Planejamento a partir de Neemias
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Pós cativeiro Babilônico
Cap 1 descobre que Jerusalém está destruída
120 anos sem a reconstrução da cidade
Neemias tem um bom emprego
Leitura do texto
Fala sobre planejamento e início do ano
Boa noite queridos irmãos, hoje vou dar continuidade a série de mensagens que estaremos pregando aos domingos sobre o livro de Neemias. O Pr André fez a abertura da séria dessa manhã e resumidamente nos mostrou que Neemias está inserido em um contexto em que a cidade de Jerusalém ainda está destruída. O povo havia sido liberto para retornar do cativeiro babilônico já fazia 120 anos aproximadamente mas ainda não havia conseguido se reestabelecer como cidade.
Os muros da cidade estavam destruídos, a própria cidade não se desenvolvia economicamente, havia fome, diversos problemas. E Neemias é copeiro do rei, ainda está Susã, uma grande cidade do reinado persa e tem um “bom emprego” é valorizado.
Como vimos de manhã ele pergunta ao seu irmão como está Jerusalém, e seu irmão conta a real situação da cidade, que ainda está em ruínas, que há fome, e aquilo mexe profundamente com Neemias, ele se quebranta, busca a Deus e tem um plano para a reconstrução da cidade. Aí chegamos no capítulo 2, onde refletiremos juntos essa noite, leiamos o texto.
O livro de Neemias fala muito sobre planejamento, e não há momento melhor sobre pensarmos em planejamento do que no começo do ano. Época em que muitos fazem suas metas, seus objetivos para o ano e conversam muito sobre isso. Então hoje quero refletir com base no livro de Neemias em como planejar metas para sua vida da forma que Deus quer.
Ore antes de qualquer coisa
Ore antes de qualquer coisa
A primeira característica que vemos em Neemias e que deve ser nosso primeiro passo em nosso planejamento é a oração.
Precisamos estar em sintonia com Deus para que nossas metas sejam da vontade Dele.
Primeira reação é orar e oração express (vida de oração)
No capítulo anterior, quando vimos que Neemias recebe a resposta sobre como está a cidade a primeira reação dele é orar e se quebrantar diante de Deus
Neemias 1.4 “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.”
Assim como em 2.4 Neemias ora novamente quando está diante de Deus e precisa responder o que ele deseja
Neemias 2.4 “O rei me disse: “O que você gostaria de pedir?” Então orei ao Deus dos céus,”
O mais legal é que essa não é uma oração como “manda o figurino”, como Jesus ensinou no “Pai nosso”. É uma oração express. Neemias está diante do rei e ele pergunta, o que você deseja? E rapidamente Neemias ora a Deus e provavelmente pede para ser abençoado e coloca aquele plano diante de Deus novamente ali.
Constante espírito de oração pois a vida dele era adoração
O que aprendemos com isso é que Neemias vivia uma vida em espírito de oração, a oração era parte presente da vida dele, onde mesmo em uma situação de pressão imediata ele coloca diante de Deus o que ele vai falar.
Nossa vida e nossos planos precisam ser assim, você já traçou suas metas para 2024? Se sim, você orou antes e colocou tudo diante de Deus? Se ainda não planejou já aprende que esse é o primeiro passo.
1Tessalonicenses 5.17–18 “Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”
Nada acontece do dia para noite
Nada acontece do dia para noite
Segunda coisa que precisamos entender ao fazer nossos planos é que
dificilmente o seu objetivo vai se concluir no dia seguinte.
Provavelmente ele vai demorar algum tempo para acontecer e ai você vai precisar perseverar, vai precisar de constância, vai precisar lutar e não desistir.
Recebeu a notícia (Quisleu) novembro e agiu em abriu (Nisã) - 4 meses de oração e jejum constante
Quando olhamos para Neemias vemos que ao receber a notícia ele estava mais ou menos em novembro (Quisleu) e quando ele fica diante do rei para colocar o seu pedido ele está em abril (nisã). Ou seja, Neemias passou 4 meses em oração constante, com aquilo incomodando o seu coração, pensando de qual forma e qual a maneira certa de agir até que chegasse o dia. Depois ele ainda teria toda a obra pela frente até que fosse concluída.
Exemplo de Jeremias que teve 40 anos de ministério e não colheu 1 fruto visível. E porque Jeremias continuava? Pois ele tinha certeza que o seu plano/objetivo estava de acordo com a vontade de Deus.
E com Neemias foi pouco tempo até, e Jeremias que teve 40 anos de ministério e não colheu um fruto? E porque Jeremias continuava? Pois ele tinha certeza que o seu plano/objetivo estava de acordo com a vontade de Deus.
Desistimos muito fácil, não perseveramos. Temos muita intensidade e pouca constância
Muitas vezes fazemos nossos planos no início do ano e em abril já nem lembramos mais quais eram eles. Muitas pessoas ficam empolgadas com alguma coisa e colocam toda a intensidade naquele objetivo, quando vem as primeiras dificuldades a intensidade já diminui e vai caindo caindo, até que a pessoa desiste.
Quando temos certeza que nossos planos estão de acordo com a vontade de Deus devemos ser constantes, consistentes naquilo que nos propusemos a fazer, por mais que no começo seja difícil, temos que permanecer firmes até que quem sabe aquilo vire um hábito em nossas vidas e consigamos fazer sem maiores esforços. Exemplo da devocional.
“Tiago 1.3 “pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.”
Olhe além do próprio umbigo
Olhe além do próprio umbigo
Neemias pergunta para o seu irmão como está a cidade, quando ele recebe a resposta ele poderia ter apenas “orado” ou deixado para lá, afinal tinha um bom emprego, tinha uma boa casa, estava sempre feliz ao lado do rei.
- Podia pensar que já tinha os próprios problemas para se preocupar e não precisava de mais.
Pergunta realmente interessado na resposta
Mas não é isso que ele faz, ao receber a notícia ele se preocupa e sente que deve fazer parte daquela reconstrução. Mais ainda, é pró-ativo o suficiente para saber que deveria iniciar e liderar aquela reconstrução para que ela realmente acontecesse.
Se coloca à disposição, é pro-ativo de liderar uma coisa que ele nem fazia parte diretamente
- Nossos planos e objetivos tem envolvido outras pessoas ou somente a nós mesmos?
Suas metas para 2024 inclui dedicar tempo para o próximo, reforçar relacionamentos, ajudar os que precisam. Ou você já traçou tantas metas egocêntricas que não tem nem mais tempo de se relacionar com o próximo.
Uma ótima forma de se relacionar e se preocupar com o próximo é a igreja.
Coloca na sua meta ai, mandar 1 mensagem por semana para alguém para saber como está. Fazer uma visita por mês. Se colocar a disposição para trabalhar em algum ministério que esteja precisando COM CONSTÂNCIA. O impacto está ai, se inscreva, participe, testemunhe do verdadeiro Evangelho para quem necessita.
O mundo está cheio de pessoas que criticam muito mas não fazem nada para fazer diferente. Com certeza todo mundo conhece alguém assim e se você não conhece a chance de ser você essa pessoa é grande! (rs)
Se vê algo que poderia ser melhor, se coloque a disposição para ajudar, muitas vezes você está sendo resposta de oração daquela pessoa que está precisando.
Muitos criticam mas não se colocam a disposição para ajudar
E quando perguntar algo para alguém, pergunte realmente disposto a ouvir a resposta, não apenas por formalidade. Neemias perguntou, ouviu a resposta e se prontificou para ajudar. Devemos ser assim também.
Gálatas 6.2 “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”
Seja corajoso, Deus está com você!
Seja corajoso, Deus está com você!
- O plano de Neemias era um plano humanamente impossível de dar certo. Quando ele vai falar com o rei ele precisa de 4 coisas.
- A primeira é que o rei mude um decreto que ele havia dado
e essa já era a mais difícil de todas, pois na cultura persa um decreto do rei não podia ser revertido. Eles entendiam que o que o rei falasse tava falado e não podia mais voltar atrás. Vamos lembrar da história de Ester e lembrar do rei Assuero que também era persa e decretou que os judeus podiam ser mortos, e depois quando Ester o convence a mudar de ideia ele não tira o decreto e sim decreta que os judeus poderiam se armar e se defender daqueles que tentassem matá-los. O rei Artaxerxes já havia paralisado a obra, aos olhos humanos era impossível que ele voltasse atrás. Mas Neemias teve coragem e perguntou. O rei poderia mantar matá-lo só pela pergunta, onde já se viu um servo questionar um decreto real.
- A segunda é que Neemias precisava ser enviado junto.
Neemias era um baita de um funcionário, ele fazia a diferença onde estava, ele estava sempre feliz, o rei gostava dele e agora teria de abrir mão dos seus serviços por um favor que seu servo está pedindo?
- A terceira é que ele precisava da carta de recomendação do rei para que seu plano fosse aprovado.
A voz de Neemias não significava muita coisa, mas a aprovação do rei sim.
- A quarta é que ele precisava dos materiais para a obra.
A cidade não iria ser reconstruída do nada, ele precisava que o rei ordenasse que o ajudassem com o material.
- E o Deus que servimos é um Deus tão bom que Ele dá infinitamente mais do que imaginamos
Ef 3.2 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”
- Tudo aquilo que parecia impossível aos olhos humanos, mas que mesmo assim Neemias foi lá e pediu. Deus permitiu tudo e ainda deu um bônus. Mandou oficiais e cavaleiros
para acompanhar Neemias durante toda a viagem mostrando que ele estava sob a aprovação do rei e que ninguém iria fazer nada contra ele.
-Por isso irmãos, em nossos planos devemos sim sermos ousados
abrirmos nossos corações diante de Deus, colocarmos nossas vontades, cientes de que ele pode nos dar infinitamente mais do que pedimos, mas que precisamos estar sensíveis para entender se aquela é a vontade de Deus para nossas vidas ou não.
- A vitória é possível apesar das circunstâncias impossíveis, Deus nos prometeu vitórias, não ausência de lutas.
Reconheça que as bençãos vem do Senhor
Reconheça que as bençãos vem do Senhor
- Por fim Neemias reconhece que ele só conseguiu colocar seu plano em prática pois Deus estava com ele
Neemias 2.8 “E também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que ele me forneça madeira para as portas da cidadela que fica junto ao templo, para os muros da cidade e para a residência que irei ocupar. Visto que a bondosa mão de Deus estava sobre mim, o rei atendeu os meus pedidos.”
- na maioria das vezes quando alcançamos as bençãos desejadas, os objetivos, concluímos as metas, nos esquecemos que só alcançamos aquilo pois a mão de Deus estava conosco.
Precisamos ter em mente isso sempre, sabermos que tudo o que recebemos vem Dele e deve ser usado para a glória Dele. Neemias poderia ter se vangloriado do seu plano que havia dado certo, mas ele reconhece que era a bondosa mão de Deus que estava sobre ele.
Assim como a bondosa mão de Deus estava sobre o plano de Neemias, ela pode e deve estar sobre os planos de cada uma aqui para esse ano. Ela deve estar sobre a nossa família, sobre nossa vida financeira, sobre o nosso lazer, sobre a nossa saúde, sobre o nosso ministério e sobre tudo o que fizermos.
Se vivermos uma vida com objetivos traçados com esses passos, com certeza seremos abençoados e prósperos
João 3.27 “A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus.”
Para lembrar e praticar
Para lembrar e praticar
- Ore antes de qualquer coisa
- Nada acontece do dia para noite
- Olhe além do próprio umbigo
- Seja corajoso, Deus está com você!
- Reconheça que as bençãos vem do Senhor