O que é a mensagem da cruz (1Coríntios 1:18-25)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 214 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Há algumas semanas, eu tive uma conversa por mensagem com uma amiga dos tempos de adolescência, mas que já não via há anos.
Faz pouco tempo que ela descobriu que sou pastor. Nesta conversa com ela, chegamos no assunto de religião e ela revelou pra mim que já não frequenta mais nenhuma igreja e prefere não seguir nenhuma religião. Ela afirma que consegue crer em Deus sem se envolver com religião.
Segundo ela, a igreja cristã não acolhe quem precisa ser acolhido, que religião nenhuma deixa a gente amar ao próximo como deve ser amado, e por isso, ela não quer se tornar intolerante.
Por causa de igrejas que possuem conceitos errados sobre como devemos lidar com pessoas diferentes, hoje ela deseja afastamento. Tem um irmão que segue a umbanda, uma irmã budista, e de alguém ela ouviu que iria para o inferno caso ficasse próxima dos irmãos.
Ela soube de uma mãe que sofreu ao ver a filha sendo estuprada por um parente. Esta mãe não poderia fazer nada, não poderia denunciar o crime, mas aceitar a situação e perdoar porque não pode ter mágoa.
Resumindo a história, hoje ela diz que até segue a Bíblia. Perguntei o que a Bíblia diz sobre a igreja, ela respondeu que não podemos deixar de congregar. Mas ela segue os mandamentos tudo certo, só não quer congregar por não se achar muito sociável. Talvez você conheça alguém que está nesta situação hoje, alguém que arruma desculpas para não se envolver com Deus.
Enfim, irmãos… eu contei esta história para pensarmos algumas questões:
O apóstolo Paulo apresenta, no texto que lemos, argumentos que mostram que a mensagem da cruz causa repulsa, tanto em judeus, quanto em gregos. Alguns não aceitam por alguns motivos, outros por outros motivos.
A mensagem da cruz, para esta minha amiga, não é aceitável. Mas, de certa forma, para as pessoas com a religiosidade que ela condena, posso dizer que também não é aceitável.
Pergunto, então, para os irmãos… O QUE É A MENSAGEM DA CRUZ? Há três coisas que Paulo afirma serem característica desta mensagem:
Dobradiça: Em primeiro lugar, a mensagem da cruz é:
1. ESCÂNDALO PARA OS RELIGIOSOS
1Coríntios 1.23a (ARA)
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus...
Explicação: No meio dos coríntios, há tanto judeu quanto grego.
Para os judeus, o que importa é a sabedoria humana, assim como para os gregos. A diferença é que os judeus observam esta sabedoria na Lei revelada nas Escrituras, enquanto os gregos buscam tão somente na razão filosófica.
O início do v. 22 afirma:
1Coríntios 1.22a (ARA)
22 Porque tanto os judeus pedem sinais...
Os judeus esperam sinais milagrosos para crerem que o Messias está entre eles, vemos isto várias vezes nos Evangelhos:
Mateus 12.38–40 ARA
38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. 39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. 40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.
Como Jesus chama aqui os escribas e fariseus? Geração má e adúltera. E eles não recebem o que pedem, pois seus corações não possuem verdadeira motivação. Eles desejam evidência do poder divino vindo de Jesus para crerem nEle. Mas, se possuíssem intimidade com Deus, se lembrariam que a própria Palavra já seria suficiente:
Romanos 3.1–2 ARA
1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
Eles estariam em vantagem se soubessem aproveitar, o que não aconteceu com os sábios da cultura judaica. Cristo é escândalo para os judeus, e a palavra “escândalo”, no grego, é literalmente “pedra de tropeço”. Ou seja, aqueles mestres da Lei, escribas e fariseus, grandes conhecedores, viriam a tropeçar ao encontrar com Cristo, visto que aquele que não recebe ao Senhor no seu coração, já está condenado.
Aplicação: Ainda hoje, viver debaixo da graça de Deus é escândalo para muitas pessoas, e é por isso que cria-se regras sobre como devemos viver, como estes ditos cristãos que minha amiga conheceu. Pessoas que proíbem que irmãos tenham algum tipo de proximidade com a justificativa de que se contaminarão ao terem contato com aqueles que são de outra religião ou costume oposto ao nosso.
São como judaizantes que, em vez de testemunhar as obras de um Deus que nos recebe graciosamente e nos transforma, preferem colocar proibições e regras em coisas que não há sentido. Apenas agem com mal testemunho e nada falam de Cristo.
Dobradiça: Se a mensagem da cruz é escândalo para os religiosos, ela também é:
2. LOUCURA PARA OS DESCRENTES
1Coríntios 1.23b (ARA)
23 ...loucura para os gentios;
Explicação: Os gregos se tornaram famosos pela sua busca ao conhecimento, pela sua filosofia. A própria palavra “filosofia” descreve qual era a inclinação deles: “amor à sabedoria”.
Para os grandes sábios, a palavra da cruz não seria nada menos que uma tolice, merecia todo o escárnio e a zombaria. Paulo foi zombado ao falar aos poderosos em Atos 26.24:
Atos dos Apóstolos 26.24 ARA
24 Dizendo ele estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu em alta voz: Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
Os coríntios viviam em um local de grande busca pela filosofia, e os reconhecidos mestres da época, admirados por suas palavras e por seus pensamentos, estes consideravam que falar de Cristo não seria algo digno de confiança, mas apenas de humilhação e descrédito.
Pessoas que buscavam razões para a existência neste mundo são incapazes de descobrir a resposta por si mesmos. O que marcava seus corações era a descrença e o ceticismo.
Aplicação: Nada muito diferente do mundo hoje. Na verdade, hoje está ainda pior. Ainda que a esperança da salvação em Deus tenha chegado a muitos povos, o que se vê é uma mistura de filosofias e conceitos desordenados que não chegam a lugar algum.
O relativismo tomou conta e fez com que os gêneros homem e mulher fossem desprezados como são por sua natureza; relativizou-se o crime, o direito à vida, a política, a justiça, e vemos várias religiões se misturando para serem o que chamamos de sincretismo religioso.
Ninguém mais tem culpa de nada, cada um tem de viver a sua vida e não pode ser questionado. Falar de pecado para este mundo atual? O que eles querem é mergulhar ainda mais no pecado para confrontar, ninguém pode dizer o que temos de fazer, dizem que “não temos direito de fala”.
Pregar que Cristo morreu por eles para libertar das trevas? Não há loucura maior. Eles não creem em Cristo, em Deus, muito menos irão crer que precisam se libertar. O mundo é este, meus irmãos. Temos de encarar a realidade.
Dobradiça: Apesar disso, há esperança, pois a mensagem da cruz não é deste mundo, ela é:
3. PODER E SABEDORIA DE DEUS
1co 1.24-25
1Coríntios 1.24–25 ARA
24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Explicação: Na Antiguidade, o poder divino está associado àqueles que fazem milagres, e é por isso que os judeus pedem sinais miraculosos. Na sociedade de Corinto, ter poder é ser alguém muito valorizado e reconhecido, o que Paulo combate no v. 26:
1Coríntios 1.26 ARA
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento;
Sejam judeus, sejam gregos, estes se gloriam em sua sabedoria e em seus atos. Paulo mostra que a cruz de Cristo vem para mostrar que Deus não nos aceita pelo que nós somos ou pelo que podemos conquistar, mas pelo sacrifício vicário de Jesus na cruz, o que vence toda a sabedoria e força humanas.
Jesus veio para unir povos distintos, opostos, e mostrar que não seria por sabedoria ou conquistas que eles estariam juntos, mas por meio daquele que é o Cabeça da Igreja.
No v. 25, vemos o apóstolo sendo irônico com as palavras que utiliza:
1Coríntios 1.25 ARA
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Este versículo completa o v. 24. A loucura (ou absurdo) de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana porque, obviamente, não é sabedoria deste mundo. A sabedoria humana é instável, condicionada a cada ser humano, a cada povo, mas a sabedoria de Deus é imutável e perfeita, digna de confiança e de aceitação.
Enquanto os judeus pensavam ter crucificado um impostor que estava trazendo ensinos errados, o próprio Deus estava agindo por meio dos Seus planos eternos a fim de cumprir Sua soberana vontade na vida de todos.
Já a fraqueza de Deus é mais forte do que toda a força humana porque nossa força é limitada, condicionada à nossa vida que o próprio Deus dá.
Enquanto o Império Romano acreditava estar usando a força do seu imperador e do seu exército para colocar todas as coisas em ordem, pensando que aquele simples profeta judeu não mais existiria ao enfrentar a morte, Cristo, a ovelha muda, ressuscitou de entre os mortos para perdoar os pecados da humanidade.
Aplicação: A mensagem da cruz ainda está bem viva e atuante, instrumento de Deus para a transformação de corações rebeldes em filhos recebidos para viver uma vida de piedade, redenção, perdão e salvação.
Nossa missão é mostrar que esta mensagem é muito relevante e urgente, por mais difícil que possa parecer. Eu disse para minha amiga que não seria eu que mudaria o coração dela, mas que eu iria orar pela vida dela, fiz um desafio para que ela conversasse com Deus e pedisse para Ele falar com ela o que precisava ser dito. Ainda estou orando, e sei que Deus pode fazer.
Sei disso porque sirvo um Deus que não age segundo os padrões humanos. Sigamos firmes, irmãos!
CONCLUSÃO: Nossos corações se enchem de alegria quando podemos falar das grandezas de Deus. Somos enchidos com esperança, paz e satisfação em ter no Senhor tudo aquilo que nossa alma precisa.
A mensagem da cruz pode ser escândalo para religiosos, loucura para descrentes, mas para nós que cremos, é poder e sabedoria de Deus, e isto nos basta.
Que o Senhor nos encoraje dia após dia a seguirmos firmes e perseverantes nesta luta que não é contra homens, mas contra hostes espirituais. Cristo vence por nós! Que o Senhor Jesus abençoe a todos nós!
Related Media
See more
Related Sermons
See more