O relacionamento ideal

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Handout

A revelação bíblica nos mostra que Deus usou diversos tipos de formas para se comunicar com o seu povo; exemplo: Ex 19.6
Exodus 19:6 (ARA)
vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
Termos que se aplicam a nós, como Pedro escreve em 1 Pe 2.9
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Mas eu gostaria de chamar a atenção os termos matrimoniais que os autores bíblicos usam para expressar o relacionamento entre Deus e o seu povo.
Os irmãos devem lembrar da história de Oseias, onde Deus ilustra através do profeta um adultério da parte de sua esposa, Israel.
O verso que lemos demonstra como funciona o relacionamento ideal
E eu gostaria de refletir com os irmãos sobre Relacionamentos transformados.
1 - Queridos irmãos, o conhecimento do evangelho deve moldar absolutamente todos os nossos relacionamentos.
Desde o modo em que tratamos as pessoas que nos odeiam: Romanos 12.19-21
Romans 12:19–21 (ARA)
não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito:
A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
O evangelho também muda os nossos relacionamentos fraternos; Gálatas 6.2
Galatians 6:2 ARA
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
De tal forma que dentro da comunidade não deveria exiser a expressão: problema é dele.
O Evangelho também muda a forma como os pais cuidam e tratam os seus filhos e também como os filhos cuidam e tratam os seus pais: Colossenses 3.20-21
Colossians 3:20–21 (ARA)
Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
E claro que o evangelho também muda a forma como o marido ama e trata a esposa e como a esposa ama e trata o marido.
No próprio texto de Colossenses, Paulo descreve deveres matrimoniais, como o respeito e a submissão da esposa cristã ao seu marido: Colossenses 3.18
Colossians 3:18 ARA
Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
Bem como do amor e respeito que deve proceder do marido Cristão para com sua esposa: Colossenses 3.19
Colossians 3:19 ARA
Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
Sabemos da dificuldade de compreensão, aceitação e prática destes ensinamentos. Somos pecadores em busca de aperfeiçoamente.
Movimentos atuais se levantam contra o casamento e têm incentivado mulheres a buscarem a sua autonomia dentro do casamento. Todavia, o casamento é justamente a perda da autonomia; é justamente a perda da sua indidualidade, pois não são mais duas pessoas, mas apenas uma diante de Deus -
Têm sido comum ouvir discursos de ódio contra a figura masculina;hoje tornou-se comum desvalorizar e desrespeitar o Marido ou pai; a figura masculina em geral.
Por outro lado, toda amargura desses movimentos contemporâneos estão reagindo a séculos de opressão que muitas mulheres tiveram em suas casas; é fato que o machismo sempre foi lei em nosso país; é fato que ainda hoje convivemos com esta cultura, até dentro de nossas igrejas. Não estamos imunes a isso.
Alguém já disse que os movimentos sociais muitas das vezes acertam em identificar os problemas, erros e pecados da sociedade; o grande problema é que eles não têm a solução;
A resposta à opressão não pode ser o estímulo ao ódio;
O evangelho muda os nossos relacionamentos, amados. Antes de Paulo falar sobre os deveres familiares, veja o que ele diz ainda em Colossenses 3.13-17
Colossians 3:13–17 (ARA)
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Imediatamente após este versículo, ele vai orientar os deveres familares. Perceba que o suporte, o amor a humildade, o perdão, a instrução… tudo isso é baseado no amor e na paz de Cristo que deve ser o árbitro e juiz em nosso coração.
Quando um casamento é honrado no lar, o amor emana para a sociedade de diversas maneiras.
Simon J. Kistemaker
CONCLUSÃO:
O amor deve ser a base dos nossos relacionamentos. Todavia, precisamos ser lembrados diariamente que amor não é um sentimento, um friozinho na barriga ou uma palpitação no coração; o amor é uma atitude.
Tim Keller escreveu em seu livro “o significado do casamento” o seguinte:
Quando a bíblia fala de amor, ela o mede não pelo quanto você deseja receber, mas pelo quanto de si mesmo está disposto a entregar a alguém.
Existe um noivo que não mediu esforços na sua demonstração de amor; certa vez este noivo disse para sua noiva:
Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; 20 desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor
o noivo perfeito existe! ele se chama Jesus, o filho de Deus.
A bíblia nos ensina que o matrimônio do povo do Senhor é composto por dois pecadores, homem e mulher, lutando para refletirem o senhor Jesus em seu relacionamento.
Todavia, ela também nos ensina, por meio do apóstolo Paulo, que o casamento representa a união do próprio Jesus conosco, a sua igreja: Efésios 5.28-32
Ephesians 5:28–32 ARA
Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; porque somos membros do seu corpo. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
Lembre-se: Para muitas pessoas, a única pregação que ela vai ouvir ou ver na vida é a maneira como eu e você agimos em nossos relacionamentos, principalmente familiares.
Deus abençoe sua família e trasnforme-a diariamente à semelhança do seu filho Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more