As certezas da vida! | 2Coríntios 5.11-17

Culto de Domingo!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout
Handout

Introdução!

Diante da nossa vida nós temos algumas CERTEZAS.
Mesmo diante de algumas incertezas nós podemos ter algumas certezas. Pois cremos na Palavra de Deus e nos asseguramos nela.
O texto de 2Coríntios 5.11-17 vai nos ajudar a enxergar algumas certezas para a nossa vida.
Ler o texto: 2Coríntios 5.11-17.
As certezas da vida que vamos falar hoje nos dão a segurança para viver.
Semana passada contamos algumas dicas do Ap. Paulo para nós sobre “Uma vida bem vivida”.
Hoje iremos falar a respeito das certezas da vida.
As únicas certezas que nós temos são aquelas que Deus nos revela.
De nós mesmos não podemos ter certeza de nada. Não sabemos do futuro, nem mesmo a alguns poucos segundos a nossa frente.
Existe uma riqueza absurda na Palavra de Deus e é dela que nós tiramos o direcionamento para a nossa vida.
Não adianta dizer que é Cristão se não está se sujeitando aos ensinos da Palavra.
Lemos muitos versículos que nos dão orientações importantes. Para fixar em nossa mente separamos aqui algumas certezas que podemos tirar para a nossa vida.
De todos esses versículos que lemos quero ressaltar 3 momentos importantes pra hoje.
No v.11 somos ensinados sobre o conhecimento de Deus sobre nós.
No v.14-15 sobre o amor de Cristo que nos controla.
No v.17 diz que somos uma nova criatura no Espírito.
Iremos pensar e refletir a respeito desses 4 versículos que nos revelar algumas certezas para a nossa vida.
A primeira que está destacado em cada certeza é a presença da trindade. Conhecidos por DEUS; o amor de CRISTO; e a nova criatura no ESPÍRITO.
Observamos aqui a trindade existente e agindo na vida do homem.

Somos plenamente conhecidos por Deus! v.11

A escrita do Ap. Paulo “somos plenamente conhecido por Deus” me levou a pensar sobre o assunto.
O recado que ele estava dando para aquela igreja era de que o que ele fazia era por um chamado e direcionamento de Deus e Deus o atestava.
Ele estava afirmando para os coríntios o seu chamado.
Ele conhecia o temor do senhor (v.11) e pregava o evangelho (persuadir pessoas(v.11)). Ele esperava ser ouvido pelos coríntios e que dessem crédito a mensagem.
Ap. Paulo estava dizendo para os Coríntios que as suas obras eram conhecidas diante de Deus.
E pensando nisso me fez olhar para UM dos atributos de Deus. A ONISCIÊNCIA.
Deus sabe tudo o que pensamos e fazemos.
Deus conhece a intensão do nosso coração e o que passa pela nossa cabeça.
Esse atributo na ONISCIÊNCIA DE DEUS, esse PLENO CONHECIMENTO DE DEUS, se refere a um conhecimento PERFEITO de si mesmo e daquilo que Ele criou.
Sabemos que Ele é o Alfa e o Omega e que conhece do princípio ao fim (Apocalipse 22.13).
O salmista no Salmo 139 expressa com beleza o seu espanto pelo fato de Deus está em todos os lugares.
A Palavra de Deus nos ensina que o conhecimento de Deus é ILIMITADO. Deus é conhecedor de tudo.
Nós só conhecemos o que vemos ou passamos. Aquilo que surge de forma passiva de nossas mentes.
Deus é diferente, o seu conhecimento é de forma ativa como o Criador de todas as coisas.
Paul Helm (Um filósofo e Teólogo Britânico) diz que Deus é aquele que conhece o fim desde o começo.
Ele conta os fios de nossa cabeça; Ele sabe quando nos assentamos e levantamos; de longe conhece os nossos caminhos; ele sabe do que nós precisamos antes de pedir; Ele ordena todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade.
Deus não conhece apenas o presente (Salmos 33.13-15 - olha dos céus e vê todos os moradores da terra) e o passado (Jó 38.4-5 - Ele lançou os fundamentos da terra), mas ele conhece também o FUTURO. (Salmo 139.4 - a palavra nem chegou a minha boca e tu já conheces).
Além de conhecer o passado, presente e futuro, Deus conhece as suas criaturas em um nível de intimidade completo. (Hebreus 4.13 - …todas as coisas são descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos que prestar contas)
A. W. Tozer (Pastor Americano) diz que Deus conhece todas as coisas perfeitamente, ele não conhece uma coisa melhor do que outra, mas a tudo igualmente bem. Ele nunca descobre nada, nunca se surpreende, nunca se assusta. Deus nunca imagina como será algo nem busca informações nem faz perguntas (exceto quando inquire os homens para o próprio bem deles).
Diante dessa exposição da ONISCIÊNCIA DE DEUS, de saber que Deus CONHECE TODAS AS COISAS de forma PLENA nós podemos ter a certeza que uma vida SEGURA com ELE.
Nada pode surpreender o Senhor. Nenhuma acusação do inimigo, nenhum segredo que temos… Deus sabe de tudo.
Por saber de tudo, nós devemos ter SENSIBILIDADE com as suas direções para a nossa vida.
Se Deus manda não ir, não vá… Ele sabe o que vai acontecer.
Se Deus manda ir, vai, pois Ele sabe o que vai acontecer.
No conhecimento dessa ONISCIÊNCIA de Deus temos CONFORTO.
Quando enfrentamos momentos difíceis é nesse CONHECIMENTO PLENO DE DEUS que nos confortamos. Deus não sabe apenas o que aconteceu, mas também o que poderia ter acontecido.
Saber dessa verdade, que somos plenamente conhecidos por Deus, deve nos fazer ficar envergonhados ao cometer o pecado, mas também deve nos encorajar a confessa-lo.
Contamos segredos a um amigo que não os conhece e só vai saber se a gente falar. O conhecimento de Deus ultrapassa nossas confissões e antecipa o que temos a dizer.
Mesmo sabendo de tudo isso Ele manda o seu filho para morrer por nós. Mesmo sabendo que somos falhos Ele coloca o seu PLANO PERFEITO em prática.
Esse PLANO PERFEITO coloca em EVIDÊNCIA um outro atributo que é revelado em CRISTO.
O Ap. Paulo vai dizer no v.14 que “o amor de Cristo nos domina”.
Se é assim, chegamos a conclusão de que SOMOS DOMINADOS PELO AMOR DE CRISTO.

Somos dominados pelo amor de Cristo! v.14-15

Nesse texto nós vamos ver o que chamamos na teologia de “doutrina da justificação”.
O que o Ap. Paulo escreve aqui é um testemunho da sua própria experiência de fé.
O Saulo, fariseu, perseguidor, um homem que queria cumprir a lei a ferro e fogo, deu uma guinada e mudou a sua vida quando encontrou “O AMOR DE CRISTO”.
Esse amor desvendou os seus olhos para a MORTE e RESSURREIÇÃO do próprio Cristo.
Esse amor gerou em Paulo uma mudança a ponto dele dizer que “considera tudo como perda pela sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor...” (Filipenses 3.8).
Desde o conhecimento do AMOR de Cristo por Ele as suas motivações para viver mudaram. O que agora determina a sua vida é o amor de Cristo.
Ele diz que o AMOR DE CRISTO nos DOMINA.
Ap. Paulo está em pleno exercício da pregação sobre a SALVAÇÃO. Os versículos do início do Capítulo 5 dessa carta nos remete a essa ideia.
Essa mensagem da SALVAÇÃO retrata e afirma todo esse AMOR de Cristo para com o seu povo.
Não conseguiremos perceber apenas se o nosso coração for duro como um aço… olhamos para a obra da salvação e ficamos constrangidos pelo amor do Senhor.
O ap. Paulo fala sobre esse amor; Ele é vencido por esse amor. Esse amor o domina.
No novo testamento é empregado a expressão “o amor de Cristo” apenas 3 vezes.
Quando Paulo faz a pergunta retórica em Romanos 8.35 - Quem nos separará do amor de Cristo?
Em Efésios 3.18-19 quando se refere às dimensões do amor de Cristo e afirma que este amor ultrapassa o conhecimento humano.
E aqui em 2Coríntios 5.14 - que é observado que esse amor nos domina.
Quando olhamos pra esse amor somos capturados, envolvidos e dominados. Ele só nos deixa com uma atitude pra se fazer… AMAR.
Aqui nós somos ensinados que todos os cristãos estão completamente dominados pelo amor de Cristo de um modo que eles vivem para Ele.
Vivendo conforme somos ensinados em Gálatas 2.20 - Fui crucificado com Cristo. Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim.
A continuação do versículo mostra o amor se manifestando.
O amor de Cristo se manifesta em um único ato: o Cristo morreu.
Essa morte não foi como qualquer morte, mas ali estava se entregando o único, incomparável, o Cristo, o Senhor da humanidade. O Salvador do mundo.
Nós celebramos e agradecemos a Deus por essa verdade. Porque toda a escritura testifica dela. (1Coríntios 15.3 - Cristo morreu pelos nossos pecados.)
Cristo morreu para que pudéssemos morrer e renascer nEle, agora de uma forma diferente.
O v.15 diz que Ele morreu para que os que vivem não vivam mais para si mesmos. (v.15).
O propósito da obra redentora, da morte de Jesus na cruz do calvário é nos libertar da maldição do pecado.
O propósito da obra redentora de Cristo é nos levar a desfrutar a vida em comunhão com Ele novamente.
Ser dominado pelo amor de Cristo é viver uma nova vida.
Os que são dominados pelo amor de Cristo não estão mais espiritualmente mortos, mas são beneficiários dessa nova vida.
As metas e ambições egoístas são postas de lado, porque o propósito daquele que foi dominado pelo amor de Cristo é viver por aquele que morreu por ele.
Seguindo a orientação do Ap. Paulo a igreja de Roma. “…se vivemos é para o Senhor que vivemos; se morremos é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.”
Ser dominado pelo amor de Cristo e saber que Ele morreu por nós precisa gerar uma atitude em nosso coração.
Sabemos que quando somos dominados pelo amor de Cristo temos uma nova vida.

Somos uma nova criatura no Espírito! v.17

O v.17 vai dizer que somos uma nova criatura. Se estamos em Cristo, se somos dominados pelo seu amor, SOMOS UMA NOVA CRIATURA.
Essa é uma conclusão lógica do trecho anterior que falamos sobre o amor, a morte, a ressurreição e a salvação que alcançamos em Cristo.
Calvino vai dizer que a conexão com o contexto desse texto quer dizer claramente o seguinte: “Se alguém deseja conquistar um lugar em Cristo, ou seja, em seu reino ou sua igreja, então que seja uma nova criatura”.
A evidencia que somos dominados pelo amor de Cristo está na disposição da nossa vida. Uma vida nova em atitudes, pensamentos e palavras.
Quando Paulo diz no v.17 “e, assim...”, ele está introduzindo um resumo do que vinha dizendo antes sobre a união dos cristãos com Cristo. Cristo morreu por todos e foi ressuscitado, e agora “todos” por sua vez vivem para ele. (v.15)
Estar em Cristo denota ser parte do corpo de Cristo (1Coríntios 12.27), e Cristo realiza uma transformação radical na vida do Cristão.
Em vez de servir ao ego, o Cristão segue a Cristo.
Devemos, agora com a nova vida em Cristo, detestar o pecado. Ser uma nova criatura no espírito é não ter mais prazer na vida de pecado.
As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
As antigas coisas não devem mais nos atrair. Novas coisas ocuparam seu lugar por meio de Cristo.
Quando os profetas falam do reino de Cristo eles sempre predizem que haverá novo céu e nova terra. (Isaias 65.17)
Isaiah 65:17 NAA
17 “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.
Essa palavra nos ensina que as coisas antigas são transformadas em algo melhor.
Jesus traz um novo significado para a vida, nos faz ser novas criaturas.
Novas criaturas, com novos habitos, novos comportamentos, novas atitudes, novos pensamentos.
Os que são de fato convertidos em Cristo não tem mais prazer na vida antiga, elas já passaram e Cristo ressignificou tudo.
A fonte da nossa vida agora é Cristo e essa fonte nos da a plena alegria, benção diárias e nos faz novas criaturas.

Conclusão!

Somos plenamente conhecidos por Deus!
Somos dominados pelo amor de Cristo!
Somos uma nova criatura no Espírito!
Deus nos conhece e nos ama. Envia Jesus Cristo por amor a nós para nos salvar. Nós recebemos Jesus Cristo e vivemos uma nova vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more