FUNDAMENTOS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Terceira Igreja Batista de São Mateus 14/01/2024

Texto Base: Mateus 7.24–27 ““Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.”
A) INTRODUÇÃO
O contexto dessa passagem é trata-se da conclusão do sermão do monte. Jesus chegou ao fim de seu discurso, e utiliza uma última ilustração com o objetivo de deixar mais uma vez bem clara a finalidade de seus ensinos, Ele termina de maneira impactante. Jesus utiliza uma palavra de separação e dirigi aos seus discípulos e ouvintes.
Acredito que todos nós que estamos aqui essa noite, estejamos familiarizados com o sermão do monte. Jesus passa a ensinar a seus discípulos sobre a nova vida daqueles estão em Cristo. Nesse discurso Jesus fala sobre o que é ser bem-aventurado, sobre ser o sal da terra, nos ensina como orar ao Pai, para fugirmos da aparência e hipocrisia, de sermos reconhecidos pelo homem, fala sobre adúlterio, julgamento, ansiedade, falsos profetas, e muitos outros temas.
Então, já no final, Jesus conclui com texto que acabamos de ler essa noite. Meu objetivo é nesses breves minutos é meditarmos com ajuda do Espírito Santo nessa porção tão magnífica da Palavra de Deus.
Vejamos: Esse texto diz respeito a fundamentos. Mas o que vem à ser fundamentos? Fundamento significa: Base, alicerce que sustenta, apoio, ou seja, Jesus conclui o sermão indo raiz, no coração de seus ouvintes. Jesus deixa claro que o cristão necessita ter um fundamento estabelecido afim de que possa construir sobre ele.
Após o sermão, chegou o momento de responder a essa mensagem, e a resposta nesse caso é determinada pelo tipo de construção que faremos, qual base ou fundamento será utilizado.
B) DESENVOLVIMENTO
Quero analisar com os irmãos alguns pontos desse texto que nos ajudarão a compreender um pouco dessa parábola.
OUVIR - Nós discípulos de Cristo somos conhecidos porque ouvimos a Deus. 2Coríntios 5.7 “Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” Salmo 23.4“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” O texto diz: “Que todo aquele que ouve, seja ele o prudente, sábio ou insensato. Mas, vamos parar um pouco aqui. Nossa geração é marcada por sermos péssimos ouvintes, temos muitas dificuldades em ouvir e interpretar situações. Amizades, casamentos, sociedades, e tantos outros exemplos têm sido desfeito por não saberem ouvir. Bem, será que estamos ouvindo a Deus? Será que estamos levando a sério o fato de termos um momento particular com Ele? Será que estamos levando a sério lermos a tua palavra? Tiago 1.19 “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,”
PRATICAR - Aquele que ouve, agora tem uma decisão em suas mãos, praticar, ou seja, obedecer. Tiago 1.22 “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.” Ouvir somente proporciona uma posse aparente, mas que não se sustenta, como por exemplo: saírmos da Igreja e voltarmos para casa, trabalho, faculdade, ou sozinho em nossas redes sociais. Mateus 13.3–9 “Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!””
PRUDENTE/SÁBIO - INSENSATO - Jesus então diz que a decisão que tomamos quando ouvimos a sua mensagem, mostra quem nós de verdade somos. Os adjetivos aqui utilizados descrevem o estado espiritual e moral de uma pessoa e não seu intelecto. O que é ser prudente? Prudência é calcular o impacto de uma decisão. E insensato, o que vem a ser? Insensato vem a ser aquele que é tolo, negligente em suas responsabilidades, duro de coração. 1Samuel 25.25 “Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o significado do seu nome; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou.” Salmo 1 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!”
CONSTRUIR NA ROCHA OU AREIA - A obra tem diversas etapas, e a primeira delas é a fundação. Essa etapa é essencial e caso não seja realizada pode causar grandes danos a sua estrutura. A fundação é a estrutura que sustenta a edificação que será construída, seja ela uma casa ou prédio. Ela prepara o solo para receber as cargas dessa edificação para o solo. Essas cargas são o peso do edifício construído, e as condições climáticas do local. Jesus disse que: “Vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa”.
C) CONCLUSÃO
Para concluir a mensagem gostaria que pensássemos no resultado. Nós conhecemos o final a casa construída na areia caiu, não suportou, foi planejada por uma pessoa insensata.
Já a casa constuída pelo ouvinte praticante suportou as adversidades. João 16.33 ““Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.”
Não adianta ter um prédio todo bonito, bem pintado, com acabamentos de primeira, com alvenaria bem executada, se não tiver uma fundação sólida, qualquer construtor prudente sabe disso. Ex: As redes sociais.
Mas e você nessa noite? O que vai fazer após ouvir essa mensagem? Qual resposta você irá dar ao sair daqui?
Bem, espero que sua decisão esteja tomada, e seja como a de Josué, por exemplo: Josué 24.15 “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”.”
Vamos orar!!
Related Media
See more
Related Sermons
See more