Escutai e não pequeis
Sobre o Livro de Tiago • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsUm chamado para ouvir mais, e ter atenção ao falar.
Notes
Transcript
A ira não é o melhor caminho!
A ira não é o melhor caminho!
Introdução:
A autora Rebeca Deyong descreve uma experiencia infeliz que teve com a ira, ela diz...
Certa vez, ela e sua família embarcaram em uma viagem para aproveitar o tempo em família, e estavam com bastante expectativa. Com apenas algumas horas de viagem, o tráfego da rodovia ficou congestionado. Passaram lentamente por algumas cidades, testemunhando, com desânimo, suas férias não serem aproveitadas. Aparentemente, as cidades vizinhas estavam em festa, o que deixou o tráfego naquela condição.
Depois de quase dez horas no carro, fizeram uma manobra para fora da rodovia e se arriscaram em sinuosas estradas. Finalmente puderam alcançar setenta quilômetros por hora, o que trouxe um pouco de alegria outra vez. Porém, após breve momento, um carro à frente diminuiu a velocidade até parar, atrás de uma dúzia de outros. “o que é isso agora?”, as crianças gemeram.
Seu marido esticou o pescoço para fora da janela. “parece que tem um cara andando no meio da estrada”, relatou ele. Ela irritada disse: “o que aquele idiota louco pensa que está fazendo? Ele não consegue ver que está segurando pelo menos vinte carros?”. Quanto mais perto, mais o sangue fervia. “por que ele não consegue sair do nosso caminho?”
No entanto, um mais pouco perto, o seu marido olhou mais uma vez para a figura no meio da estrada. Ele timidamente disse com voz baixa: “hum, parece que é um cara carregando uma cruz. Eu acho que ele deveria estar vestido de jesus”. Ficaram boquiabertos, lembrando, de repente, com pesar: era Sexta-Feira Santa. Todos no carro assistiram em silêncio enquanto o pastor, vestindo uma túnica branca e uma coroa de espinhos, lutava solenemente no meio da estrada carregando uma grande cruz de madeira nas costas. Logo que o homem passou pelo carro, e sua filha disse o seguinte: “uau, mãe, você acabou de chamar Jesus de louco e disse a ele para sair do nosso caminho”.
Como aconteceu com a autora, reconhecemos o quão grave podem ser nossas palavras ao serem impulsionadas pela ira, isso acontece porque, afinal de contas: A justiça de Deus é superior a qualquer ação humana. Vamos perceber essa ideia ao longo dos três versos do texto.
Verso 19 - Guardem isso, ouvir é melhor do que falar.
1. Como houve anteriormente, Tiago inicia esse parágrafo com um novo comando, um novo imperativo.
2. Basicamente ele repete a estrutura básica do verso 16 no 19, ele dá o comando e direciona a quem.
3. Isso nos ajuda a perceber que o novo paragrafo de fato iniciou.
4. Aqui ele diz “sabeis estas coisas”, essa frase solta nos soa como algo novo, de algum modo novo.
5. Isso também poderia ser dito assim: Amados irmãos, escutem isso que falarei agora.
6. No entanto, o que será dito nesse início, é um tema recorrente dentro da cultura hebraica.
7. Basta observar um pouco os livros de sabedoria do Antigo Testamento, e será perceptível a semelhança entre os textos. (Provérbios, Eclesiastes...)
8. Logo, é possível que Tiago queira que os irmãos não percam esse pensamento, como se eu pedisse para manter isso na mente.
9. Como a NVI traz: “Tenham isto em mente”.
10. Apesar da continuação do verso aparecer “todo homem” isso não configura numa restrição aos homens, mas traz um sentido geral. Deixando a mensagem como um comando aos irmãos que leriam a carta.
11. Como uma verdade atemporal, Tiago cita três coisas que não podem ser deixadas de lado.
12. A primeira é: Seja pronto para ouvir.
13. Ouvir nem sempre é algo fácil de se fazer, e por vezes ouvir mal é um sinônimo de problemas.
14. Se alguém te pedir um favor, mas você não entendeu muito bem, dificilmente isso pode dar certo.
15. Pensando no contexto desses irmãos, como quem estava sujeito a maus tratos, eles são outras vez chamados a suportar tudo isso.
16. Imagine quantos absurdos uma pessoa que era escrava ouvia diariamente, algo semelhante também acontecia com esses irmãos.
17. Isso pode acontecer de modo semelhante conosco. Até mesmo quando alguém quer nos aconselhar para o bem, nem sempre aceitamos de bom grado aquelas palavras.
18. Porém, há algo que não pode passar despercebido nesse verso 19, observem no texto que “pronto” aparece apenas uma vez, enquanto “tardio” aparece duas.
19. Pronto tem um sentido de rápido, uma disposição contínua para determinada coisa, que no caso seria o ouvir!
20. Por vezes mais gostamos de falar/ser ouvidos, porém, precisamos ter mais atenção ao que verso nos explica.
21. Como uma aplicação: Der mais espaço em sua vida para ouvir os outros, seja conselhos ou mesmo os lamentos e desabafos de alguém.
22. Como pessoas que estão participando da Nova Criação dita no verso 18, a nossa atitude é mais de colaboração, e esse pode ser um meio o qual Deus usará para te trazer maturidade.
23. Se ouvir alguém é uma dificuldade para você, pense em quantas oportunidades de Deus moldá-lo foram perdidas porque você negou. Seja aberto a ouvir pessoas.
24. Seguindo no verso, em oposição à prontidão, há um comando para “ser lento” ao falar e ao ficar irado.
25. E lento ao falar, principalmente numa situação difícil, é um desafio.
26. Parece que se de algum modo não externamos o estresse, ele não diminui.
27. Em determinada passagem de Provérbios aparece uma ideia semelhante que esclarece um pouco do pensamento de Tiago: Provérbios 10.19 “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”
28. O chamado a reconsiderar a velocidade em que falamos é por conta da altíssima possibilidade de falar algo impensado.
29. Talvez se eu te perguntasse, você me citaria diversos momentos em que disse algo, que se pudesse voltar no tempo, aquilo jamais teria acontecido.
30. Porém, isso não é possível, não tem como recolher o leite derramado, como diz o dito popular.
31. Só resta lidar com as consequências do que foi feito.
32. No texto não há uma proibição do tipo: Nunca fale nada!
33. O que temos é um chamado para refletir: escute sempre, mas fale com atenção.
34. E com a mesma atenção se ire. Pois suas atitudes também trazem consequências indesejadas.
35. Por exemplo: Se você explodiu com alguém, aquilo vai tornar a relação que antes era boa em algo que precisa ser restaurado. E, pode ser, que um pedido de desculpas não resolva.
36. Um livro de sabedoria judaica, expressa uma ideia maravilhosa sobre como lidar com isso, ele diz:
37. Eclesiástico 5.11–12 “Escuta com doçura o que te dizem, a fim de compreenderes, darás então uma resposta sábia e apropriada. Se tiveres inteligência, responde a outrem, senão, põe a mão sobre a tua boca, para que não sejas surpreendido a dizer uma palavra indiscreta, e venhas a te envergonhar dela.” Entenda o Colocar a mão sobre a boca, como uma referência a ficar em silêncio.
38. Por que o autor disse isso? Porque muitas vezes nós não temos palavras certas em diversos momentos, e o melhor caminho é ouvir para não se envergonhar depois. Ficar em silêncio não é um problema, mas é sinal de sabedoria nesses casos.
39. E quantas vezes já não passamos por uma situação assim?
40. Por isso, escute mais, seja sábio com suas palavras, e saiba colocar a ira no devido lugar.
41. Como diz Efésios 4.26“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,” não seja alguém que é dominado pela ira. Saiba que em algumas circunstâncias certamente vamos ficar irados, porém, a oração é o melhor meio para você descarregar sua ira.
42. E não fazendo isso com o primeiro que aparece em sua frente. Lembre dos Salmos que o autor conta pra Deus o que o coração está cheio, e faça o mesmo.
43. Também é certo que vamos precisar ser duros em alguns momentos, mas isso não quer dizer que você deve viver todo tempo assim. Como se fosse uma pessoa que vive a ponto de explodir.
44. Lembre-se que o falar deve ser temperado com sal, utilizado de modo sábio, tal qual a nossa ira. Eles têm seu tempo e ocasião oportuno.
Aplicando: Talvez você tenha chegado aqui hoje, e se ver como alguém que não mede muito o que fala ou faz. Mas isso pode mudar, dê espaço aos outros na sua vida, seja um bom ouvinte! Seja um bom conselheiro bíblico! Isso nem sempre será agradável, mas é o melhor caminho.
Verso 20 - Minha ira não é a de Deus
1. No início do verso 20 Tiago dá a justificativa de porque o verso 19 é tão necessário em todo e qualquer tempo.
2. Por mais que você seja uma pessoa legal, divertida, queira o bem do próximo, isso não anula a sua capacidade de agir errado e fazer algo impensado.
3. A mesma coisa servia para os irmãos contemporâneos da carta, e é curioso como no verso 20 Tiago utiliza um termo que pode resumir bem a ideia final do verso anterior.
4. A “ira do homem”, isso chama atenção pois abre a cortina do coração humano, sabe por que tantas vezes tomamos atitudes impensadas? É em razão da nossa ira.
5. Quantas vezes você não justificou suas atitudes dizendo que qualquer pessoa no seu lugar faria o mesmo, mas isso é justificável?
6. O caminho é se justificar tendo como base pessoas iguais a você?
7. Lembrando que o propósito da carta está ligado principalmente à dispersão ocasionada pelo martírio de Estêvão e as consequências delas, esses irmãos também teriam “justificativas” aceitáveis! Mas, contra isso, Tiago utiliza a sabedoria do Antigo Testamento.
8. Em outras palavras, por mais que haja razões para à ira aparecer, isso não quer dizer que suas ações, a partir dela, serão aquilo que Deus deseja. Facilmente você perder a razão, e age irracionalmente.
9. A justiça de Deus no verso, tem a ver com agradá-lo, não a ideia paulina de justificados em Cristo na sua morte.
10. É como quando você faz algo para alguém que gosta. O fato de ter sentimentos envolvidos na relação, te faz ser mais cuidadoso para agradar a pessoa amada.
11. Ou mesmo a comida de mãe, que tem um dos melhores temperos: o amor! A motivação ajuda a agradar quem deve ser atingido.
12. No entanto, nesse fato, por mais que eu esteja certo, não quer dizer que vou agir certo estando irado, e isso de modo algum será agradável diante de Deus.
13. Há uma série bem interessante na Netflix que fala um pouco disso: Demolidor.
14. Ele é um herói que salva as pessoas dos vilões, e tenta manter segura a cidade que mora.
15. Em algum momento na história, ele diz que faz aquilo por entender que é um agente da justiça de Deus, o que o motivava a fazer justiça com as próprias mãos.
16. Mas, nós não somos chamados a viver como vigilantes e combater o mal deste modo.
17. Reconhecemos que um dia a justiça de Deus será feita a todos aqueles que não se arrependerem dos seus pecados.
18. Essa tarefa não é nossa, logo, não podemos usar até mesmo a nossa justiça, ainda que correta, para justificar qualquer coisa que eu acho que devo fazer.
19. Afinal de contas, a minha justiça não é a justiça de Deus, por isso, vamos ficar irados com muitas situações.
20. Mas ir além disso é ultrapassar a linha que separa o pecado da ira correta. O que termina no desagrado de Deus.
Aplicando: Deste modo, se hoje você reconhece que tem sido impulsivo, e até justifica isso dizendo que está certo, e que até Deus se agradaria disso, entenda que Ele não vai se agradar, e ponha um ponto final na tendência de querer resolver você mesmo, deixe nas mãos de Deus. Por último:
Verso 21 - Rejeite as antigas manias
1. Para fechar esse raciocínio, por isso o “Portanto”, Tiago dá um remédio para toda pessoa impulsiva.
2. Para isso, observe outra vez o verso 18! Pede para alguém ler!
3. Fomos gerados segundo o querer de Deus pela palavra da verdade!
4. Isso quer dizer que, com esse princípio, para pessoas que pertencem a nova criação, tudo o que fazia parte da antiga vida deve ser abandonado.
5. Deve-se livrar da tendência de agir sem pensar, e como você faz isso? Vou agir? Penso antes, reflito e vejo se tomaria a melhor atitude naquele momento.
6. Isso é se livrar, lutar contra a tendência que antes era a sua marca.
7. A ideia de “despojar” resume bem a imagem de você retirando uma roupa suja que vivia usando antes, para que a roupa limpa, que você ganhou, agora seja sua marca.
8. Não dê espaço para a roupa suja, retire ela.
9. Já que “impureza e acúmulo de maldade” acabam destacando que ainda há coisas para serem abandonadas, apesar de já participarmos da Nova Criação ainda não habitamos a eternidade.
10. Ainda estamos no meio do processo, e nele, não devemos brincar e pensar que já está tudo bem.
11. É como se hoje: você se avaliasse como uma pessoa altamente espiritual, e que já não precisa mais evitar o pecado. Como isso vai acabar? Bem? Não!
12. Não brinque com isso, ou podemos cair no mesmo lamaçal outra vez, não ache que nossa luta contra o mal já acabou.
13. Que a palavra que foi implantada em nossa vida seja o produtor das novas raízes, e que seja aquela que hoje molda tudo o que faço.
14. É bem legal como Tiago descreve esse novo modo de viver, ele nos chama a acolher com mansidão essa palavra, que gerou a nova vida.
15. Acolha com humildade, entendendo o quanto você não consegue fazer isso por suas forças, e de como você é dependente da palavra de Deus. Abandone uma postura arrogante.
16. Reconheça essa verdade constantemente, essa é a palavra que nos salva por completo.
17. Apesar do verso falar alma, isso se refere a nossa salvação completa, no fim de tudo, quando estivermos diante de Deus.
18. A sua salvação é garantida por conta da semente que há em você, não porque agora você tem uma nova atitude, palavras bonitas, ou até melhorou de caráter.
19. É por conta do querer de Deus. Que essa verdade resulte em humildade no nosso coração.
Aplicação: Ao reconhecer que hoje ainda lidamos com pecados, e que não podemos brincar com eles, somos chamados a negar qualquer chance de eles voltarem. Se há algo que faz, assiste ou vê em algum lugar, que você sabe que deve parar, evite sempre não se arrisque!
Conclusão: Sabe o conforto que você tanto espere por ver a justiça triunfando? Isso nunca vai acontecer se você agir, John Oswalt nos lembra muito bem disso:
Visto que a ira de Deus tem por base uma causa justa, e não é o resultado de ressentimento pessoal, o conforto de Deus só vem depois que o pecado e a iniquidade forem punidos.
John Oswalt
Um dia seremos totalmente confortados, quando o mal for totalmente extinguido, que aguardemos até lá, tendo paciência e confiando na soberania de Deus, ele resolverá!