Oração por provisão
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
A época de fim de ano e começo de ano é uma época em que mais se deseja e pede as coisas, não é? Desde um pouco antes do natal até as primeiras semanas de janeiro, a gente quer realizar sonhos, ganhar coisas e isso, em muitos dos casos, se reflete inclusive em nossas orações e pedidos a Deus a respeito das coisas que queremos.
Uns querem conquistar sua formação. Alguns querem sair do aluguel. Outros querem realizar a viagem dos sonhos. Enfim, são muitos pedidos.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Há muitos textos bíblicos sobre oração, mas, se temos que escolher algum texto para aprender sobre oração, que seja um em que nosso Senhor nos dá, onde Jesus nos ensina como orar por provisão ao Senhor.
Jesus está no começo do seu sermão da montanha quando entra no assunto sobre oração diante da multidão de pessoas que o seguia.
Vocês, orem assim:
“Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.
É nítido que há uma hierarquia de prioridades quando o assunto é oração, sim.
A oração do Pai Nosso começa com o anseio pela comunhão com Deus antes da provisão de Deus.
Pedimos mal demais quando nossa oração é endereçada ao Senhor, mas não é desejosa pelo Senhor.
Jesus disse Mateus 6.33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”, mas não é porque ele nos diz que não devemos priorizar coisas como alimento e vestimenta que não precisamos e não podemos pedir essas coisas - e que fique claro: “essas coisas” não se referem a toda e qualquer coisa que desejamos, mas, sim, àquelas de que mais precisamos, como comida, bebida e roupas.
Mas a oração modelo que Jesus nos ensina, apesar de priorizar o clamor pela comunhão com Deus, não é composta só de pedidos de comunhão, mas, também, de provisão. É sobre isso que quero pensar junto com você, hoje.
O texto
O texto
Mateus 6.11 “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.”
Aqui, Jesus nos ensina a reconhecer nossa inteira dependência de Deus para o suprimento de nossas necessidades diárias. Tal como Israel precisava do maná diariamente, assim também precisamos diariamente do nosso pão.
Quando oramos pelo “nosso pão de cada dia”, confessamos que somos pobres, fracos, criaturas necessitadas, e suplicamos a Deus, nosso Criador, que tome conta de nós.
Pedimos pão como a mais simples de nossas necessidades materiais; mas, nessa palavra, incluímos todas as necessidades de nosso corpo.
Temos diante de nos uma sentença, uma oração, pequena no tamanho, mas gigante de significado. Então, quero compartilhar 3 lições que podemos aprender e viver com base nesse trecho da Oração do Pai Nosso.
A oração por provisão do crente dever ser coletiva e não individualista (“dá-nos”)
Quem ora pela provisão dos outros está mais alinhado com a vontade de Deus do quem não ora.
Já parou pra pensar o tanto que somos individualistas e egoistas por natureza?
Já percebeu o quanto a cultura do nosso tempo piora esse nosso problema?
A oração por provisão é uma rotina diária
Jesus quer que oremos pelo pão de cada dia - não pelo pão semanal, mensal, por propriedades ou por garantias e segurança financeira. Ele quer que confiemos em Deus diariamente.
O que Jesus quer ensinar aqui é parecido com o que Agur disse em Provérbios 30.8–9 “(…) não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.”
Perceba: Agur não está simplesmente preocupado em ter suas necessidades satisfeitas. Ele quer garantir que o nome de Deus não seja desonrado - quer ele próprio esteja na fatura ou na miséria.
Orar por provisão é diferente de orar por ostentação
O que Jesus nos ensina é a orar pelo pão de cada dia todos os dias. O problema é que a gente prefere ouvir o conselho de pregadores coach’s do que de Jesus.
Já percebeu como estamos habituados a orar pelas refeições antes de começar a comer. Mas não estamos habituados a pedir logo que nos levantamos de manhã que Deus nos dê o alimento.
Por quê? Porque nós temos conta bancária, emprego, vale-alimentação e pessoas que nos devem um almoço. Estamos seguros de que vamos comer. Praticamente não pensamos na fome extrema. A ideia de orar assim pela manhã parece uma formalidade.
Temos como garantida a provisão de Deus porque achamos que a obtemos com nossa coragem e diligência. Ao mesmo tempo, começamos a pensar que nunca temos o suficiente.
Esse tipo de orgulho alimenta a ingratidão e nos empurra para o erro de orar, não mais por provisão, mas, sim, por ostentação. E quando a gratidão sai de cena, a ganância entra rapidamente e se espalha, não deixando lugar para mais ninguém.
Jesus, porém, não permite esse tipo de coisa. Ele nos manda orar pelo nosso pão de cada dia para que nos lembremos de que toda e qualquer dádiva nos vem de Deus.
Conclusão
Conclusão
Infelizmente, temos construído muros altos que têm nos impedido de enxergar a grandeza do cuidado de Deus nas pequenas coisas da vida. Isso acontece porque a ideia de que “por Deus ser grande, Ele só está e faz coisas grandes”.
Nós, muitas das vezes, temos moldado uma visão distorcida de Deus, criando a imagem de um deus do espetáculo, que espera pelo extraordinário todo santo dia.
Mas basta voce pensar um pouquinho e vai entender que tudo o que se torna corriqueiro e recorrente, tudo o que acontece varias vezes num período curto de tempo deixa de ser extraordinário.
O Deus da Bíblia é um Deus de coisas extraordinarias, mas também é um Deus de coisas ordinárias e simples. É o Deus que cuida do seu povo diariamente, enviando a provisão de alimentos e roupas.
Quando reconhecemos o cuidado de Deus no pão de cada dia, descobrimos que as coisas comuns já são evidências da provisão extraordinária do Senhor em nossa vida.
Desejo que em 2024 você tenha a habilidade de encontrar beleza no cuidado diário e nas pequenas bençãos que o Senhor derrama sobre sua vida e familia.
Aplicações Práticas
Aplicações Práticas
Junte-se agora mesmo com uma pessoa que esta sentada longe de você. Pergunte qual é a provisão de que ela precisa hoje e ore uns pelos outros.
Você vai se comprometer a orar irá te 1 semana pela provisão de Deus na vida desse irmão que você vai orar. Diariamente. Troquem mensagens durante a semana sobre esses motivos de oração que vocês irão compartilhar.
Obviamente, que a partir de hoje, você repense se está orando por ostentação ou por provisão.