nós deveriamos evitar a mentira. Porque obras falsas sem a motivação de glorificar a Deus não vão impressionar a Deus de maneira alguma.
X. A mentira não se sustenta por si mesma. Ela é deturpação da verdade. E você então tem que fugir da mentira e a bandonar a mentira porque a mentira vai destruir a sua vida pessoal vai destruir a sua comunhão com Deus vai destruir o seu casamento, vai destruir as suas amaizades e vai atrapalhar a igreja de Jesus.
XI. O texto diz irmãos, no v.5 que depois que Pedro confroutou, por que você fez isso Ananias. A Bíblia diz que ouvindo isso Ananias caiu morto naquele exato momento. E o texto diz que “ouve grande temor a todos os ouvintes”. E os jovens cobriram-lhe o corpo e foram sepultar.
b. Ilustração
c. Aplicação
I. Meus irmãos, o salário do pecado é a morte. A mentira mata. Eu quero lhe perguntar você tem meu querido amigo irmão tolerado pequenas mentiras na sua vida?
II. Irmãos, meias verdades muitas vezes são piores que mentiras interias. Você tem deixado sua vida governasse por meias verdades?
III. A mentira é devastadora. Produz descrédito, decepção e morte. A mentira é nociva não apenas por causa de sua natureza perversa, mas, também por causa de sua origem maligna. O diabo é o pai da mentira. Muito embora a mentira não se mantenha de pé o tempo todo, pois é manca e tem pernas curtas, ainda assim ela produz muito males.
IV. O cristão não pode ter pacto com a mentira. Sabe por que? Jesus é claro no Sermão do monte ao explicar que quem edifica a sua vida sobre o fundamento da fé da obediência vai subsistir mas quem edifica a sua vida sobre o pecado será destuído.
V. Lembra como ele termina o Sermão em Mt 7.24-27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”.
VI. Se você escolher a mentira como princípio da sua vida tudo vai desabar. E a sua ruina será grande. Sua família vai cair. Sua vida vai cair por terra. Você não vai ter sustentação.
VII. Irmãos isso é tão importante essa questão da verdade que lá no livro de Gênesis, quando Deus cria o casamento tem um princípio antes da queda o texto Gn 2.25 “Ora, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”
VIII. O que isso significa? Que quando o casamento está debaixo da benção de Deus. Nós não devemos ter nada para esconder um do outro. Até nos momentos mais dificies. Sabe por que? A confiança é como uma vidraça. Se você lança uma pedra numa vidraça ela pode não quebra mas vai trincar e é difícil recuperar aquela vidraça.
IX. Então por favor não minta para o seu congê. Não minta para os seus filhos. Não minta para a sua igreja. Não minta para o seu pastor. Porque toda mentira que você disser é pecado contra Deus.
X. Esse casal mentiu e foi destruido. Nenhum relacionamento se sustenta na mentira. Todo relacionamento que é fundamentado na mentira cai em ruina. Que Deus tenha miséricordia de nós.
3. Terceiro Lugar: Cumplicidade (v. 7-10)
a. Explicação
I. Imagina comigo a cena irmãos. não se sabe se a casa deles ficava longe do local das reuniões dos apóstolos. O fato é que depois de três horas, ela foi procura o seu marido. Mas obsrvem que ninguém a informou do fim trágico que ocorrerá com Ananias;
II. Então quando ela se aproxima de Pedro e aparentemente ela pergunta onde está o seu marido, Pedro pede que ela lhe responda a uma pergunta. “Diga-me”, ele diz, e cita uma soma: “é este o preço que você e Ananias receberam pelo terreno?” E o texto vai nos dizer que ela respondeu: “Sim por tanto”.
III. E, Pedro continua no v.9 “Por que entraste em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Note-se irmãos, que esse verbo “entraste” no grego é symphōneō. Que sig. “som conjunto”. Ou seja, tocar junto. Pedro virou para ela e disse: Por que você resolveu tocar junto com Ananias a melodia da ofensa do pecado e da morte?
IV. Por que você entrou em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Por que você Safira se associou com o seu marido para o mal?
V. Portanto esses ai os moços que sepultaram o seu marido e te levarão também. E, ela caiu morta! Como diz o profeta Isáias no cap 11.4 acerca do Messias: “Com o sopro de seus lábios aniquilará o ímpio”.
b. Ilustração
c. Aplicação
I. Preste atenção, meus irmãos, nós nunca deveriamos entrar em acordo para tentar o Espírito do Senhor.
II. Maridos não entre em cumplicidade para pecar contra Deus. Esposas não entre em cumplicidade para pecar contra Deus.
III. Se sua esposa te chamar para trair o Senhor e adorar falsos Deus, confronte em nome de Jesus. Se seu esposo chamar para pecar contra Deus, confronte em nome de Jesus. E se ele for de Jesus ele vai se arrepender.
IV. Mas você não deve entrar em acordo para tentar o Espírito do Senhor. Isso não é so com o esposo ou a esposa. Isso também é no seu trabalho. Alguém virá pra você e falar um seguinte: “Vamos fazer algo errado aqui e pegar um pouquinho do dinheiro do governo e não pagar o imposto, vamos encher o nosso bolso, ninguém vai ficar sabendo disso, Deus está sabendo!
V. Não seja cumplice meu irmão. Isso pode trazer ruina para você, para a sua casa, para o seu coração e para a sua família. O texto diz que Safira morreu como o marido dela morreu porque tentou o Espírito do Senhor.
Conclução
Ao final dessa mensagem talvez você me diz: Há irmão, Thiago, graça a Deus que o Espírito Santo não faz hoje o que fazia antes, matar assim, na mesma hora. Ledo engano. Pior é morrer aos poucos do que morrer de uma fez só.
Por que se eles de fato eram crentes a alma deles foi para o céu ainda que eles tenha sido discíplinado por causa do seu pecado.
Mas tem gente que estar dentro da igreja que está morrendo aos poucos, duarnte anos e anos que vê seu casamento desfinhando. Que ver a sua fé muvhando porque vive em pecado longe de Deus mesmo estando dentro da igreja. Que ver sua esperança, seu zelo, o primeiro amor desaparecendo da sua vida. Por que resolve meu querido amigo irmão, fazer acordo com o Diabo. Resolve viver uma vidade mentira e não agrada a Deus, não agradece a Deus pelo o dons e taletos que tem e vive invejando o outro e não reconhece que tem um lugar especial preparado pelo o Senhor para viver para a glória e honra do nome de Jesus.
Pior é morrer aos poucos do que morrer de uma vez só. Diz o texto duas vezes, v.5 “sobrevindo grande temor a todos os ouvintes”; v. 11 “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todo quantos ouviram a notícias deste acontecimento”.
Sabe irmãos, por que a igreja discíplina? Para que você ão precise rceber a discíplina Deus. A discíplina do homem ela envergona mas a discíplina de Deus ela pode de fato trazer dores mas profunda para você e revelar que você não era do Senhor.
Então meus irmãos, nós devemos ouvir uma mensagem dessa e ter grande temor em nossa vida. O Senhor está te confrontando nessa manhã por que ele não quer que a sua família seja destruída. É por que ele não quer que a sua casa seja destruída. É por que ele não quer que os seus relacionamentos sejam destrídos. É por que ele não quer que a Igreja abalada. Então em nome de Jesus se você tem ivejado alguém peça perdão ao Senhor e diga Senhor me ajuda eu me algrar em ti.
Em nome de Jesus peça ao Senhor que lave a sua boca, mente e coração e que você seja alguém da verdade e não da mentira. Por que você é de Jesus e não do Diabo.
E quando alguém te chamar para pecar contra o seu Deus que você diga para essa pessoa Jesus morreu por mim. Ele não mereçe que eu atue dessa maneira eu não vou ser cumplice de voçê. Em nome de Jesus nessa manhã você tenha alegria de ver a sua família restaurado. Que você tenha a alegria de ver os seus relacionamentos restaurados. Que você tenha a alegria de ver o seu coração restaurado. Por que você em nome de Jesus vai vencer o pecado. Por que a Bíblia diz guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti.
A Bíblia diz que 1Co 10.13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”
Se você meu irmão precisa confessar pecados eu termino com 1Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Confesse os seus pecados. Jesus vai perdoar você. Jesus vai te lavar, vai mudar a sua vida. E você então vencerá os pecados que destroem a família e viverá para a glória e o nome de Jesus.