QUANDO O VIGOR ESPIRITUAL DESFALECER
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
QUANDO O VIGOR ESPIRITUAL DESFALECER
Quando, dentro de mim, desfaleceu a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a Ti a minha oração, no Teu santo templo. Jonas 3:7
Nem sempre Nínive é o sonho do homem de Deus. A tragédia estava a apenas um suspiro de distância; o próprio Jonas afirma: “desfalecia a minha alma”. A verdade é que entre ser o profeta do Senhor, instrumento nas mãos de Deus, e morrer sozinho no “ventre de um peixe”, há uma linha muito tênue.
É oportuna a pergunta: o que levou o profeta de Deus a desfalecer na escuridão? Bem, não muito satisfeito com seu novo desafio, Nínive, o capítulo um do livro de Jonas apresenta por três vezes o profeta determinado a fugir da Presença do Senhor. Talvez seja uma surpresa para muitos, mas até o homem de Deus é tentado a fugir do plano do Senhor, a fugir de Deus, e o resultado é trágico.
O Jonas que fugiu do Senhor é o mesmo que apresenta o caminho da volta; mesmo desfalecendo, o profeta fez subir ao Santo Templo do Senhor uma oração, e como a salvação pertence a Deus, Ele salvou Jonas, dando ordem ao peixe para que o devolvesse à terra.
É possível que a história de Jonas se repita hoje; uma série de situações pode levar o homem de Deus da atualidade a desfalecer espiritualmente e, tomado pela síndrome de Jonas, ser tentado a fugir de Deus, a caminhar e realizar sozinho, até finalmente chegar no “ventre do peixe”, prestes a dar o último suspiro.
É hora de lembrar que o mesmo Jonas também ensina o caminho de volta. Dirija suas palavras ao Santo Templo do Senhor em oração, e o Deus que Salva tem o poder para Salvar. Ele dará ordem ao “peixe” para que ele te devolva com vida, e o homem de Deus voltará a se levantar.
Certamente, Nínive existirá para todos. Apenas lembre-se do Senhor e faça subir a sua oração.
Pedro Silva de Araújo