O final do sermão...
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsNotes
Transcript
Mt 7.13-27.
Introdução
1. O final do sermão. Esse é o título da nossa pregação. Estranho, eu nunca vi alguém dar um título a um sermão tão estranho. Mas, é isso que temos. E queremos sondar a sabedoria de Jesus, e não ultrapassar e nem diminuir as verdades nas nossas pregações.
2. Preste atenção - O sujeito, ao qual chamamos de coração parece tão bom, mas a verdade é o que a Bíblia revela. E a Bíblia diz que ele é desesperadamente corrupto, e enganoso (Jr 17.9). No final do ano estive no centro da cidade e percebia as pessoas todas felizes caminhando com compras, outras passeando. E parece que todas são tão boas. Mas o que você vê nem sempre é a realidade. Quando está em jogo uma oportunidade de benefício entre duas pessoas, você descobre como o coração é propenso a prejudicar o outro.
3. Eu ouvi isto - “Pregação branda cria corações duros”. Pregações que alimentam o coração pecador, criará um povo que só tem aparência, que quando colocado à prova vai sucumbir. Quanto mais você se submete a exercícios físicos, mais forte você fica. Quanto maior sua capacidade de obedecer a Palavra de Deus, maior será sua força e resistência nas provações. Quanto mais você exercitar sua mente, mais capacidade de reflexo e rapidez para as tomadas de decisões. Quanto mais a capacidade de submissão às ordens, melhor será seu coração. Ninguém gosta de receber ordens, mas precisamos aprender a recebe-las com amor.
4. Queridos, Jesus conhecia o coração de seus ouvintes. Por isso, Ele termina o sermão do Monte dando duas opções. Elas são só duas, e bem distintas, e você só pode escolher uma.
I - Duas portas e dois caminhos (v.13,14).
5. Uma é fácil, a outra é difícil. Uma é estreita, outra é espaçosa. A estreita ainda tem um caminho apertado.
6. Quando você lê isto, ou concorda que precisamos de esforço da nossa parte, ou diz pra Jesus parar com isso. E diz pra Ele - essa pregação é muito dura. Eu quero andar confortavelmente. Quero que Deus se agrade do jeito que eu sou.
7. Preste atenção no legado deste mundo, (1Pe 1.18 “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,”).
8. Vamos esclarecer - Jesus no início desse sermão falou sobre os que são benditos (Mt 5.5-12). E lá mesmo já disse que os que estão no caminho espaçoso são os orgulhosos, arrogantes, insubordinados, ostentoso - (humildes), os pervertidos e felizes com seus pecados - (choram), indelicados, estúpidos, intratáveis - (manso)...
9. Só temos um caminho que leva para a vida, e são poucos os que o encontram…Os que encontram terão as bem-aventuranças prometidas, e desfrutarão do reino de paz e eternidade. Por outro lado, esse caminho será apertado, porque terão de enfrentar dificuldades como calúnias, o abandono de colegas, perseguição. E ainda terão que praticar uma justiça que exceda a dos escribas e fariseus. Isto é, amar até seus inimigos, perdoar seus ofensores e orar pelos seus perseguidores.
II - O perigo que está nos falsos profetas (v.15-23)
10. Nunca vos conheci, apartai-vos de mim - essa é a declaração mais terrível que pode ser dita. O autor da vida, o amoroso Deus - pode dizer isto? É exatamente isso que Ele vai dizer quando voltar. Mesmo que você não aceite! É isso. Ainda será assim, mesmo que alguém esperneie. Mesmo que você não acredite que você ou seu filho, filha, mãe, pai, irmão possam ouvir isso. Se eles não se arrependerem, é isso que ouvirão do próprio Deus na forma humana glorificada de Cristo.
11. Por isso Jesus diz - Acautelai-vos dos falsos profetas (v.15). Eles vem disfarçados em ovelhas. Eles causam mais estragos do que se imagina. Paulo diz que, no meio de vós, penetrarão e se levantarão homens com palavras pervertidas. Eles não pouparão o rebanho.
12. Uma ovelha não se disfarça. Ela não muda. Mas o ser humano tem o privilégio de mudar. Um jargão antigo diz: “pau que nasce torto, morre torto”. Isso não é verdade. No entanto, é maior a probabilidade de mudar para pior. No entanto, é maior a probabilidade de mudar para pior. Basta fazer uma pesquisa de como as mulheres se vestiam a 30 anos, e como se vestem hoje. A taxa de traição e morte entre casais nunca se viu como hoje. A nossa igreja foi construída com grades baixas e portas com vidros, que hoje precisamos fechar. A falta de ética entre os evangélicos se manifesta na tentativa de tirar membros de igrejas, quando se deveria pregar o evangelho para os de fora.
13. E pior ainda é quando existe disfarce. Eles podem facilmente enganar com suas belas apresentações. Eles se vestem de forma diferente como certos atores. Falam geralmente com voz macia, possuem uma boa conversa. Muitos são bem eloquentes, fazem os ouvintes se interessar em sua histórias. Mas eles tem um objetivo: eles mesmos. Paulo diz que pregam para seus ventres. Isto é: eles acharam uma profissão que lhes dá um bom retorno financeiro.
14. E quando é essa a motivação, eles vão negar a verdade por causa de seus interesses. Jesus diz que são mercenários. Paulo diz que são cães devoradores, mercadores da Palavra, ventres preguiçosos. Pedro chama-os de falsos mestres, que introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, são como fontes sem água, névoas impelidas por temporal, prometendo liberdade, mas eles mesmos são escravos da corrupção e da libertinagem. João diz que eles procedem do mundo, por isso o mundo os ouve. Judas chama-os de rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, pastores que a si mesmos se apascentam.
15. Agora, basta prestar atenção na vida deles, porque eles vão mostrar suas garras a qualquer momento, eles não ficam escondidos para sempre. Jesus ensina a prestar atenção nos frutos que eles dão. Porque uma videira não pode mentir, Na hora que você buscar o fruto, ela vai te dar um cacho de uvas. Agora se você procurar um bom fruto num espinheiro, você não poderá encontrar outra coisa a não ser espinhos. Falsos profetas são representantes do poder das trevas, disfarçados de anjos de luz. Ap 13.11 “Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.”
16. (v.19-23) A defesa de falsos pastores atuais é essa: não toque no ungido de Deus. Não critique quem fala da parte de Deus. Quando você é sério e ético, não é necessário ser seu próprio advogado. No para choque de um caminhão estava escrito: DEUS ESTÁ VENDO. Mas eles não creem, eles creem num deus surdo, mudo e cego. Esse é o deus deles. No AT os falsos profetas falavam o que o povo queria ouvir, no NT não é diferente.
*O juízo de Deus parece não existir para eles - Mas aqui está “Nunca vos conheci”. Como o Deus onisciente, onipotente e onipresente, que conhece até quantos cabelos estão em sua cabeça pode dizer que não conhece?
*Não conheço - não tenho intimidade, não tenho comunhão, não são meus.
17. Preste atenção - a surpresa é essa “Senhor, Senhor, nós temos profetizado em teu nome! Agora estão tremendo, apavorados, e vejam para o que eles apelam - a fonte da sua pregação! E creem que isso deveria demonstrar uma genuína comunhão. Parece que aqui se incluem os que acham que a graça é um álibi para continuar no pecado. Aqui, Jesus não está ameaçando, Ele está profetizando. Ele sabe que dará essa sentença quando voltar para julgar definitivamente os homens. Assim como Ele disse, que o joio que está no meio da igreja, terá que ser lançado para fora e queimado.
III - O insensato e o prudente (v.24-27).
18. (v.24) Ouve e pratica estas minhas palavras. Quais? Desde o cap. 5. Ele começa com as virtudes que deve acontecer através na prática da obediência. Cremos que a humildade vem em primeiro lugar. E parece ser um dom natural, mas não é. A prática do amor e do conhecimento de Cristo vai transformando um coração de pedra.
19. Não existe uma pessoa tão boa, que não possa melhorar, e alguém tão mau que não possa ser restaurado por Cristo. A questão está na fonte que você está bebendo. Não se engane, nosso coração é enganoso. Se você gosta de estar com mundanos, você vai defendê-los. Sabe porque? porque você é igual. Porque esse é o seu mundo, esse é o seu estilo de vida. Isso é o que satisfaz seu coração. Você deve estar no meio deles, mas ser diferente é que te faz diferente.
20. Homem prudente - seja prudente, sábio - Preste atenção - Jesus não veio para unir o mundo. Essa é a ideia dos falsos pastores e da igreja católica. Jesus veio para separar. Supondes que eu vim para dar paz a terra? Não, eu vo-lo afirmo, antes, divisão (Lc 12).
21. Dois construtores - Prudente e o insensato. Primeiro ele se refere ao prudente. Este teve um trabalho árduo, porque escavar até encontrar pedra para alicerce é trabalhoso. O insensato, não valorizou o esforço de escavar tanto, e fez um alicerce raso, sem fundação suficiente para encontrar a pedra.
22. As duas construções enfrentarão fortes tempestades. Não é preciso ser tão sábio para saber qual sobreviverá. Qual perseverará. E o que significa “grande sua ruína”
23. O que significa a pedra? O jovem que foi até Jesus queria ter a vida eterna, e com certeza já ouvira que Jesus dizia: EU SOU a luz do mundo, o bom pastor, o pão da vida. a videira verdadeira. EU SOU - Jesus é e nós não somos. Ele desceu do céu, foi ao túmulo e a morte o expulsou do túmulo, porque Ele É a eternidade.
24. Se Ele é a vida eterna, e revelou essa identidade a você, seria muita tolice continuar tentando ter esperança em mim mesmo e nas coisas desta terra.
25. Para concluir - Jesus termina o sermão dando duas opções. Não faz nenhum apelo. Apenas mostrou as dificuldades do homem em encontrar a salvação. Mas também mostrou que é possível. É como se Ele desse um prato de lentilhas uma mão, e uma bacia de lixo na outra. E diz: você escolhe!
“Da Igreja o fundamento é Cristo, o Salvador! Em seu poder descansa e é forte em seu amor. Pois nele, alicerçada, segura e firme está, E sobre a Rocha Eterna jamais se abalará. A pedra preciosa que Deus predestinou Sustenta pedras vivas que a graça trabalhou. E quando o monumento surgir em plena luz, A glória do edifício será do Rei Jesus!”